Archives 2025

Klabin inaugura maior fábrica de papelão ondulado das Américas

Companhia paranaense investiu R$ 1,5 bilhão na planta de Piracicaba

Alinhada às premissas da Indústria 4.0, unidade alia tecnologia e eficiência

A Klabin realizou nesta quinta-feira (27) a cerimônia de inauguração de sua mais recente unidade industrial, em Piracicaba (SP). A fábrica é resultado de um investimento de R$ 1,5 bilhão, tem capacidade de produção de 240 mil toneladas de papelão ondulado por ano, o equivalente a 421 milhões de metros quadrados anuais. Em operação desde abril de 2024, a Unidade Piracicaba II está posicionada como a maior e mais moderna fábrica de embalagens de papelão ondulado em operação nas Américas. O projeto reúne o que há de mais moderno em termos de tecnologia e fortalece o modelo de integração da Klabin, ampliando a capacidade de conversão de papéis em embalagens.

“Conseguimos reunir neste projeto o que há de mais moderno em termos de tecnologia para entregar, com ainda mais eficiência, as melhores embalagens aos nossos clientes. Além disso, a localização da Unidade em um grande centro consumidor do Brasil confere à Klabin uma vantagem logística relevante, que agiliza a distribuição para clientes de diversas regiões do País. A Unidade Piracicaba II representa um marco na história da Klabin e no setor de embalagens”, comenta Cristiano Teixeira, diretor-geral da Klabin.

A planta conta com um estoque de papel com capacidade para 6 mil bobinas – o equivalente a 15 mil toneladas – e possui 16 docas de carregamento na expedição, que funcionam simultaneamente. Um sistema totalmente automatizado para montagem e saída de paletes, otimizando a logística e proporcionando maior eficiência operacional. Entre os destaques em tecnologia está um estoque vertical, pioneiro na América Latina, com capacidade de armazenar 2,3 milhões de metros cúbicos de chapas de papelão ondulado (equivalente a 1.100 toneladas). Este número representa o consumo médio de 30 horas das impressoras. A Klabin é a sétima maior empresa da região e também a terceira maior do Paraná, de acordo com o ranking 500 MAIORES DO SUL, publicado pelo Grupo AMANHÃ com o apoio técnico da PwC Brasil (veja o ranking completo aqui e o anuário digital completo clicando neste link).

Companhia paranaense investiu R$ 1,5 bilhão na planta de Piracicaba

Paraná anuncia implantação do primeiro hub de GovTechs

A APTSJC foi homologada para estruturar, gerir e operar o ambiente que será instalado em Curitiba

Hub terá objetivo aproximar o setor público de soluções inovadoras desenvolvidas por startups e empresas de tecnologia

O governo paranaense, por meio da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI). anunciou nesta quarta-feira (26), durante o Smart City Curitiba, a criação do primeiro hub de GovTechs estadual. A Associação Parque Tecnológico de São José dos Campos (APTSJC) foi homologada em chamada pública para estruturar, gerir e operar o ambiente, que será instalado no Canal da Música, em Curitiba. O investimento previsto é de R$ 15 milhões ao longo de três anos e a expectativa é de que o hub comece a operar a partir de abril. O secretário da Inovação, Alex Canziani, explica que espaço terá como objetivo aproximar o setor público de soluções inovadoras desenvolvidas por startups e empresas de tecnologia voltadas à modernização da gestão governamental.

“Estudos indicam que o setor de Govtechs vai representar investimentos acima de US$ 1 trilhão nos próximos anos. O crescimento de startups que trabalham nessa área cresceu em 2024 em 480%. Com o hub, vamos poder identificar problemas na administração pública e encontrar startups que ofereçam a solução. Isso significa melhoria em atendimentos ao cidadão em todas as áreas”, afirmou. O conceito de GovTechs abrange negócios que criam soluções específicas para órgãos públicos, atuando em áreas como saúde, educação, segurança, mobilidade urbana e transparência. Essas tecnologias incluem, por exemplo, sistemas de inteligência artificial para otimizar serviços, plataformas para desburocratização de processos e ferramentas que melhoram a comunicação entre governo e população.

O termo de colaboração firmado prevê repasses anuais de até R$ 5 milhões, contemplando estruturação física, manutenção e operação do hub, além do financiamento de programas de aceleração e capacitação para startups. Dois terços dos recursos serão destinados à estruturação e custeio, enquanto o restante será aplicado em iniciativas voltadas ao fomento do empreendedorismo e à inovação, por meio de editais específicos. A APTSJC, responsável pela implementação do projeto, atua há 18 anos na gestão do Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos (SP), um dos principais ambientes de inovação do país. O espaço abriga cerca de 200 instituições, entre startups, universidades, centros de pesquisa e empresas, e já desenvolveu iniciativas voltadas à inovação aberta e à aceleração de negócios de base tecnológica.

