Archives 2022

Sanepar apresenta receita de R$ 1,4 bi no primeiro trimestre

O lucro entre janeiro e março foi de R$ 291,9 milhões

Até março, a Sanepar investiu R$ 325,5 milhões, valor 36,2% maior do que fez no mesmo intervalo de 2021

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) anunciou nesta sexta-feira (6) que obteve receita líquida de R$ 1,4 bilhão no primeiro trimestre. O valor é 14,7% maior do que aquele alcançado em igual período de 2021. O lucro entre janeiro e março foi de R$ 291,9 milhões, valor 18,4% maior em relação ao primeiro trimestre do ano passado (veja todos os principais indicadores na tabela abaixo).

Segundo a estatal, o aumento na receita operacional líquida é decorrente do reajuste tarifário de 5,1% que passou a vigorar em fevereiro de 2021, assim como a revisão tarifária de 5,7% que entrou em vigor em maio do ano passado. O crescimento dos volumes faturados de água e esgoto e o aumento no número de ligações também auxiliaram no resultado. 

Até março, a Sanepar investiu R$ 325,5 milhões, valor 36,2% maior do que fez no mesmo intervalo de 2021. Em esgotamento sanitário, o crescimento foi ainda maior: a companhia investiu 63% a mais neste trimestre do que no mesmo período do ano anterior. Foram R$ 178,5 milhões em obras de implantação, melhoria e ampliação de sistemas de coleta e tratamento. Em abastecimento de água, foram R$ 160,3 milhões, 40% maiores em comparação com o primeiro trimestre de 2021. Os resultados foram apresentados pela Sanepar nesta sexta-feira (6) pelo diretor-presidente Claudio Stabile e pelo diretor financeiro e de Relações com Investidores, Abel Demetrio, em videoconferência dirigida a acionistas e aberta ao público.

Com esses valores, a Sanepar cumpre rigorosamente o cronograma do Planejamento Plurianual de Investimentos (PPI) de R$ 1,7 bilhão de investimento para 2022. Desse total, R$ 981 milhões serão aplicados exclusivamente em esgotamento sanitário. O grande aumento de recursos destinados para esta área confirma o empenho da companhia de atender a meta estabelecida pelo novo marco do saneamento de 90% da população com acesso à rede coletora de esgoto até 2033.

Atualmente, esse indicador está em 77,5%. No abastecimento público, a Sanepar já atende 100% da população urbana. Vinte e um municípios do Paraná já alcançaram a meta de 90% de esgotamento determinada pelo novo marco do saneamento para 2033. Entre elas, cidades como Pinhais, Matinhos, Porecatu, Rio Azul, Conselheiro Mairinck, além dos maiores centros urbanos como Londrina, Ponta Grossa, Maringá, Cascavel e Curitiba. Obras que estão sendo executadas vão tornar Cascavel a primeira cidade paranaense a ter 100% da população atendida. Outros projetos e obras da Sanepar preveem a intensificação nos municípios menores para que também alcancem a universalização até a data prevista.

O lucro entre janeiro e março foi de R$ 291,9 milhões

Chega de retrabalho

Ele causa transtornos, muda rotina de pessoas e empresas

Nós, brasileiros, acabamos por conviver com o retrabalho, e em certos casos até o aceitamos como algo natural, o que é algo muito ruim

Retrabalho. Essa é uma palavra antiga, que nos acompanha desde a nossa infância e que até o momento ainda não surgiu um termo forte ou popular que a traduzisse de outra forma. Sua essência nada mais é do que o sinônimo de perda de tempo, dinheiro e paciência. Refazer algo que não atendeu as premissas causa transtornos, muda rotina de pessoas e empresas.

Nós, brasileiros, acabamos por conviver com o retrabalho, e em certos casos até o aceitamos como algo natural, o que é algo muito ruim. Quando jovenzinhos, ainda na escola, precisamos muitas vezes refazer a redação, as atividades e/ou até repetir o ano escolar. Já nesse período da vida o retrabalho gera transtornos, embora muitos dizem que ‘refazer’ na educação pode ser entendido como oportunidade de aprender.

