Archives Junho 2023

Be8 investirá R$ 1,5 bilhão em esmagadora de soja no Paraná

Empresa integrante da holding ECB Group destinará produção à indústria de rações e fabricação de biodiesel

O novo empreendimento fomentará a criação de, pelo menos, 100 empregos diretos e aproximadamente 2 mil indiretos

A Be8, nome atual da BSBIOS, e o governo do Paraná assinaram de forma digital nesta quarta-feira (14) um protocolo de intenções para viabilizar investimentos em uma esmagadora de soja em Marialva, onde a empresa já tem uma unidade de produção de biodiesel. A nova planta terá capacidade de processamento de 5 mil toneladas por dia de soja para produção de óleo, farelos e casca de soja. A empresa estima que o investimento poderá chegar a R$ 1,5 bilhão, mas esse valor será agora formatado na etapa seguinte à assinatura do protocolo. A produção será destinada à indústria de rações e o óleo será matéria-prima para fabricação de biodiesel. Quando alcançar a capacidade plena de operação, o consumo de soja será de 85 mil sacas por dia, em sua maioria de fornecedores paranaenses.

“Com mais este anúncio, seguimos nossa estratégia de crescimento no Brasil, ampliando nossa estrutura na cadeia produtiva de biodiesel e de alimentos, cumprindo nosso papel de transformação positiva do cenário energético e fazendo entregas sustentáveis para as pessoas, os negócios e o planeta, gerando empregos e desenvolvimento para o país”, disse Erasmo Carlos Battistella, presidente da Be8, empresa integrante da holding ECB Group, sediado em Passo Fundo (RS). O novo empreendimento fomentará a criação de, pelo menos, 100 empregos diretos e aproximadamente 2 mil indiretos, além da movimentação de cerca de 1.200 empregos que serão gerados a partir do início das obras e durar por um período de construção de, pelo menos, dois anos.

A posição estratégica da esmagadora no complexo de biodiesel já existente em Marialva, é ideal para fornecer com mais matéria-prima (óleo de soja) a demanda crescente do mercado com o aumento da mistura de biodiesel definida em 12% (B12) desde abril de 2023 – e que deve chegar a B15 até 2026. A empresa acaba de ampliar pela sexta vez a capacidade instalada de produção do biocombustível na cidade, agora em 15,4%, elevando para 540 milhões de litros por ano. “O projeto da Esmagadora já estava no planejamento da companhia há algum tempo e aceleramos os investimentos em função da retomada dos mandatos de mistura”, celebra Battistella. A cidade também tem uma localização privilegiada, por um lado, a logística favorável ao Porto de Paranaguá e, de outro, o abastecimento da região Centro Oeste, o que potencializa o destino do farelo para exportação e para o mercado nacional.

O projeto prevê a construção de uma estrutura física de 96 mil metros quadrados em área que abrigará armazéns graneleiros, planta de recebimento e beneficiamento de grãos de 20 mil toneladas por dia, considerando modais rodoviário e ferroviário, e a planta de processamento de 5 mil toneladas. A unidade já conta autorização do órgão ambiental para instalação e o projeto está agora na fase de definição da tecnologia industrial que será empregada na produção. A expectativa é de que as obras se iniciem nos próximos seis meses.

Empresa integrante da holding ECB Group destinará produção à indústria de rações e fabricação de biodiesel

João Paulo Kleinübing assume a presidência do BRDE

Gestão terá como foco desenvolvimento sustentável e inclusivo

Natural de Florianópolis, Kleinübing também ocupou o cargo de presidente do Badesc e da Eletrosul

O catarinense João Paulo Kleinübing assumiu a presidência do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Ele passa a representar o banco que tem atuação nos três estados do Sul – Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul – e no Mato Grosso do Sul. Kleinübing assume a função transmitida pelo paranaense Wilson Bley Lipski, que ficou no cargo por 19 meses. “O BRDE exerce uma missão estratégica para o desenvolvimento da região Sul. Nosso foco é integrar uma agenda econômica, social e ambiental para fortalecimento dos diversos setores, gerando um impacto positivo na melhoria de vidas das pessoas”, destaca Kleinübing. O novo presidente sublinha ainda a importância da continuidade do apoio financeiro e técnico realizado pelo BRDE para projetos que promovam o desenvolvimento sustentável; o comprometimento da instituição com as necessidades dos municípios; assim como o apoio aos empreendedores, através de programas que atendam também microempresas e empresas de pequeno porte.

