Google Maps agora salva locais direto dos prints da tela

O Google lançou um novo recurso super prático para facilitar ainda mais o uso do Google Maps, especialmente para quem costuma salvar lugares interessantes que encontra nas redes sociais ou em sites. A novidade permite que o aplicativo identifique automaticamente capturas de tela com nomes de locais e salve essas informações em uma lista privada […]O Google lançou um novo recurso super prático para facilitar ainda mais o uso do Google Maps, especialmente para quem costuma salvar lugares interessantes que encontra nas redes sociais ou em sites. A novidade permite que o aplicativo identifique automaticamente capturas de tela com nomes de locais e salve essas informações em uma lista privada […]

Google usa inteligência artificial para criar seu primeiro relatório de sustentabilidade

O Google alcançou um marco inédito ao produzir, pela primeira vez, um relatório anual de sustentabilidade totalmente com a ajuda da inteligência artificial. O documento, referente ao ano de 2024, foi desenvolvido pela equipe interna responsável pelos relatórios ambientais da empresa, que utilizou ferramentas próprias como o Gemini e o NotebookLM para automatizar e agilizar […]O Google alcançou um marco inédito ao produzir, pela primeira vez, um relatório anual de sustentabilidade totalmente com a ajuda da inteligência artificial. O documento, referente ao ano de 2024, foi desenvolvido pela equipe interna responsável pelos relatórios ambientais da empresa, que utilizou ferramentas próprias como o Gemini e o NotebookLM para automatizar e agilizar […]

Já era hora de o Vaticano falar inglês

Gosto da ideia de um líder mundial que fale inglês como língua nativa

Um Papa que não tenha de recorrer à tradução simultânea, falará ao fundo do coração da audiência

1 – Depois do massacre covarde que Trump e aquele dromedário que é seu vice fizeram com Volodymyr Zelensky ao vivo e em cores na Casa Branca, me convenci de uma vez por todas que o sujeito não pode ser um líder de expressão global se não falar bem inglês.

2 – Mais do que uma aptidão ou um atributo, é um dever profissional inarredável. Pegue-se um país como os Estados Unidos como paradigma de negociação permanente. É de lá que emana hoje o obscurantismo, a louvação à ignorância como moeda de troca.

3 – Por mais que se anuncie como uma potência declinante – primeiro vem a desmoralização militar, caso do Vietnã; depois a econômica, vide o pavor à China; e, para coroar, a de valores, e aí está Trump – os Estados Unidos ainda serão um player considerável por 30 anos.

4 – Um Papa, imagina-se, não pretende trocar mensagens iradas por redes sociais com um bando de celerados que governam para os seus bolsos e seus néscios. Mas a nomeação do Cardeal Prevost – de Illinois – traz à baila, à sua maneira, um “Chicago boy”. E isso é bom.

5 – Tendo feito parte de sua formação lá e parte dela num estado de viés tenebroso como a Pensilvânia, foi em Chiclayo, no Peru, que sua vocação se exponencializou. Numa cidade imortalizada por Vargas Llosa e, para mim, notável pelos ceviches e pela candura da gente.

6 – Num momento em que os imigrantes são subjugados para efeitos de cumprimento de um discurso de campanha que só desvela um falso dilema, um sacerdote forjado numa cidade do litoral peruano – quase no Equador, no corredor de El Niño –, pode ser um bom anteparo.

7 – Gosto da ideia de um líder mundial que fale inglês como língua nativa. Seria catastrófico se ele só falasse inglês. É quase tão grave quanto um que não fale. Mas falar inglês é um valioso ponto de partida. Há sutilezas de proximidade emocional que só o idioma dá.

8 – Um Papa que possa percorrer as ilhas britânicas, a Austrália, o Canadá, os Estados Unidos, a Índia e miríade de países africanos que têm no inglês sua língua franca sem ter de recorrer à tradução simultânea – por perfeita que ela seja –, falará ao fundo do coração da audiência.

9 – Se a língua de trabalho seguirá sendo o italiano, louve-se quem vai poder se expressar em inglês sem o chantilly e os brocados que os falantes latinos pelejam para aportar ao inglês – muitas vezes com resultados risíveis. Que o inglês do Meio-Oeste faça bom contraponto.

10 – Chicago, ademais de ser a cidade que mais amo nos Estados Unidos, é um melting pot educativo. Meca de italianos, hispânicos, gregos e poloneses, crescer nessa cidade açoitada pelos ventos do lago é bem mais abonador do que exercer seu ministério nas Dakotas.

11 – Não há melhor forma de aferir o quão acertada e sábia essa decisão do que dando uma olhada nas redes sociais de quem preconiza o atraso. Esses, que queriam a volta da missa em latim e da Inquisição, estão furibundos. E isso é por si só um excelente indício.

