Archives Setembro 2022

Agosto apresenta deflação de 0,36%

Índice foi influenciado pela queda dos combustíveis

A gasolina foi o item de maior impacto individual negativo no IPCA de agosto

Com a continuidade da queda nos preços dos combustíveis, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi de -0,36% em agosto, segundo mês seguido de deflação. A queda foi menos intensa do que a registrada em julho (-0,68%), quando a taxa foi a menor desde o início da série histórica da pesquisa, em janeiro de 1980. No ano, a inflação acumulada é de 4,39% e, nos últimos 12 meses, de 8,73%. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (9) pelo IBGE.

“Alguns fatores explicam a queda menor em relação a julho. Um deles é a retração menos intensa da energia elétrica (-1,27%), que havia sido de 5,78% no mês anterior, em consequência da redução das alíquotas de ICMS. Também houve aceleração de alguns grupos, como saúde e cuidados pessoais (1,31%) e vestuário (1,69%), e a queda menos forte do grupo de transportes em agosto. No mês anterior, os preços da gasolina, que é o item de maior peso no grupo, tinham caído 15,48% e, em agosto, a retração foi menor (-11,64%)”, explica o gerente da pesquisa, Pedro Kislanov.

O grupo dos transportes (-3,37%) exerceu o maior impacto negativo sobre o índice geral, contribuindo com 0,72 ponto percentual. A queda desse grupo foi influenciada principalmente pela retração nos preços dos combustíveis (-10,82%). Em agosto, os quatro combustíveis pesquisados tiveram deflação: gás veicular (-2,12%), óleo diesel (-3,76%), etanol (-8,67%) e gasolina (-11,64%). Item com maior impacto negativo sobre o índice geral, a gasolina teve redução de R$ 0,18 por litro nas refinarias no mês passado. Os preços das passagens aéreas também caíram em agosto (-12,07%), após quatro meses consecutivos de alta. Para o gerente da pesquisa, a sazonalidade é uma das explicações para esse resultado. “Essa é uma comparação com julho, que é um mês de férias e há aumento da demanda. Além disso, foram quatro meses seguidos de alta, o que eleva a base de comparação. Também há o impacto da redução do querosene de aviação nesse período”.

No grupo habitação (0,1%), os preços da energia elétrica residencial (-1,27%) continuaram caindo, mas de forma menos intensa do que no mês anterior (-5,78%). “Os efeitos da redução das alíquotas de energia elétrica ficaram mais concentrados no mês anterior. Em alguns locais, como Vitória e Belém, ainda houve reajuste nas tarifas em agosto”, explica.

Por outro lado, a alta de 1,31% no grupo de saúde e cuidados pessoais é relacionada aos aumentos dos itens de higiene pessoal (2,71%) e plano de saúde (1,13%). Já a maior variação positiva no IPCA de agosto veio do grupo vestuário (1,69%), cujos preços haviam desacelerado no mês anterior (0,58%). As roupas femininas (1,92%), masculinas (1,84%) e os calçados e acessórios (1,77%) foram as maiores influências no avanço do grupo. Ainda no lado das altas, os preços no grupo alimentação e bebidas (0,24%) desaceleraram frente ao mês anterior (1,30%). Itens importantes na mesa das famílias tiveram inflação, como o frango em pedaços (2,87%), o queijo (2,58%) e as frutas (1,35%). Já o leite longa vida teve deflação de 1,78% em agosto. “Nos últimos meses, os preços do leite subiram muito. Como estamos chegando ao fim do período de entressafra, que deve seguir até setembro ou outubro, isso pode melhorar a situação. Mas no mês anterior, a alta do leite foi de 25,46%, ou seja, os preços caíram em agosto, mas ainda seguem altos”, afirma Kislanov.

Mais sobre o IPCA
O IPCA abrange as famílias com rendimentos de 1 a 40 salários mínimos, enquanto o INPC, as famílias com rendimentos de 1 a 5 salários mínimos, residentes nas regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, além do Distrito Federal e dos municípios de Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís e Aracaju.