Mas no mercado de trabalho não existe espaço para esse ‘aprender’. Já prestei consultoria para empresas que sofrem com essa deficiência em seu corpo colaborativo. Uma delas, certa vez, me contou que cerca de 5% das atividades realizadas por suas equipes necessitavam de retrabalho, e que esse fato gerava perto de 2% de prejuízo financeiro ao ano. Porém, como acabar ou minimizar o retrabalho dentro das organizações ou na prestação de serviços? Sinto informar que não existe uma receita de bolo, mas há saídas que podemos utilizar.

A primeira delas é ao fazer um projeto ou uma ação por mais simples que seja pense nela como um todo: começo, meio e o formato final. Delimite o que será preciso ao longo do processo. Não esqueça de colocar tempo real para tal realização. Exemplo: se é um projeto para construção civil, imagine que o fator da condição climática pode impactar no tempo de execução do empreendimento. Escassez de mão de obra pode ser outro motivo para atrasos. Logo, tente levantar todas as variáveis.

Ao contratar colaboradores, ou prestadores de serviços, invista tempo para trazer a melhor mão de obra, aquela realmente especializada que tenha condições de atender a demanda. Se o projeto é interno, invista em perfis que terão maior afinidade com aquilo que se deseja desenvolver. Por fim, acompanhe cada etapa do processo. Se estiver em desacordo, pare imediatamente para corrigir o percurso. Não deixe para fazer uma avaliação somente no final, pois aí pode ser tarde demais.

Tudo isso ainda passa por um certo grau de comprometimento das pessoas que estarão à frente destas atividades. Pessoas comprometidas são proativas, buscam soluções e têm mais propensão a enfrentar desafios do que reclamar das intempéries. Então, traga gente competente para seu lado. Recado dado, siga essas dicas e deixe o retrabalho do lado de fora de sua rotina.

Ele causa transtornos, muda rotina de pessoas e empresas

Ele causa transtornos, muda rotina de pessoas e empresas Nós, brasileiros, acabamos por conviver com o retrabalho, e em certos casos até o aceitamos como algo natural, o que é algo muito ruim Retrabalho. Essa é uma palavra antiga, que nos acompanha desde a nossa infância e que até o momento ainda não surgiu um… Continue a ler »Chega de retrabalho

Vendas disparam mais de 60% na Lojas Renner

A cadeia de varejo com sede no Sul passou de prejuízo a lucro no primeiro trimestre

Lojas Renner nota maior intensificação do ritmo das vendas em abril

O primeiro trimestre de 2022 se caracterizou por um crescimento robusto de vendas de 63% versus 2021 e 35% ante 2019 e já com número de transações positiva nesta comparação, informou a Lojas Renner em seu relatório trimestral. A companhia também registrou lucro de R$ R$ 191,6 milhões entre janeiro e março, revertendo prejuízo de R$ 147,7 milhões de um ano antes (veja os principais números da varejista na tabela ao final desta reportagem).

“Iniciamos o ano com algumas incertezas relativas à pandemia, em função da variante Ômicron, o que impactou o fluxo, nas primeiras semanas de janeiro. No entanto, a partir da redução do número de casos, vimos rapidamente uma evolução na mobilidade e, como consequência, nas vendas. Desta forma, tivemos um trimestre com aceleração sequencial nos meses, cujo ritmo se intensificou ainda mais em abril”, relata a companhia.

“Além da maior mobilidade, a boa aceitação da coleção outono-inverno também contribuiu para o ganho relevante de share no período. Adicionalmente, a performance de vendas, aliada à otimização dos estoques integrados, bem como o uso de dados em nossos processos têm contribuído para níveis de remarcações alinhados aos menores patamares históricos. Estas melhorias de produtividade compensaram quase na totalidade os desafios de câmbio e inflação de matérias-primas e fretes, favorecendo a dinâmica de margem bruta, em níveis similares ao de 2019”, informa a empresa.

No trimestre, os investimentos foram menores ante o igual período de 2021, essencialmente em razão da redução em novas lojas e centros de distribuição. Entre janeiro e março os aportes somaram R$ 114,7 milhões, bem menos da metade do total investido no mesmo intervalo do ano passado (R$ 264 milhões). “Em função da postergação de novas lojas em 2020, houve a concentração excepcional de inaugurações no primeiro semestre de 2021. Já no primeiro semestre deste ano haverá uma normalização do cronograma de inaugurações, o que gerou um menor nível de desembolsos”, explica a companhia.

