Avançar para o conteúdo

O Auxílio Emergencial irá retornar agora nos mês de Abril?

O governo federal está atualmente analisando a possibilidade de novas mudanças em sua previdência social. O plano é projetado para lidar com o que os cidadãos brasileiros atualmente percebem como um aumento no consumo de combustível. Na resposta proposta, porém, não há retorno do auxílio emergencial.

Segundo fontes dos bastidores, membros do Ministério da Economia e do Palácio do Planato concordam que esse não é o melhor caminho no momento. O auxílio emergencial terminou oficialmente em outubro passado. Segundo o Ministério da Cidadania, o auxílio emergencial já atingiu quase 70 milhões de pessoas.

Esse é o número de brasileiros que receberam pelo menos alguns benefícios entre 2020 e 2021. No entanto, essa situação não deve se repetir agora em 2022. Membros do Ministério da Economia acreditam que não há necessidade de reviver o esquema por várias razões.

PUBLICIDADE

Além disso, o governo federal vê a necessidade de ser cauteloso com os gastos públicos. Por exemplo, em 2020, o auxílio emergencial de 600 reais só é possível se a Assembleia Nacional aprovar um período de calamidade pública. A aprovação não é mais válida em 2022.

Que mudanças haverá?

Se o governo federal não está mais apostando na volta do auxílio emergencial, o que resta? Também com base em informações de bastidores, a ideia central agora é fazer pequenas mudanças nos benefícios já existentes. Por exemplo, há uma proposta para aumentar o valor do Auxílio Brasil.

Hoje, de acordo com o Ministério da Cidadania, o valor mínimo de transferência é de 400 reais, podendo chegar a 450 reais ou até 500 reais. Por outro lado, outra facção do governo federal acredita que o melhor a fazer é fazer mudanças no Selo Nacional de Gasolina. A ideia é aumentar o número de usuários do programa. Hoje, pouco mais de 5,6 milhões recebem o benefício.

Auxílio Emergencial

O Governo Federal começou a pagar o Auxílio Emergencial ainda no início de 2020. O objetivo inicial era atender as pessoas que não conseguiam trabalhar por causa dos fechamentos de atividades provocados pela pandemia.

Depois de um hiato de três meses sem pagamentos, o Governo retomou os repasses do programa ainda no último mês de abril do ano passado. Todavia, essa segunda fase do Auxílio Brasil atendeu menos gente. Foram 39 milhões de pessoas, segundo o Ministério da Cidadania

Existia por parte da população a expectativa de que o Governo Federal pudesse aplicar esse retorno ainda este ano. No entanto, neste momento é pouco provável que isso aconteça de fato.

Auxílio Brasil

​É um programa de transferência direta e indireta de renda, destinado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país, de modo que consigam superar a situação de vulnerabilidade social.

O Programa é gerido pelo Ministério da Cidadania, responsável pelo envio dos recursos para pagamento.

A CAIXA é responsável por realizar o pagamento do Auxílio Brasil para as pessoas selecionadas pelo Ministério da Cidadania, e também pela disponibilização de canais para atendimento aos beneficiários que tenham dúvidas sobre o saque do benefício

Leia também:

Inscreva-se e receba o Vale-Gás Nacional agora em Abril
É possível solicitar empréstimo no Caixa Tem de até R$3mil pelo app

O post O Auxílio Emergencial irá retornar agora nos mês de Abril? apareceu primeiro em Job Concursos.

O governo federal está atualmente analisando a possibilidade de novas mudanças em sua previdência social. O plano é projetado para lidar com o que os cidadãos brasileiros atualmente percebem como um aumento no consumo de combustível. Na resposta proposta, porém, não há retorno do auxílio emergencial. Segundo fontes dos bastidores, membros do Ministério da Economia
O post O Auxílio Emergencial irá retornar agora nos mês de Abril? apareceu primeiro em Job Concursos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.