12 – Por fim, quem nasceu americano quando Bob Prevost veio ao mundo – ainda um baby boomer –, entesourou tanto as glórias dos grandes anos quanto vê, na melhor idade, 69 é a melhor mesmo, a mancha ameaçadora da treva, da ignorância e da demagogia exponencializada.

Que ele seja a luz. In English, please.

Gosto da ideia de um líder mundial que fale inglês como língua nativa

JBS investe R$ 216 milhões em quatro unidades da Seara em Santa Catarina

Investimento resultará na geração de mais de 270 empregos diretos

Os recursos serão destinados à modernização e ampliação da unidade de processamento de suínos em Itapiranga, de uma granja de aves em Bom Retiro e das unidades de processamento de aves de Itaiópolis e Nova Veneza

A JBS vai investir R$ 216 milhões em quatro unidades da Seara, em Santa Catarina. O anúncio foi feito na terça-feira (6) pelo presidente do negócio, João Campos. Os investimentos resultarão na geração de 278 empregos diretos no estado. Os recursos serão destinados à modernização e ampliação da unidade de processamento de suínos em Itapiranga, de uma granja de aves em Bom Retiro e das unidades de processamento de aves de Itaiópolis e Nova Veneza.

Com investimento de R$ 98 milhões, a unidade de Itapiranga terá a capacidade de processamento ampliada em 600 suínos por dia. Já em Bom Retiro serão investidos R$ 89 milhões para a construção de uma nova granja para produção de matrizes. Na unidade de Itaiópolis, a Seara investirá R$ 15 milhões na modernização da planta de aves, com foco na melhoria do mix de produção. Em Nova Veneza, a unidade de aves receberá R$ 14 milhões para aumento da velocidade de processamento, ampliando a capacidade em 38 mil aves por dia. O anúncio foi feito em evento com o governador Jorginho Mello. “Santa Catarina já é um estado bastante importante para as operações da Seara e esse projeto nos ajuda a continuar investindo ainda mais no estado”, afirmou Campos.

Investimento resultará na geração de mais de 270 empregos diretos

Inflação sobe 0,43% em abril

Índice foi pressionado por alimentação e saúde

Com reajustes autorizados a partir de 31 de março, produtos farmacêuticos exerceram o maior impacto individual no IPCA de abril

A inflação do país ficou em 0,43% em abril, após registrar 0,56% no mês anterior. O grupo de alimentação e bebidas (0,82%) exerceu o maior impacto no índice, com 0,18 ponto percentual. Destaque também para saúde e cuidados pessoais (1,18%), com impacto de 0,16 ponto percentual. Já o grupo de transportes (-0,38%) foi o único a registrar queda. O acumulado dos últimos 12 meses subiu de 5,48% em março para 5,53% em abril. No ano, o IPCA acumula alta de 2,48%. Em abril de 2024, a variação havia sido de 0,38%. Os dados são do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo IBGE.

O grupo de alimentação e bebidas desacelerou de 1,17% em março para 0,82% em abril. A alimentação no domicílio registrou alta de 0,83% e a alimentação fora do domicílio, 0,8%. Contribuíram para esse resultado as altas da batata-inglesa (18,29%), do tomate (14,32%), do café moído (4,48%) e do lanche (1,38%). No lado das quedas, destaca-se o arroz (-4,19%). “Esse grupo tem o maior peso no IPCA, por isso, mesmo desacelerando, exerce impacto importante. Em abril, observamos também um maior espalhamento de taxas positivas no grupo, com índice de difusão passando de 55% para 70%, porém, envolvendo subitens de menor peso”, explica Fernando Gonçalves, gerente do IPCA.

Em saúde e cuidados pessoais (1,18%), o resultado foi influenciado pelos produtos farmacêuticos (2,32%), que exerceram o maior impacto positivo individual no índice geral. Segundo Gonçalves, “o resultado é explicado pela autorização de reajuste de até 5,09% no preço dos medicamentos a partir de 31 de março”. Influenciaram também os aumentos nos itens de higiene pessoal (1,09%). O grupo de transportes (-0,38%) foi influenciado pela queda da passagem aérea (-14,15%) e dos combustíveis (-0,45%). Quanto aos índices regionais, a maior variação (0,95%) ocorreu em Porto Alegre por conta da alta da energia elétrica residencial (3,37%) e do tomate (45,96%). A menor variação ocorreu em Brasília (0,04%), em razão da queda nas passagens aéreas (-7,46%) e da gasolina (-1,69%).

Índice foi pressionado por alimentação e saúde

Mais de 15 milhões de consumidores sofreram golpes financeiros no último ano

Pagamentos adiantados e anúncios falsos postados em redes sociais clonadas foram as principais fraudes

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, mostra que 41% dos entrevistados sofreram alguma fraude ou alguma tentativa de fraude em instituições financeiras nos últimos 12 meses, representando aproximadamente 15,5 milhões de consumidores.