Índice foi influenciado pela queda dos combustíveis

Índice de confiança das pequenas empresas tem alta de 2,7 pontos

É o melhor resultado desde novembro de 2013

A confiança das micro e pequenas empresas retornou para a trajetória de recuperação iniciada em fevereiro

O Índice de Confiança das Micro e Pequenas Empresas teve, em agosto, alta de 2,7 pontos. Assim, o indicador – elaborado numa parceria entre a Fundação Getulio Vargas (FGV) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) – atingiu 100,6 pontos, melhor marca desde novembro de 2013. A melhora na confiança dos empresários em agosto foi puxada pela alta no comércio: 5,4 pontos. O setor de serviços teve elevação de 0,5 ponto no mês e a indústria da transformação registrou a segunda queda consecutiva: 1,4 ponto.

A alta do comércio das micro e pequenas empresas foi maior que a do comércio em geral, que teve elevação de 4,3 pontos em agosto. O índice de confiança das empresas em geral cresceu 2,2 pontos no mês, ficando em 100,8 pontos. De acordo com o presidente do Sebrae, Carlos Melles, “a confiança das micro e pequenas empresas retornou para a trajetória de recuperação iniciada em fevereiro”. Na avaliação dele, o índice, ao superar a marca de 100 pontos, que indica a neutralidade, mostra uma perspectiva dos empresários de melhoria do cenário econômico. “Ajudaram nesse resultado recursos disponibilizados pelo governo, a melhoria do mercado de trabalho e a desaceleração dos preços”, finalizou.

Com Agência Brasil

É o melhor resultado desde novembro de 2013

Rainha Elizabeth II morre aos 96 anos na Escócia

No início deste ano, ela comemorou seu 70º aniversário no trono

Elizabeth é rainha do Reino Unido e de mais de uma dezena de outros países desde 1952

A Rainha Elizabeth II, monarca do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, morreu nesta quinta-feira (8), aos 96 anos, no Palácio de Balmoral, na Escócia. A informação foi divulgada no perfil oficial da família real britânica no Twitter. “A Rainha morreu tranquilamente em Balmoral nesta tarde. O Rei e a Rainha Consorte permanecerão em Balmoral nesta noite e retornarão a Londres amanhã”, revela a mensagem postada na rede social.

A soberana com o reinado mais longo do Reino Unido e a monarca mais velha do mundo sofre do que o Palácio de Buckingham tem chamado de “problemas de mobilidade episódicos” desde o fim do ano passado. “Após avaliação mais aprofundada na manhã de hoje, os médicos estão preocupados com a saúde de Elizabeth II e recomendaram que ela permaneça sob supervisão”, relata o comunicado do Palácio de Buckingham.

Em outubro do ano passado, ela passou uma noite no hospital e foi forçada a reduzir seus compromissos públicos desde então. Elizabeth é rainha do Reino Unido e de mais de uma dezena de outros países desde 1952. No início deste ano, comemorou seu 70º aniversário no trono.

No início deste ano, ela comemorou seu 70º aniversário no trono

Bullguer inaugura primeira unidade no Sul do país

Rede chega ao Rio Grande do Sul e prevê desembarque em Santa Catarina ainda neste ano

A segunda loja está prevista para abrir no decorrer dos próximos seis meses, no Praia de Belas Shopping, também na capital gaúcha

A rede de hamburguerias Bullguer acaba de inaugurar sua primeira loja na região Sul. A unidade própria está instalada no Shopping Iguatemi Porto Alegre. Além de proporcionar uma experiência única aos apaixonados por hambúrguer, esta é a primeira loja da rede a ter um espaço café, em parceria com a Nespresso.

Thiago Koch, sócio-fundador do Bullguer, destaca o crescimento da rede. “O Bullguer tem uma forte presença no Sudeste e chega ao Rio Grande do Sul com muita expectativa em um momento de retomada do food service. O Shopping Iguatemi apresenta um público aberto para nosso conceito e acreditamos que será um sucesso. Em breve vamos expandir no entorno da capital”, conta. “Porto Alegre é a primeira cidade a receber o conceito de café, resultado da nossa parceria com a Nespresso. Os clientes poderão adquirir a cápsula no caixa e utilizar a máquina e os utensílios Nespresso para a preparação do seu próprio café”, completa.