A Lojas Renner é a 16ª maior empresa da região e também a quinta maior do Rio Grande do Sul, de acordo com o ranking 500 MAIORES DO SUL, publicado pelo Grupo AMANHÃ com o apoio técnico da PwC. Leia o anuário completo clicando aqui, mediante pequeno cadastro.

Quer saber mais sobre empresas do Sul?
Receba diariamente a newsletter do Grupo AMANHÃ. Faça seu cadastro aqui e, ainda, acesse o acervo de publicações do Grupo AMANHÃ.

A cadeia de varejo com sede no Sul passou de prejuízo a lucro no primeiro trimestre

O meio ambiente também precisa de você

As organizações precisam de especialistas na área, e essa vaga pode ser sua

Empresas e organizações que dão atenção há tempos a esta causa têm resultados magníficos

Você já parou para pensar que o meio ambiente também precisa de sua mão de obra? Se você ainda não parou para refletir sobre essa indagação, é bom ficar atento, pois esta área deve demandar muito profissionais nos próximos anos. E não falo aqui de atividades na área teórica, que são primordiais, mas nas áreas técnicas nas empresas.

Hoje, as companhias estão buscando soluções que contribuam com seus valores voltados à sustentabilidade. A tecnologia neste sentido é aliada e traz muitas das respostas com as quais as empresas se deparam. Porém, é necessário contar com pessoas preparadas, dispostas a colocar a mão na massa e que saibam apresentar resultados.

Nas companhias, pipocam projetos ligados ao meio ambiente que precisam estar alinhados à cultura, apresentar resultados financeiros, ter um certo tom de inovação, engajar o público interno e externo e ajudar a replicar a ideia para outros projetos, seja dentro da própria empresa ou como fonte de inspiração para o mercado.

Claro que falar de meio ambiente não é algo novo, e empresas e organizações que dão atenção há tempos a esta causa têm resultados magníficos. É bom ler notícias como, por exemplo, de que o nosso paranaense Hospital Pequeno Príncipe foi reconhecido neste início de ano como uma das instituições de saúde com melhores ações climáticas do mundo. O Hospital recebeu o ‘Global Climate Award 2021’ na categoria Energy Efficiency – Silver/Eficiência Energética – Prata, concedido pelas organizações internacionais Saúde Sem Dano e Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis em parceria com o Projeto Hospitais Saudáveis.

Outro paranaense que se destaca é o Grupo Tacla, o maior administrador de shoppings centers do estado que vem implantando projetos de energia renovável em seus empreendimentos, trazendo economia e benefício ao meio ambiente. Na área industrial, a líder na transformação do plástico Colorfix Masterbaches recentemente lançou linhas voltadas especificamente para atender à demanda por materiais feitos de plástico sustentável. A chamada Linha Revora traz alternativas para que o mercado oferte produtos feitos de plásticos biodegradáveis oriundos de fontes renováveis, trabalhando no formato de uma economia circular – ou seja, em que todos os entes de uma cadeia são envolvidos.

A lista poderia ser ainda maior, mas a reflexão que fica é: quem faz isso acontecer dentro das empresas? Sim, são as pessoas. As organizações precisam de especialistas na área, e essa pessoa pode ser você. Fique atento e ocupe esse espaço no mercado. O mundo corporativo e o meio ambiente agradecem.

As organizações precisam de especialistas na área, e essa vaga pode ser sua

Google Docs ganha recurso de menu suspenso com status de projeto

O Google adicionou uma nova ferramenta no Google Docs que permite criar menus suspensos no Google Docs.

“Estamos apresentando dois novos aprimoramentos para colaboração: menus suspensos no Google Docs”, publicou a empresa.

“Você pode usar menus suspensos para indicar facilmente o status do seu documento ou vários projetos descritos em seu documento”.

Você é livre para decidir quantos itens deseja e o título e a cor associada de cada um. O Docs ainda permite que você salve um menu como modelo para uso posterior.

O Google ainda oferece modelos predefinidos que permitem transformar o documento numa ferramenta de gerenciamento de projetos.