Kleinübing terá a missão de comandar um dos maiores bancos de fomento do país com números operacionais e financeiros importantes. Em 2022, o BRDE efetivou um novo recorde desde a fundação há 62 anos, com a marca de R$ 4,4 bilhões em novos financiamentos, abrangendo diversos setores da economia nos estados em que atua. No recente balanço divulgado, o banco obteve, no último ano, o maior lucro líquido da história com R$ 449,6 milhões. A instituição financeira lidera também o ranking como maior repassador de recursos para projetos de inovação no país, por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), totalizando quase R$ 1 bilhão em financiamentos nos últimos anos. Natural de Florianópolis, Kleinübing tem 50 anos e é formado em história e administração de empresas. Tem mestrado em políticas públicas pela Universidade de Oxford na Inglaterra e mestrado em Cidades pela pela London School of Economics/LSE. Ele foi prefeito de Blumenau por duas vezes, deputado estadual, deputado federal, secretário de saúde de Santa Catarina. Kleinübing também ocupou o cargo de presidente do Badesc e da Eletrosul. Foi membro do conselho de administração da Celesc e presidente da Associação dos Municípios do Médio Vale Itajaí.

Gestão terá como foco desenvolvimento sustentável e inclusivo

Demanda por profissionais especializados em corte de custos no Sul cresce 25%

Empresas intensificam a procura por especialistas em redução de despesas, revela Michael Page

“As empresas querem alguém que possa, nesse momento, ter esse olhar mais consultivo e saber onde é possível reduzir gastos sem comprometer o crescimento orgânico das corporações”, conta Juliana Ribeiro, gerente executiva da Michael Page

A instabilidade econômica tem levado muitas empresas a reverem seus planos de negócios e forma de atuação. Uma das saídas que elas têm encontrado é a de reduzir gastos que não sejam essenciais. E quem pode fazer isso da melhor maneira possível são os profissionais especializados em enxugar despesas, como o controller. Em função desse cenário, os consultores da Michael Page, uma das maiores consultorias especializadas em recrutamento de média e alta gerência, parte do PageGroup, detectaram um crescimento de 25% na procura por profissionais com esse perfil na região Sul. A alta foi constatada no primeiro quadrimestre deste ano ante o mesmo período de 2022.

“As empresas do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul têm nos procurado para que pudéssemos auxiliá-los na busca de profissionais com perfil de revisão de processos, melhoria operacional e, especialmente, com alta capacidade de melhorar a saúde financeira das companhias. Elas querem alguém que possa, nesse momento, ter esse olhar mais consultivo e saber onde é possível reduzir gastos sem comprometer o crescimento orgânico das corporações”, explica Juliana Ribeiro, gerente executiva da Michael Page. A consultora conta que tem notado essa busca mais intensa a partir do primeiro trimestre, mas o movimento continua acelerado. “Tem muita empresa precisando organizar seu fluxo de caixa, a gestão financeira. Elas precisam de profissionais que possam orientá-las da melhor forma possível e trilhar essa jornada desafiadora sem muitos sustos”, diz. “Os executivos mais sêniores têm predominado nessa busca. A expertise que eles acumularam nesse período será fundamental num momento em que se exige mais governança”, completa.

Veja abaixo a relação dos cargos mais demandados no Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

Cargo: controller
Salário: R$ 20 mil a R$ 35 mil
Funções: profissional com sólida experiência nos subsistemas de finanças e gestão de pessoas. De maneira geral, o escopo da posição contempla tesouraria, custos, contabilidade, planejamento financeiro e fiscal, dependendo do tamanho e segmento da empresa. Tem como responsabilidade tornar os processos mais ágeis, eficientes e estratégicos para o negócio. Também tem como desafio o desenvolvimento do time para melhor desempenho.
Motivo para alta no momento: o profissional possui o desafio de aproximar a estratégia do negócio com as mudanças oriundas do cenário político-econômico do país.
Perfil da vaga: inglês avançado e pós-graduação ou MBA na área são mandatórios. Ter experiência profissional no mesmo segmento de atuação da empresa. Vivência generalista na área de finanças, sólido conhecimento em gestão de pessoas e condução de projetos de implementação de sistemas de gestão empresarial. Pode haver a necessidade do CRC ativo.

