Fiesc projeta crescimento tímido para a indústria neste ano

Juros mais altos e incertezas no cenário externo por fator Trump colaboram

Segmentos como o de bens de capital devem observar uma menor demanda

A indústria catarinense deve esperar um cenário econômico desafiador em 2025, com crescimento modesto de 1,7%. A expectativa da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) considera que os fatores que impulsionaram o crescimento de mais de 7% em 2024 terão peso diferente este ano. Para o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, a alta dos juros e a alta do dólar tiveram um efeito negativo sobre a expectativa dos industriais. “O índice de confiança do empresário industrial já vem mostrando um maior pessimismo em relação à economia, especialmente porque não se enxerga solução de curto prazo para os motivos que levaram ao aumento da taxa básica de juros. O empresário não acredita na disposição do governo federal para reduzir gastos”, explica.

Entre os principais fatores para a desaceleração da economia catarinense estão o impacto do aumento dos juros em setores que dependem do crédito. O economista-chefe da Fiesc, Pablo Bittencourt, explica que segmentos como o de bens de capital devem observar uma menor demanda. “Além disso, o saldo de crédito à pessoa física para a aquisição de bens será fortemente afetado pela Selic [projetada a 15% a partir da metade de 2025], o que deve levar a um resultado negativo a partir de junho”, afirmou. Aliado ao fator crédito, o crescimento mais moderado da renda familiar também impacta o desempenho da indústria no ano. “Juros altos e o aumento do endividamento das famílias devem reduzir o consumo, o que afeta setores como os de automóveis, de eletrodomésticos e têxtil e de confecções”, analisa Bittencourt.

Aguiar destaca que a resiliência da indústria de Santa Catarina será colocada à prova e será necessário fazer ajustes em face às novas condições de crescimento. No cenário externo, as incertezas sobre os efeitos das políticas tarifárias já anunciadas ou prometidas pelo presidente norte-americano Donald Trump também preocupam. “Muitas medidas a serem tomadas pelos Estados Unidos ainda são desconhecidas, e a extensão delas e seus reais efeitos sobre as exportações catarinenses ainda são imprevisíveis”, explica o economista. Os Estados Unidos são o principal destino das exportações de Santa Catarina e o segundo maior parceiro comercial do estado.

Setores como agroindústria e construção civil serão fundamentais para minimizar os impactos de uma economia em desaceleração, na avaliação de Bittencourt. Um dos fatores que justifica a análise é que ambos os segmentos geram efeito encadeamento, ou seja, movimentam outros setores. Um exemplo é a construção civil, que impulsiona a indústria cerâmica, de plásticos, de metais e de madeira, por exemplo. “A construção civil deve ajudar a minimizar a desaceleração, pois o ciclo de obras iniciado em 2024 vai continuar precisando de matérias primas em 2025”, destaca o economista. Já a agroindústria deve se beneficiar do aumento da produção agrícola, estimada em 8%. Os reflexos esperados são de crescimento da indústria de proteína animal, especialmente na de carnes de aves e de suínos. A atividade destes dois setores movimenta ramos como o de plásticos e papel (embalagens) e o de metalurgia. Bittencourt reforça, no entanto, que mudanças na política fiscal brasileira e na política tarifária norte-americana podem alterar este cenário.

Juros mais altos e incertezas no cenário externo por fator Trump colaboram

BNDES aprova financiamento bilionário para a EPR no Paraná

Projeto prevê R$ 16 bilhões de investimentos em malha rodoviária

O segmento administrado pela EPR inclui, além das federais BR-153, BR-277 e BR-369, diversos trechos de rodovias estaduais e atende 27 cidades paranaenses, incluindo Curitiba

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou apoio de R$ 6,4 bilhões à concessionária EPR Litoral Pioneiro, responsável por administrar 605 quilômetros de rodovias que conectam o Litoral, Campos Gerais e Norte Pioneiro no Paraná. São R$ 829 milhões em financiamento direto e R$ 5,5 bilhões em emissão de debêntures. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (29) em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília. O investimento faz parte do Novo PAC. Esse é o primeiro projeto do BNDES de estruturação de capital das Rodovias Integradas do Paraná, que prevê a concessão de seis lotes. As rodovias administradas pela EPR Litoral Pioneiro, que integram o lote 2, terá 30 anos de concessão.

