Archives 2024

BRDE inicia operações no mercado de capitais

A expectativa é de captar neste primeiro momento cerca de R$ 150 milhões

O BRDE poderá emitir instrumentos financeiros de dívida bancária como uma alternativa de funding para abertura de novas frentes de negócio

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) anunciou o ingresso no mercado de capitais. Essa decisão permite ao banco diversificar suas fontes de captação de recursos, assim como proporciona acesso a investidores e amplia oportunidades de novos financiamentos. A expectativa é de captar neste primeiro momento cerca de R$ 150 milhões por meio da nova operação no mercado. A nova solução permitirá que o BRDE emita instrumentos financeiros de dívida bancária (a exemplo de LCAs e CDBs) como uma alternativa de funding para abertura de novas frentes de negócio. As LCAs são títulos de dívida emitidos por instituições financeiras, lastreados em empréstimos e financiamentos para o setor agropecuário. Para o agronegócio, as LCAs são uma das principais fontes de financiamento. Elas podem ser utilizadas para financiar a produção, venda ou industrialização de produtos e insumos e adquirir equipamentos para a produção no campo.

Para o presidente do BRDE, João Paulo Kleinübing, este é um momento histórico para o banco. “Representa o nosso retorno para o mercado de capitais e é um fato importante na nossa trajetória de mais de 62 anos. Mostra o protagonismo do banco de fomento, com um olhar para o futuro. O novo negócio surge como uma vertente independente de grandes provedores institucionais, o que é importante para a resiliência do BRDE a longo prazo”, ressalta. O vice-presidente e diretor de operações, Ranolfo Vieira Júnior, ressalta que a ação junto ao mercado de capitais reflete o quanto a estratégia na diversificação do funding tem avançado de maneira positiva. “É uma iniciativa que carrega uma simbologia importante, pois amplia a nossa capacidade de financiar novos projetos e está relacionada com o setor do agro, que representa 60% das operações do BRDE e é fundamental ao desenvolvimento da região Sul”, reforça.

O plano de atuação no mercado de capitais indica os caminhos para viabilizar a emissão em escala de instrumentos financeiros, com distribuição ao varejo via plataforma de corretoras. Foram firmados inicialmente contratos em parceria com XP, BTG, Safra e Itaú para realização da distribuição dos instrumentos emitidos pelo BRDE. Segundo o superintendente financeiro do BRDE, Gustavo Trombini Orsolin, para o BRDE alcançar o objetivo traçado no plano, foram abertas várias frentes de trabalho, dentre elas a aplicação de sistemas que sustentam a atividade de emissão de títulos, o que permitiu a realização dos últimos treinamentos e viabilizou dentro do planejamento previsto a execução do projeto. “Até então, nosso processo de diversificação de funding, iniciado em 2015, havia alcançado muitas instituições, nacionais e internacionais. O mercado de capitais se apresenta como o novo passo deste movimento. Com ele, criamos oportunidades novas de atuação na concessão de crédito e aumentamos a resiliência do banco, dada a pulverização da origem dos recursos e a relação direta estabelecida com o mercado neste modelo de captação”, explica.

A expectativa é de captar neste primeiro momento cerca de R$ 150 milhões

Maior recicladora de garrafas pet do Paraná inaugura fábrica na Índia

Packem faz reciclagem de ponta a ponta para produzir grandes embalagens flexíveis

Ratinho Junior participou da inauguração da fábrica de big bags da Packem

O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta terça-feira (16), em Ahmedabad, na Índia, da inauguração da fábrica de big bags da empresa brasileira Packem. A expansão da companhia, que conta com uma planta recém-inaugurada em Curitiba, reforça o intercâmbio tecnológico entre o Paraná e o país asiático. A nova fábrica indiana da empresa é fruto de uma parceria da Packem com a companhia local Umasree Textplast. Com isso, a planta vai introduzir no mercado da Índia a tecnologia de reciclagem de big bags 100% recicladas de ponta a ponta. As big bags são grandes embalagens flexíveis usadas para transporte ou armazenamento de produtos em pó, a granel ou líquidos, como fertilizantes, alimentos, minérios ou sementes.