Cargo: gerente de logística e operações
Salário: R$ 16 mil a R$ 25 mil
Funções: responsável pela integração entre áreas de operação, logística, comercial e financeira. Acompanha previsão e estimativas de vendas, planejamento e capacidade operacional e de distribuição, manutenção de estoques, com o objetivo de prevenir quebras, aproveitar recursos e trazer melhorias em toda a cadeia de suprimentos.
Motivo para alta no momento: ainda sentindo o efeito da crise de suprimentos, as indústrias passaram a olhar com mais detalhes para a cadeia logística e acompanhar indicadores como nível de estoque, previsibilidade de vendas e capacidade operacional. O aproveitamento de recursos e processos se tornou primordial.
Perfil da vaga: profissionais com experiência em logística podem, inclusive, ter tido passagem por outras áreas de negócio, como inteligência comercial e planejamento estratégico. São essenciais a esse profissional as habilidades de influência e negociação, com perfil forte de relacionamento entre diversas áreas e visão do negócio como um todo.

Cargo: especialista em controladoria
Salário: R$ 10 mil a R$ 12 mil
Funções: profissional com perfil bastante específico, normalmente não tem a gestão de pessoas e é considerado a referência técnica da área, prestando suporte ao time. O seu escopo pode contemplar diversos subsistemas da área de finanças ou apenas um, dependendo do segmento e tamanho da empresa. A busca por esse profissional está direcionada para redução de custos, revisão dos processos da área, participação no desenvolvimento do orçamento anual de custos, análise de viabilidade financeira, controle da evolução do estoque e acompanhamento de auditorias.
Motivo para alta no momento: com as mudanças no cenário político-econômico dos últimos meses, o especialista em controladoria com foco em custos tem como objetivo conduzir os processos da área de acordo com as variações presentes no mercado.
Perfil da vaga: inglês avançado é desejável e pós-graduação ou MBA na área são necessários. Ter experiência profissional no mesmo segmento de atuação da empresa contratante e conhecimento geral de contabilidade.

Empresas intensificam a procura por especialistas em redução de despesas, revela Michael Page

IXL Center lança terceira edição do IXLerator no Sul

Programa que acelera processo de inovação inicia no dia 8 de agosto

O ciclo de aprendizado, que terá duração de 14 semanas, contará com workshops presenciais

O IXL Center anunciou o lançamento da terceira edição do IXLerator na região Sul. O programa que acelera o processo de inovação iniciará no dia 8 de agosto, no campus da Unisinos em Porto Alegre. O curso foi concebido por Hitendra Patel, cofundador do IXL Center, pensador e especialista na área de inovação, que já auxiliou marcas globais como Pepsico e P&G a se tornarem líderes em inovação. “A formação auxilia empresas de diferentes tamanhos e setores. Com ele, será possível acelerar o crescimento através da inovação, gerando novas ideias para comercialização, capacitar multiplicadores internos de inovação, através da do Global Innovation Management Institute (GIMI) e conectar empresas em um ecossistema genuíno de inovação”, enumera Fernando Onosaki, sócio-diretor do IXL-Center. O GIMI é uma organização global sem fins lucrativos criada por executivos, acadêmicos e consultores especializados em inovação.

“O ciclo de aprendizado, que terá duração de 14 semanas, contará com workshops presenciais, liderados por facilitadores com experiência internacional, webinars para alinhamento e preparação das empresas e sessões de mentoria semanais conduzidas por um consultor da IXL-Center dedicado para cada empresa”, completa Alexandre Chang, diretor do IXL-Center. Chang também anuncia que o IXL-Center promoverá no dia 22 de junho, às 18 horas, um webinar apresentando detalhes do programa, como também relatos da experiencia que algumas empresas e organizações tiveram. O evento contará com as presenças de Afonso Reginatto, CEO da Summa Engenharia; Natércia Domingos, coordenadora de projetos de sustentabilidade da prefeitura de Porto Alegre; e Regis Haubert, CEO da Exatron.

“O IXLerator é uma iniciativa que permite refletir sobre a inovação de maneira aplicada à realidade das empresas e seus desafios com o alcance de resultados imediatos. Também possibilita aos participantes o acesso a conhecimentos sobre gestão da inovação que os permite replicar o aprendizado em situações do cotidiano da sua vida professional”, ressalta Silvio Bitencourt da Silva, gestor executivo do Tecnosinos e diretor da incubadora de base tecnológica da Unisinos, a Unidade de Inovação e Tecnologia (Unitec). Ele também participará do Webinar juntamente com Leonardo Gonçalves, diretor de projetos do Pacto Alegre. “O Pacto Alegre apoia este programa, reconhecendo o IXLerator como uma excelente iniciativa para impulsionar os esforços de inovação de empresas e outras organizações da capital gaúcha. Sua metodologia exclusiva e replicável é um fator diferencial significativo”, salienta Gonçalves. Para participar do Webinar, basta clicar aquiNo ano passado, os participantes também elogiaram o programa pelo foco em inovação e estratégia, capacidade de fornecer insights e conexões valiosas para ajudá-los a ter sucesso. Confira os depoimentos em vídeo clicando aqui. Mais detalhes sobre a programação completa e inscrições devem ser feitas através do e-mail de Alexandre Chang (alexandre.chang@ixl-center.net).