“É um setor extremamente estratégico para o escoamento da produção brasileira, ligando regiões importantes ao Porto de Paranaguá. A eficiência está no centro deste contrato. Prova disso são as tarifas, que são 31% menores do que nos contratos anteriores”, afirmou o diretor-presidente do Grupo EPR, José Carlos Cassaniga. Os investimentos em obras são estimados em R$ 16 bilhões, sendo R$ 10,5 bilhões em expansão e melhorias e R$ 5,5 bilhões em manutenção. O segmento administrado inclui, além das federais BR-153, BR-277 e BR-369, diversos trechos de rodovias estaduais e atende 27 cidades paranaenses, incluindo Curitiba. As principais intervenções previstas são a duplicação de mais de 350 quilômetros, 138 quilômetros de faixas adicionais e 73 quilômetros de vias marginais. A tarifa de pedágio média é 31% inferior em relação à praticada nas concessões anteriores.

A malha concedida conta com quatro praças de pedágio em operação e outras duas em implantação. O trecho operado pela concessionária é um importante corredor logístico do Paraná, conectando a Região Metropolitana de Curitiba ao litoral e ao Porto de Paranaguá, desempenhando importante papel no transporte da produção agrícola. O contrato de concessão da EPR Litoral Pioneiro prevê um amplo pacote de melhorias na infraestrutura rodoviária, abrangendo desde a recuperação, manutenção e conservação das vias até a ampliação de capacidade e modernização de trechos estratégicos. Serão gerados 105 mil empregos diretos e indiretos ao longo da concessão, sendo 43 mil gerados durante os primeiros cinco anos. As intervenções previstas também trarão melhorias significativas na trafegabilidade e segurança da Serra do Mar (BR-277). A EPR arrematou o lote 2 das rodovias paranaenses em 2023, em disputa na Bolsa de Valores de São Paulo (B3). O grupo também será responsável pelo Lote 6. A concessão, que engloba estradas das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná, prevê investimentos de R$ 20 bilhões em 662 quilômetros de rodovias, garantindo a duplicação de 70% das estradas do trecho. Esse contrato deve ser assinado neste trimestre.

Projeto prevê R$ 16 bilhões de investimentos em malha rodoviária

Por que os EUA viraram um ‘país sensível’ no Google Maps?

Recentemente, o Google reclassificou os Estados Unidos como um “país sensível” em seu sistema de mapas. Mas o que isso significa? Essa designação, que antes era aplicada apenas a países com governos restritivos ou disputas territoriais, como China, Rússia e Israel, agora inclui os EUA. A mudança aconteceu após o presidente Donald Trump anunciar a […]Recentemente, o Google reclassificou os Estados Unidos como um “país sensível” em seu sistema de mapas. Mas o que isso significa? Essa designação, que antes era aplicada apenas a países com governos restritivos ou disputas territoriais, como China, Rússia e Israel, agora inclui os EUA. A mudança aconteceu após o presidente Donald Trump anunciar a […]

Google libera Gemini 2.0 Flash para todos: a IA que processa 1.500 páginas em segundos

O Google anunciou o Gemini 2.0 Flash, sua mais recente inteligência artificial, está disponível para todos os usuários, tanto na versão web quanto nos aplicativos móveis. Essa nova versão estável substitui o modelo experimental lançado em dezembro de 2024 e traz uma série de melhorias que prometem facilitar ainda mais o dia a dia de […]O Google anunciou o Gemini 2.0 Flash, sua mais recente inteligência artificial, está disponível para todos os usuários, tanto na versão web quanto nos aplicativos móveis. Essa nova versão estável substitui o modelo experimental lançado em dezembro de 2024 e traz uma série de melhorias que prometem facilitar ainda mais o dia a dia de […]