O presidente do APTSJC, Jeferson Cheriegate, explicou que o hub vai criar um ambiente tecnológico para as startups. “Conseguimos converter sonhos de empreendedores em negócios viáveis. No caso do Paraná, vamos focar no desenvolvimento de soluções estaduais para governos e criar mercado para que essas empresas possam florescer”, disse. O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, destacou a importância de um hub para atender prefeituras. A capital paranaense, que sedia nesta o evento Smart City, já venceu dois títulos de mais inteligente do mundo. “O hub de GovTechs é importante para o cidadão porque é neste espaço que serão criadas soluções que melhorem a vida das pessoas. E Curitiba é uma cidade que trabalha para se modernizar e que vai utilizar as soluções que serão implementadas”, afirmou.

Modelos semelhantes já são utilizados em alguns lugares do mundo para integrar startups ao setor público, como no Reino Unido, Portugal e Estônia, países reconhecidos pela política de transformação digital em seus governos. “O Parque Tecnológico de São José dos Campos possui uma frente em GovTechs consolidada, e apresentou durante a chamada pública um plano de trabalho capaz de auxiliar o Paraná a ser destaque no apoio aos municípios com soluções inovadoras”, afirmou o diretor de relações institucionais da Secretaria de Inovação, Diego Nogueira. Além disso, o Paraná conta com outras iniciativas em andamento como o polo de inovação Fábrica de Ideias, que funcionará como um grande centro de inovação, tecnologia, cultura e lazer no local da antiga fábrica da Ambev, no bairro Rebouças, também na capital paranaense. A construção do polo está em fase de licitação, com investimento previsto de até R$ 311 milhões.

A APTSJC foi homologada para estruturar, gerir e operar o ambiente que será instalado em Curitiba

André Larentis presidirá a Aprovale para o biênio 2025/2026

Enólogo substituirá Ronaldo Zorzi na liderança da entidade

Larentis tem como objetivo, além de seguir com as ações que sustentam os objetivos da entidade, buscar aprovação de um projeto de lei que oficializa o Vale dos Vinhedos como rota turística

O enólogo André Larentis (foto) assume a presidência da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale) para o biênio 2025/2026. Um dos relevantes projetos que estará sob a guarda da entidade neste período é a construção do Memorial Vale dos Vinhedos de Indicação Geográfica. Ânimo para executar novos projetos não faltará. Larentis, conduzido à presidência por aclamação em assembleia geral realizada na quarta-feira (26), assume o compromisso de gerir uma entidade referencial na vitivinicultura brasileira, com mais de 90 estabelecimentos associados, e uma das responsáveis pelo fomento do enoturismo no Vale dos Vinhedos. Para isso, chega com uma diretoria renovada.

“Temos metade da diretoria formada por novos membros, então esse engajamento dos associados é importante. Vamos colocar bastante energia para fazer as coisas progredirem para colocar o Vale dos Vinhedos sempre em posição de destaque”, ressalta Larentis. Esse comprometimento dos associados vai ao encontro do atual momento vivenciado pela Aprovale. O novo presidente entende que isso será importante também para que a entidade siga na trilha de um de seus principais eixos de atuação. “O Vale dos Vinhedos se encontra em um novo cenário dentro de sua trajetória. É um momento em que temos pautas bem importantes para serem discutidas, principalmente pensando no crescimento de uma forma sustentável para os próximos anos. Para isso, daremos andamento a um planejamento estratégico com participação de nossos associados”, destaca Larentis.

Larentis tem como objetivo, além de seguir com as ações que sustentam os objetivos da entidade, buscar investimentos para melhoria da infraestrutura, manter parcerias institucionais e com empresas privadas, buscar aprovação de um projeto de lei que oficializa o Vale dos Vinhedos como rota turística, seguir realizando a gestão qualificada da Indicação Geográfica Vale dos Vinhedos I.P. e D.O, ser uma entidade participativa no The Global Artisan Vintners Alliance (AVA), ampliar a participação da região produtora em feiras de promoção do setor, dentre outros projetos. Entre as pautas em destaque está a construção do Memorial Vale dos Vinhedos de Indicação Geográfica, um espaço de valorização da história do Vale dos Vinhedos e do reconhecimento como primeira região do país com Indicação Geográfica, iniciado pelo agora ex-presidente Ronaldo Zorzi.