A planta deve gerar 700 empregos diretos na unidade de Ahmedabad e outros 5 mil indiretos. A fábrica vai usar como matéria prima materiais recicláveis de garrafas pet e de big bags usadas para produzir novas big bags. O conceito é o mesmo da unidade recém-inaugurada da Packem em Curitiba, que tem capacidade para ser a maior recicladora de garrafas pet do Paraná, com potencial para reciclar 1,2 bilhão de garrafas por ano. O investimento da empresa na planta paranaense em todas as suas fases de implantação é de R$ 75 milhões. “Sabemos o grande problema que o lixo plástico representa ao planeta, por isso nos debruçamos em pesquisa para criar um material totalmente sustentável. Por isso trabalhamos com todos os elos dessa cadeia, desde a captação do material até a produção final. Hoje fazemos uma big bag reciclando 120 garrafas de plástico. Esperamos que essa iniciativa incentive outros projetos de economia circular e sustentabilidade, eliminando o plástico virgem das operações”, afirmou o CEO da Packem no Brasil, Lázaro Eduardo dos Santos Neto.

Packem faz reciclagem de ponta a ponta para produzir grandes embalagens flexíveis

Rio Grande do Sul planeja tornar-se carbono zero até 2050

Governo contratará um estudo para formatar plano estadual de transição energética

Evento realizado em Porto Alegre discutiu a evolução tecnológica da indústria mineral e a sua viabilidade ambiental, econômica e social

O Rio Grande do Sul foi palco, nesta quinta-feira (18), do 1º Diálogo da Transição Energética Justa, conceito que significa garantir que a ação climática global e local proteja o planeta, as pessoas e a economia. Logo na abertura do evento o governador em exercício Gabriel Souza destacou que o estado contratará um estudo para o processo de transição energética. “Estamos terminando o processo de contratação de um estudo para termos no Rio Grande do Sul um plano estadual de transição energética justa, e definir diretrizes para que sejamos um estado com emissão de carbono zero até 2050”, anunciou. A Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina e o Instituto Caldeira também assinaram um convênio de cooperação que visa impulsionar o empreendedorismo na região, criando uma rede propícia para o desenvolvimento de inovação e novos negócios na área de mineração.

Com 89% das reservas nacionais de carvão e um parque termelétrico de 695 MW na região de Candiota, o estado desponta como protagonista para debater alternativas sustentáveis na exploração do carvão gaúcho. “O Rio Grande do Sul possui um vasto potencial para impulsionar a produção mineral, além de desempenhar um papel importante na segurança alimentar. Além disso, a região tem muito a oferecer na transição para uma economia sustentável de baixo carbono. É preciso explorar ao máximo essas oportunidades para beneficiar não apenas o Brasil, mas também a humanidade como um todo”, afirmou o presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Raul Jungmann, em um dos painéis. O foco dessas iniciativas é promover uma transição energética justa e inclusiva. Por meio de programas e ações estratégicas, a ideia é não apenas impulsionar a economia local, mas também garantir que essa evolução seja conduzida de maneira ambientalmente responsável e socialmente equitativa.

Entre os debatedores dos painéis também estavam o coordenador-geral de mudanças climáticas e agropecuária conservacionista do Ministério da Agricultura, Adriano Santhiago de Oliveira; o secretário adjunto de meio ambiente do Rio Grande do Sul, Marcelo Camardelli; o presidente da Associação Brasileira de Carbono Sustentável (ABCS), Fernando Luiz Zancan; o deputado federal José Carlos Aleluia e a pesquisadora em geociências do Serviço Geológico do Brasil, Lucy Takehara Chemale. Além do Ibram e da ABCS, o evento teve o apoio do governo do Rio Grande do Sul e da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).

Governo contratará um estudo para formatar plano estadual de transição energética

PARANÁ GRANDES MARCAS

Leia a edição na integra.

A história e os valores das marcas consagradas como ícones da identidade e da cultura paranaense

Seu navegador não oferece suporte ao visualizador de PDF
Baixe o arquivo PDF aqui

Leia a edição na integra.

Pessimismo aumenta entre os industriais gaúchos

ICEI-RS baixa para 50,5 pontos em abril

Segundo a entidade, a queda geral dos índices em abril, sobretudo os de expectativas, refletem a perspectiva de baixo dinamismo para a atividade do setor nos próximos meses

O Índice de Confiança do Empresário Industrial gaúcho (ICEI-RS), divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), caiu de 51,6 pontos, em março, para 50,5, em abril. Resultado próximo da marca dos 50 que limita a presença da ausência de confiança e que, este mês, mostra-se muito baixa. O índice da pesquisa varia de zero a cem pontos. Composto pelos índices de condições atuais e de expectativas – ambos considerando a economia brasileira e a própria empresa –, o ICEI-RS, com a redução e o baixo nível do otimismo atingidos em abril, reflete principalmente a piora nas avaliações já negativas dos empresários em relação à economia brasileira. O índice de condições atuais recuou de 45,7, em março, para 45,2, em abril. Revela que os empresários continuam a perceber deterioração nas condições atuais de seus negócios. A percepção negativa é particularmente intensa com as condições da economia brasileira, que recuou de 41,2 para 39,4 pontos no período. Em abril, 41% dos empresários gaúchos indicam piora na economia. Somente 5,5% percebem melhora, e o restante não vê alteração no cenário.

