Archives 2022

Google Pixel Watch aparece em imagens postadas no Reddit

Após o vazamento das imagens de imprensa que revelam detalhes de pulseiras e mostradores, agora é a vez do Google Pixel Watch dar as caras.

Um editor do Reddit alega ter colocado as mãos no smartwatch do Google e postou uma série de fotos online para quem quiser apreciar dispositivo antes de seu lançamento oficial no próximo dia 06 de Outubro.

O usuário disse que eram mais finos do que pensava, mas temia ser reconhecido, dizendo que não ligaria o aparelho.

Algo interessante, se comparado com o Watch 4 e 5 da Samsung, é que o Pixel Watch é 100% circular com as pulseiras conectando diretamente no dispositivo.

Isso pode indicar a possibilidade que as pulseiras tenham um conector proprietário.


Após o vazamento das imagens de imprensa que revelam detalhes de pulseiras e mostradores, agora é a vez…

Gboard Stick: Google lança teclado de uma linha única no Japão

O Google no Japão revelou o desenvolvimento de um teclado físico de linha única compatível com o teclado virtual, o Gboard.

Este teclado é construído a partir de um total de 17 placas (16 placas para montagem de teclas e 1 placa de controle) conectadas em linha reta, cujo comprimento total tem 160 cm e largura de 6,4 cm.

O protótipo tinha cerca de 240 cm de comprimento, mas os desenvolvedores conseguiram torná-lo mais curto e compacto como podemos ver nas fotos e vídeo liberados.

“Apresentamos uma nova proposta da equipe Gboard, a versão Gboard stick. A versão Gboard stick é um teclado que faz época que facilita a localização dos caracteres que você deseja digitar, organizando todas as teclas em uma linha”, diz a empresa.

Além de colocar todas as teclas numa linha, o teclado ainda pode ser usado por duas pessoas ao mesmo tempo e mais: funciona como apoio em caminhada por locais rústicos e pescar na sua lagoa favorita.

Não é de hoje que os japoneses estão bem a frente do mundo em criatividade e usabilidade, certo?

Como você deve imaginar, isso é uma brincadeira, mas a equipe liberou detalhes do software como código aberto no GitHub.

O Google no Japão revelou o desenvolvimento de um teclado físico de linha única compatível com o teclado…

Google Pixel Watch: vazam imagens e vídeo de imprensa

No próximo dia 06 de Outubro, o Google promete revelar seu primeiro smartwatch da linha Pixel, mas algumas imagens de imprensa já vazaram na internet.

As imagens mostram que o Google Pixel Watch será lançado com quatro diferentes tipos de pulseiras e em várias cores.

Também é possível ver a variedade de mostradores de relógio, desde estilo analógico com frequência cardíaca do usuário, desenhos artísticos de paisagem e outro que mostra o horário com palavras.

Pixel Watch deve ter resistência de 50 metros à água (5 ATM), vidro Corning Gorilla Glass resistente a riscos, monitor de sono, frequência cardíaca e rastreamento de ECG.

Também deve contar com modo de emergência que alerta os contatos selecionados, emparelhamento rápido com Pixel Buds e 6 meses “Fitbit Premium” incluído.

Por fim, há um suposto anúncio de imprensa que parece ter vazado:

No próximo dia 06 de Outubro, o Google promete revelar seu primeiro smartwatch da linha Pixel, mas algumas…

Google testando incluir vídeos com resolução 4K no YouTube Premium

Alguns usuários do Reddit e do Twitter observaram que o YouTube está pedindo a alguns espectadores para que assinem a versão Premium para assistir a vídeos em resolução 4K. 

De acordo com a mídia americana, não se sabe ao certo como esta restrição acontece, mas é provável que o Google esteja testando a possibilidade de incluir novos benefícios na assinatura do YouTube Premium.

YouTube Premium (conhecido anteriormente por YouTube Red) é atualmente oferecido em mais de 22 países e conta com recursos como reprodução em segundo plano, downloads e vídeos sem anúncios em todo o YouTube.