O investimento médio em uma loja é de R$ 1.5 milhão. A segunda loja está prevista para abrir no decorrer dos próximos seis meses, no Praia de Belas Shopping, também na capital gaúcha. Ainda em 2022, a rede também chegará a Santa Catarina, no Fashion Outlet Santa Catarina. Para 2023, a rede avalia a expansão para novas cidades da região, inclusive a atuação no Paraná.

No ano passado, a rede registrou mais de 2 milhões de lanches vendidos, sendo mais de 1.2 milhão de clientes atendidos. Foram mais de 190 toneladas de carne e 250 toneladas de batata. A meta da rede é crescer 35% no faturamento em 2022, entre lojas próprias e franqueadas, porém a companhia não revela o valor da sua receita total. Atualmente, são cerca de 35 unidades da rede presentes em São Paulo, Santo André, Tamboré, Cotia, Campinas, Jundiaí, São José dos Campos, Santos, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília além de Portugal, em Cascais.

Rede chega ao Rio Grande do Sul e prevê desembarque em Santa Catarina ainda neste ano

Valor da cesta básica cai em agosto em 16 capitais

Cestas mais caras do Brasil estão em Porto Alegre e Florianópolis

Na comparação anual, entre agosto de 2022 e o mesmo mês de 2021, houve alta de preço em todas as capitais pesquisadas

O valor da cesta básica caiu em agosto em 16 das 17 capitais analisadas pela Pesquisa Nacional da Cesta Básica de Alimentos, calculada mensalmente pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Belém foi a única capital onde o preço da cesta subiu (0,27%). A queda mais expressiva no valor da cesta básica ocorreu no Recife (-3%), seguida por Fortaleza (-2,26%), Belo Horizonte (-2,13%) e Brasília (-2,08%).

Em agosto, a cesta mais cara do país era a de São Paulo, onde o custo médio dos alimentos básicos foi estimado em R$ 749,78. Na sequência, estavam as cestas de Porto Alegre (R$ 748,06), Florianópolis (R$ 746,21) e Rio de Janeiro (R$ 717,82). A cesta mais barata foi a de Aracaju, onde o preço médio encontrado foi de R$ 539,57.

Na comparação anual, entre agosto de 2022 e o mesmo mês de 2021, houve alta de preço em todas as capitais pesquisadas. A maior variação foi encontrada no Recife (21,71%) e a menor, em Porto Alegre (12,55%). Com base na cesta mais cara do país, a de São Paulo, o Dieese calculou que o salário mínimo ideal, necessário para suprir as despesas de um trabalhador e sua família com alimentação, moradia, saúde, educação, vestuário, higiene, transporte, lazer e previdência, seria de R$ 6.298,91 no mês de agosto, um valor 5,2 vezes superior ao do salário mínimo vigente atualmente no país, de R$ 1.212.

Com Agência Brasil

Cestas mais caras do Brasil estão em Porto Alegre e Florianópolis

Guayaquil: China “más cercana”

Cidade equatoriana sediará a 15ª Cumbre Empresarial China-Latinoamerica e Caribe

No ano passado, o comércio dos países latino-americanos e caribenhos com a China resultou em um total de US$ 452 bilhões

Guayaquil, no Equador, sediará, de 30 de novembro a 2 de dezembro, a 15ª Cumbre Empresarial China-Latinoamerica e Caribe (Celac), o maior evento comercial em língua espanhola com empresas chinesas. Uma oportunidade e tanto para empresas brasileiras que desejam vender seus produtos na China, mas não se animam a ir até lá pelos custos e pela dificuldade atual de entrar e se movimentar no país.

A Cumbre Empresarial China-LAC surgiu por iniciativa chinesa, via seu Conselho para Promoção do Comércio Internacional (Ccpit, da sigla em inglês). O encontro integra o Fórum dos países da região com a China, e já ocorreu no Chile, México, Colômbia, Costa Rica, Peru, Uruguai e Panamá. Apesar do lançamento oficial do evento ter ocorrido dia 17 de agosto, em Beijing, na sede central do poderoso Ccpit, e com a participação do embaixador equatoriano, seu site permanece em 2021 – nele consta somente a 14ª edição, em Chongqing. E a notícia do lançamento informa apenas que o evento acontecerá “em meados de dezembro”, sem indicar onde se inscrever para participar.