“Acho que será um marco, porque nós vamos começar a trabalhar com uma visão diferente, muito mais ampla e moderna”, comenta Zorzi. O projeto será erguido na área onde está a atual sede da subprefeitura, na Linha 6 da Leopoldina. O prédio de 1,2 mil metros quadrados abrigará um espaço expositivo, uma enoteca e as novos espaços administrativos da Aprovale e da subprefeitura. Nos últimos dois anos em que Zorzi presidiu a Aprovale houve outros importantes avanços. Ele cita, entre eles, o lançamento do primeiro vinho coletivo com D.O. do país, o varietal Merlot 10 Lotes D.O.V.V., que reuniu frações de vinho oriundos de safras especiais de 10 vinícolas distintas do Vale. “Foi um projeto inovador iniciado na gestão anterior que conseguimos concluir e disponibilizar ao mercado”, relembra.

A lista inclui, também, a retomada do evento Despertar do Vale, realizado em 2024 depois de um hiato de cinco anos – a quarta edição está agendada para o próximo dia 12 de abril –, e a união de vinícolas para participar, pela primeira vez, da feira ProWine, em São Paulo, no ano passado. “Entendemos que é fundamental, tanto que iremos de novo neste ano com um grupo ainda maior”, comemora. No período de sua gestão, Zorzi também refere dois projetos em andamento como significativos a serem transmitidos: o início da construção da ciclovia no Vale dos Vinhedos – um equipamento turístico, mas também de segurança para a comunidade – e a futura publicação de um livro sobre os 30 anos da Aprovale, celebrados em 2025.

A jornada foi, igualmente, marcada por vários desafios. Um dos mais marcantes foi a crise climática de maio passado. Embora o advento não tenha comprometido vinhedos da localidade, impactou o fluxo turístico. “A gente se reinventou, buscou novos públicos e superou esse período em que ficamos isolados do resto do Estado por um bom tempo”, diz. Esse capítulo, no entanto, acabou por enriquecer ainda mais a experiência de estar à frente de uma entidade como a Aprovale. “Presidir a Aprovale é muito trabalhoso, mas muito gratificante ao mesmo tempo. Digo que parece tempo demais para se dedicar a uma associação de forma voluntária, mas pouco tempo para concluir grandes projetos. Tive um crescimento profissional muito grande, com muita união e parcerias, conhecendo pessoas e entidades. Foi uma experiência fantástica”, opina.

Enólogo substituirá Ronaldo Zorzi na liderança da entidade

Construtora Elevação une comercial e marketing

André Sardinha responderá pelo novo setor

Sardinha acumula passagens em empresas como Cesbe Engenharia, TORC e Andrade Gutierrez

A construtora paranaense Elevação anunciou a fusão das diretorias que respondem pelo comercial e pelo marketing. Ambas estarão sob a liderança de André Sardinha. O executivo ocupava desde maio de 2024 a função de diretor comercial e neste ano passa a comandar os dois núcleos da companhia, trazendo consigo a sua experiência em desenvolvimento de negócios no setor de infraestrutura, energia e obras industriais.

Com passagens em empresas como Cesbe Engenharia, TORC e Andrade Gutierrez, também atuou como membro do conselho de administração da Way 306, grupo controlador de concessionárias de rodovias no Mato Grosso do Sul. No ano passado o executivo liderou as iniciativas comerciais que resultaram na contratação de obras que totalizaram um investimento de aproximadamente R$ 1 bilhão nos setores de saneamento, óleo e gás e mineração.

Fundada em 1976, a Construtora Elevação se especializou nos setores de saneamento, óleo e gás. Presente em 14 estados, a empresa sediada em Curitiba também atua nos segmentos de energia, montagem eletromecânica, saneamento, papel e celulose, mineração e telefonia. Em seus 48 anos de história, construiu relações sólidas com grandes concessionárias de saneamento, concessionárias de gás e indústrias do setor público e privado. A companhia opera tanto como construtora quanto como investidora em Parcerias Público-Privadas (PPPs) e locação de ativos.

André Sardinha responderá pelo novo setor

Curitiba recebe primeiro delivery dos Correios feito por drone

Os Correios e a Speedbird Aero são os novos parceiros do projeto

Prefeito Eduardo Pimentel recebeu o primeiro delivery dos Correios feito por um veículo não tripulado

Escolhida como cidade-laboratório para os testes da criação de um sistema de controle de tráfego em “aerovias” para a circulação de drones para delivery, Curitiba reforçou, na manhã desta quarta-feira (26), mais uma marca de seu DNA inovador: o prefeito Eduardo Pimentel recebeu o primeiro delivery dos Correios feito por um desses veículos não tripulados. A entrega foi realizada na Ligga Arena, no segundo dia do Smart City Expo Curitiba 2025. “Queremos estar sempre abertos para essas discussões, ser o fórum de testes importantes. É uma honra e um orgulho de Curitiba ser o piloto desse teste e ter recebido o delivery por drone número um dos Correios”, destacou o prefeito Eduardo Pimentel na cerimônia (foto).