No Brasil, o YouTube Premium custa R$ 20,90/mês ou R$ 209,00 no plano anual. A plataforma oferece descontos no plano família (R$ 31,90/mês) para acesso até 5 pessoas e estudantes por R$ 12,50/mês.

Alguns usuários do Reddit e do Twitter observaram que o YouTube está pedindo a alguns espectadores para que assinem a versão Premium…

O mapa político do Sul após o primeiro turno das eleições

Paraná reelege Ratinho Júnior e pratica voto pró-Lava Jato. SC e RS terão segundo turno

Santa Catarina e Rio Grande do Sul terão segundo turno no final de outubro

Os candidatos alinhados ao presidente Jair Bolsonaro preponderaram na disputa pelos governos dos três Estados da região, com a reeleição de Ratinho Junior (veja detalhes aqui) e as vantagens conseguidas por Onyx Lorenzoni no Rio Grande do Sul (confira a reportagem aqui) e Jorginho Mello em Santa Catarina (leia aqui) sobre os seus adversários na largada para o segundo turno.

No Paraná, O ex-juiz federal e ex-ministro Sérgio Moro (União Brasil) foi eleito senador com 33,5% dos votos válidos – pelo menos 1,9 milhão, conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Deltan Dallagnol (Podemos), ex-coordenador da Lava Jato no Ministério Público Federal (MPF), foi o deputado federal mais votado do Paraná, com mais de 344 mil votos. Jorge Seif (PL) elegeu-se como senador por Santa Catarina. Ele tem 45 anos e é formado em administração de empresas e marketing pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Empresário do setor pesqueiro, em 2019 foi nomeado secretário especial de Aquicultura e Pesca por Bolsonaro. Deixou o cargo para candidatar-se ao Senado.

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão (Republicanos), elegeu-se senador pelo Rio Grande do Sul. Ele nasceu em Porto Alegre, tem 71 anos e é general da reserva do Exército, no qual ingressou em fevereiro de 1972, na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman). Durante sua vida militar, foi instrutor Aman, cumpriu missão de paz em Angola e foi adido militar na Venezuela. Comandou o 27° Grupo de Artilharia de Campanha em Ijuí (RS), a 2ª Brigada de Infantaria de Selva em São Gabriel da Cachoeira (AM) e a 6ª Divisão de Exército, em Porto Alegre. Foi vice-chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército e, ao ser promovido ao último posto, foi comandante militar do Sul, entre abril de 2014 e janeiro de 2016. Na sequência, chefiou a Secretaria de Economia e Finanças do Exército, até dezembro de 2017.

Acompanhe nos gráficos a seguir os números de Lula, Bolsonaro e dos demais candidatos no Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

Paraná reelege Ratinho Júnior e pratica voto pró-Lava Jato. SC e RS terão segundo turno

Contas públicas têm déficit de R$ 30,2 bilhões em agosto

Dívida bruta atinge 77,5% do PIB

Em agosto, o Governo Central (Previdência, Banco Central e Tesouro Nacional) apresentou déficit primário de R$ 49,7 bilhões ante o déficit de R$ 11 bilhões de agosto de 2021

As contas públicas fecharam o mês de agosto com saldo negativo, resultado, principalmente, do aumento das despesas com pagamentos de precatórios pelo Tesouro Nacional. O setor público consolidado, formado por União, estados, municípios e empresas estatais, registrou déficit primário de R$ 30,2 bilhões no mês passado, ante superávit primário de R$ 16,7 bilhões em agosto de 2021. Os dados foram divulgados pelo Banco Central (BC). O déficit primário representa o resultado negativo das contas do setor público (despesas menos receitas), desconsiderando o pagamento dos juros da dívida pública.

Em 12 meses, encerrados em agosto, as contas acumulam superávit primário de R$ 183,5 bilhões, o que corresponde a 1,9% do PIB. No ano, de janeiro a agosto, há superávit de R$ 120 bilhões, ante resultado positivo de R$ 1,2 bilhão no mesmo período do ano passado. A meta para as contas públicas deste ano, definida na Lei de Diretrizes Orçamentárias, é de déficit primário de R$ 177,5 bilhões para o setor público consolidado. Em 2021, as contas públicas fecharam o ano com superávit primário de R$ 64,7 bilhões, 0,7% do PIB. Foi o primeiro ano de resultados positivos nas contas do setor público, após sete anos de déficit. Em 2020, as contas públicas tiveram déficit primário recorde de R$ 702,9 bilhões, 9,4% do PIB, em razão dos gastos com a pandemia da Covid-19.

