Avançar para o conteúdo

O papel de um líder de TI no cenário pós-pandemia

  • por

Um líder é feito da soma de suas habilidades e experiências

Uma de suas habilidades é nutrir novos talentos dentro da empresa, compartilhando e gerando conhecimento

Liderança, uma palavra que ganhou muito destaque nas redes sociais nos últimos anos, especialmente na boca de coachs e vendedores de “cursos” online. Embora o conceito seja banalizado nas redes, papéis de liderança são fundamentais em qualquer empresa e um líder de TI é um ativo valiosíssimo e muito disputado pelo mercado. Por isso, decidimos comentar as qualidades essenciais para esse profissional.

Conhecimento
Antes de mergulhar em cursos sobre liderança, o essencial é dominar a sua área de atuação, em nosso caso, dominar o seu setor de TI. Uma liderança, além de saber como funcionam todos os processos sob seu comando, deve ser capaz de auxiliar seus funcionários nas tarefas mais complexas de modo que a equipe continue atuando com total eficiência. O papel de liderança está profundamente ligado às capacidades técnicas do líder e sua habilidade de nutrir novos talentos dentro da empresa, compartilhando e gerando conhecimento.

Acessibilidade
Um bom líder ouve e reconhece a ideia dos seus funcionários. Ser acessível, ouvir e orientar é um papel fundamental para um bom líder em uma equipe harmônica. A ideia de impor hierarquia, ignorar funcionários menos experientes e ser inacessível é completamente ultrapassada. Por este motivo, empresas estão valorizando aqueles que conseguem manter uma boa relação com a equipe ao mesmo tempo em que coordena o time de forma profissional. Um líder acessível mostra aos seus funcionários que podem sempre contar com ele, conversar, sugerir e aprender.

Resiliência
Trabalhar em grandes companhias envolve, inevitavelmente, lidar com pressão. Um líder deve ter a capacidade de se adaptar às situações adversas e guiar o time durante esses momentos para que o fluxo de trabalho continue de maneira eficiente. Ser naturalmente resiliente é uma vantagem natural para pessoas no mundo coorporativo, porém, isso não impede que você desenvolva essa habilidade por meio de experiências. Por isso, é importante observar e aprender com pessoas mais experientes de modo a se preparar quando for a sua vez na liderança.

Empatia
Pessoas não são ferramentas e é essencial que um líder veja seus colegas como seres humanos e seja capaz de sentir empatia por cada um. Entender o que a outra pessoa está passando é uma capacidade fundamental para que o líder possa guiar essa pessoa para o melhor caminho possível, fornecendo conselhos e ensinamentos.

Experiência
Um líder é feito da soma de suas habilidades e experiências, sendo necessário um certo tempo para que um profissional amadureça e seja capaz de liderar uma equipe de maneira competente. A soma dessas habilidades é o que pode diferenciar o líder do chefe, uma vez que a posição de comando não implica necessariamente na capacidade de liderar. Muitas vezes, sendo necessário que chefes ou administradores deleguem essa tarefa e escolham líderes capazes para suas equipes.

Liderar ou não?
Por fim, nem todas as pessoas querem ser líderes, seja por não se identificarem com as habilidades necessárias ou simplesmente por preferirem trabalhar somente com a parte técnica. A liderança é apenas um dos caminhos que um profissional pode escolher e a excelência pode ser encontrada de várias formas. Basta encontrar o seu caminho ideal.

Um líder é feito da soma de suas habilidades e experiências

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.