O voo simbólico foi realizado pela Atech, empresa do grupo Embraer e que escolheu Curitiba para os testes práticos do software que está desenvolvendo para o controle aéreo de voos de drones seguros em ambientes urbanos, passando sobre pessoas. A partir desse interesse, foi firmada, em novembro de 2024, a parceria entre a Prefeitura de Curitiba (Vale do Pinhão) e a empresa, por meio da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação. A parceria avançou com a entrada de dois novos colaboradores de peso, apresentados no evento: os Correios e a Speedbird Aero, reconhecidos internacionalmente por sua expertise em logística de entregas.

“Curitiba é uma cidade que sempre esteve na vanguarda tecnológica do país. O grupo Embraer também tem a inovação em seu DNA. Esse ‘casamento’ para o desenvolvimento desse projeto tão importante para o futuro da mobilidade de transporte logístico no país não podia ser mais vencedor, trazendo agora os Correios e a Speedbird”, ressaltou o CEO da Atech, Rodrigo Persico. Os dois novos colaboradores vão contribuir com informações e insights para a realização de testes do sistema dentro da realidade de logística urbana. Os Correios vão cooperar com a expertise de 362 anos de experiência em envios e entregas por todo o Brasil; a Speedbird Aero, com o know how de ser a primeira fabricante e plataforma de drones autorizada pela Agência Nacional de Controle Aéreo (Anac) a realizar entregas de produtos com uma aeronave não tripulada no Brasil, sem sobrevoar pessoas. “Estamos muito honrados de, assim como Curitiba, ser protagonistas nesse grande projeto. Toda nossa expertise em logística fica à disposição desse projeto para que, num futuro bem próximo, as entregas sejam feitas também por drone”, destacou o superintendente dos Correios no Paraná, Marcos Paulo Paim.

O voo
Em respeito à regulamentação da Anac, o delivery por drone desta manhã foi realizado em uma rota evitando o fluxo de pessoas, decolando da Praça Afonso Botelho e sobrevoando a Ligga Arena com o uso do sistema BVLOS (sigla para Beyond Visual Line of Sight, em que o piloto não tem contato visual direto com o veículo). O pouso foi feito com precisão no local previsto na área externa do estádio, onde está a exposição do Tomorrow Mobility, evento dentro do Smart City Expo Curitiba que debate e apresenta soluções para a mobilidade do futuro. Uma profissional dos Correios retirou a “encomenda” do drone e entregou ao prefeito Eduardo Pimentel. No pacote, uma miniatura do veículo aéreo da Speedbird Aero que fez o delivery, acompanhado de duas placas de agradecimento pela parceria com Curitiba.

O prefeito ressaltou que a capital paranaense faz parte do desenvolvimento de uma revolução logística que será utilizada em todas as cidades e que está se tornando realidade com tecnologia 100% brasileira. Além da Atech, com sede em São Paulo, e 40 anos de experiência no desenvolvimento de sistemas, plataformas e softwares de controle aéreo (são da empresa os softwares utilizados para o controle de voos da aviação no Brasil), a Speedbird Aero também é uma empresa nacional que atua no mundo todo, contou o CEO da companhia, Manoel Coelho. “Geralmente, pensamos que estamos atrasados aqui, no Brasil, em tecnologia. Não é verdade. A Speedbird já comprovou isso no exterior. O Brasil está à frente, tem empresas como a Embraer, a terceira maior fabricante de aeronaves do mundo”, ressaltou Coelho.

A parceria da Prefeitura com a Atech foi possível pelo Sandbox Regulatório de Curitiba, criado por decreto municipal em 2021 e que autoriza, de forma experimental e temporária, testes de produtos e serviços inovadores na cidade, sem a necessidade da totalidade de licenças e alvarás normalmente exigidos. “A criação do Sandbox de Curitiba foi muito importante para a gente poder entrar com esse desenvolvimento tecnológico junto com a Prefeitura para que possamos, em uma analogia, criar a pavimentação das estradas do céu”, avalia o CEO da Atech.