Programa que acelera processo de inovação inicia no dia 8 de agosto

Mercado eleva para 2,14% projeção do crescimento do PIB no ano

Estimativa da inflação cai para 5,12%

Em maio, influenciada por reajustes no setor de saúde e cuidados pessoais, a inflação ficou em 0,23%

A previsão do mercado financeiro para o crescimento da economia brasileira este ano subiu pela sexta vez seguida, passando de 1,84% para 2,14%. A estimativa está no boletim Focus, pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC) com a projeção para os principais indicadores econômicos. Já a estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada a inflação oficial do país, também está em queda e passou de 5,42% para 5,12% neste ano. Para 2024, a estimativa de inflação ficou em 4%. Para 2025 e 2026, as previsões são de 3,8% para os dois anos. A estimativa para este ano está acima do teto da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. Definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta é 3,25% para 2023, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,75% e o superior 4,75%. 

Segundo o BC, no último Relatório Trimestral de Inflação, a chance de a inflação oficial superar o teto da meta em 2023 é de 83%. Em maio, influenciado por reajustes no setor de saúde e cuidados pessoais, o IPCA ficou em 0,23%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado é menor que a taxa de abril: 0,61%. O IPCA acumulado em 12 meses ficou em 3,94%, seguindo a tendência de queda apresentada desde junho de 2022, quando o índice estava em 11,89%. Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, definida em 13,75% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom). A taxa está nesse nível desde agosto de 2022, e é a maior desde janeiro de 2017, quando também estava nesse patamar. Para o mercado financeiro, a expectativa é de que a Selic encerre 2023 em 12,25% ao ano. Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros, a finalidade é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança.

Mas, além da Selic, os bancos consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas. Desse modo, taxas mais altas também podem dificultar a expansão da economia. Quando o Copom diminui a Selic, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação e estimulando a atividade econômica. Por fim, a previsão do mercado financeiro para a cotação do dólar está em R$ 5 para o fim deste ano.

Com Agência Brasil

Estimativa da inflação cai para 5,12%

Codesul discute interesses dos Estados-membros no Congresso

A incorporação do Mato do Grosso do Sul ao BRDE, com aporte de recursos e participação nos financiamentos, foi um dos temas em pauta

Temas de interesse comum do colegiado foram debatidos por Leite e seus colegas Ratinho Júnior, Mello e Riedel

Os governadores dos Estados que fazem parte do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) se reuniram na tarde desta sexta-feira (16), em Porto Alegre, para uma sessão plenária que debateu temas de interesse comum do colegiado e a construção de um plano estratégico de desenvolvimento regional. Além do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite – que preside o conselho –, estiveram presentes os governadores de Santa Catarina, Jorginho Mello, do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, e do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel. No encontro foram apresentados pontos discutidos por secretários de Estado ligados às cinco comissões permanentes do conselho: educação; planejamento; meio ambiente e sustentabilidade; logística e infraestrutura; e agricultura e desenvolvimento rural. Os painéis apresentaram diagnósticos de situações que envolvem os quatro Estados-membros do Codesul e que demandam planejamento e esforço conjunto para a construção de soluções. Os temas destacados foram relacionados à agenda ambiental, como o esforço conjunto para garantir espaço na próxima Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28); a criação de um fundo de desenvolvimento regional; a defesa dos interesses dos Estados do Sul e do Mato Grosso do Sul em pautas que tramitam no Congresso Nacional; e a incorporação do Mato do Grosso do Sul ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), com aporte de recursos e participação nos financiamentos.