Dados isolados
Em agosto, o Governo Central (Previdência, Banco Central e Tesouro Nacional) apresentou déficit primário de R$ 49,7 bilhões ante o déficit de R$ 11 bilhões de agosto de 2021. A explicação são as despesas que cresceram mais que as receitas em agosto. As receitas cresceram 8% em termos reais, por volta de R$ 10 bilhões, puxadas pelo recebimento de dividendos de empresas estatais, que pagaram à União cerca de R$ 6 bilhões. Já as despesas tiveram um aumento maior, de 36%, cerca de R$ 50 bilhões, com contribuição significativa do pagamento de precatórios, no mês, em torno de R$ 25 bilhões. Os precatórios são as dívidas contraídas pelos governos, em todas as esferas, quando são condenados em instância final pela justiça a pagar a pessoas físicas ou jurídicas.

Em agosto, o Tesouro Nacional também pagou R$ 23,9 bilhões referentes ao acordo que extinguiu a dívida de cerca de R$ 24 bilhões da Prefeitura de São Paulo com a União. Em troca, o município encerrou a ação judicial que questionava o controle do aeroporto do Campo de Marte, na capital paulista, que fica sob o domínio do governo federal. De acordo com o chefe do Departamento de Estatísticas do BC, Fernando Rocha, esse montante impacta os resultados isolados do Governo Central e dos governos municipais, mas quando se olha o setor público consolidado, ele é neutro, já que entra como despesa para um ente e como receita para o outro.

“Essa operação ajuda explicar porque o Governo Central teve um déficit elevado e os governos regionais um superávit. A União recebeu um ativo novo, um bem imóvel, um ativo não financeiro que não entra nas estatísticas de dívida líquida, mas o pagamento desse ativo na forma de diminuição do endividamento fez com que reduzisse outro ativo do Governo Central [a dívida do município de São Paulo]. O impacto no município é o contrário, ele perdeu um ativo não financeiro e reduziu um passivo que era sua dívida com a União”, explicou.

Os gastos com juros ficaram em R$ 35,6 bilhões no mês passado, contra R$ 42,9 bilhões em julho e R$ 46,4 bilhões em agosto de 2021. Segundo Rocha, há os efeitos das operações do Banco Central no mercado de câmbio (swap cambial, que é a venda de dólares no mercado futuro), que, nesse caso contribuíram para a melhora da conta de juros no mês passado. Os resultados dessas operações são transferidos para o pagamento dos juros da dívida pública, como receita, quando há ganhos, e como despesa, quando há perdas.

A dívida líquida do setor público (balanço entre o total de créditos e débitos dos governos federal, estaduais e municipais) chegou a R$ 5,4 trilhões em agosto, o que corresponde a 58,2% do PIB. Em julho, o percentual da dívida líquida em relação ao PIB estava em 57,8%.

Quer saber mais sobre economia?
Receba diariamente a newsletter do Grupo AMANHÃ. Faça seu cadastro aqui e, ainda, acesse o acervo de publicações do Grupo AMANHÃ.

Com Agência Brasil

Dívida bruta atinge 77,5% do PIB

Paranaense Estruturar acrescenta serviços de imobiliária ao portfólio

Trajetória de 14 anos na construção para venda impulsiona ações no segmento de venda e locação comercial

De acordo com o diretor executivo Sergio Zimmermann, a expansão segue o aquecimento do mercado imobiliário

Com 14 anos de atuação, período em que construiu sob medida e vendeu 250 empreendimentos comerciais, a Estruturar Imóveis Comerciais estreia nova fase e posicionamento de marca. A partir de agora, além dos contratos BTS (built to suit), a Estruturar passa a oferecer também os serviços de administração, venda e locação de imóveis comerciais nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

De acordo com o diretor executivo Sergio Zimmermann, a expansão segue o aquecimento do mercado imobiliário e se consolida como uma oportunidade para quem procura ampliar o patrimônio e obter retorno financeiro na atividade. “Construímos uma trajetória de pioneirismo em Curitiba com o BTS nos segmentos de bancos e farmácias, expandindo para redes de supermercados, fast food e strip malls, o que totaliza um volume de R$ 1 bilhão em investimentos”, diz.