O Google adicionou uma nova ferramenta no Google Docs que permite criar menus suspensos no Google Docs. “Estamos apresentando dois novos aprimoramentos para colaboração: menus suspensos no Google Docs”, publicou a empresa. “Você pode usar menus suspensos para indicar facilmente o status do seu documento …

Apple, Google e Microsoft se comprometem com autenticação sem senha

Apple, Google e Microsoft anunciaram um esforço corporativo para expandir o suporte a um padrão de login sem senha da FIDO Alliance e World Wide Web Consortium.

A autenticação FIDO funciona em um telefone ou tablet para fazer login em um aplicativo ou site em um dispositivo próximo sem precisar adicionar todas as contas em um determinado dispositivo, mesmo em hardware novo.

O objetivo é permitir logins sem senha “de ponta a ponta” para aplicativos e sites, não apenas em determinados estágios.

Você só precisa usar varreduras biométricas (como seu rosto ou dedo) ou um PIN do dispositivo para fazer login em cada etapa.

Apple, Google e Microsoft planejam disponibilizar a novidade longo do “próximo ano” e esperam reduzir as ações de golpistas.

Apple, Google e Microsoft anunciaram um esforço corporativo para expandir o suporte a um padrão de login sem senha da FIDO Alliance e World Wide Web Consortium. A autenticação FIDO funciona em um telefone ou tablet para fazer login em um aplicativo ou site em …

Google Assistente agora pode trocar suas senhas comprometidas

O Google Assistente agora pode ser usado para alterar as senhas comprometidas no Chrome para Android.

Ao fazer login em um site com uma senha comprometida e você receberá o alertade “alterar sua senha” e, em alguns sites, uma nova opção permite que o Assistente faça essa alteração automaticamente.

O Asssistente usa a inteligência artificial Duplex do Googlepara navegar em sites e aplicar alterações de senha interagindo com formulários que normalmente exigiriam intervenção humana.

A ferramenta estava disponível apenas para um grupo relativamente pequeno de usuários e está sendo disponibilizado de forma gradual.

Por enquanto, há um limitado número de sites com suporte ao Google Assistente.

O Google Assistente agora pode ser usado para alterar as senhas comprometidas no Chrome para Android. Ao fazer login em um site com uma senha comprometida e você receberá o alertade “alterar sua senha” e, em alguns sites, uma nova opção permite que o Assistente …

Câmeras do Google Nest agora são compatíveis com dispositivos Alexa

O Google atualizou suas câmeras Nest para que elas possam funcionar com dispositivos Alexa. Se você já possui dispositivos Nest e Alexa, eles agora trabalham juntos.

Agora você pode transmitir vídeo ao vivo de câmeras Nest, campainhas e outros dispositivos para qualquer coisa, desde Amazon Fire TV até qualquer dispositivo Echo.

No mês passado, a Amazon fez um movimento semelhante ao abrir seu próprio ecossistema doméstico inteligente quando anunciou que sua campainha e câmeras de segurança funcionariam com Google Nest, Ring, Abode e outros dispositivos de terceiros.

A campainha Ring da Amazon já funciona com o Google Home e o Apple Homekit. Agora, se você possui um termostato Google Nest, pode dizer ao Alexa para mudar a temperatura de sua casa.

O Google atualizou suas câmeras Nest para que elas possam funcionar com dispositivos Alexa. Se você já possui dispositivos Nest e Alexa, eles agora trabalham juntos. Agora você pode transmitir vídeo ao vivo de câmeras Nest, campainhas e outros dispositivos para qualquer coisa, desde Amazon …

Google adquire startup MicroLED Raxium fabricante de telas MicroLED

O Google adquiriu uma startup chamada Raxium, especializada em telas MicroLED.

A Raxium está desenvolvendo o que chama de uma tela “ultracompacta, de baixa potência e alta resolução”, então o Google pode planejar usá-la em futuros dispositivos de realidade aumentada ou virtual.

Ap possuir a empresa pode obter mais controle sobre os principais componentes de exibição para futuros produtos AR/VR, em vez de terceirizar, como costuma ser o caso agora.

Também poderia usar a tecnologia em futuros telefones Pixel ou em seus produtos de videoconferência imersivos Starline, diz o relatório.