Leite destacou a importância do acompanhamento das pautas e da criação de planos de governança para que os problemas e interesses diagnosticados sejam transformados em ações efetivas. Também reforçou a necessidade de articulação entre os Estados do conselho na busca pelos seus interesses em pautas no Congresso. “Com atenção especial aos temas que dizem respeito à questão fiscal e tributária, nosso esforço é para que possamos diminuir a quebra de isonomia existente entre as regiões brasileiras – de maneira que a nossa região tenha acesso a recursos de fundos de desenvolvimento regional – e diminuir o descompasso de incentivos fiscais. Isso ensejará um esforço coordenado dos governadores e atuação conjunta das nossas bancadas. Puxando na mesma direção, vamos mais longe e mais rápido”, pontuou. As apresentações também trataram de projetos para preservação da Mata Atlântica e obtenção de ferramentas de mensuração de emissão de gases do efeito estufa por satélite, de medidas relativas à estiagem e de obras federais prioritárias nos quatro Estados. Riedel disse que “criar uma zona de convergência é desafiador, mas, ao mesmo tempo, muito motivador”. Reafirmou a expectativa na construção de resultados concretos para os Estados do Codesul e reforçou o interesse do Mato Grosso do Sul em integrar o BRDE, processo para o qual foi estabelecido um grupo de trabalho. Para Jorginho Mello, a união por ações que são de interesse dos quatro estados é essencial. “Nunca foi tão importante a aproximação das nossas bancadas no Congresso e por isso trabalharemos muito nesta articulação”, destacou o catarinense.

Ratinho Junior, do Paraná, enfatizou os avanços já alcançados pela união do Codesul ao longo da sua história e falou sobre as perspectivas para o futuro. “Esse planejamento que está sendo articulado mostra a preocupação com temas importantes, como a busca pela sustentabilidade ambiental, cada vez mais forte entre os nossos Estados. Com essas ações, vamos deixar Estados melhores para a população e para os próximos governos”, projetou. Nos últimos dois dias, secretários de Planejamento dos Estados integrantes do Codesul se debruçaram sobre um estudo prévio para um planejamento estratégico com visão regional até 2040. O projeto, cuja elaboração conta com o apoio de um estudo desenvolvido pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), tem como objetivo criar um diagnóstico regional que conduzirá os Estados a promoverem estratégias de desenvolvimento.

A incorporação do Mato do Grosso do Sul ao BRDE, com aporte de recursos e participação nos financiamentos, foi um dos temas em pauta

Paraná anuncia programas de R$ 750 milhões para cooperativas

Plano foca em armazenagem de grãos e novas plantas industriais

O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, anunciou o Plano Paraná Cooperativo (PRC200), aprovado simbolicamente pelos presidentes das cooperativas

O fortalecimento da economia e os bons resultados alcançados pelo Paraná nos últimos anos passam pelo cooperativismo. A afirmação foi feita pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior na semana passada, durante a abertura do Fórum dos Presidentes 2023, realizado em Foz do Iguaçu, no Oeste. O governador também anunciou dois novos programas voltados para as cooperativas: o primeiro é de armazenagem de grãos, uma vez que o estado tem batido recordes na produção; e o segundo será destinado a investimento em novas plantas industriais. Serão R$ 250 milhões, através do Sistema de Controle da Transferência e Utilização de Créditos Acumulados (Siscred), da Secretaria estadual da Fazenda, dirigidos a cooperativas que tenham crédito tributário de exportação para a construção de silos.

Nessa mesma linha, até R$ 500 milhões serão liberados para novas plantas industriais em regiões de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). São parecidos com o modelo adotado em 2022 para implementação de usinas de biomassa e fotovoltaicas. Segundo os dados mais recentes do Sistema OCB (de 2021), o Brasil conta com 4.880 cooperativas ativas, sendo que 52% (2.535) com mais de 20 anos de atuação. Já dados do Sistema Ocepar mostram que no ano passado o Paraná possuía 223 cooperativas, com mais de 3,1 milhões de cooperados e 135 mil empregados. O faturamento total foi de R$ 187 bilhões, com uma participação no PIB agropecuário do estado de 64%. Promovido pelo Sistema Ocepar, neste ano o Fórum dos Presidentes reúne 200 participantes e visa aproximar os mercados brasileiro e europeu, apresentando diversas oportunidades de negócios e possíveis alianças entre a América do Sul e a Europa.

Com foco em práticas ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança), estão reunidos presidentes das principais cooperativas do Brasil, entre elas Castrolanda/Unium, Coamo, Cocamar, Frimesa, Unimed Paraná, entre outras. O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, anunciou o Plano Paraná Cooperativo (PRC200), aprovado simbolicamente pelos presidentes das cooperativas. Na prática, o novo plano pretende aumentar o faturamento para R$ 200 bilhões, com sobras líquidas de R$ 10 bilhões, investimento anual de, no mínimo, R$ 5 bilhões, e chegar a 4 milhões de cooperados com 200 mil empregados diretos. “Estamos lançando um novo plano de desenvolvimento do cooperativismo, com toda uma metodologia para calcular isso, determinando os novos investimentos. A demanda internacional por alimentos é muito alta. O objetivo é nos organizarmos para isso, devendo investir cerca de R$ 30 bilhões nos próximos cinco anos, com foco na agroindústria”, salientou.