O principal tipo de golpe foi o pagamento adiantado de um benefício ou bem, que nunca recebeu (5%), transferência de dinheiro para compra de produtos em anúncios falsos postados em redes sociais clonadas de amigos e/ou conhecidos (4%), cartão de crédito e/ou débito clonado (3%), transferência bancária ou Pix para alguém se passando por um contato conhecido (3%), e transação financeira (saques, pagamentos ou transferências) na conta bancária sem autorização (3%). 

Ou seja, apesar de haver estratégias mais comuns e fáceis de reconhecer, os tipos de golpes aplicados são diversificados. “Os golpes financeiros estão cada vez mais sofisticados, exigindo do consumidor muita atenção e cautela na hora de cada transação. Um exemplo é o uso da inteligência artificial que muitas vezes recria a voz e até mesmo a imagem de uma pessoa conhecida para convencer as pessoas a fazerem uma compra falsa. É importante o consumidor sempre verificar e confirmar se aquela compra é real antes de fazer qualquer pagamento ou transferência”, alerta o presidente da CNDL, José César da Costa. Depois do ocorrido, 28% negociaram com a empresa, instituição financeira ou pessoa para reaver valores. De acordo com o estudo, a maioria (61%) conseguiu recuperar o dinheiro, sendo que 30% recuperaram o valor total perdido no golpe (veja os gráficos). 

Como evitar cair em fraudes
As principais táticas para evitar cair em fraudes, citadas por mais da metade dos entrevistados, são: evitar compartilhar informações pessoais desnecessárias, desconfiar da possibilidade de ganhar dinheiro fácil , sempre checar informações oficiais, desconfiar de contatos desconhecidos, ligações de números de outros estados, ou mensagens de pessoas não reconhecidas e desconfiar de ofertas de produtos e serviços com preços muito abaixo do mercado.

A essas, podem ser acrescentados outros cuidados, como garantir que documentos, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos, ficar atento com links e arquivos enviados por mensagens, não fornecer senhas e verificar se é realmente a pessoa antes de fazer qualquer transferência. É importante também monitorar o seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de alguma compra ou empréstimo indevido.

Pagamentos adiantados e anúncios falsos postados em redes sociais clonadas foram as principais fraudes

A cerveja artesanal paranaense está em alta

Cervejaria 277 Craft Beer levou duas medalhas de ouro na disputada World Beer Cup

A Canoa Quebrada, que tem na composição o caju, levantar o troféu na categoria Gose, para bebidas de estilo alemão – coloração clara, leve acidez e um toque salgado

A cervejaria 277 Craft Beer, de Foz do Iguaçu (PR), conquistou em Indianápolis, nos Estados Unidos, destaques na World Beer Cup, espécie de Olimpíada das cervejas. Na acirrada disputa, com candidatas de diversos países, a companhia paranaense trouxe para casa duas medalhas de ouro. A escura e intensa Quadrupel 277, com aroma de tâmaras e ameixas, superou 37 concorrentes ao vencer na categoria Belgian-Style Strong Specialty Ale. Já a Canoa Quebrada, que tem na composição o caju, deixou para trás 45 adversárias para levantar o troféu na categoria Gose, para bebidas de estilo alemão – coloração clara, leve acidez e um toque salgado.

“Estamos orgulhosos. Mas a ideia da participação nos concursos não é a medalha pela medalha. Ele vale para nós como uma baliza, para sabermos o que estamos produzindo e não fazermos uma cerveja que só a gente gosta”, comenta Agenor Maccari, proprietário da marca. “Fazemos cerveja para o mercado, então é uma forma de vermos como estamos nas receitas, na nossa qualidade de processo. Termos uma cerveja entre as melhores do mundo é um feedback fantástico”, acrescenta ele, lembrando ainda que o nome de Foz do Iguaçu e do Paraná também saem ganhando com o destaque internacional.

A presença no topo do pódio, aliás, começa a se tornar rotina para os representantes paranaenses. Em março, por exemplo, no 13º Concurso Brasileiro de Cervejas, em Blumenau, o principal prêmio ficou com a cerveja Orvalho do Mar, da maringaense Cervejaria Araucária. Bebida de estilo Gose, com incremento de limão-rosa e alecrim na receita, ela foi considerada a melhor na disputa geral, batendo outras 94 opções que haviam vencido em suas respectivas categorias. Na mesma competição, no ano anterior, em 2023, a Sabores do Malte, também da Cidade-Canção, tinha sido eleita como a melhor cervejaria do ano.