Além da compra e venda de produtos que promete ser intensa, haverá também seminários sobre infraestrutura, cooperação financeira, inovação tecnológica, economia digital e, com certeza, a Iniciativa Cinturão e Rota. Deverá acontecer também a assinatura do Tratado de Livre Comércio, considerado pelos equatorianos fator decisivo para multiplicar muitas vezes os US$ 2,3 bilhões da balança comercial com a China, a exemplo do que ocorreu recentemente com o Peru.

Há muita expectativa dos produtores de cacau, pitaia, abacaxi, banana, manga e camarões em aumentar as vendas do Equador para a China, hoje vista como mercado consumidor maior do que o norte-americano. No ano passado, o comércio dos países latino-americanos e caribenhos com a China resultou em um total de US$ 452 bilhões. Voltaremos a esse assunto assim que divulgarem a programação e sobre inscrições e estandes.

Cidade equatoriana sediará a 15ª Cumbre Empresarial China-Latinoamerica e Caribe

Garibaldi terá usina que transformará lixo em energia

Contrato com a Bioenergia Holding foi firmado com a prefeitura do município

A empresa receberá o lixo do município e, a partir disso, produzirá energia elétrica limpa e madeira biossintética

Garibaldi terá um incremento de arrecadação de ICMS e ISS com a instalação de usina que transformará resíduos sólidos em energia e em madeira biossintética. O contrato para a implantação da fábrica e a prestação do serviço foi firmado recentemente entre a administração municipal e a Bioenergia Holding. A Bioenergia é uma fusão de três empresas (Rio Limpo B7 Bioenergia Ltda, Sonova Importação e Exportação Ltda, AG7 Global Assessoria e Consultoria Empresarial Ltda), que tem o objetivo de contribuir com as cidades oferecendo uma solução correta e sustentável para a destinação dos resíduos e transformando em geração de energia e em madeira biossintética.

O município agora tem uma lei que autoriza a doação de terreno para a construção do empreendimento. Pela legislação, a empresa terá um prazo de 24 meses para construção da usina, a contar da licença ambiental – em tramitação, mas a previsão é de que os trabalhos sejam concluídos antes do previsto e a usina entre em operação no próximo ano.

O investimento na construção do prédio ficará a cargo da empresa. A prefeitura poderá colaborar com máquinas e equipamentos para obras de infraestrutura no local. Segundo o prefeito Sérgio Chesini, a maioria dos funcionários da usina deverão ser de Garibaldi. Na primeira etapa, estão previstos 21 empregos diretos, chegando a um total de 54 postos de trabalho com o pleno funcionamento da fábrica. A empresa receberá o lixo do município — resíduos sólidos urbanos, industriais e agrossilvopastoris — e, a partir disso, produzirá energia elétrica limpa e madeira biossintética. O processo parte da decomposição desses resíduos, que se transformam em biogás, o qual pode ser utilizado ou convertido em eletricidade.

Contrato com a Bioenergia Holding foi firmado com a prefeitura do município

Quem quer dinheiro? Empreender é o caminho

Brasil tem R$ 18 bilhões disponíveis para investimento em empreendedorismo inovador

Além de um aumento no capital disponível, o número de investidores também cresceu

Embora especialistas apontem a possível chegada do inverno das startups, com a escassez de recursos e investimentos, um mapeamento coletivo coordenado pela plataforma Jupter aponta outra realidade: existem, hoje, aproximadamente R$ 18 bilhões de capital disponível para investimento em empreendedorismo inovador no Brasil. O alerta do mercado é de que as startups podem não sobreviver nos próximos meses ou ter o valuation reduzido. Entretanto, o Brasil conta com um ecossistema de investidores muito bem capitalizado, principalmente, para estágios iniciais de investimentos, como jamais visto antes.