Plano foca em armazenagem de grãos e novas plantas industriais

Atividade econômica tem alta de 0,56% em abril

Em 12 meses, o indicador ficou positivo em 3,43%

Em março de 2021, o BC iniciou um ciclo de aperto monetário, em meio à alta dos preços de alimentos, de energia e de combustíveis

A atividade econômica brasileira teve uma elevação em abril deste ano, segundo informações divulgadas pelo Banco Central (BC). O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), conhecido como a prévia do PIB, apresentou crescimento de 0,56% em abril em relação ao mês anterior, de acordo com dados dessazonalizados (ajustados para o período). Em abril, o IBC-Br atingiu 148,33 pontos. Na comparação com o mesmo mês de 2022, houve crescimento de 3,31% (sem ajuste para o período, já que a comparação é entre meses iguais). No acumulado em 12 meses, o indicador também ficou positivo em 3,43%.

A alta em abril ocorre após a retração registrada em março, antecedida por uma estabilidade em janeiro e crescimento em fevereiro. O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica do país e ajuda o BC a tomar decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic, definida atualmente em 13,75% ao ano. O índice incorpora informações sobre o nível de atividade de setores da economia – indústria, comércio e serviços e agropecuária –, além do volume de impostos. A Selic está em 13,75% desde agosto do ano passado e é o maior nível desde janeiro de 2017, quando também estava nesse patamar. Ela é o principal instrumento usada pelo BC para alcançar a meta de inflação, porque a taxa causa reflexos nos preços, já que juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança, evitando a demanda aquecida.

Em março de 2021, o BC iniciou um ciclo de aperto monetário, em meio à alta dos preços de alimentos, de energia e de combustíveis. Entretanto, o nível da Selic vem sedo criticada pelo governo federal, que cobra uma redução para impulsionar o crescimento da economia. Na próxima semana, nos dias 20 e 21, o Comitê de Política Monetária do BC faz a quarta reunião do ano para definir a taxa básica de juros. O indicador oficial da economia brasileira é o Produto Interno Bruto (PIB), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com resultado trimestral, o PIB do primeiro trimestre de 2023 será divulgado em 1º de junho. O PIB é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país. Em 2022, o PIB do Brasil cresceu 2,9%, totalizando R$ 9,9 trilhões.

Com Agência Brasil

Em 12 meses, o indicador ficou positivo em 3,43%

Montadoras incluem mais veículos em programa de compras com desconto

Um modelo e 33 versões foram acrescentados à lista

Com as inclusões, o programa subsidia a compra de 266 versões de 32 modelos de carros, de nove montadoras

O programa de compra de veículos com desconto terá mais um modelo e 33 versões de carros incluídos pelas montadoras, anunciou o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). A pasta divulgou uma nova atualização da lista de carros que terão descontos. Com as inclusões, o programa subsidia a compra de 266 versões de 32 modelos de carros, de nove montadoras: Renault, Volks, Toyota, Hyundai, Nissan, Honda, GM, Fiat e Peugeot. A nova versão da lista pode ser acessada aqui. O MDIC informou que duas montadoras pediram créditos tributários adicionais de R$ 10 milhões cada uma. O montante de créditos destinado a veículos subiu de R$ 150 milhões para R$ 170 milhões, o equivalente a 34% do orçamento de R$ 500 milhões para a modalidade de carros.

Ônibus e caminhões
Em relação aos ônibus, vans e caminhões, não houve alterações nos veículos inscritos nem nos créditos pedidos. Na quarta-feira passada (14), o MDIC divulgou que dez montadoras de caminhões aderiram ao programa para renovação de frotas, somando um volume de descontos de R$ 100 milhões, equivalente a 14% do teto de R$ 700 milhões disponibilizados para essa categoria. As fabricantes de caminhão que demonstraram interesse foram Volkswagen Truck, Mercedes-Benz, Scania, Fiat Chrysler, Peugeot Citroen, Volvo, Ford, Iveco, Mercedes-Benz Cars & Vans e Daf Caminhões. No caso dos ônibus, nove montadoras aderiram ao programa. São elas: Mercedes-Benz, Scania, Fiat Chrysler, Mercedes-Benz Cars & Vans, Comil, Ciferal, Marcopolo, Volare e Iveco. Essas empresas pediram descontos em tributos que somam R$ 90 milhões, o equivalente a 30% do teto de R$ 300 milhões disponibilizados para as montadoras de ônibus.