Os Correios e a Speedbird Aero são os novos parceiros do projeto

Brasil criou quase 432 mil empregos formais em fevereiro

Esse é o maior saldo mensal de empregos da série histórica que começou em 2020

Paraná liderou a criação de empregos formais em fevereiro

O Brasil fechou o mês de fevereiro com saldo positivo de 431.995 empregos com carteira assinada. O balanço é do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) divulgado nesta sexta-feira (28) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Segundo a pasta, esse é o maior saldo mensal registrado na nova série histórica do Caged, que começou em 2020. O resultado de fevereiro decorreu de 2.579.192 admissões e de 2.147.197 desligamentos. No acumulado do ano, o saldo foi positivo em 576.081 empregos.

Com exceção de Alagoas, todos os estados tiveram resultado positivo na geração de emprego no mês passado. Em termos absolutos, São Paulo gerou o maior número de postos de trabalho, fechando fevereiro com 137.581 postos; seguido de Minas Gerais, com 52.603 postos, e Paraná, com 39.176 postos. O Rio Grande do Sul registrou um saldo de 30,6 mil novos postos de trabalho, enquanto Santa Catarina obteve 30 mil novas carteiras assinadas. Já os estados da Federação com menor saldo foram: Alagoas, que perdeu 5.471 postos; Acre, que criou 429 postos e a Paraíba, com 525 novos postos.

Com ABR 

Esse é o maior saldo mensal de empregos da série histórica que começou em 2020

Lightwall anuncia investimento de R$ 80 milhões em Brusque

Santa Catarina foi escolhida para realizar a produção voltada à região Sul

Fabricante de painéis pré-moldados para construção civil pretende iniciar a produção ainda neste ano

A Lightwall Brasil, empresa do setor de construção civil, irá se instalar em Brusque, com um investimento de R$ 80 milhões na construção de uma nova fábrica. A confirmação foi feita nesta quarta-feira (26) pela Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviço (Sicos). A decisão foi anunciada após reuniões com representantes da pasta. A unidade, que deve começar a operar ainda em 2025, vai gerar 80 empregos diretos e produzirá painéis pré-moldados para construção de edifícios, casas e estabelecimentos comerciais. A Sicos destacou a infraestrutura logística, mão de obra qualificada bem como os incentivos fiscais oferecidos pelo governo estadual como fatores decisivos para a escolha. Integrantes da Secretaria da Fazenda (SEF) e da InvestSC também participaram das tratativas. Somente por meio de programas como o Prodec, o Pró-Emprego e os tratamentos tributários diferenciados, Santa Catarina já garantiu mais de R$ 20 bilhões em investimentos privados desde 2023.

A Lightwall utiliza um mix de materiais avançados para produzir painéis pré-moldados que são mais leves, resistentes e com isolamento acústico e térmico. A tecnologia permite construções rápidas. Uma casa de 40 metros quadrados, por exemplo, pode ser montada em apenas 12 horas, conforme a empresa. A tecnologia também reduz a necessidade de mão de obra bem como de transporte de materiais. A planta de Brusque faz parte do plano de expansão da Lightwall Brasil, que prevê a abertura de 11 fábricas no país até o ano que vem. Santa Catarina foi escolhida para realizar a produção voltada à região Sul.

Santa Catarina foi escolhida para realizar a produção voltada à região Sul

Capital paranaense é sede de uma das maiores necrópoles da América Latina

Inovador e um dos pioneiros, Cemitério Vertical de Curitiba completa 35 anos

Inicialmente planejado para atender Curitiba, o empreendimento expandiu sua atuação para toda a região metropolitana

O Cemitério Vertical de Curitiba completa 35 anos de atividades, colecionando marcos de pioneirismo e inovação no setor funerário. Fundado em 1989, foi um dos primeiros a implantar o conceito de sepultamento vertical no Brasil, trazendo uma nova perspectiva sobre o luto e a preservação ambiental. Com mais de 34 mil sepultamentos e 8 mil cremações, tornou-se uma das maiores necrópoles da América Latina. “Desde a fundação, o Cemitério Vertical tem o compromisso de oferecer um serviço que prioriza acolhimento e respeito. Esse propósito se reflete no trabalho dos nossos quase 300 colaboradores. A abordagem humanizada é uma prática diária que ganha ainda mais destaque em datas simbólicas, como o Dia de Finados, quando todos os funcionários, incluindo a direção, estão presentes para receber os visitantes, oferecer apoio e prestar homenagens”, conta o diretor Newton Cabral Fernandes.