Segundo Bruno Dequech Ceschin, co-founder da Jupter & Anjos&VCs, o mercado está, sim, disposto a assumir riscos. “Embora exista uma certa turbulência para empresas em estágios mais maduros, nos parece que não é o mesmo cenário para as que estão em estágio inicial. Certamente, ajustes de preço, termos e condições acontecem de tempos em tempos, e parece que voltamos a operar em outros patamares”, diz.

Para ele, o cenário é positivo: além de um aumento no capital disponível, o número de investidores também cresceu. A maior concentração de investidores está nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. “As entidades sediadas em São Paulo dominam quase absolutas os investimentos em startups, com 87% dos ativos sob gestão e 64% do capital comprometido e ainda não alocado”, ressalta o executivo. Ele destaca também a relevância da região Sul do país, que ocupa a segunda posição, principalmente, em estágios iniciais de investimento, com a criação da Tech Road, por exemplo.

O número de investidores cresceu desde 2020:são 24 aceleradoras contra 15 do estudo passado. O grupo de anjos, por sua vez, mais do que dobrou de tamanho: de 16 para 33. O capital disponível subiu de R$ 5 bilhões para os atuais R$ 18 bilhões. Ceschin destaca que investimento existe e que há múltiplas formas para as captações de recursos vindos de diversos players. “Não existe um único roteiro ou via a ser percorrida”, aconselha.

Esse conteúdo integra a edição 341 da revista AMANHÃ, publicação do Grupo AMANHÃ. Clique aqui para acessar a publicação on-line, mediante pequeno cadastro.

Brasil tem R$ 18 bilhões disponíveis para investimento em empreendedorismo inovador

Apple não tem interesse em adotar protocolo RCS

Durante o lançamento de sua nova linha de smartphones, Tim Cook, CEO da Apple, respondeu a uma pergunta da imprensa sobre mensagens de texto RCS – protocolo que oferece uma versão mais moderna do SMS.

Para o principal executivo da Maçã, não há interesse por parte da companhia em ofertar uma melhor comunicação com aparelhos Android, sugerindo que os usuários que tenham dificuldade comprem o iPhone.

“Não ouço nossos usuários pedirem que coloquemos muita energia nisso”, disse aos jornalistas presentes. “Eu adoraria convertê-lo para o iPhone”.

Indagado sobre o relato de uma dificuldade de comunicação entre iPhones e Android, ele respondeu em tom irônico: “compre um iPhone para sua mãe”. 

A resposta de Cook parece confirmar que a firma de Cupertino mantém a mesma posição para o iMessage, o serviço de mensagens da Apple que está limitada somente a seus produtos.

Em 2021, durante um processo da Epic contra a Apple, ficou claro que as restrições do iMessage são estratégicas para impor barreiras ao Android e a comunicação entre os dispositivos.

“O iMessage no Android serviria simplesmente para remover [um] obstáculo para as famílias do iPhone darem aos seus filhos telefones Android”, declarou o chefe de software da Apple Craig Federighi no processo.

Todavia, apesar da negativa durante o evento, alguns jornalistas presentes afirmam que Cook deixou espaço aberto para uma possível adoção do RCS no futuro.

Durante o lançamento de sua nova linha de smartphones, Tim Cook, CEO da Apple, respondeu a uma pergunta…

Google Pixel tem detector de acidente veicular desde 2019

Sempre que a Apple anuncia sua nova geração de smartphones há uma percepção do público e imprensa de que os recursos lançados são inéditos no mercado.

Um dos que está bombando na imprensa especializada é o detector de acidente veicular que agora equipa o iPhone 14 e o Apple Watch.

Na verdade, este é mais um dos recursos que a Apple estava bastante atrasada.

Lançado em 2019, a feature está presente desde o Pixel 3, funcionando nas versões posteriores da linha do Google.

“O Pixel 3, 4 e versões mais recentes pode usar informações (como a localização do smartphone, sensores de movimento e sons próximos) para detectar um possível acidente de carro grave. Para usar o recurso de detecção de acidente de carro, é necessário ativar as permissões de local, atividade física e microfone. Se o smartphone determinar que você sofreu um acidente de carro grave e ligar para os serviços de emergência, seu local aproximado e os dados do acidente poderão ser transmitidos pelo “Serviço de localização de emergência” do Android”, explica o Google.