Descontos
O programa para a renovação da frota será custeado por meio de créditos tributários, descontos concedidos pelo governo aos fabricantes no pagamento de tributos futuros, no total de R$ 1,5 bilhão. Em troca, a indústria automotiva comprometeu-se a repassar a diferença ao consumidor. Está prevista a utilização de R$ 700 milhões em créditos tributários para a venda de caminhões, R$ 500 milhões para carros e R$ 300 milhões para vans e ônibus. O programa tem prazo de quatro meses, mas pode se esgotar antes, assim que acabarem os créditos tributários. Para compensar a perda de arrecadação, o governo pretende reverter parcialmente a desoneração sobre o diesel que vigoraria até o fim do ano. Dos R$ 0,35 de Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) atualmente zerados, R$ 0,11 serão reonerados em setembro, depois da noventena, prazo de 90 dias determinado pela Constituição para o aumento de contribuições federais.

Com Agência Brasil

Um modelo e 33 versões foram acrescentados à lista

Gramado: você não gosta, mas tem de aplaudir

E se a cidade tivesse permanecido como nos anos 1980 e 1990?

Hoje, Gramado é o segundo maior segundo destino turístico do Brasil, só atrás do Rio de Janeiro

Tomei conhecimento, com atraso, da pequena polêmica que se seguiu à publicação de um post do colega Fernando Dourado sobre a cidade de Gramado, em janeiro deste ano. Nele, o blogueiro de AMANHÃ pergunta aos leitores se o destino turístico “é um templo do brega”. “Vocês conhecem, vocês me dirão”, conclui ele, não sem antes mencionar supostos pecados da cidade, como “artificialismo”, museus sem curadoria, aspecto fake e preços altos. O que, naturalmente, foi motivo para alguns comentários no site e na edição impressa da revista (leia aqui). De fato, Gramado mudou muito dos anos 1980 e 1990 para cá. Antes dependente essencialmente de turistas gaúchos em busca de uma opção de passeio no inverno, ao longo do tempo a cidade criou atrações voltadas a públicos diversos e para diferentes épocas do ano, tornando-se um destino nacional.

Concebeu o Natal Luz, para competir com o litoral no início do verão; instalou parques e museus temáticos; aumentou a rede hoteleira e variou as opções gastronômicas, antes essencialmente calcadas na culinária da imigração alemã e italiana. Nesse processo, deixou um pouco para trás, sim, o aspecto de cidade de interior, lembrando uma versão brasileira de Las Vegas, como menciona Dourado. Mas, nessa trajetória toda, eu vejo mais mérito do que heresia, ao menos do ponto de vista empresarial. Para começar, a Gramado “original”, que se tornou destino turístico de décadas passadas, de original não tinha nada. Desde o início a padronização arquitetônica e o desenvolvimento de certos atrativos naturais, como o lago Joaquina Bier, foi pensada para atrair turistas; não foram manifestação espontânea das preferências estéticas dos habitantes nem presente de Deus. Gramado é um empreendimento em forma de cidade – e nada mais previsível, portanto, que tivesse de se adaptar para sobreviver.

Com isso, em algum momento viu-se diante de uma ameaça e uma oportunidade: ficar estagnada em seu apelo estadual, com estadias de poucos dias e potencial econômico restrito, ou aproveitar seus diferenciais para atrair visitantes de todo o Brasil. Para isso, não poderia limitar seus pontos turísticos aos de sempre, pois nenhuma viagem nacional se justificaria por meia dúzias de lugares. A solução, então, foi adicionar novos atrativos, mesmo que estes soassem menos “reais” e “autênticos” que os anteriores. Era o preço para fazer valer a mudança de patamar almejada. O resultado está aí. Hoje, Gramado é o segundo maior segundo destino turístico do Brasil, só atrás do Rio de Janeiro. Fosse a mesma Gramado de sempre e se estaria comentando que parou no tempo, ou que o empresariado local é conservador e sem visão. Como aconteceu justamente o contrário, a crítica é ao tal turismo-pastiche que pretensamente representa. Há, sim, o risco de que a superexploração do local torne a vida de moradores e o desfrute turístico piores. Trata-se, contudo, de uma questão empresarial também, como tantas que o município já enfrentou: o afluxo de turistas diminuirá se a experiência piorar.É detectável a tempo de ser evitado. Assim, por mais que nosso lado turista talvez não simpatize com a Gramado de hoje, nossa porção empresário ou marketeiro tem de reconhecer seus méritos.