Inicialmente planejado para atender Curitiba, o empreendimento expandiu sua atuação para toda a região metropolitana, acompanhando o crescimento populacional. “O projeto foi concebido na década de 1980, quando a população de Curitiba era de pouco mais de 1 milhão de habitantes. Buscando acompanhar as necessidades dos nossos clientes, traçamos uma estratégia mercadológica para atender toda a Grande Curitiba, que soma cerca de 3,2 milhões de moradores”, explica Fernandes. Localizado próximo à região central de Curitiba, o empreendimento ocupa um terreno de 62 mil metros quadrados, com 20 mil metros quadrados de área construída, abrigando 17.280 lóculos e 34.320 gavetas de ossuário. Em 2017, ampliou seus serviços e inovou mais uma vez com a inauguração do primeiro crematório da capital e região.

Compromisso com a sustentabilidade
O Cemitério Vertical de Curitiba foi um dos primeiros do Brasil a adotar o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) e a investir em energia renovável por meio de placas solares. Além disso, seu sistema construtivo evita a contaminação do lençol freático e conta com tratamento de efluentes gasosos, garantindo que os processos naturais de decomposição ocorram de forma controlada e segura para o meio ambiente.

Em 1990, o Cemitério Vertical de Curitiba realizou seu primeiro sepultamento e, em 1991, introduziu o conceito de Direito de Sepultamento, um produto pioneiro, idealizado por seu falecido fundador Nelson Fernandes, que consistia em um plano de locação temporária de jazigos que possibilitou acesso a sepultamentos dignos a preços acessíveis. Durante os anos 90, o cemitério expandiu suas instalações e inovou com o lançamento de novos serviços, como o ossuário, que permite a guarda das cinzas dos falecidos. Fernandes também desenvolveu o Detectovida, dispositivo projetado para monitorar sinais vitais após o sepultamento, inspirado por casos de catalepsia.

Inovador e um dos pioneiros, Cemitério Vertical de Curitiba completa 35 anos

Prosa concreta

Morre Pedro Simch, um dos nomes da arquitetura comercial do Rio Grande do Sul

Nas últimas cinco ou seis décadas, poucos arquitetos moldaram tanto a paisagem corporativa do Rio Grande do Sul quanto Pedro Simch, falecido no último dia 24, aos 90 anos

Todo grande empreendimento, seja ele uma fábrica, loja ou sede administrativa, começa com um projeto – e não me refiro, aqui, à numeralha que avalia sua viabilidade financeira nem ao fraseado que vende “conceitos” e “propostas de valor” em PowerPoints. Falo de projetos arquitetônicos, mesmo, aqueles saídos de pranchetas e AutoCADs e que dispõem edificações, organizam espaços, estabelecem fluxos e acessos – as formas de interação humana e a eficiência econômica dos negócios, em suma.

Nas últimas cinco ou seis décadas, poucos arquitetos moldaram tanto a paisagem corporativa do Rio Grande do Sul quanto Pedro Simch, falecido no último dia 24, aos 90 anos. As instalações do Sistema Fiergs, no fim da Avenida Assis Brasil, em Porto Alegre, incluindo seu conhecido teatro; a sede do CIEE-RS, na Avenida Dom Pedro, e do Grupo Dimed/Panvel, em Eldorado do Sul; o showroom da Dell Anno, em Bento Gonçalves, além de várias plantas produtivas do Grupo Gerdau espalhadas pelo estado e fora dele, saíram das lapiseiras e dos computadores de seu escritório. A cronologia variada dessas obras, que começam na década de 1970 e chegam ao novo século, não deixa mentir: a longeva carreira foi devidamente reconhecida pelo meio empresarial gaúcho porque venceu o teste do tempo.

A parceria mais constante, com a Gerdau, sugere os motivos da preferência. Quando Simch reuniu suas realizações em um portfólio, anos atrás, coube ao CEO do grupo siderúrgico, Jorge Gerdau Johannpeter, escrever a apresentação. Nela, fez questão de frisar o compromisso do profissional com prazos e orçamentos, frequentemente descumpridos em trabalhos do gênero. Elogio modesto? Então dê uma procurada no que se diz sobre o starchitect Santiago Calatrava ao redor do mundo. O espanhol, responsável pelo Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, é um especialista em estourar custos e criar estruturas disfuncionais e de difícil manutenção, sempre em nome do impacto visual e da pretensa atratividade turística de suas criações.

A arquitetura não compreende apenas uma estética – é acima de tudo, uma ética: do aproveitamento do espaço, do não-desperdício, de respeito ao entorno e a quem usa e financia uma construção. Antes da poesia da forma, há a prosa da função, e a primeira de nada vale sem a segunda.