Deep Research: a IA do Google que pesquisa para você

A internet é um universo de informações, mas encontrar exatamente o que precisamos pode ser uma tarefa demorada e, às vezes, frustrante. Pensando nisso, o Gemini, do Google, lançou uma funcionalidade recente chamada Deep Research, que simplifica esse processo. E o melhor: ela já está disponível para usuários do Gemini Advanced no Android, além de […]A internet é um universo de informações, mas encontrar exatamente o que precisamos pode ser uma tarefa demorada e, às vezes, frustrante. Pensando nisso, o Gemini, do Google, lançou uma funcionalidade recente chamada Deep Research, que simplifica esse processo. E o melhor: ela já está disponível para usuários do Gemini Advanced no Android, além de […]

Google Planilhas agora cria análises profissionais e códigos Python

Se você já se sentiu perdido ao tentar analisar dados em uma planilha, temos uma ótima notícia! O Google Planilhas recebeu uma atualização interessante, com a integração do Gemini, a inteligência artificial da Google. Agora, a ferramenta não só ajuda a organizar números, mas também cria gráficos, identifica tendências e até gera código Python para […]Se você já se sentiu perdido ao tentar analisar dados em uma planilha, temos uma ótima notícia! O Google Planilhas recebeu uma atualização interessante, com a integração do Gemini, a inteligência artificial da Google. Agora, a ferramenta não só ajuda a organizar números, mas também cria gráficos, identifica tendências e até gera código Python para […]

Google explica como funciona a atualização de locais no Google Maps

O Google anunciou que o Golfo do México será renomeado como “Golfo da América” em seus mapas, seguindo uma determinação do governo dos Estados Unidos. A mudança vem após uma ordem executiva assinada pelo presidente Donald Trump no dia de sua posse, em janeiro de 2025. Mas o que isso significa na prática? E por […]O Google anunciou que o Golfo do México será renomeado como “Golfo da América” em seus mapas, seguindo uma determinação do governo dos Estados Unidos. A mudança vem após uma ordem executiva assinada pelo presidente Donald Trump no dia de sua posse, em janeiro de 2025. Mas o que isso significa na prática? E por […]

Hackers estão usando o Gemini do Google para planejar ataques cibernéticos

Uma descoberta recente do Google revelou que hackers patrocinados por governos estão utilizando o Gemini, a inteligência artificial da empresa, para fortalecer seus ataques cibernéticos. De acordo com o Google Threat Intelligence Group (GTIG), esses grupos, conhecidos como APTs (Ameaças Persistentes Avançadas), estão usando o Gemini principalmente para agilizar tarefas como pesquisa de vulnerabilidades, reconhecimento […]Uma descoberta recente do Google revelou que hackers patrocinados por governos estão utilizando o Gemini, a inteligência artificial da empresa, para fortalecer seus ataques cibernéticos. De acordo com o Google Threat Intelligence Group (GTIG), esses grupos, conhecidos como APTs (Ameaças Persistentes Avançadas), estão usando o Gemini principalmente para agilizar tarefas como pesquisa de vulnerabilidades, reconhecimento […]

Doodle do Google celebra a House Music

Neste Black History Month, o Google homenageia a house music com um Doodle especial, destacando as raízes desse gênero musical que surgiu na comunidade negra de Chicago e conquistou o mundo. A house music, conhecida por seus ritmos cativantes e batidas eletrônicas, é hoje um fenômeno global, mas sua história começa nos clubes da cidade […]Neste Black History Month, o Google homenageia a house music com um Doodle especial, destacando as raízes desse gênero musical que surgiu na comunidade negra de Chicago e conquistou o mundo. A house music, conhecida por seus ritmos cativantes e batidas eletrônicas, é hoje um fenômeno global, mas sua história começa nos clubes da cidade […]

Google agora exige biometria ou senha para logins em dispositivos novos

person using macbook airSe você já se acostumou a confirmar logins no Google com um simples “Sim, sou eu”, prepare-se para uma novidade que promete deixar sua conta ainda mais protegida. O Google está introduzindo uma nova camada de segurança no processo de autenticação, e isso pode mudar a forma como você acessa seus serviços. Atualmente, a autenticação […]Se você já se acostumou a confirmar logins no Google com um simples “Sim, sou eu”, prepare-se para uma novidade que promete deixar sua conta ainda mais protegida. O Google está introduzindo uma nova camada de segurança no processo de autenticação, e isso pode mudar a forma como você acessa seus serviços. Atualmente, a autenticação […]