Retorno do investimento e redução da vacância estão entre os grandes atrativos do formato. Nas locações BTS, o contrato é definido antes do investimento e é de longo prazo, de cinco anos a dez anos, com direito à renovação. O negócio é vantajoso para o locador/investidor e para o locatário – geralmente empresas com boa saúde financeira como redes de bancos e farmácias, por exemplo.

Para o investidor, os benefícios vão desde conhecer a taxa de retorno sobre o capital investido, que chega em média a 0,7% a partir do fechamento do negócio, até ter a garantia de receber o aluguel da entrega da obra até o final do prazo contratado. Para o locatário a vantagem é o fato de o locador investir na obra e na aquisição do terreno, quando necessário, além de entregar o imóvel com todas as características e especificidades pré-determinadas para o início da operação do negócio.

Com a diversificação, a Estruturar pretende aumentar a participação de mercado no Paraná em 100%, e 20% nos outros dois estados. A imobiliária oferece uma equipe especializada em BTS, com características e regras específicas, além de mirar o alto retorno financeiro nas locações comerciais de longo prazo. Para isso, diz Zimmermann, implementou uma sistemática própria, capaz de customizar novos contratos comerciais de locação e venda, de acordo com o perfil e metas de negócio de cada cliente. “Oferecemos um portfólio de soluções inovadoras para potencializar negócios, graças à qualificação adquirida com uma série de elementos como a leitura da região, vocação do imóvel e a segurança nas intermediações, além de estratégias para redução de vacância”, acrescenta.

Trajetória de 14 anos na construção para venda impulsiona ações no segmento de venda e locação comercial

A reação do mercado ao resultado das urnas

Como bolsa e dólar reagiram ao impacto das eleições que levaram Lula e Bolsonaro a um segundo turno

Às 11h, o Ibovespa subia 4,03%, aos 114.476 pontos

O Ibovespa abriu em alta nesta segunda-feira, no primeiro pregão após o resultado do primeiro turno das eleições presidenciais (veja mais detalhes aqui). Às 11h, o Ibovespa subia 4,03%, aos 114.476 pontos. No mesmo horário, as ações PN da Petrobras subiam 9,3% e as ON do Banco do Brasil avançavam 8,02%. Ibovespa não apresenta uma valorização acima de 4% desde 25 de maio de 2020. O dólar recuava 3,3%, cotado a R$ 5,21, pela manhã. O resultado mais equilibrado do que as pesquisas indicavam agrada investidores por sinalizar que o vencedor deve buscar mais o centro.

A expectativa é que o resultado do primeiro turno do pleito eleitoral ajude a impulsionar uma descompressão do risco, o que ajudaria a fazer com que o Ibovespa subisse, o real se valorizasse frente ao dólar e os juros caíssem. A tendência é que haja um fechamento (queda dos juros) da curva, ainda que o mercado siga atento ao próximo movimento da Selic – que tende a ser corte entre o terceiro e quarto trimestre de 2023.

O mercado crê que um eventual segundo mandato de Bolsonaro teria o ministro Paulo Guedes como chefe da pasta econômica, como funciona hoje. Por outro lado, há uma expectativa grande com relação ao ministro da economia de um eventual governo Lula. O nome mais cogitado entre agentes financeiros tem sido o de Henrique Meirelles.