O índice de condições atuais das empresas variou de 48 para 48,1 pontos, e denota piora. Já o índice de expectativa, em abril, recuou 1,4 ponto em relação a março, para 53,2. Acima de 50, ainda revela otimismo dos empresários com os próximos seis meses, mas menor e menos disseminado do que em março. A perspectiva positiva, porém, se restringe ao futuro da própria empresa, cujo Índice de Expectativas registrou 57,7 pontos este mês (contra 58,1 de março). É o componente que mantém a confiança da indústria gaúcha. Já o pessimismo com a economia brasileira cresceu a 32,2% dos empresários (eram 25,5%, em março). O percentual de otimistas diminuiu de 18% para 13,7%. Com isso, o Índice de Expectativas da Economia Brasileira recuou de 47,6, no mês passado, para 44,2 pontos, em abril. Com 3,4 pontos a menos, foi a maior queda entre os componentes da confiança no mês.

O fator que diminui e coloca a confiança do industrial gaúcho em patamar praticamente nulo em abril, é a persistência do cenário de incerteza por conta das indefinições no campo fiscal, como o cumprimento das metas do novo arcabouço fiscal, além da reforma tributária. Ao se prolongar, esse quadro deteriora a percepção dos empresários com relação à economia. No âmbito estadual, a questão dos Incentivos fiscais de ICMS também é motivo de preocupação para os empresários gaúchos. Segundo a entidade, a queda geral dos índices em abril, sobretudo os de expectativas, refletem a perspectiva de baixo dinamismo para a atividade do setor nos próximos meses, especialmente para investimentos que, diante de muita incerteza, tendem a ser postergados. O levantamento foi realizado entre 1 e 9 de abril, com 184 empresas, sendo 40 pequenas, 66 médias e 78 grandes.

ICEI-RS baixa para 50,5 pontos em abril

Parte da jornada é o fim?

É com um misto de emoções que comunico que o Google Discovery caminha para encerrar sua jornada de 18 anos explorando o “mundo Google”. Desde sua criação, o blog foi minha paixão, e hoje é com pesar que vejo seu ciclo chegando ao fim. Tudo começou há muitos anos atrás – alguns podem pensar que […]É com um misto de emoções que comunico que o Google Discovery caminha para encerrar sua jornada de 18 anos explorando o “mundo Google”. Desde sua criação, o blog foi minha paixão, e hoje é com pesar que vejo seu ciclo chegando ao fim. Tudo começou há muitos anos atrás – alguns podem pensar que […]

Plaza São Rafael intensifica atividades do Plaza Hub

Hotel também prepara um novo conceito para o lobby

Acompanhado as tendências do mercado, o Plaza São Rafael tem previsto para o segundo semestre a proposta de apresentar um novo conceito ao lobby do hotel

Ao celebrar 51 anos neste mês de abril, o hotel Plaza São Rafael vislumbra novos horizontes. Para isso, um conjunto de iniciativas já está sendo incrementadas no estabelecimento. Ele combina investimentos na infraestrutura com a revitalização e maior qualidade das suítes e apartamentos. O local também usará ferramentas de inteligência hoteleira para tornar mais eficiente o contingente de serviços distribuídos em diferentes ambientes. Além disso, um movimento ascendente de atração de novos negócios para o interior do hotel está reforçando a imagem da marca. “A ideia é fortalecer ainda mais o vínculo com nossos hóspedes e clientes das áreas de eventos e do Hub Plaza, entendendo e atendendo suas demandas”, explica Oscar Henrique Schmidt, diretor da Rede Plaza.

Acompanhado as tendências do mercado, o Plaza São Rafael tem previsto para o segundo semestre a proposta de apresentar um novo conceito ao lobby do hotel, deixando ainda mais contemporâneo o empreendimento, e intensificar as atividades do Plaza Hub com o propósito de conectar negócios e empreendedores em ambientes colaborativos. “Todo esse movimento de reformulações de processos está diretamente ligado às ações da nova hotelaria. Conceito esse que busca o aprendizado sobre as novas formas de hospedagens, priorizadas pelo cliente no mercado. E isto, está no DNA do Plaza São Rafael alicerçada pelo propósito de aliar a tradição e a inovação de forma conjunta. É um pilar estratégico da Rede Plaza de Hotéis, Resorts & Spas”, argumenta Schmidt.