“Hoje estamos anunciando que o Google adquiriu a Raxium, uma inovadora em tecnologias de display MicroLED de painel único”, escreveu o vice-presidente sênior de Dispositivos e Serviços do Google, Rick Osterloh, em uma breve postagem no blog . 

“A equipe da Raxium passou cinco anos criando monitores de alta resolução miniaturizados, econômicos e energeticamente eficientes que lançaram as bases para futuras tecnologias de exibição.”

Os termos do acordo não foram revelados.

O Google adquiriu uma startup chamada Raxium, especializada em telas MicroLED. A Raxium está desenvolvendo o que chama de uma tela “ultracompacta, de baixa potência e alta resolução”, então o Google pode planejar usá-la em futuros dispositivos de realidade aumentada ou virtual. Ap possuir a …

YouTube Go será descontinuado a partir de agosto

A equipe do YouTube anunciou que irá descontinuar o YouTube Go, uma versão alternativa mais leve do seu aplicativo principal.

“Hoje, estamos anunciando que o YouTube Go será desativado a partir de agosto. Para acessar o YouTube, recomendamos que os usuários do YouTube Go instalem o aplicativo principal do YouTube ou acessem youtube.com em seus navegadores”, publicou a empresa.

O YouTube desenvolveu o aplicativo Go para usuários onde a conectividade se mostrava irregular e os preços de dados móveis altos, em países como o Brasil e Índia.

No entanto, desde que o Go foi lançado em 2016 várias melhorias de desempenho também foram feitas no aplicativo principal tornando desnecessário seu desenvolvimento.

Com o encerramento, do app, o Google diz que novos controles de uso de dados móveis serão disoponibilizados no app do YouTube no futuro.

A equipe do YouTube anunciou que irá descontinuar o YouTube Go, uma versão alternativa mais leve do seu aplicativo principal. “Hoje, estamos anunciando que o YouTube Go será desativado a partir de agosto. Para acessar o YouTube, recomendamos que os usuários do YouTube Go instalem o …

Carlos Lopes assumirá presidência do Sinduscon Joinville

Ele substituirá o empresário Bruno Cauduro

Com mais de 20 anos de experiência na área de construção civil e mercado imobiliário, Lopes pretende dar continuidade ao trabalho realizado pela gestão atual

O Sindicato da Indústria da Construção Civil de Joinville (Sinduscon) realizou recentemente a eleição da diretoria para a Gestão 2022/2024. A partir do dia 1º de junho, o engenheiro civil Carlos Lopes assumirá a presidência da entidade no lugar do empresário Bruno Cauduro, que segue na diretoria, agora como vice-presidente.

Mestre em construções civis pela faculdade de engenharia da Universidade do Porto (Portugal), Carlos Lopes já integrava a diretoria do Sinduscon Joinville como diretor de meio ambiente. Com mais de 20 anos de experiência na área de construção civil e mercado imobiliário, pretende dar continuidade ao trabalho realizado pela gestão atual.

De acordo com Lopes, apesar da pandemia a entidade se manteve atuante nos últimos dois anos, fortalecendo o posicionamento do setor em importantes debates da cidade. “Vamos manter a união e a estrutura que temos, resultado do excelente trabalho realizado pelas diretorias anteriores. Além disso, minha meta é ampliar a representatividade do setor nos outros municípios da região atendidos pelo Sinduscon Joinville”, revelou por meio de nota.

Ele substituirá o empresário Bruno Cauduro

BRDE é signatário de pacto para promover empreendedorismo no Sul

Sob a liderança do Codesul, compromisso reúne instituições de pesquisa dos quatros estados

O entendimento tem como uma das metas buscar novos investimentos públicos e privados para programas que estimulem a inovação e o empreendedorismo regional

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) é signatário de um Memorando de Entendimento reunindo instituições de pesquisa do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul para promover inovação e empreendedorismo na região. O Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) vai liderar esse pacto, que busca o fortalecimento dos ecossistemas de inovação de maneira articulada entre os estados.