A gigante das buscas alerta que exercícios de alto impacto podem ativar o recurso:

“Seu smartphone pode não conseguir detectar todos os acidentes. Atividades de alto impacto também podem acionar chamadas para serviços de emergência. Seu smartphone Pixel pode não conseguir ligar para serviços de emergência em alguns casos, como quando o dispositivo está conectado a uma rede móvel fraca ou fazendo uma chamada”.

A conexão com satélites, que também foi pauta no lançamento dos novos iPhones, também está chegando ao Android em sua próxima geração.

Sempre que a Apple anuncia sua nova geração de smartphones há uma percepção do público e imprensa de…

Veículos usados têm o melhor resultado de vendas do ano em agosto

Setor registra alta de 10,9% sobre julho

As transações de automóveis e comerciais leves tiveram alta de 11,2% sobre julho e se aproximaram da marca de 1 milhão de unidades no mês

Com alta de 10,9% sobre julho, as transações de veículos usados, em agosto, tiveram o melhor resultado do ano, até o momento. No total, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), 1.316.272 veículos trocaram de titularidade no mês, com todos os segmentos automotivos registrando altas superiores a 9% sobre o resultado de julho, que havia tido o maior número de transações no ano até então.

“São dois meses seguidos de alta, nos quais as transações de usados tiveram seus melhores resultados até agora. O setor automotivo vem consolidando o movimento de recuperação, após um início de ano desafiador”, analisa Andreta Jr., presidente da entidade, lembrando dos primeiros meses de 2022, quando a queda nas transações de usados, na comparação com o mesmo período do ano anterior, que hoje é de 16,6%, chegou a quase 30%.

As transações de automóveis e comerciais leves tiveram alta de 11,2% sobre julho e se aproximaram da marca de 1 milhão de unidades no mês. Os modelos com até três anos de fabricação corresponderam a 11,7% do total transacionado no mês. No acumulado do ano, a participação desses veículos foi de 11%. O segmento de caminhões registrou a segunda maior elevação de todo o setor frente ao mês anterior, com alta de 14,3%, totalizando 34.234 unidades. As trocas de titularidade de implementos rodoviários são o destaque de agosto, com aumento de 18,7%, melhor resultado do setor. Os ônibus tiveram crescimento de 12,1%, somando 4.627 unidades transacionadas, melhorando o resultado positivo no ano (+7,8%). O mercado de motos usadas também registrou melhora (+9,3%) e, no ano, as transações já somam 1.964.471 unidades, volume que só fica abaixo das trocas de titularidade de automóveis no país.

Setor registra alta de 10,9% sobre julho

Dia da Independência do Brasil é destaque no Google

O Google está celebrando hoje o Dia da Independência do Brasil com um Doodle estilizado com detalhes da bandeira brasileira e o número 200.

Há exatos 200 anos, Dom Pedro I gritou às margens do rio Ipiranga “independência ou morte”, iniciando sua monarquia nas Américas.

“O Doodle de hoje comemora o Dia da Independência do Brasil, data que marca a declaração da independência do país em relação a Portugal, ocorrida no dia 07 de setembro de 1822”, publicou o Google.

“Anos depois, com a assinatura do Tratado do Rio de Janeiro em 1825, o Brasil recebeu, finalmente, o reconhecimento formal de sua soberania”.

“Em 2022, celebramos o 200º aniversário da independência do Brasil. Feliz dia da Independência!”

O Doodle está visível somente para os usuários no Brasil.

7 de setembro

O Brasil comemora o Dia da Independência em 7 de setembro. 

O príncipe regente, Dom Pedro, filho do rei português, Dom João VI, foi autorizado a governar se o rei morresse ou retornasse a Portugal. 

Após o retorno de seu pai a Portugal em 1821, Dom Pedro declarou fidelidade ao Brasil. 

A independência brasileira foi proclamada oficialmente em 22 de setembro de 1822 (embora agora o Dia da Independência seja comemorado em 7 de setembro).