Hotel também prepara um novo conceito para o lobby

Aurora Coop inaugura moderna unidade industrial em Chapecó

Cooperativa investiu R$ 587 milhões em avançada unidade de processamento de carnes para os mercados interno e externo

A Aurora Coop investiu R$ 2,7 bilhões no último triênio para a modernização e ampliação das unidades fabris e a aquisição de novas plantas industriais

A Aurora Coop inaugura nesta terça-feira (16) em Chapecó, uma das maiores e mais avançadas indústrias de processamento de carnes do Brasil. Designado de IACH II (Indústria Aurora Coop Chapecó II), o empreendimento amplia a presença da cooperativa no segmento de industrializados. Exigiu investimentos totais da ordem de R$ 587 milhões (sendo R$ 245 milhões em máquinas e equipamentos industriais), entre recursos próprios e financiamento junto ao BNDES/Finep. A Aurora Coop investiu R$ 2,7 bilhões no último triênio para a modernização e ampliação das unidades fabris e a aquisição de novas plantas industriais para manter a posição de terceiro maior grupo do setor. Nesse período foram criados 5.000 novos postos de trabalho.

O novo complexo industrial impressiona pela sua amplitude. Ocupa uma área territorial de aproximadamente 15 hectares inseridos dentro uma gleba com 241 hectares, no bairro Efapi. Os produtos se destinam para os mercados interno e externo, com previsão de exportação para o Reino Unido, Emirados Árabes Unidos (EAU) e União Europeia (UE). O faturamento da nova indústria está projetado em R$ 86,2 milhões por mês, o que incrementará a receita operacional bruta da Aurora Coop para 2024 em 4,2%. A nova indústria atingirá plena capacidade de produção em até sete anos. A Aurora Coop é a 13ª maior empresa da região e também a quarta maior de Santa Catarina, de acordo com o ranking 500 MAIORES DO SUL, publicado pelo Grupo AMANHÃ com o apoio técnico da PwC Brasil. No ranking exclusivo das cooperativas de produção, a Aurora Coop ocupa a quarta colocação.

Cooperativa investiu R$ 587 milhões em avançada unidade de processamento de carnes para os mercados interno e externo

Intenção de consumo das famílias tem primeira alta no ano

Avanço de 0,4% sucede a quatro meses de quedas consecutivas

Sobre o futuro, os consumidores estão otimistas

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) aumentou 0,4% em abril, descontados os efeitos sazonais. Esse é o primeiro resultado positivo após quatro meses de queda. O índice, apurado mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), fechou o mês em 103,1 pontos, na zona de otimismo, em que permanece desde agosto de 2023. A variação anual é de alta de 6,1%. Sobre o futuro, os consumidores estão otimistas. A perspectiva profissional aumentou 0,2% em abril, com 114,6 pontos, e a expectativa de consumo para os próximos meses cresceu 1,4%, atingindo 106,7 pontos. A avaliação sobre o acesso ao crédito ainda é negativa, com 94,1 pontos, mas houve aumento, em relação a março, de 0,9%. O único subindicador que diminuiu, no mês, foi o momento para compra de duráveis, que caiu 0,4% e é aquele com menor satisfação, na casa dos 67,1 pontos, mas está 20,3% acima do registrado no mesmo mês de 2023.

O início de uma possível retomada da curva de crescimento da ICF como um todo é atribuído à redução das taxas de juros para as pessoas físicas, o que reflete na redução da inadimplência dos consumidores. Conforme a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), também realizada pela CNC, 28,6% das famílias estavam inadimplentes em março, percentual menor do que há um ano. O aumento da ICF em abril foi puxado, principalmente, pelas famílias com maior renda. Os grupos que recebem acima de dez salários mínimos informaram alta de 0,8% na intenção de consumir, enquanto os que têm renda menor que dez salários indicaram elevação de 0,4%.