Paraná cervejeiro
Segundo dados da Associação das Microcervejarias do Paraná (Procerva), desde 2019 o Paraná já conquistou mais de 240 medalhas e premiações no Festival Brasileiro da Cerveja – o maior do ramo no país, graças aos muitos rótulos artesanais de qualidade. “Isso demonstra o quanto somos expoentes no mercado cervejeiro nacional e internacional. Vai ao encontro do nosso propósito enquanto associação: transformar o Paraná no estado cervejeiro. Assim como Minas é da cachaça e o Rio Grande do Sul é do vinho, temos buscado esse espaço com apoio do Governo do Estado, que entende a importância desse recorte, inclusive, no turismo”, ressalta Everton Delfino, presidente da Procerva.

De 2020 a 2024, a indústria cervejeira investiu R$ 5 bilhões no Paraná. No ano passado, por exemplo, com apoio do programa de incentivos Paraná Competitivo, foi inaugurada a Maltaria Campos Gerais, com capacidade para produzir 280 mil toneladas de malte por ano. Desse modo, o estado tem se tornado um protagonista no setor, tendo destaque em toda a cadeia produtiva, o que beneficia empresas locais, mas também alcança os territórios vizinhos. A estimativa é que em cada 20 garrafas de cerveja no país, sete tenham ingredientes paranaenses.

De acordo com a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), no ano passado o Paraná se firmou como uma das unidades da federação com maior número de empresas do ramo, com mais de 170 cervejarias registradas e uma produção estimada em 7,8 milhões de litros por ano. “Além do grande número de cervejarias, o movimento cervejeiro no Paraná tem uma boa dose de associativismo, de cooperação. As cervejarias se unem para eventos, tanto festivais para servir a cerveja quanto festivais técnicos, com seminários, palestras. As cervejarias estão procurando erguer a nota técnica, o conhecimento do processo”, opina Maccari, ao avaliar o crescimento desse mercado no Paraná. “Também é uma felicidade ter uma fábrica de malte gigante no Paraná, de destaque nacional, de ter o fermento em Curitiba. Então, tem uma boa questão logística, somada à questão da capacitação, da qualificação técnica dos cervejeiros e das empresas”, acrescenta. Outros ingredientes usados nas mais de 30 receitas da 277 Craft Beer, como morangos, por exemplo, são majoritariamente provenientes do Paraná.

Cervejaria 277 Craft Beer levou duas medalhas de ouro na disputada World Beer Cup

Neivor Canton receberá a comenda máxima da indústria nacional

O diretor-presidente da Aurora Coop será agraciado com a Ordem do Mérito Industrial da CNI

Canton também foi aclamado recentemente pela ADVB-SC com o prêmio Personalidade de Vendas do Ano

Neivor Canton, diretor-presidente da Aurora Coop, receberá a Ordem do Mérito Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI) — a comenda máxima da indústria brasileira. O nome de Canton foi indicado pela Federação das Indústrias (Fiesc) e o anúncio foi realizado nesta terça-feira (29). A comenda será entregue no dia 27 de junho, durante solenidade, em Florianópolis. “É uma justa homenagem a uma das principais referências do cooperativismo catarinense e brasileiro, com longa trajetória dedicada ao setor. Hoje, Neivor está à frente do terceiro maior grupo agroindustrial de proteína animal do país e lidera a ampliação da presença global da companhia, com a abertura de uma unidade em Shanghai, na China, ainda em 2025”, afirma o presidente da Fiesc Mario Cezar de Aguiar. Canton também foi aclamado recentemente pela ADVB-SC com o prêmio Personalidade de Vendas do Ano.

Neivor, natural de Ipumirim, é graduado em direito e especializado em direito tributário e em direito administrativo. É vice-presidente para assuntos estratégicos da Fiesc e presidiu entidades como a Federação das Cooperativas Agropecuárias de Santa Catarina (Fecoagro), a Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) e a Cooperativa de Produção e Consumo Concórdia (Copérdia). A Aurora Coop é a 13ª maior empresa da região e também a quarta maior de Santa Catarina, de acordo com o ranking 500 MAIORES DO SUL, publicado pelo Grupo AMANHÃ com o apoio técnico da PwC Brasil. A cooperativa de Chapecó também ocupa a quarta posição no ranking exclusivo que revela quem são as maiores do cooperativismo do Sul (veja o ranking completo aqui e o anuário digital completo clicando neste link).

O diretor-presidente da Aurora Coop será agraciado com a Ordem do Mérito Industrial da CNI

De Cardeal Prevost a Leão XIV

Que eu viva bastante para conhecer seu sucessor

Prevost é agostiniano, origem sintomática de alguém que se preocupava com a interação do homem com Deus

Num primeiro momento, não houve à minha volta uma grande comoção com o anúncio de Robert Prevost como o novo Papa. Eu estava em casa, cercado de poucos, e abri um Chianti de boa cepa para festejar a fumaça branca. A relativa frieza decorre do fato de ser um americano, um homem de Chicago. Haveria ali o dedo de Trump? Por que dar poder espiritual a quem ainda tem o poder econômico? Esse é um axioma antigo.

Passada meia hora, a resistência diminuiu. Paramentado com vestimentas que mais lembravam as de Ratzinger do que as de Francisco – que eram só alvura –, Prevost falou em bom italiano, deu uma palhinha em espanhol e falou aos paroquianos de Chiclayo, no Peru, onde aprendeu a ser padre, para além dos conhecimentos teológicos – de que ninguém duvida. Não há euforia, mas não há decepção. O azedume dos conservadores é nosso melhor termômetro.

Não há e não pode haver desapontamento. A escolha do nome de Leão XIV levou-nos todos a nos debruçar sobre quem foi Leão XIII. Foi um homem valoroso no diálogo capital-trabalho. Robert Prevost é agostiniano, origem sintomática de alguém que se preocupava com a interação do homem com Deus. Louvem-se os comentários de Camarotti e deplore-se a sensaboria de Cesar Tralli que perguntou se Prevost ainda vai pegar a bagagem em Chicago. Cabeça de CLT.

Foi um Conclave curto, a tensão poderia se perpetuar por dias porque é um momento de reflexão e de expectativa. Meu coração pedia que o Cardeal Tagle, das Filipinas, fosse o escolhido. Mas é só porque torço pela Ásia de forma contumaz. Pizzaballa teria sido um tiro certeiro no bojo de sua longa vivência na Terra Santa. Mas um Papa de 60 anos pode esperar. Longa vida ao Papa Leão XIV!

Que eu viva bastante para conhecer seu sucessor.

Que eu viva bastante para conhecer seu sucessor

Prevost é o primeiro Papa norte-americano

O 267º pontífice da Igreja Católica se chamará Leão XIV

Prevost nasceu em 14 de setembro de 1955 em Chicago, Illinois

O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi apresentado nesta quinta-feira (8) ao mundo como o 267º Papa da Igreja, diretamente da sacada central da Basílica de São Pedro, no Vaticano. O nome escolhido pelo novo pontífice é Leão XIV. Ele sucede Francisco, falecido no último no dia 21 de abril. O anúncio de Robert Francis Prevost aconteceu pouco mais de uma hora depois que fumaça branca surgiu, no início da tarde de hoje, da chaminé instalada sobre a Capela Sistina, sinalizando que os 133 cardeais reunidos haviam chegado a um consenso. A escolha do novo Papa se deu após a terceira votação do dia e a quarta votação geral, iniciada na quarta-feira (7). A fumaça branca colocou a multidão de aproximadamente 100 mil pessoas reunida na Praça de São Pedro em êxtase.

Biografia
Primeiro papa agostiniano, é o segundo pontífice americano depois de Francisco, mas, ao contrário de Bergoglio, o estadunidense é originário do norte do continente. O novo bispo de Roma nasceu em 14 de setembro de 1955 em Chicago, Illinois, filho de Louis Marius Prevost, de ascendência francesa e italiana, e de Mildred Martínez, de ascendência espanhola. Ele tem dois irmãos, Louis Martín e John Joseph. Passou a infância e a adolescência com a família e estudou primeiro no Seminário Menor dos Padres Agostinianos e depois na Villanova University, na Pensilvânia, onde se formou em 1977 em Matemática e estudou Filosofia. Em 1º de setembro do mesmo ano, ingressou no noviciado da Ordem de Santo Agostinho (OSA) em St. Louis, na província de Nossa Senhora do Bom Conselho, em Chicago, e fez sua primeira profissão em 2 de setembro de 1978. Em 29 de agosto de 1981, emitiu seus votos solenes.

Em 26 de setembro de 2015, foi nomeado bispo de Chiclayo pelo pontífice argentino e, em março de 2018, foi eleito segundo vice-presidente da Conferência Episcopal Peruana. Em 2019, por decisão de Francisco, foi incluído entre os membros da Congregação para o Clero em 13 de julho de 2019 e, no ano seguinte, entre os membros da Congregação para os Bispos. Nesse meio tempo, em 15 de abril de 2020, recebe a nomeação pontifícia também como administrador apostólico da diocese peruana de Callao. Em 30 de janeiro de 2023, o Papa o chamou a Roma como Prefeito do Dicastério para os Bispos e Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, promovendo-o a arcebispo. E no Consistório de 30 de setembro do mesmo ano, ele o criou e o tornou cardeal, atribuindo-lhe o diaconato de Santa Mônica. Prevost tomou posse em 28 de janeiro de 2024 e, como chefe do dicastério, participou das últimas viagens apostólicas do Papa Francisco. Durante a última hospitalização de seu predecessor no hospital Gemelli, Prevost presidiu o rosário pela saúde de Francisco em 3 de março na Praça São Pedro.