Até 1831, Dom Pedro I governou, entregando o trono a seu filho de cinco anos, Pedro II. Anos de rebelião se seguiram a isso. 

Após um golpe militar em 1889, a República brasileira foi estabelecida e Pedro II foi expulso do país.

O território foi renomeado República dos Estados Unidos do Brasil e foi renomeado novamente para a República Federativa do Brasil em 1967. 

O Google está celebrando hoje o Dia da Independência do Brasil com um Doodle estilizado com detalhes da…

Google destaca apps para ficar por dentro das eleições no Brasil

O Google lançou uma série de aplicativos dedicados às eleições do Brasil na Google Play Store. De acordo com a empresa, a novidade faz parte de uma promessa de apoio aos eleitores que vão às urnas.

“Nesta coleção, destacada na nossa loja de aplicativos até o dia 31 de outubro, o eleitor brasileiro vai encontrar uma seleção composta por aplicativos oficiais da Justiça Eleitoral — como o e-Titulo e o Resultados –, além de aplicativos de notícias, de entidades de checagem de fatos ou que estejam relacionados ao exercício da cidadania”, publicou o Google.

Conheça os apps destacados:

e-Título (TSE): o aplicativo é a via digital do título de eleitor. É possível consultar a seção de votação, débitos eleitorais, perguntas e respostas, pedir justificativa de ausência, emitir certidão de quitação eleitoral, dentre outras atividades.Resultados (TSE): aplicativo oficial da Justiça Eleitoral para acompanhar o resultado das eleições.Pardal (TSE): aplicativo que permite o envio de denúncias para a Justiça Eleitoral e o Ministério Público sobre indícios de práticas indevidas ou ilegais relacionadas às eleições.Boletim na mão (TSE): aplicativo para leitura de QRCode contida no final do boletim impresso pela urna da seção eleitoral, permitindo acesso a uma cópia digital dos boletins de urna.Mudamos+: aplicativo desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS Rio) e que permite a assinatura de projetos de lei de iniciativa popular de forma eletrônica.Politize!: desenvolvido pela Politize!, organização sem fins lucrativos, o aplicativo reúne conteúdos sobre educação política.Comprova: lançado em agosto com apoio do Google, o aplicativo dá acesso aos conteúdos verificados pelo consórcio de veículos que compõem o Comprova e inclui ainda seções com dicas, lições de educação midiática, canal para envio de conteúdo suspeito e a ferramenta “pesquisa reversa” para envio e verificação de imagens.O Google lançou uma série de aplicativos dedicados às eleições do Brasil na Google Play Store. De acordo…

Poupança tem retirada líquida recorde de R$ 22 bilhões em agosto

Em 2022, saques superam depósitos em R$ 85,1 bilhões

O aumento dos juros tem sido insuficiente para fazer a poupança render mais que a inflação, provocando a fuga de investidores

A caderneta de poupança, aplicação financeira mais tradicional dos brasileiros, continua a enfrentar a fuga de recursos. Em agosto, os brasileiros sacaram R$ 22 bilhões a mais do que depositaram na poupança, informou o Banco Central (BC). É a maior retirada líquida (saques menos depósitos) registrada para um mês desde o início da série histórica, em 1995. Com o desempenho de agosto, a poupança acumula retirada líquida de R$ 85,1 bilhões nos oito primeiros meses do ano. Essa é a maior retirada acumulada para o período desde o início da série histórica, em 1995.

Em 2022, a caderneta registrou captação líquida (mais depósitos que saques) apenas em abril, quando o fluxo ficou positivo em R$ 3,5 bilhões. Nos demais meses, as retiradas superaram os depósitos, em um cenário de inflação e endividamento altos, combinado com rendimentos mais baixos por causa dos aumentos da taxa Selic (juros básicos da economia), que tornam outras aplicações de renda fixa mais atraentes. Em 2020, a poupança tinha registrado captação líquida (depósitos menos saques) recorde de R$ 166,3 bilhões. Contribuiu para o resultado a instabilidade no mercado de títulos públicos no início da pandemia de Covid-19 e o pagamento do auxílio emergencial, que foi depositado em contas poupança digitais da Caixa Econômica Federal.