O economista-chefe da CNC, Felipe Tavares, aponta, no entanto, que as famílias mais ricas estão mais satisfeitas com o crédito do que as que recebem menos. Em abril, enquanto o subindicador dos que recebem mais de dez salários mínimos atingiu 116,9 pontos, na zona de satisfação, o das famílias que ganham menos ficou em 88,8 pontos. “A curva ascendente, ainda que seja percebida nos dois espectros de renda, é mais acentuada para os que ganham mais”, explica Tavares. Ele avalia que, se, para os mais ricos, nos últimos 12 meses a satisfação vem subindo quase ininterruptamente, com apenas alguns períodos de queda das casas decimais, para os mais pobres, a regra vem sendo a oscilação.

Avanço de 0,4% sucede a quatro meses de quedas consecutivas

TikTok lança Notes, o rival do Instagram

TikTok acaba de lançar o Notes, um aplicativo separado focado em compartilhamento de fotos e textos, entrando diretamente na briga pelo território dominado pelo feed principal do Instagram. Assim como aconteceu com o Reels do Instagram, que surgiu para competir com o TikTok, a rede social chinesa contra-ataca oferecendo uma experiência similar ao feed do […]TikTok acaba de lançar o Notes, um aplicativo separado focado em compartilhamento de fotos e textos, entrando diretamente na briga pelo território dominado pelo feed principal do Instagram. Assim como aconteceu com o Reels do Instagram, que surgiu para competir com o TikTok, a rede social chinesa contra-ataca oferecendo uma experiência similar ao feed do […]

Google demite 28 funcionários por contestarem contrato com governo israelense

O clima no Google está tenso após a demissão de 28 funcionários que participaram de protestos contra o Projeto Nimbus, um contrato de computação em nuvem de US$ 1,2 bilhão com o governo israelense. As manifestações, que ocorreram em escritórios da empresa em Nova York e Califórnia nesta semana, se intensificaram quando alguns funcionários ocuparam […]O clima no Google está tenso após a demissão de 28 funcionários que participaram de protestos contra o Projeto Nimbus, um contrato de computação em nuvem de US$ 1,2 bilhão com o governo israelense. As manifestações, que ocorreram em escritórios da empresa em Nova York e Califórnia nesta semana, se intensificaram quando alguns funcionários ocuparam […]

Gmail Tabs: Nova extensão é a solução definitiva para a organização de e-mails

Cansado de se sentir perdido em um mar de e-mails no Gmail? As categorias predefinidas, como “Social”, “Promoções” e “Atualizações”, parecem mais um obstáculo do que uma ajuda na hora de organizar sua caixa de entrada? Felizmente, a salvação chegou! A extensão gratuita Gmail Tabs, que funciona no Google Chrome, é a chave para a […]Cansado de se sentir perdido em um mar de e-mails no Gmail? As categorias predefinidas, como “Social”, “Promoções” e “Atualizações”, parecem mais um obstáculo do que uma ajuda na hora de organizar sua caixa de entrada? Felizmente, a salvação chegou! A extensão gratuita Gmail Tabs, que funciona no Google Chrome, é a chave para a […]

Senado aprova isenção do IR para até dois salários mínimos

A lei, originada na Câmara, segue para sanção presidencial

De acordo com o projeto aprovado pelos senadores, quem ganha até R$ 2.259,20 por mês não precisará pagar Imposto de Renda

Em votação simbólica, o Senado aprovou na quarta-feira (17) o projeto de lei que modifica as regras de isenção de Imposto de Renda, beneficiando pessoas que ganham até dois salários mínimos. O PL 81/2024, originado na Câmara dos Deputados, segue para sanção presidencial. O texto foi aprovado na forma do relatório do senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), submetido previamente à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). De acordo com o projeto, quem ganha até R$ 2.259,20 por mês não precisará pagar Imposto de Renda. Atualmente esse limite está em R$ 2.112 (veja mais detalhes na tabela ao final desta reportagem). O projeto também reajusta os valores da parcela a deduzir das demais faixas de tributação, que permanecem nos patamares atuais.

Com o reajuste do salário mínimo, elevado no início de 2024 para R$ 1.412, as pessoas que ganham dois salários mínimos — o equivalente a R$ 2.824 — passaram a integrar a primeira faixa de tributação, que paga 7,5%. Com o reajuste da faixa de isenção para R$ 2.259,20, elas se tornam isentas, pois a lei que instituiu a nova política de valorização do salário mínimo (Lei 14.663, de 2023) autoriza desconto simplificado de 25% sobre o valor do limite de isenção. No caso, R$ 564,80 — valor que, somado a R$ 2.259,20, resulta em R$ 2.824.

Em Plenário, o relator rejeitou as sete emendas oferecidas pelos senadores, argumentando que a redação da CAE já “veicula uma medida focalizada que beneficia sobretudo os mais carentes”. Ele acrescentou, porém, que a valorização do salário mínimo não exclui um debate mais amplo sobre os ajustes necessários ao Imposto de Renda. Foi votada em destaque, e também rejeitada em votação simbólica, a emenda do senador Carlos Viana (Podemos-MG) que elevaria a faixa de isenção de dois para três salários mínimos.

Com Agência Senado

A lei, originada na Câmara, segue para sanção presidencial

Prejuízo com pirataria e contrabando equivale ao PIB catarinense

Levantamento foi feito pela CNI, Firjan e Fiesp

O Brasil deixou de gerar quase 370 mil empregos com carteira assinada em 2022 por causa das ilegalidades

Contrabando, pirataria, roubo, concorrência desleal por fraude fiscal, sonegação de impostos e furto de serviços públicos são algumas das ações ilegais que provocaram um prejuízo econômico de R$ 453,5 bilhões ao país em 2022. A cifra consta na nota técnica “Brasil Ilegal em Números”, levantamento produzido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) e Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp). Deste total, a maior parte refere-se aos prejuízos diretos com os impostos que deixaram de ser arrecadados (R$ 136 bilhões) pelos governos e poderiam ser revertidos em bem-estar para a sociedade.

“A cifra de R$ 453,5 bilhões é um desastre nacional, que atinge todo cidadão, governos municipais, estaduais e União. São recursos que equivalem a todo o PIB do estado de Santa Catarina, por exemplo. A CNI, Fiesp e Firjan querem chamar a atenção para essa calamidade. Queremos contribuir para que os governos adotem medidas mais rígidas para combater essa ilegalidade, investindo ainda mais em segurança pública em todo o país”, afirma Carlos Erane de Aguiar, diretor da Fiesp e da Firjan na área de segurança. Levando em consideração 15 setores afetados pelo mercado ilícito, o Brasil deixou de gerar quase 370 mil empregos com carteira assinada em 2022.

Levantamento foi feito pela CNI, Firjan e Fiesp

Top of Mind revelará na próxima terça as marcas mais lembradas pelos gaúchos

Consolidado como uma espécie de Oscar das marcas mais lembradas pelos consumidores do Rio Grande do Sul, o Top of Mind, realizado desde 1991, é pioneiro no país

O público poderá prestigiar mais uma vez a festa de premiação do Top of Mind RS

A festa de premiação do Top of Mind RS 2024 ocorre nesta terça-feira (23) em uma live transmitida diretamente do Teatro CIEE, em Porto Alegre, a partir das 19 horas. A comemoração reunirá líderes empresariais do Rio Grande do Sul, profissionais da área de marketing e comunicação, além de convidados especiais. A transmissão online será feita pelo canal do YouTube do Grupo AMANHÃ a partir das 19 horas. Serão premiadas cerca de 100 categorias de Produtos, Serviços, Comunicação, Corporativo e Grande Empresa/Marca do Rio Grande do Sul. O caderno especial contendo todas as análises e resultados será disponibilizado para os convidados e também para os espectadores em uma versão online.

Pesquisa
Pesquisa pioneira no Brasil, o Top of Mind sempre optou, desde 1991, por rígidos padrões metodolgicos, característica que garante o crédito da pesquisa. Assim, os índices de entrevistados por gênero, classe social, idade e localização são reproduzidos em campo. A distribuição das entrevistas obedeceu a um critério de fazer entrevistas com os moradores das sete mesorregiões do estado, de modo que a pesquisa represente um retrato fiel da lembrança da população gaúcha. Os dados são fornecidos pelo IBGE. O Top capta o primeiro nome de marcas de produtos, serviços e comunicação de forma espontânea, através de um questionário contendo apenas questões abertas, cujas respostas são captadas pela internet, com base aleatória, extraída do painel de respondentes da Engaje Pesquisas e totalizando 1.200 entrevistas. A base é estratificada de forma proporcional ao tamanho da população gaúcha, fundamentada em pessoas de ambos os sexos, com idades entre 16 a 75 anos, de todas as classes sociais. O Top tem um grau de confiança de 95% para uma margem de erro de até 4%, para mais ou para menos. A realização das entrevistas foi entre os dias 2 e 23 de janeiro de 2024.

Consolidado como uma espécie de Oscar das marcas mais lembradas pelos consumidores do Rio Grande do Sul, o Top of Mind, realizado desde 1991, é pioneiro no país