Ele substituirá Bruno Funchal
O ex-ministro do Planejamento Esteves Colnago assumirá o comando da secretaria especial de Tesouro e Orçamento da pasta. A nomeação foi confirmada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. Colnago substituirá Bruno Funchal, que pediu exoneração na quinta-feira (21) alegando motivos pessoais.
A secretária especial adjunta do Tesouro e Orçamento, Gildenora Dantas, e o secretário adjunto do Tesouro Nacional, Rafael Araujo, também pediram exoneração, assim como o secretário do Tesouro Nacional, Jeferson Bittencourt. Recentemente, Funchal e Bittencourt haviam se manifestado contrários a quaisquer medidas que flexibilizem o teto federal de gastos, seja para renovar o auxílio emergencial, seja para ampliar o Bolsa Família e criar o Auxílio Brasil.
Assessor especial de Relações Institucionais do Ministério da Economia, Colnago foi ministro do planejamento entre abril e dezembro de 2018, no final do governo Michel Temer. De maio de 2016 a abril de 2018, foi secretário-executivo do Planejamento, durante a gestão do ex-ministro Dyogo Oliveira.
Com Agência Brasil
Ele substituirá Bruno Funchal