“Esse compromisso é resultado de reuniões e estudos com as fundações de Amparo, Pesquisa e Inovação de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e a Fundação Araucária do Paraná, a fim de aproximar instituições de pesquisa, universidades e empresas, na busca de transformação e desenvolvimento social para os setores produtivos do Sul do país”, explicou o presidente do BRDE, Wilson Bley Lipski.

O entendimento tem como uma das metas buscar novos investimentos públicos e privados para programas que estimulem a inovação e o empreendedorismo regional. Como organismo que atua de maneira estratégica no desenvolvimento econômico e social da Região Sul, o Codesul vai mobilizar suas comissões permanentes para estruturar ações conjuntas em favor do fortalecimento da pesquisa, ensino e inovação nos estados-membros, buscando fortalecer os órgãos de pesquisa e instituições acadêmicas.

O diretor de Planejamento do BRDE, Otomar Vivian, representou o banco no ato de assinatura do memorando, na semana passada, e ressaltou a importância do movimento conjunto. “É nossa missão apoiar projetos estratégicos para a região, que já tem um grande protagonismo em termos de ecossistemas de inovação. Fortalecer ainda mais este setor significa reter talentos e atrair importantes investimentos, já na esteira de efervescência que vivemos nesses três dias de South Summit”, frisou Vivian.

Foram signatários do documento a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Santa Catarina (Fapesc), a Fundação Araucária de Apoio ao desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado do Mato Grosso do Sul (Fundect).

Criado em 1961, o Codesul integrava, primeiramente, os estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina e, em 1992, passou a contar também com o Mato Grosso do Sul. O principal objetivo do conselho é buscar alternativas aos desequilíbrios regionais e potencializar questões comuns aos estados-membros, sobretudo em questões essenciais como desenvolvimento econômico e social, além de fomentar a integração dos quatro estados com o Mercosul.

Sob a liderança do Codesul, compromisso reúne instituições de pesquisa dos quatros estados

Segundo dia de South Summit explora fintechs, agro e ESG

Palestrantes do evento falaram sobre inovação nos mais variados setores

Os três dias de evento contabilizarão mais de 400 palestrantes e milhares de pessoas em busca de oportunidades de negócios

O que fintechs, agronegócio e ESG têm em comum? No South Summit, tudo: as palestras desta quinta-feira (5), segundo dia do evento, trataram de temas diversos, mas todos permeados por um fio condutor – a inovação. Até sexta-feira (6), Porto Alegre receberá milhares de pessoas em busca de oportunidades de negócios. Os três dias de evento contabilizarão mais de 400 palestrantes e 50 finalistas escolhidos entre os 1 mil projetos inscritos para o Startup Competition. Confira, a seguir, os destaques do segundo dia de evento.

Oportunidades no mercado de fintechs
“[Quem irá se destacar no mercado de fintechs] serão aqueles que ofertarem experiências financeiras em ambientes não financeiros”. A frase de Diego Perez, presidente da Abfintech e palestrante do segundo dia de South Summit ao lado do co-founder da Saks, Luiz Bacellar, sintetiza o cenário atual das startups de serviços financeiros. Como exemplo, Perez utiliza uma empresa já consolidada que não é do ramo financeiro, mas poderia ter um grande papel no setor: “No Airbnb, se determinada propriedade começar com avaliação baixa, tem algo errado lá. Pode ser infiltração, equipamento quebrado. O próprio Airbnb poderia identificar isso, entregar ao proprietário um crédito para reforma e ir descontando conforme os valores voltam para a carteira digital do locador”, sugere. Nesse cenário, as experiências financeiras seriam contratadas sem que o interessado precisasse pedir crédito. Perez ressalta que inovações do tipo serão possíveis através do open finance, sistema financeiro aberto que permite o compartilhamento de dados dos usuários entre diferentes instituições e empresas financeiras.

O futuro do agribusiness
O futuro do agro é, também, da economia verde? Foi essa pergunta que Fabiane Kuhn, co-founder da RAKS Tecnologia Agrícola; Guilherme Karam, account executive do Canal Rural; Francisco Jardim, managing partner da SP Ventures; e Carlos Eduardo Aranha, ecosystem leader na SLC Agrícola se propuseram a responder durante palestra no Demo Stage. Para todos, a resposta é positiva. Aranha acrescenta que a transformação digital vem gerando ao agro um choque de eficiência, onde a única saída é utilizar menos fertilizante e colher mais. Fabiana ressalta que o Brasil ainda precisa vencer alguns entraves, como a falta de conectividade no campo. O lado bom, segundo ela, é que essa questão já vem ganhando bastante atenção, já que “o agro movimenta muito do PIB e da geração de empregos”.