Como bolsa e dólar reagiram ao impacto das eleições que levaram Lula e Bolsonaro a um segundo turno

Bancos que se digitalizaram antes da pandemia concederam mais crédito

BC estudou automatização do sistema financeiro

As instituições que se prepararam tecnologicamente, segundo o estudo, conseguiram melhorar de posição no mercado bancário, ao aumentarem a clientela que deixou de ser atendida presencialmente

Os bancos que se digitalizaram antes da pandemia de Covid-19 conseguiram emprestar mais na fase aguda da crise sanitária. A conclusão consta de estudo divulgado pelo Banco Central (BC). De acordo com a pesquisa, que integra o relatório de economia bancária, os bancos que mais investiram em tecnologia da informação conseguiram lidar melhor com o aumento de custos durante a pandemia. As instituições que se prepararam tecnologicamente, segundo o estudo, conseguiram melhorar de posição no mercado bancário, ao aumentarem a clientela que deixou de ser atendida presencialmente.

“Bancos que mais investiram em TI [tecnologia da informação] antes da pandemia conseguem ajustar melhor seus custos locais totais. Adicionalmente, aumentaram relativamente o número de clientes residentes fora da localidade da agência e o volume de concessão de crédito”, destacou o Banco Central. Para o BC, as instituições financeiras que modernizaram os canais digitais de atendimento diminuíram os efeitos do encarecimento do custo marginal após o início da pandemia. “Esse resultado possivelmente se deve a esses bancos possuírem sistemas mais desenvolvidos e canais digitais mais confiáveis, facilitando que suas agências expandissem sua atuação para os mercados de crédito fora de sua localização”, acrescentou o BC.

Segundo o relatório, a expansão do atendimento compensou a alta dos custos de concessão de crédito provocada pela pandemia. “É razoável supor que a flexibilização conferida por investimentos em TI não se limita a custos. Bancos mais digitalizados geram maior conveniência e possibilitam a clientes a manutenção do canal financeiro de forma eletrônica, independentemente da localidade de acesso”, ressaltou a pesquisa. Apesar de a crise sanitária impulsionar a digitalização do sistema financeiro, o BC destacou que esse processo ocorria antes da pandemia. “Com a introdução de medidas de saúde pública desencorajando contatos pessoais, esse processo se acelerou tanto no setor financeiro quanto no real”, concluiu o BC.

No próximo dia 6, o BC divulgará a íntegra do relatório de economia bancária. Ao longo desta semana, o órgão está adiantando boxes de informação, trechos com estudos especiais dentro do documento.

Com Agência Brasil

BC estudou automatização do sistema financeiro

Aumenta número de empresas com regra clara de remuneração dos conselheiros

Levantamento realizado pela PwC Brasil indica que 53% das companhias com ações na Bolsa têm políticas nesse campo

“As práticas com maior evolução em 2022 incluíram política de indicação de membros do conselho, processo anual de avaliação do conselho e seus respectivos comitês”, lista Kieran McManus, sócio da PwC Brasil

Dentre as empresas brasileiras de capital aberto e com ações negociadas na bolsa, cerca de 53% têm política de indicação de membros do conselho e 42% contam com processo anual de avaliação do conselho e seus comitês em 2022. Os dados representam um aumento de 13 e 10 pontos percentuais em relação ao ano anterior, respectivamente, e fazem parte do Informe sobre o Código Brasileiro de Governança Corporativa – Companhia Abertas, ou simplesmente “Informe de Governança” da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), como é mais conhecido.

A PwC Brasil avaliou os informes encaminhados por 420 empresas de capital aberto no Brasil. 70% das empresas afirmaram que suas diretorias têm remuneração fixada por política aprovada pelo conselho de administração e 61% disseram que seus CEOs são avaliados anualmente por processo formal conduzido pelo conselho de administração (alta de 9 e 7 pontos percentuais em relação ao ano anterior, respectivamente).

“Os números revelam que as empresas brasileiras de capital aberto estão com maior aderência a regras mais claras para indicação, avaliação e remuneração de membros do conselho e diretoria”, avalia o sócio da PwC Brasil, Kieran McManus. “As práticas com maior evolução em 2022 incluíram política de indicação de membros do conselho, processo anual de avaliação do conselho e seus respectivos comitês, remuneração da diretoria fixada por política aprovada pelo conselho de administração e avaliação anual dos CEOs por processo formal conduzido pelo conselho”, complementa. Além dessas, as práticas e órgãos de fiscalização, como política e aplicação de gerenciamento de riscos, auditoria interna e reportes da auditoria independente também foram destaques de melhoria em 2022.