E se a cidade tivesse permanecido como nos anos 1980 e 1990?

Connect Week movimentará Curitiba com 50 eventos de inovação

De segunda-feira a domingo, a capital paranaense vai fomentar o desenvolvimento da cultura e da tecnologia

A Connect Week é uma ampliação do Viasoft Connect, realizado desde 2019 e, que este ano será de 21 e 23 de junho no Viasoft Experience

Curitiba vai viver um intensivão de inovação na próxima semana. De segunda-feira (19) a domingo (25), a capital paranaense será sede da primeira edição da Connect Week, que vai fomentar o desenvolvimento da cultura e da tecnologia com 50 eventos simultâneos em sete dias. A semana de inovação vai aquecer o início do inverno em Curitiba (que começa no dia 21) e pretende impactar 50 mil pessoas nos eventos distribuídos em vários pontos da cidade. A Prefeitura de Curitiba e o Vale do Pinhão, por meio da Agência Curitiba de Inovação e Desenvolvimento, estão entre os parceiros da iniciativa. “Este novo evento do calendário do Vale do Pinhão é resultado da vontade de muitos e da união dos atores do ecossistema de inovação de Curitiba e do Paraná para reforçar nosso DNA inovador voltado para a transformação”, destaca o presidente da Agência Curitiba, Dario Paixão.

Os eventos da Connect Week abrangem negócios, networking, tecnologia, carreiras, conexões, empreendedorismo à cultura, gastronomia e esporte. Entre eles, estão ações organizadas pelo Vale do Pinhão, ecossistema de inovação curitibano, por meio da Agência Curitiba. Criado por diversos atores do ecossistema de inovação paranaense, a programação é uma parceria da Viasoft Connect, Prefeitura Municipal de Curitiba, Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Sebrae-PR, Universidade Positivo e Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Paraná (Assespro-PR/Acate). “Todos esses eventos vão acontecer de forma simultânea, mas com autonomia, garantindo que cada um tenha vida e brilhos próprios, promovendo uma semana de muito conteúdo, conexões, networking e atrações em Curitiba”, destaca o presidente do Grupo Viasoft, Itamir Viola.

O Vale do Pinhão está na organização de diversos eventos na Connect Week. Na terça-feira (20), realiza a palestra do programa Curitiba Empreendedora na Rua da Cidadania do Boqueirão, das 14h às 16h. A partir das 18h, é a vez do Business Round, o happy hour de negócios do Vale do Pinhão, no Hard Rock Café. Também na terça-feira, o Engenho da Inovação sedia, a partir das 14h, mais um encontro Elas Inspiram, do Programa Empreendedora Curitibana. De quarta (21) a sexta-feira (23), as startups de Curitiba e da Região Metropolitana estarão no estande do Vale do Pinhão no Viasoft Connect. As apresentações serão feitas no PitchCast, um formato que une pitches (apresentações rápidas) e podcast em bate-papos com convidados.

A Connect Week é uma ampliação do Viasoft Connect, realizado desde 2019 e, que este ano será de 21 e 23 de junho no Viasoft Experience, como evento-âncora da semana de inovação. Nas mesmas datas, será realizado o Summit Connect Week, destinado a profissionais C-Level, presidentes e diretores de empresas, no Teatro Positivo. Entre os palestrantes destes dois eventos estão o ex-maratonista Vanderlei Cordeiro; Martha Gabriel, referência mundial em estratégias digitais de negócios; o fundador da Chilli Beans, Caito Maia; o head de Plataforma Seller na Luizalabs do Magazine Luiza, Ricardo Rocha; o filósofo Mario Sergio Cortela; o futurista Peter Kronstrom; os autores do livro Gestão do Amanhã, José Salibi Neto e Sandro Magaldi; e o diretor-geral do LinkedIn Latam, Milton Beck. Na sexta-feira (23), serão realizadas as finais do Prêmio Empresa Inovadora 2023 em quatro categorias (cooperativas, Indústria, Varejo e Serviços) e a disputa entre startups da Rede Paranaense de Comunicação, o Rocket 2023, que tem patrocínio da Prefeitura de Curitiba e da Agência Curitiba. No domingo (25), a semana será encerrada com a Corrida da Inovação.

De segunda-feira a domingo, a capital paranaense vai fomentar o desenvolvimento da cultura e da tecnologia