No ano passado, a poupança tinha registrado retirada líquida de R$ 35,5 bilhões. A aplicação foi pressionada pelo fim do auxílio emergencial, pelos rendimentos baixos e pelo endividamento maior dos brasileiros. A retirada líquida – diferença entre saques e depósitos – só não foi maior que a registrada em 2015 (R$ 53,5 bilhões) e em 2016 (R$ 40,7 bilhões). Naqueles anos, a forte crise econômica levou os brasileiros a sacarem recursos da aplicação.

Rendimento
Até recentemente, a poupança rendia 70% da Taxa Selic (juros básicos da economia). Desde dezembro do ano passado, a aplicação passou a render o equivalente à taxa referencial (TR) mais 6,17% ao ano, porque a Selic voltou a ficar acima de 8,5% ao ano. Atualmente, os juros básicos estão em 13,75% ao ano. O aumento dos juros, no entanto, foi insuficiente para fazer a poupança render mais que a inflação, provocando a fuga de alguns investidores. Nos 12 meses terminados em agosto, a aplicação rendeu 6,72%, segundo o Banco Central. No mesmo período, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor-15 (IPCA-15), que funciona como prévia da inflação oficial, atingiu 9,6%. O IPCA cheio de agosto será divulgado no próximo dia 9 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com Agência Brasil

Em 2022, saques superam depósitos em R$ 85,1 bilhões

César Bochi é eleito diretor presidente do Sicredi

Ele ocupava a posição interina desde 11 de julho

Bochi tem formação na Harvard Business School, Insead Business School e Tel Aviv University em áreas de estratégia, governança e inovação

O conselho de administração da Sicredi Participações S.A (SicrediPar), holding do Sicredi, elegeu César Gioda Bochi como novo diretor presidente do Banco Cooperativo Sicredi e diretor executivo das empresas situadas no Centro Administrativo Sicredi (CAS). Bochi ocupava a posição interina de ambos os cargos desde 11 de julho, após a saída de João Francisco Sanchez Tavares, que teve uma trajetória de 24 anos no Sicredi.

“Inicio essa nova etapa feliz, motivado e ao mesmo tempo ciente da grande responsabilidade que é ser uma das lideranças de uma instituição financeira cooperativa com uma jornada de quase 120 anos, que hoje conta com mais de 6 milhões de associados e está presente em todo o Brasil, atuando de forma próxima e ativa para transformar as comunidades onde atua junto com nossas centrais e cooperativas”, afirma Bochi, em nota.

Há mais de 27 anos na instituição, passando por diversas áreas e cargos de liderança, Bochi atuava desde setembro de 2017 como diretor executivo de administração do Sicredi e desde fevereiro de 2019, acumulava também a função de diretor vice-presidente do Sicredi. O executivo é mestre em economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem MBA em Gestão de Projetos pela Escola Superior de Propaganda e Marketing; e em Finanças pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui ainda formação na Harvard Business School, Insead Business School e Tel Aviv University em áreas de estratégia, governança e inovação.

Alexandre Englert Barbosa foi indicado para assumir como diretor executivo de administração do Sicredi, cargo anteriormente exercido por Bochi. Englert é doutor em Ciências Econômicas, tem mais de 20 anos de experiência no mercado, dos quais 15 no Sicredi, onde exercia a função de Tesoureiro Executivo. A indicação do executivo ainda passará por homologação do Banco Central.

Como parte importante da governança da cooperativa de crédito, o Centro Administrativo do Sicredi (CAS), com sede em Porto Alegre é o conglomerado de empresas responsáveis pelo desenvolvimento de soluções, produtos e serviços, tecnologia e processos que atendem as necessidades de todas as 108 cooperativas e cinco centrais regionais. No CAS estão sediadas, além do Banco Cooperativo Sicredi e suas empresas controladas, a Confederação Sicredi, a Fundação Sicredi, a Sicredi Fundos Garantidores e a holding, SicrediPar.

Ele ocupava a posição interina desde 11 de julho