Startup catarinense desenvolve plataforma para TV conectada

Solução da Zedia une interatividade e personalização de campanhas

“A Zedia transforma a experiência da TV linear em internet, oferecendo ao espectador, às redes de TV, ao varejo, às agências e aos anunciantes possibilidades únicas como interatividade, personalização, mensurabilidade e comércio eletrônico, tudo integrado no mesmo sistema”, explica Bruno Pacheco, fundador e CEO da Zedia

A Zedia, startup pioneira em soluções para TV conectada (CTV), desenvolveu plataforma de inteligência artificial que possibilita aos anunciantes aproveitarem o potencial do aparelho. “A Zedia transforma a experiência da TV linear em internet, oferecendo ao espectador, às redes de TV, ao varejo, às agências e aos anunciantes possibilidades únicas como interatividade, personalização, mensurabilidade e comércio eletrônico, tudo integrado no mesmo sistema. Tecnologicamente, esta será a infraestrutura da TV do futuro no Brasil”, afirma Bruno Pacheco, fundador e CEO da Zedia, companhia sediada em Florianópolis.

A startup já está em operação em mais de 40 emissoras de quatro das cinco maiores redes de TV do Brasil: SBT, Record, Bandeirantes e RedeTV, além da Rede Brasil e Record News, alcançando mais de 7 milhões de domicílios e 20 milhões de telespectadores, em 22 estados em todo o país. A meta é alcançar 100 emissoras até o final de 2025, expandindo sua presença para todo o território nacional. No final de 2024, a operação totalizou 445 campanhas exibidas, para mais de 300 anunciantes, que vão de indústrias e operações de varejo regionais a grandes marcas de expressão nacional como Boticário, Claro, PagBank, Tramontina, McDonald´s, Prime Video, Boticário, PagBank, entre outras, principalmente do varejo, setor automotivo, beleza e cuidados pessoais.

“A Zedia é um sistema operacional agnóstico que pode operar em qualquer rede, qualquer grupo de mídia, qualquer marca de TV. Por esse e outros atributos, disrompe a TV para sempre. Todas as operações de TV do Brasil e do mundo serão ‘Zedia like’. Saímos na frente e, pela versatilidade e abrangência das nossas soluções, temos como objetivo ser o benchmark para o futuro da televisão”, projeta o empresário Pyr Marcondes, um dos sócios investidores da companhia. Guilherme Saccomani, que foi executivo C-Level do Publicis Groupe e hoje atua como conselheiro em diversas empresas também é investidor e conselheiro da Zedia.

Solução da Zedia une interatividade e personalização de campanhas

Câmara e Senado elegem novos presidentes

Hugo Motta vai liderar a Câmara e Davi Alcolumbre presidirá o Senado

A proclamação do resultado foi feita próximo das 19 horas deste sábado

A Câmara dos Deputados e o Senado elegeram neste sábado (1) seus novos presidentes. O senador Davi Alcolumbre (União-AP) foi escolhido como novo presidente da Casa até fevereiro de 2027. Ele foi eleito durante votação em primeiro turno, com um total de 73 votos, para um mandato de dois anos. Davi sucede Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que presidiu o Senado nos últimos quatro anos. Todos os 81 parlamentares que integram o Senado registraram presença no Plenário e votaram. A reunião preparatória para a eleição da nova Presidência foi aberta às 10h36 pelo até então presidente, Rodrigo Pacheco, e o resultado oficial foi anunciado às 15h19. Na disputa, Davi derrotou outros dois candidatos: o senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) e senador Eduardo Girão (Novo-CE), que obtiveram quatro votos cada um. O senador Marcos do Val (Podemos-ES) e a senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) retiraram as candidaturas.

O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) foi eleito presidente da Câmara dos Deputados para o biênio 2025-2026. O parlamentar foi eleito em primeiro turno, com 444 votos. Motta foi apoiado por um bloco formado por 17 partidos e 494 deputados. Integram o bloco PL, PT, PCdoB, PV, União, PP, Republicanos, PSD, MDB, PDT, PSDB, Cidadania, PSB, Podemos, Avante, Solidariedade e PRD. Como ele obteve a maioria absoluta (metade mais um) de votos dos presentes, não houve um segundo turno. A proclamação do resultado foi feita próximo das 19 horas deste sábado.