Instrução 586
Foi a partir da edição da Instrução 586, em junho de 2017, que o Informe de Governança foi incorporado às normas da CVM. Com o objetivo de elevar o grau de transparência sobre a governança das companhias abertas, todas as empresas com negociação de ações na bolsa de valores são requeridas a publicar, anualmente, essas informações. Isso vem acontecendo desde 2019 para todas as empresas de Categoria A, e essas companhias têm até 7 meses após o fim do exercício social para fazer a divulgação.

O Informe traz consigo os 31 princípios e 54 práticas recomendados pelo Código, e aborda questões críticas, como a estrutura acionária, composição e atribuições do conselho de administração e da diretoria, existência de órgãos internos de fiscalização e controle, além de fatores relacionados à ética e a conflitos de interesse. O Informe também segue o modelo “Pratique ou Explique”, cujo objetivo é permitir que o mercado avalie se as práticas adotadas pelas empresas são adequadas ao seu negócio.

“Neste ano, também foram observados evolução em pontos de destaque sobre práticas e órgãos de fiscalização. Em 2022, 74% das empresas afirmaram adotar política de gerenciamento de riscos aprovada pelo conselho e 64% disseram avaliar, ao menos anualmente, a eficácia dessas políticas”, comenta McManus. “Isso representa, respectivamente, uma adesão de 11 e 6 pontos percentuais acima do que existia em 2021”, explica o sócio da PwC Brasil.

Além disso, 71% das empresas informaram ter auditoria independente reportando-se ao Conselho de Administração por meio de comitê de auditoria (7 pontos percentuais acima de 2021), e 58% reportaram ter uma área de auditoria interna vinculada diretamente ao Conselho (6 pontos percentuais acima do ano anterior). “No entanto, ainda há espaço para evolução em práticas que reflitam o papel do Conselho e dos gestores em relação aos interesses, oportunidades e desafios de longo prazo das companhias”, avalia McManus.

Nesse sentido, o sócio da PwC Brasil explica que o nível de aderência das empresas às práticas propostas é bem abaixo de outros países –como no Reino Unido, por exemplo, onde o regulador local considera que a não aplicação das recomendações deveria ser temporária. Outra diferença é que o Reino Unido revisa seu Código de Governança periodicamente, e incluiu recentemente conceitos de ESG. No Brasil, a Resolução CVM n° 59 definiu a inclusão de certas informações de sustentabilidade no modelo “Pratique ou Explique”, a partir de 2023, diretamente no Formulário de Referência.

Levantamento realizado pela PwC Brasil indica que 53% das companhias com ações na Bolsa têm políticas nesse campo

Mercado financeiro reduz estimativa da inflação para 5,74%

Previsão para o PIB subiu de 2,67% para 2,7%

Em agosto, houve deflação de 0,36%, após queda de 0,68% em julho

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada a inflação oficial do país, caiu de 5,88% para 5,74% para este ano. É a 14ª redução consecutiva da projeção. A estimativa está no Boletim Focus, pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC), em Brasília, com a expectativa de instituições para os principais indicadores econômicos. Para 2023, a estimativa de inflação ficou em 5%.

A previsão para 2022 está acima do teto da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. A meta, definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), é de 3,5% para este ano, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 2% e o superior 5%. Em agosto, houve deflação de 0,36%, após queda de 0,68% em julho. Com o resultado, o IPCA acumula alta de 4,39% no ano e 8,73% em 12 meses, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para setembro, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), que é a prévia da inflação, também teve recuo, de 0,37%.

Taxa de juros
Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, definida em 13,75% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom). A taxa está no maior nível desde janeiro de 2017, quando também estava em 13,75% ao ano. Para o mercado financeiro, a expectativa é de que a Selic encerre o ano nesse patamar. Para o fim de 2023, a estimativa é de que a taxa básica caia para 11,25% ao ano. Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros, a finalidade é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Desse modo, taxas mais altas também podem dificultar a expansão da economia.

Além da Selic, os bancos consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas. Quando o Copom diminui a Selic, a tendência é de que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle da inflação e estimulando a atividade econômica.

