Fraport Brasil entrega pista ampliada do Porto Alegre Airport

Essa é a última etapa de obras exigidas no contrato de concessão

A extensão será um diferencial para a indústria gaúcha, que hoje precisa transportar a maior parte da sua produção por rodovia até São Paulo para, então, seguir ao destino por via aérea ao destino no exterior

A esperada obra de ampliação da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Internacional de Porto Alegre foi liberada para uso nesta quinta-feira (19), fruto de um investimento de R$ 135 milhões. Parte das melhorias atribuídas à Fraport Brasil pelo contrato de concessão firmado com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), as obras da pista deveriam ser entregues em dezembro de 2021. Entretanto, devido à pandemia de Covid-19 e o consequente atraso na desocupação de parte da área da Vila Nazaré, que ficava dentro do sítio aeroportuário, a Agência concedeu mais oito meses de prazo para a conclusão dos trabalhos.

A pista de pouso e decolagem anterior, com 2.280 metros, permitia operações com alcance máximo de aproximadamente 9 mil quilômetros, porém com a capacidade máxima de passageiros e carga aérea limitada (75%). A ampliação para 3.200 metros permitirá operações de carga completa a uma distância de cerca 12 mil quilômetros. A extensão será um diferencial para a indústria gaúcha, que hoje precisa transportar a maior parte da sua produção por rodovia até São Paulo para, então, seguir ao destino por via aérea ao destino no exterior.

“A capacidade da pista de pouso e decolagem não foi modificada e os procedimentos para a operação segura e eficiente da infraestrutura instalada seguem, da mesma forma, os regulamentos estabelecidos. Não teremos atrasos ou outros impactos negativos na operação devido à extensão da pista”, explica Andreea Pal, presidente da Fraport Brasil.

Essa é a última etapa de obras exigidas no contrato de concessão

Author:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *