Avançar para o conteúdo

Smart City Expo Curitiba 2022 confirma seus primeiros speakers

  • por

Evento de cidades inteligentes vai reunir 10 mil pessoas em 24 e 25 de março na capital nacional da inovação

Gil Peñalosa é um dos principais palestrantes do evento

Terceira edição do maior evento brasileiro de cidades inteligentes, o Smart City Expo Curitiba 2022 (SCECWB) acaba de confirmar seus primeiros speakers. Organizado desde 2018 pelo iCities Smart Cities Solutions – hub de negócios e soluções em cidades inteligentes pioneiro no Brasi l– o evento deve reunir 10 mil pessoas de todo o mundo nos dias 24 e 25 de março somando os públicos presencial e remoto. No intervalo causado pela pandemia, uma edição online foi promovida para manter vivo o debate.

Um dos urbanistas mais importantes do mundo, Gil Peñalosa estará em Curitiba como um dos principais palestrantes do SCECWB. Fundador e presidente da organização canadense sem fins lucrativos 8 80 Cities, Penãlosa tem atuação em 345 cidades pelo mundo. É também o primeiro embaixador dos Parques Urbanos Mundiais, apaixonado pela criação de cidades justas e sustentáveis, onde as pessoas possam viver de forma mais saudável e feliz.

Diretor de Resiliência da cidade de Milão (Itália), Piero Pelizzaro tem 10 anos de experiência em políticas de mudanças climáticas e resiliência urbana. Ele também é consultor do Ministério Italiano de Transição Ecológica. Já Adriana Molano é analista de tendências digitais, fundadora do Centro Latinoamericano de Digital para el Desarrollo, de Bogotá (Colômbia). E o português Jorge Saraiva, presidente da Rede Europeia de Políticas Urbanas e diretor de inovação na Transição Energética para a Três60, especialista no desenvolvimento de ecossistemas de inovação cívica

Já Fabro Steibel é diretor executivo do Institute for Technology & Society (ITS Rio), foi membro do Future Global Council do WEF, e tem fellow em governo aberto pela OAS. Diretor de Empreendedorismo Inovador do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Cesar de Oliveira também estará presente no evento. Ele possui 10 anos de experiência no setor público, apoiando o desenvolvimento de políticas públicas em temas como CT&I, telecomunicações, economia digital e proteção de dados.

Também estão confirmados o colombiano Darío Hidalgo, diretor da Fundación Visión Cero 3, com 33 anos de experiência no setor de transportes, como funcionário do governo, pesquisador e consultor de agências e organizações internacionais; Edelvicio Souza, especialista em inovação industrial da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) e professor convidado da Fundação Dom Cabral; e Antonio Carvalho e Silva Neto, secretário municipal do gabinete de Governança de Maceió (AL) e presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.

O SCECWB vai atuar novamente como um grande hub de conexão e networking entre gestores das iniciativas públicas, diretores e executivos de organizações privadas, investidores, empreendedores, pesquisadores, órgãos de fomento e sociedade civil. Com apoio da Prefeitura de Curitiba, da Agência Curitiba e do Vale do Pinhão, o evento conta com patrocínio de empresas como Mastercard, Indra, Sebrae Paraná, L8, Planet Smart City, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Renault e BRDE.

O Smart City Expo faz parte de uma rede mundial de eventos, originada pelo maior e mais importante evento de cidades inteligentes do mundo, o Smart City Expo World Congress, organizado pela Fira Barcelona. O evento mundial reúne anualmente em Barcelona mais de 25 mil participantes de 150 países. A Fira Barcelona – formada pela prefeitura de Barcelona, Governo da Catalunha e Câmara de Comércio de Barcelona –, é uma instituição internacional referência na organização de grandes eventos e que realiza anualmente o Smart City Expo World Congress e outras edições com a mesma temática ao redor do mundo, como Mérida (Espanha), Atlanta (EUA), Doha (Catar) e Shanghai (China).

A edição de 2022 terá como temática “Society Leading the Urban Future” (O Futuro Urbano Liderado pela Sociedade, em livre tradução), e tratará em sua área de congresso sobre os seguintes temas: Tecnologias Inteligentes para Cidades; Inovação e Negócios Disruptivos; Governança em uma Sociedade Inteligente; Mobilidade Inteligente para o Futuro; e Cidades Sustentáveis.

Os ingressos para o congresso estão à venda em https://smartcityexpocuritiba.com/. O acesso à área de exposição é gratuito, mediante a doação de um quilo de alimento ou agasalho, e o credenciamento prévio no mesmo site.

Evento de cidades inteligentes vai reunir 10 mil pessoas em 24 e 25 de março na capital nacional da inovação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.