O 267º pontífice da Igreja Católica se chamará Leão XIV

Paraná concentra cinco das dez cidades mais desenvolvidas do Brasil

Dado é do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal

Curitiba aparece na terceira colocação geral e em primeiro lugar entre as capitais brasileiras, com IFDM de 0,8855, mantendo a liderança e com crescimento de 8,8% em relação ao levantamento de 2013

Das dez cidades mais desenvolvidas do país, cinco são no Paraná, de acordo com o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e divulgado nesta quinta-feira (8). Curitiba, Maringá, Toledo, Marechal Cândido Rondon e Francisco Beltrão conquistaram as maiores notas do estado e aparecem junto a outros cinco municípios paulistas no topo do ranking nacional. O IFDM avaliou mais de 5 mil cidades brasileiras sob três perspectivas: emprego e renda, saúde e educação. Eles são divididos em quatro níveis de desenvolvimento socioeconômico: crítico (0 a 0,4), baixo (0,4 a 0,6), moderado (0,6 a 0,8) e alto (0,8 a 1). Quanto mais próximo de 1, mais desenvolvido é o município. Os índices têm como base o ano de 2023, a partir da análise de dados oficiais.

Curitiba aparece na terceira colocação geral e em primeiro lugar entre as capitais brasileiras, com IFDM de 0,8855, mantendo a liderança e com crescimento de 8,8% em relação ao levantamento de 2013. Em quarto lugar no ranking nacional aparece Maringá, na região noroeste do estado, com índice de 0,8814. Toledo (6º) e Marechal Cândido Rondon (7º), ambas no oeste paranaense, aparecem com notas 0,8763 e 0,8751, respectivamente. Fecha a lista de representantes paranaenses no top 10 Francisco Beltrão, no sudoeste do estado, em 9º lugar no ranking nacional. Lajeado (RS), Cianorte (PR), Dois Vizinhos (PR), Campo Bom (RS) e Campo Mourão (PR) completam a lista dos dez municípios mais desenvolvidos da região Sul. Florianópolis é a 69ª da região, enquanto Porto Alegre ficou na 101ª posição. No recorte específico das capitais, a sede do estado catarinense é a décima e o município gaúcho é o 12º. No Brasil, Águas de São Pedro (SP) lidera a lista geral por municípios.

Acesse o ranking completo aqui.

Dado é do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal

Uma relação de confiança

Ao colocar o cliente no centro de tudo, a Guarida colhe fidelidade e torna-se a imobiliária mais lembrada no Top of Mind Porto Alegre

Especialistas em branding costumam afirmar que nunca como antes a experiência do consumidor foi tão importante. Por isso, marcas que colocam as pessoas no centro de suas estratégias tendem a obter melhores resultados. A imobiliária Guarida adotou o valor “Existimos pelos Clientes” não por acaso. “Esse princípio está em nossa essência. Sempre colocamos o cliente no centro de tudo o que fazemos. Buscamos compreender as necessidades e expectativas de cada cliente, oferecendo respostas rápidas, surpreendendo positivamente e entregando excelência em cada interação”, conta Júlia Dal Santo, CEO do Grupo Guarida. Ainda que seja uma marca tradicional e muito conhecida pelos porto-alegrenses, a empresa sempre buscou se reinventar.

A Guarida atua como Grupo através de cinco verticais, como aluguéis, administração de condomínios, vendas, corretora de seguros e soluções financeiras. Ao ofertar soluções completas para o mercado imobiliário, manteve um olhar permanente direcionado ao futuro, com foco na tecnologia e inovação. Um destaque de investimento importante da companhia é a Agência Virtual, plataforma que concentra uma série de facilidades para a rotina da gestão de condomínios. Através dela é possível realizar assembleias virtuais, reservar espaços e emitir segunda via de boletos, por exemplo. Ela proporciona ainda que o gestor mantenha um relacionamento direto com seus fornecedores, aprovando pagamentos sem possibilidade de erros e com agilidade, pois conta com um sistema que acompanha todas as notas fiscais enviadas.

A Guarida também aposta em reforço e visibilidade, exibindo sua marca em locais estratégicos da capital gaúcha. A empresa investe em ações e eventos de relacionamento com seus públicos, criação de editorias de conteúdo nos canais proprietários e novos canais de comunicação, tudo a partir de um processo de rebranding realizado em 2022, alinhado também à revisão do layout das agências e fachadas do Grupo Guarida (foto). “Somos proativos, criamos soluções escaláveis e priorizamos a construção de relações duradouras, pautadas na confiança, na fidelização e na entrega constante de valor”, orgulha-se Júlia. O título de imobiliária mais lembrada no Top of Mind Porto Alegre apenas coroa tamanho desempenho em colocar o cliente no centro das atenções.