Arquitetos e engenheiros têm uma vantagem em relação a outras categorias profissionais, porque podem apontar, por onde passam, aquilo que conceberam ou ajudaram a tirar do chão. Têm um legado visível, tangível e às vezes notório do qual se orgulhar. Mas se “um erro em bronze é um erro eterno”, como dizia Mario Quintana, equívocos em concreto, madeira, aço e vidro são igualmente difíceis de ser desfeitos – e Brasília está aí para provar.

Acertos, felizmente, também. E a trajetória de Pedro Simch esteve repleta deles.

Morre Pedro Simch, um dos nomes da arquitetura comercial do Rio Grande do Sul

Fiesc anuncia homenageados com a Ordem do Mérito Industrial 2025

Empresários receberão a comenda máxima da indústria de Santa Catarina em solenidade de homenagem no dia 27 de junho

Criada em 2000, a Ordem do Mérito Industrial reconhece anualmente até cinco personalidades ou organizações que tenham contribuído para o desenvolvimento da indústria catarinense

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) divulgou os empresários catarinenses que serão agraciados com a Ordem do Mérito Industrial em 2025. Os industriais a seguir serão reconhecidos em solenidade que será realizada no dia 27 de junho, na sede da FIESC, em Florianópolis. São eles: Claudimar Bortolin, diretor da Torfresma Industrial, de São Miguel D’Oeste; Gunter Knolseisen, fundador da Automatic Electric, de Luzerna; Mirian Maria Bonissoni Giombelli Canfield, diretora-presidente do Grupo Ipumirim, de Ipumirim; Roberto Zagonel, CEO da Zagonel, de Pinhalzinho; e Viviane Cecilia Lunelli, presidente da Lunelli, de Guaramirim.

“Os industriais catarinenses que selecionamos são merecedores por seu relevante papel no desenvolvimento do estado e também por sua destacada atuação no meio empresarial e na comunidade. Esta é a maior honraria que a Fiesc concede ao empresário industrial”, destacou o presidente da Federação, Mario Cezar de Aguiar. Criada em 2000, a Ordem do Mérito Industrial reconhece anualmente até cinco personalidades ou organizações que tenham contribuído para o desenvolvimento da indústria catarinense.

Empresários receberão a comenda máxima da indústria de Santa Catarina em solenidade de homenagem no dia 27 de junho

ArcelorMittal compra 100% da catarinense Tuper

Produtora de aço adquiriu 40% de participação na empresa de São Bento do Sul ainda em 2016

Com a aquisição, a Tuper passa a ser subsidiária integral da ArcelorMittal

A ArcelorMittal Brasil informou que chegou a um acordo para aquisição integral da Tuper S/A — uma das maiores processadoras de aço da América Latina, localizada em São Bento do Sul, no Planalto Norte de Santa Catarina. Com a operação, a ArcelorMittal visa fortalecer a atuação da empresa nos segmentos onde possui participação relevante no mercado. A parceria estratégica entre a ArcelorMittal e a Tuper foi iniciada em 2016, quando a produtora de aço adquiriu 40% de participação na empresa catarinense. Com a aquisição dos 60% restantes, a Tuper passa a ser subsidiária integral da ArcelorMittal. A operação foi submetida neste mês de março à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e as empresas têm a expectativa de que o órgão responda nos próximos 60 a 90 dias.

A Tuper atua na fabricação de tubos de aço carbono com costura, peças e componentes automotivos, conjuntos soldados, telhas, andaimes, estacas tubulares, escoras metálicas, perfis e tubos para andaimes, entre outros, com uma capacidade de processamento de 826 mil toneladas por ano. A empresa tem 54 anos de atividades e emprega aproximadamente 1.800 funcionários. A Tuper é a 140ª maior empresa da região e também a 32ª maior de Santa Catarina, de acordo com o ranking 500 MAIORES DO SUL, publicado pelo Grupo AMANHÃ com o apoio técnico da PwC Brasil (veja o ranking completo aqui e o anuário digital completo clicando neste link).

Produtora de aço adquiriu 40% de participação na empresa de São Bento do Sul ainda em 2016

Gerdau abre inscrições para nova edição do Prêmio Gerdau Melhores da Terra

Premiação terá sua 36ª edição realizada na Agrishow 2025

A Gerdau abriu as inscrições para a 36ª edição do Prêmio Gerdau Melhores da Terra (PGMT), um dos reconhecimentos mais prestigiados do setor agroindustrial. A participação é destinada a fabricantes de máquinas e equipamentos agrícolas ou empresas de software focadas na evolução do setor e que sejam expositoras na Agrishow, a principal feira de tecnologia agrícola do Brasil e uma das maiores do mundo, que ocorrerá entre os dias 28 de abril e 2 de maio, em Ribeirão Preto (SP). As inscrições podem ser feitas pelo site do prêmio até o dia 7 de abril.