As instituições financeiras consultadas pelo BC elevaram a projeção para o crescimento da economia brasileira neste ano de 2,67% para 2,7%. Para 2023, a expectativa para o PIB é de crescimento de 0,53%. A projeção para o dólar manteve-se em R$ 5,20 para o final deste ano. Para o fim de 2023, a previsão é de que a moeda norte-americana fique nesse mesmo patamar.

Quer saber mais sobre economia?
Receba diariamente a newsletter do Grupo AMANHÃ. Faça seu cadastro aqui e, ainda, acesse o acervo de publicações do Grupo AMANHÃ.

Com Agência Brasil

Previsão para o PIB subiu de 2,67% para 2,7%

Engie Soluções vence leilão de PPP de iluminação pública de Curitiba

Projeto foi arrematado por contraprestação mensal de R$ 1,1 milhão

O projeto foi arrematado pelo valor de contraprestação mensal máxima de R$ 1,1 milhão, que representa um deságio de 71,3%

Em um leilão com sete concorrentes, realizado na B3, em São Paulo, a empresa Engie Soluções venceu nesta quarta-feira (28) a concorrência da Parceria Público-Privada (PPP) de iluminação pública de Curitiba (PR). O projeto foi arrematado pelo valor de contraprestação mensal máxima de R$ 1,1 milhão, que representa um deságio de 71,3%. O valor de referência para as propostas foi R$ 3.835.465,28.

O projeto garantirá a modernização da iluminação de 100% dos bairros de Curitiba (PR). Para isso, estão previstos investimentos na ordem de R$ 329 milhões ao longo dos 23 anos do contrato de concessão. Com os investimentos, a expectativa é que, no máximo, 18 meses após o início dos trabalhos, a cidade passe a ter LED na totalidade dos 157 mil pontos de iluminação pública. O projeto prevê ainda a iluminação cênica de 141 locais de importância histórica e cultural, a exemplo do que a cidade já faz em monumentos, igrejas e outros espaços.

O leilão, que concede à iniciativa privada ativos da prefeitura de Curitiba, foi conduzido em parceria com Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O diretor de Concessões e Privatizações do banco, Fábio Abrahão, apontou que este é o maior leilão de iluminação pública do ano e que o ativo se insere na carteira de Transformação da Vida das Cidades. “Uma transformação grande que começa através de Curitiba. É um pensamento integrado de mobilidade urbana, de autoridade metropolitana, planejamento conjunto, então, transformar a vida das cidades é transformar o país, é atrair investimento e melhorar a qualidade de vida”, declarou.

O secretário municipal de administração e gestão de pessoal e de TI de Curitiba, Alexandre Jarshel, falou sobre o reconhecimento da cidade de Curitiba no tema do planejamento urbano e que o projeto vai neste sentido. “Vamos levar iluminação de qualidade, com segurança, com segurança no trânsito, com segurança viária, com segurança nas calçadas, com iluminação cênica nos nossos principais monumentos, nos maiores e mais bonitos cartões postais da cidade. Curitiba tem esse selo e a empresa vencedora Engie carregará o selo junto”, disse o secretário.

Tiago Oliveira, diretor de desenvolvimento de negócios da Engie, que tem sede em Florianópolis (SC), destacou que a vitória no leilão será muito importante para a carteira de projetos da empresa. “Temos mais de um milhão de pontos de iluminação pública sob gestão ao redor do mundo. No Brasil, somente sob regime de PPP nós temos mais de 130 mil pontos, sendo 90 mil em Uberlândia e 40 mil no município de Petrolina.”

Com Agência Brasil

Projeto foi arrematado por contraprestação mensal de R$ 1,1 milhão

Aneel mantém bandeira tarifária verde para outubro

Contas de luz ficam sem cobrança extra por sexto mês seguido

Criadas em 2015 pela Aneel, as bandeiras tarifárias refletem os custos variáveis da geração de energia elétrica

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) manteve a bandeira verde em outubro para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Com a decisão, não haverá cobrança extra na conta de luz pelo sexto mês seguido. A conta de luz está sem essas taxas desde o fim da bandeira de escassez hídrica, que durou de setembro de 2021 até meados de abril deste ano. Segundo a Aneel, na ocasião, a bandeira verde foi escolhida devido às condições favoráveis de geração de energia.