Trajetória de Hugo Motta
Com 35 anos, Motta é o deputado mais jovem a se eleger presidente da Câmara pós-redemocratização. Ele começou cedo na política e exerce atualmente o quarto mandato como deputado federal. Na última eleição, em 2022, foi o mais votado na Paraíba, com 158.171 votos. Na primeira vez que tomou posse na Câmara, em 2011, Hugo Motta fora eleito o deputado mais jovem, aos 21 anos, idade mínima para assumir o cargo, segundo a Constituição. Atualmente aos 35 anos, Motta também está na idade mínima para ocupar o cargo de presidente da República, já que o presidente da Câmara é o segundo na linha sucessória, depois apenas do vice-presidente, Geraldo Alckmin.

No primeiro mandato, Hugo Motta ainda era estudante de medicina. Por causa da eleição para a Câmara, teve de se transferir da Faculdade de Medicina Nova Esperança, em João Pessoa, para Universidade Católica de Brasília, onde concluiu o curso em 2013. Em 2015, Motta presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, que investigou as denúncias feitas pela Operação Lava Jato. Ele também presidiu a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (2014-2015) e três comissões especiais: desestatização da Eletrobras; proteção à saúde e ao meio ambiente e Zona Franca do semiárido nordestino. Motta está na liderança do Republicanos desde fevereiro de 2023.

Trajetória de Davi Alcolumbre
Davi Alcolumbre assumiu a Presidência imediatamente após ser eleito. Esta é a segunda vez que ele ocupa o cargo. Davi comandou a Casa pela primeira vez entre 2019 e 2021. Nascido em 19 de junho de 1977, em Macapá (AP), David Samuel Alcolumbre Tobelem iniciou a trajetória política como vereador da capital amapaense, eleito pelo PDT em 2001. O novo presidente do Senado tornou-se deputado federal no ano seguinte. De lá, em 2005, filiou-se ao então Partido da Frente Liberal (depois chamado Democratas e, hoje, União Brasil). Em 2006, conquistou novo mandato na Câmara dos Deputados. Em 2009, licenciou-se para assumir o cargo de secretário municipal de Obras e Serviços Públicos de Macapá, durante a gestão do prefeito Roberto Góes. Retornou à Câmara em março de 2010, ano em que concorreu ao cargo mais uma vez e foi reeleito.

Em 2014, sagrou-se senador. Em 2015, comandou a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) e, em 2018, licenciou-se para concorrer ao governo do Amapá, sem sucesso. No retorno ao Senado, em 2019, foi escolhido presidente da Casa pela primeira vez, o mais jovem a ocupar o cargo. Naquele mesmo ano, como presidente da República em exercício, assinou a transferência definitiva das terras da União ao Amapá, uma reivindicação do estado de mais de 30 anos. Ele foi reeleito para o Senado em 2022 e nos últimos quatro anos comandou a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Com Agências Câmara e Senado

Hugo Motta vai liderar a Câmara e Davi Alcolumbre presidirá o Senado

Rio Grande do Sul tem superávit de R$ 622 milhões em 2024

Este é o quarto ano consecutivo que as receitas são maiores que as despesas

O Rio Grande do Sul manteve os resultados positivos mesmo com os efeitos da calamidade, mas ainda enfrenta desafios de longo prazo pela necessidade de financiamento das suas despesas

Pelo quarto ano consecutivo, o resultado orçamentário do Rio Grande do Sul fecha com receitas maiores do que as despesas, chegando a R$ 622 milhões. Por causa da ampliação de gastos decorrentes da calamidade pública, houve aumento nos investimentos em R$ 2 bilhões em relação ao ano anterior, que já vinha com tendência de aumento após o maior controle financeiro estadual e das privatizações. Já o resultado primário, que não considera receitas nem despesas de natureza financeira, como a dívida, foi positivo em R$ 1,7 bilhão. A reconstrução do Rio Grande do Sul, após as enchentes de maio, está sendo viabilizada por uma série de fatores. Entre eles, estão a suspensão do pagamento da dívida com a União, a recuperação de perdas tributárias e o próprio Regime de Recuperação Fiscal (RRF).