Para a edição deste ano, as categorias de premiação são “Novidade Agrishow Agricultura Familiar”, “Novidade Agrishow Agricultura de Escala” e “Inovação Digital Agrishow”. Com objetivos específicos, o prêmio incentiva, junto à indústria de máquinas e equipamentos agrícolas do Brasil e da Argentina, a qualificação, o aprimoramento e o desenvolvimento de novas tecnologias e produtos voltados para a agricultura familiar e para a agricultura de escala. “Por mais um ano, a Gerdau promove o Prêmio Gerdau Melhores da Terra na Agrishow, reafirmando nosso compromisso em encorajar e reconhecer o desenvolvimento de soluções industriais e tecnológicas para atender o setor agroindustrial. A premiação fortalece o relacionamento com nossos clientes e toda a cadeia do aço, compartilhando valor com todos os nossos públicos”, afirma Débora Junge Baum, líder de marketing da Gerdau.

Nas categorias de “Novidade”, os inscritos devem apresentar uma inovação tecnológica ou um aperfeiçoamento devidamente caracterizado, capaz de contribuir de forma efetiva para a produção e produtividade agrícolas, para a qualidade de vida da população e para a preservação do meio ambiente. Nessas categorias também podem concorrer equipamentos e/ou componentes agrícolas desenvolvidos por fabricantes ou consórcios de fabricantes e instituições de pesquisa, ainda que estejam em fase de protótipo, desde que sejam expostos para análise da comissão julgadora. Além disso, cada empresa pode inscrever até dois produtos, um para cada categoria (escala e familiar).

A escolha dos vencedores será feita por uma comissão julgadora composta por professores e pesquisadores das mais conceituadas universidades e instituições de pesquisa agronômica do Brasil, incluindo a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade Federal de Viçosa (UFV). A divulgação dos vencedores acontecerá no dia 29 de abril, no estande da Gerdau na Agrishow, com a entrega dos prêmios planejada para ocorrer nos estandes dos ganhadores.

Premiação terá sua 36ª edição realizada na Agrishow 2025

Firefox 138 vai acabar com a necessidade de injeção de DLLs em empresas

A Mozilla está prestes a lançar uma atualização importante para o Firefox que promete tornar o navegador mais estável e seguro para usuários corporativos. A partir da versão 138, prevista para maio, a empresa reduzirá a necessidade de injeção de DLLs – uma prática utilizada por administradores e desenvolvedores para modificar o funcionamento do navegador. […]A Mozilla está prestes a lançar uma atualização importante para o Firefox que promete tornar o navegador mais estável e seguro para usuários corporativos. A partir da versão 138, prevista para maio, a empresa reduzirá a necessidade de injeção de DLLs – uma prática utilizada por administradores e desenvolvedores para modificar o funcionamento do navegador. […]

Google libera Gemini 2.5 Pro gratuitamente para todos os usuários

O Google anunciou uma grande novidade para os usuários do Gemini: a versão mais avançada de sua inteligência artificial, o Gemini 2.5 Pro, agora pode ser acessada gratuitamente no aplicativo. Antes, esse modelo experimental estava disponível apenas para assinantes do plano Gemini Advanced, mas a partir deste sábado, qualquer pessoa poderá utilizá-lo sem custo. O […]O Google anunciou uma grande novidade para os usuários do Gemini: a versão mais avançada de sua inteligência artificial, o Gemini 2.5 Pro, agora pode ser acessada gratuitamente no aplicativo. Antes, esse modelo experimental estava disponível apenas para assinantes do plano Gemini Advanced, mas a partir deste sábado, qualquer pessoa poderá utilizá-lo sem custo. O […]

Google confirma novos dispositivos Nest, mas aposenta dois produtos antigos

Se você acompanha a linha de dispositivos inteligentes do Google, aqui vai uma novidade: a empresa confirmou que novos produtos da marca Nest estão em desenvolvimento e devem ser lançados nos próximos meses e anos. A informação foi divulgada em um blog oficial da companhia, reforçando seu compromisso com a tecnologia para casas conectadas. No […]Se você acompanha a linha de dispositivos inteligentes do Google, aqui vai uma novidade: a empresa confirmou que novos produtos da marca Nest estão em desenvolvimento e devem ser lançados nos próximos meses e anos. A informação foi divulgada em um blog oficial da companhia, reforçando seu compromisso com a tecnologia para casas conectadas. No […]