Ao colocar o cliente no centro de tudo, a Guarida colhe fidelidade e torna-se a imobiliária mais lembrada no Top of Mind Porto Alegre

Balança comercial tem superávit de US$ 8,1 bilhões em abril

Resultado é o quarto melhor da história para o mês

As vendas externas de soja caíram 6,1% em relação a abril do ano passado, por causa da queda de 9,7% dos preços médios

A queda no preço de diversas commodities (bens primários com cotação internacional) fez o superávit da balança comercial encolher em abril, apesar do início de algumas safras. No mês passado, o país exportou US$ 8,1 bilhões a mais do que importou, divulgou o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Em relação a abril de 2024, o superávit caiu 3,3%. O resultado é o quarto melhor para o mês, só perdendo para abril de 2021, quando foi registrado superávit recorde de US$ 9,9 bilhões, 2022 e 2024.

A balança comercial acumula superávit de US$ 17,7 bilhões no primeiro quadrimestre do ano. O valor representa queda de 34,2% em relação aos mesmos meses do ano passado. O recuo no valor acumulado ocorreu porque a balança comercial teve déficit de US$ 471,6 milhões em fevereiro, motivado pela importação de uma plataforma de petróleo. Tanto as exportações como as importações bateram recorde. Em abril, o país exportou US$ 30,4 bilhões, alta de 0,3% em relação ao registrado no mesmo mês do ano passado e o melhor abril desde 1989, quando começou a série histórica. As importações somaram US$ 22,2 bilhões, alta de 1,6% na mesma comparação e também o maior valor da história.

Do lado das exportações, as vendas externas de soja, principal produto da agropecuária, caíram 6,1% em relação a abril do ano passado, por causa da queda de 9,7% dos preços médios. As vendas de minério de ferro recuaram 14,3%, motivada pela queda de 16,4% nos preços. No entanto, a alta no preço do café e da carne bovina ajudaram a sustentar a balança. As vendas de alguns produtos, como carne bovina, veículos e ferro-gusa, subiram no mês passado, compensando a diminuição de preço dos demais produtos. Do lado das importações, as aquisições de motores, máquinas, medicamentos, componentes de veículos, adubos e fertilizantes químicos subiram. A maior alta ocorreu com os fertilizantes, cujo valor comprado aumentou US$ 327,4 milhões (+36,2%) em abril na comparação com abril do ano passado.

Segundo as estimativas mais recentes do MDIC, divulgadas em abril, o superávit deverá ficar em US$ 70,2, queda de 5,4% em relação a 2024. A próxima projeção será divulgada em julho. Segundo a pasta, as exportações devem subir 4,8% em 2025 na comparação com 2024, encerrando o ano em US$ 353,1 bilhões. As importações subirão 7,6% e fecharão o ano em US$ 282,9 bilhões. As estimativas, no entanto, devem ser revistas na próxima projeção, em julho, porque não consideram os efeitos do tarifaço de Donald Trump nem da retaliação comercial da China. As previsões estão mais pessimistas que as do mercado financeiro. O boletim Focus, pesquisa com analistas de mercado divulgada toda semana pelo Banco Central, projeta superávit de US$ 75 bilhões neste ano.

Com ABR 

Resultado é o quarto melhor da história para o mês

Copom eleva Selic em 0,5 ponto percentual

Esta é a sexta elevação consecutiva feita pelo colegiado

Atual cenário prescreve uma política monetária em patamar significativamente contracionista por período prolongado para assegurar a convergência da inflação à meta, antevê o Banco Central

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu elevar nesta quarta-feira (7) a taxa básica de juros, a Selic, em 0,5 ponto percentual, de 14,25% para 14,75% ao ano. Esta é a sexta elevação consecutiva feita pelo colegiado que votou em unanimidade. Com isso, a taxa chega ao maior nível desde julho de 2006. Após chegar a 10,5% ao ano de junho a agosto do ano passado, a taxa começou a subir em setembro do ano passado, com uma alta de 0,25 ponto, uma de 0,5 ponto e três de 1 ponto percentual. Em seu comunicado, o Comitê entende que a decisão é compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante.

“Sem prejuízo de seu objetivo fundamental de assegurar a estabilidade de preços, essa decisão também implica suavização das flutuações do nível de atividade econômica e fomento do pleno emprego”, argumenta o Copom. “Para a próxima reunião, o cenário de elevada incerteza, aliado ao estágio avançado do ciclo de ajuste e seus impactos acumulados ainda por serem observados, demanda cautela adicional na atuação da política monetária e flexibilidade para incorporar os dados que impactem a dinâmica de inflação”, antecipa o colegiado. O próximo encontro do Copom será nos dias 17 e 18 de junho.