Caso houvesse a instituição das outras bandeiras, a conta de luz refletiria o reajuste de até 64% das bandeiras tarifárias aprovado no fim de junho pela Aneel. Segundo a agência, os aumentos refletiram a inflação e o maior custo das usinas termelétricas neste ano, decorrente do encarecimento do petróleo e do gás natural nos últimos meses.

Bandeiras tarifárias
Criadas em 2015 pela Aneel, as bandeiras tarifárias refletem os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o SIN gerar a energia usada nas casas, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias. Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, significa que a conta não sofre qualquer acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta sofre acréscimos, que variam de R$ 2,989 (bandeira amarela) a R$ 9,795 (bandeira vermelha patamar 2) a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Quando a bandeira de escassez hídrica vigorou, de setembro de 2021 a 15 de abril deste ano, o consumidor pagava R$ 14,20 extras a cada 100 kWh.

O Sistema Interligado Nacional (SIN) é dividido em quatro subsistemas: Sudeste/Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte. Praticamente todo o país é coberto pelo SIN. A exceção são algumas partes de estados da Região Norte e de Mato Grosso, além de todo o estado de Roraima. Atualmente, há 212 localidades isoladas do SIN, nas quais o consumo é baixo e representa menos de 1% da carga total do país. A demanda por energia nessas regiões é suprida, principalmente, por térmicas a óleo diesel.

Com Agência Brasil

Contas de luz ficam sem cobrança extra por sexto mês seguido

Ratinho Junior é reeleito governador

Roberto Requião ficou em segundo lugar

Nascido em Jandaia do Sul (PR), Carlos Massa Ratinho Junior, 41 anos, é empresário, formado em marketing e pós-graduado em direito

O candidato Ratinho Junior (PSD) foi reeleito para o governo do Paraná. Com 82% das urnas apuradas, o governador foi novamente eleito com 70% dos votos. Roberto Requião (PT) ficou em segundo lugar.

Nascido em Jandaia do Sul (PR), Carlos Massa Ratinho Junior, 41 anos, é empresário, formado em marketing e pós-graduado em direito. Ratinho Junior já foi deputado estadual e deputado federal pelo Paraná, estado do qual foi ainda Secretário de Desenvolvimento Urbano. O atual vice-governador, Darci Piana, 80 anos, também do PSD, segue na chapa.

Com Agência Brasil 

Roberto Requião ficou em segundo lugar

Jorginho Mello e Décio Lima vão ao segundo turno

Pleito será disputado no dia 30 de outubro

Em Santa Catarina haverá segundo turno para as eleições ao governo do estado

Em Santa Catarina haverá segundo turno para as eleições ao governo do estado. Com 99,9% das urnas apuradas, o candidato Jorginho Mello (PL) obteve 38,6% dos votos válidos e Décio Lima (PT) ficou em segundo lugar, com 17,4% dos votos válidos. Foram apurados até agora 99,93% dos votos. Acompanhe, a seguir, a biografia dos candidatos.

Jorginho Mello (PL)
66 anos, nascido na cidade de Ibicaré (SC), foi vereador em Herval d’Oeste (SC), deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, governador interino do estado e duas vezes deputado federal. Está no segundo ano de mandato como senador. Formado em direito e estudos sociais, foi gerente e diretor do Banco do Estado de Santa Catarina (BESC). A candidata a vice é a Delegada Marilisa (PL).

Décio Nery de Lima (PT)
61 anos, nascido em Itajaí (SP), está em seu terceiro mandato como deputado federal pelo estado de Santa Catarina. É formado em direito pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e ciências sociais pela Fundação de Ensino do Pólo Geoeducacional do Vale do Itajaí (Fepevi). Foi prefeito de Blumenau (SC). Casou-se com Ana Paula Lima, com quem teve dois filhos. A candidata a vice é Bia Vargas (PSB).

Com Agência Brasil 

Pleito será disputado no dia 30 de outubro