O secretário-adjunto da Fazenda, Itanielson Cruz, afirma que o Rio Grande do Sul manteve os resultados positivos mesmo com os efeitos da calamidade, mas ainda enfrenta desafios de longo prazo pela necessidade de financiamento das suas despesas. “Se não estivesse no Regime de Recuperação Fiscal ou contando com as receitas extraordinárias dos últimos anos, os resultados seriam negativos. E é por isso que avanços como a estabilização do déficit previdenciário e a mudança nos encargos da dívida são importantes”, explica.

Ele aponta destaques importantes, como a recuperação da arrecadação própria, com aumento de R$ 7 bilhões na receita tributária bruta. O ICMS bruto aumentou de R$ 45 bilhões em 2023 para R$ 50,8 bilhões em 2024, fato que favoreceu tanto as finanças estaduais quanto as dos municípios gaúchos. O avanço na arrecadação decorre em parte da introdução de alíquotas ad rem [reajustes feitos com valores fixos em centavos] para o ICMS sobre combustíveis e lubrificantes, a partir de maio de 2023, e pelo reajuste da alíquota ad rem com efeitos a partir de março de 2024, além da retomada da incidência do ICMS sobre a distribuição e transmissão de energia elétrica, que geraram efeitos somente a partir de maio do ano passado. Embora esse seja um resultado positivo, em especial ao se considerar as perdas econômicas provocadas pelas enchentes, em valores atualizados pelo IPCA a arrecadação atingida no ano (R$ 51,8 bilhões) ainda está 7% abaixo do patamar verificado no ano de 2021 para o mesmo período (R$ 55,7 bilhões). Isso sugere que as reduções promovidas nas alíquotas de combustíveis, comunicações e energia elétrica ainda não foram totalmente recuperadas.

Dívida suspensa
O valor de R$ 1,9 bilhão que o Rio Grande do Sul deixou de pagar da dívida com a União entre junho e dezembro passou a compor o Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs). Os gastos totais com a calamidade pública, financiados pelo Funrigs, pelos recursos do Tesouro e outras fontes, totalizaram R$ 5,2 bilhões. “Apesar de os resultados fiscais seguirem positivos de 2024 e da importante recuperação econômica a despeito da magnitude da tragédia, o Rio Grande do Sul segue com questões estruturais que demandarão especial atenção, como a dívida com a União, os precatórios e os gastos previdenciários”, avalia Itanielson. Ele ainda afirma que há expectativa para maior sustentabilidade fiscal nos próximos anos com base no Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag), que revisa os termos das dívidas dos estados com a União.Porém, os recentes vetos ao projeto causaram insegurança jurídica, tornando inviável a adesão do Rio Grande do Sul ao programa neste momento, pois representaria, na prática, perda entre R$ 4 bilhões e mais de R$ 7 bilhões de recursos para reconstrução gaúcha, a depender do momento da adesão.

Pelos novos termos, o Rio Grande do Sul, que atualmente está com os pagamentos da dívida suspensos, teria de reassumir o pagamento das dívidas garantidas pela União que hoje não estão sendo pagas. Além disso, o Rio Grande do Sul teria de começar a fazer repasses equivalentes a 2% do saldo devedor da dívida com a União (ou cerca de R$ 2 bilhões por ano) para o Fundo de Equalização Federativa (FEF), criado para compensar todos os governos estaduais, independente da situação fiscal. “A dívida segue como preocupação permanente e, ao longo deste ano, teremos de seguir atuando e avaliando a pertinência do Propag frente ao Regime de Recuperação Fiscal, tendo em vista que o Rio Grande do Sul precisará, até dezembro deste ano, optar por um dos dois caminhos”, explica Itanielson.