Entenda os termos usados pelo Banco Central ao definir a taxa de juros clicando aqui.

“Em relação ao cenário doméstico, o conjunto dos indicadores de atividade econômica e do mercado de trabalho ainda tem apresentado dinamismo, mas observa-se uma incipiente moderação no crescimento. Nas divulgações mais recentes, a inflação cheia e as medidas subjacentes mantiveram-se acima da meta para a inflação”, argumenta o Comitê. “O ambiente externo mostra-se adverso e particularmente incerto em função da conjuntura e da política econômica nos Estados Unidos, principalmente acerca de sua política comercial e de seus efeitos. A política comercial alimenta incertezas sobre a economia global, notadamente acerca da magnitude da desaceleração econômica e sobre o efeito heterogêneo no cenário inflacionário entre os países, com repercussões relevantes sobre a condução da política monetária. Além disso, o comportamento e a volatilidade de diferentes classes de ativos também têm sido afetados, com fortes reflexos nas condições financeiras globais. Tal cenário segue exigindo cautela por parte de países emergentes em ambiente de maior tensão geopolítica”, revela o colegiado sobre a conjuntura econômica global.

“A conjuntura externa, em particular os desenvolvimentos da política comercial norte-americana, e a conjuntura doméstica, em particular a política fiscal, têm impactado os preços de ativos e as expectativas dos agentes. O Comitê segue acompanhando com atenção como os desenvolvimentos da política fiscal impactam a política monetária e os ativos financeiros. O cenário segue sendo marcado por expectativas desancoradas, projeções de inflação elevadas, resiliência na atividade econômica e pressões no mercado de trabalho. Tal cenário prescreve uma política monetária em patamar significativamente contracionista por período prolongado para assegurar a convergência da inflação à meta”, projetam os membros do Copom.

Meta contínua
Pelo novo sistema de meta contínua em vigor a partir deste mês, a meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC, definida pelo Conselho Monetário Nacional, é de 3%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,5% e o superior, 4,5%. Nesse modelo, a meta passa ser apurada mês a mês, considerando a inflação acumulada em 12 meses. Em maio de 2025, a inflação desde junho de 2024 é comparada com a meta e o intervalo de tolerância. Em junho, o procedimento se repete, com apuração a partir de julho de 2024. Dessa forma, a verificação se desloca ao longo do tempo, não ficando mais restrita ao índice fechado de dezembro de cada ano. No último relatório de inflação, divulgado no fim de março pelo Banco Central, a autoridade monetária manteve a previsão de que o IPCA termine 2025 em 5,1%, mas a estimativa pode ser revista, dependendo do comportamento do dólar e da inflação. O próximo relatório será divulgado no fim de junho.

Esta é a sexta elevação consecutiva feita pelo colegiado

Catarinense Weg adquire empresa norte-americana de revestimentos industriais

Aquisição foi feita por cerca de R$ 54 milhões

A Weg é a quarta maior empresa da região e também a terceira maior de Santa Catarina, de acordo com o ranking 500 MAIORES DO SUL

A Weg anunciou na quinta-feira (1) a aquisição dos ativos da Heresite Protective Coatings, empresa norte-americana de revestimentos industriais localizada nos Estados Unidos. O valor da aquisição é de US$ 9,5 milhões (cerca de R$ 54 milhões), estando sujeito a ajustes de preços comuns a este tipo de operação. Os ativos adquiridos serão consolidados nas demonstrações financeiras a partir de maio. A aquisição é muito importante para a companhia sediada em Jaraguá do Sul, pois a Heresite possui um portfólio reconhecido em mercados onde a Weg ainda não atua, como Oriente Médio, Europa e Ásia, além dos Estados Unidos.

Fundada em 1935, em Manitowoc, no estado de Wisconsin, a Heresite Protective Coatings é uma empresa consolidada no mercado de revestimento industrial, com especialização em soluções para equipamentos de ventilação, aquecimento e ar-condicionado, destinados a ambientes severos, especialmente nos mercados de óleo, gás e tratamento de águas. Além de atuar no mercado norte-americano, a Heresite possui uma forte presença internacional, com 70% de suas vendas realizadas fora dos Estados Unidos e parceiros certificados ao redor do mundo. Em 2024, a Heresite apresentou uma receita operacional líquida de US$ 8,6 milhões (aproximadamente R$ 48,8 milhões).

A Weg é a quarta maior empresa da região e também a terceira maior de Santa Catarina, de acordo com o ranking 500 MAIORES DO SUL, publicado pelo Grupo AMANHÃ com o apoio técnico da PwC Brasil (veja o ranking completo aqui e o anuário digital completo clicando neste link).

Aquisição foi feita por cerca de R$ 54 milhões