Este é o quarto ano consecutivo que as receitas são maiores que as despesas

Febraban explica como se proteger do “golpe da selfie”: entenda

Bandido diz que vítima ganhou cesta básica, benefício extra previdenciário ou brindes e pede que ela tire uma selfie para receber o presente; abordagem é golpe

“Fique atento e não aceite este tipo de abordagem, porque é golpe. Jamais aceite o pedido de um desconhecido para tirar uma selfie para receber qualquer coisa que lhe ofereça”, alerta Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban

Quadrilhas de criminosos se aproveitam da boa-fé e da vulnerabilidade da população para obter vantagens financeiras de maneira ilícita por meio de golpes. A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) alerta que atualmente os bandidos estão aplicando o golpe da selfie, que tem trazido muita dor de cabeça e prejuízos para o cliente bancário e a população em geral.

A vítima pode ser qualquer pessoa, entretanto, o público idoso é um dos alvos preferenciais dos criminosos, muitas vezes, devido à falta de familiaridade tecnológica para as atividades do dia a dia.

Neste golpe, após descobrir dados pessoais, o bandido entra em contato com a vítima e diz que ela ganhou um benefício ou brinde – um dos artifícios mais usados atualmente é a doação de uma cesta básica mensal ou até um benefício extra previdenciário, que na verdade não existe.

Entretanto, informa que para que ela receba o benefício, é necessário fazer uma selfie para algum tipo de comprovação com o fornecedor do benefício. O bandido coloca uma fita isolante no celular ou tampa todos os campos para que a pessoa não perceba que está dentro de um ambiente bancário e prestes a para fazer autenticação biométrica para uma operação de crédito.

“Fique atento e não aceite este tipo de abordagem, porque é golpe. Jamais aceite o pedido de um desconhecido para tirar uma selfie para receber qualquer coisa que lhe ofereça”, alerta Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban.

A Febraban ressalta que o sistema biométrico é uma tendência em vários tipos de operações de reconhecimento, não só no sistema bancário. E as ferramentas dos bancos são sofisticadas e identificam que de fato é a pessoa que está fazendo a identificação naquele momento, e que ela está viva. Isso faz com que seja impossível que o bandido pegue uma foto da vítima da rede social para a aplicação de um golpe no sistema bancário.

Em outra variação deste golpe, criminosos entram em contato com a vítima e dizem que têm um brinde para entregar ou um presente de aniversário, e insistem para que a pessoa receba o presente pessoalmente. Os criminosos entregam algo para a vítima, geralmente flores, cosméticos ou chocolate, e nesse momento, pedem o pagamento de taxa de entrega, que só pode ser paga com cartão.

O entregador/golpista geralmente usa uma maquininha com o visor danificado, que impossibilita a visualização do valor digitado na tela. Outra forma é o criminoso usar algum artifício para desviar a atenção da vítima, para que ela digite a senha no campo destinado ao valor da compra, possibilitando a visualização e uso.

Para evitar estes golpes, a Febraban recomenda que o cliente:

– Nunca aceite presentes e brindes inesperados, sem saber quem realmente mandou

– Não forneça dados pessoais em links enviados pela internet de supostas promoções e tenha muito cuidado ao preencher cadastros na internet

– Não aceite realizar pagamentos se o visor da maquininha estiver danificado, impedindo que você veja o valor real que está pagando

– Jamais aceite tirar fotos ou selfies para receber brindes ou em qualquer outro pedido de desconhecidos.

Assista ao vídeo com mais orientações abaixo: 

Bandido diz que vítima ganhou cesta básica, benefício extra previdenciário ou brindes e pede que ela tire uma selfie para receber o presente; abordagem é golpe

Febraban explica como se proteger do “golpe da selfie”: entenda

Bandido diz que vítima ganhou cesta básica, benefício extra previdenciário ou brindes e pede que ela tire uma selfie para receber o presente; abordagem é golpe

Quadrilhas de criminosos se aproveitam da boa-fé e da vulnerabilidade da população para obter vantagens financeiras de maneira ilícita por meio de golpes. A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) alerta que atualmente os bandidos estão aplicando o golpe da selfie, que tem trazido muita dor de cabeça e prejuízos para o cliente bancário e a população em geral.

Bandido diz que vítima ganhou cesta básica, benefício extra previdenciário ou brindes e pede que ela tire uma selfie para receber o presente; abordagem é golpe