Investindo no S de ESG
A palestra de Rafael Rodeiro, founder da Ribon, e Rafael Vignoli, founder da Lemon, confirmou o que há muito é discutido no mercado: os investidores preferem empresas com impactos ambientais e sociais positivos. A Ribon, por exemplo, distribui vouchers de doação – patrocinados por filantropas como o Grupo Zaffari – para que as pessoas tenham a experiência de “doar de graça”. Com o incentivo, algumas acabam doando mais dinheiro do próprio bolso. Recentemente, a Ribon captou US$ 3,5 milhões para ampliar o modelo, além de ser reconhecida como uma das startups mais inovadoras no mundo na área de filantropia pela Gates Foundation. “No fim do dia, o importante é resolver a dor de algum cliente e gerar um impacto positivo. Os investidores não buscam necessariamente ESG, pois muitos ainda nem entendem o que isso significa, e sim entender quais dores uma empresa resolve”, defende Vignoli. “Afinal, não é mais legal investir em empresas que, além de boas, ainda têm impacto?”, provoca.

Palestrantes do evento falaram sobre inovação nos mais variados setores

Faturamento da indústria cai em março

Indicadores industriais também mostram queda na massa salarial

Pesquisa da CNI aponta para uma perda no ritmo de recuperação do emprego no início de 2022

O faturamento real da indústria e a massa salarial registraram queda em março na comparação com fevereiro deste ano, enquanto o índice de emprego se manteve estável pelo segundo mês consecutivo. Os dados são dos Indicadores Industriais, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A pesquisa aponta para uma perda no ritmo de recuperação do emprego no início de 2022, o que interrompe uma trajetória de alta iniciada no segundo semestre de 2020.

Além da estabilidade em relação à geração de empregos, os Indicadores mostram que as horas trabalhadas na indústria em março se mantiveram no mesmo patamar de fevereiro. Esse cenário reflete o baixo crescimento da indústria no primeiro trimestre do ano e se soma ao momento de inflação elevada.

O gerente de análise econômica da CNI, Marcelo Azevedo, lembra que, depois de uma queda nos empregos provocada pela pandemia entre fevereiro e julho de 2020, houve recuperação consistente com 20 meses de crescimento ou estabilidade. “Na comparação com março de 2021, a alta é de 2,7%, mas os primeiros três meses de 2022 mostram a perda do ritmo de recuperação do emprego que se verificou em 2021”, detalha.

Entre os indicadores que registraram baixa está o rendimento médio real da indústria, com queda de 0,2 ponto percentual, se juntando aos índices negativos relativos à massa salarial real (- 0,3 ponto) e ao faturamento real (- 0,4 ponto), que acumula o segundo recuo consecutivo. Por outro lado, a pesquisa revela que a utilização da capacidade instalada (UCI) se encontra estável em um patamar elevado e acima do nível pré-pandemia. A UCI atingiu 80,9%, o que significa 0,2 ponto percentual abaixo do nível registrado em março do ano passado.

Indicadores industriais também mostram queda na massa salarial

Petrobras reajustará o preço do diesel

Estatal manterá os preços de gasolina e GLP

O preço médio de venda de diesel da Petrobras para as distribuidoras passará de R$ 4,51 para R$ 4,91 por litro

Após 60 dias, a Petrobras fará ajuste nos seus preços de venda de diesel para as distribuidoras. A partir de terça-feira (10), o preço médio de venda de diesel da Petrobras para as distribuidoras passará de R$ 4,51 para R$ 4,91 por litro. Considerando a mistura obrigatória de 90% de diesel A e 10% de biodiesel para a composição do diesel comercializado nos postos, a parcela da Petrobras no preço ao consumidor passará de R$ 4,06, em média, para R$ 4,42 a cada litro vendido na bomba. A variação será de R$ 0,36 por litro.

Com esse movimento, a Petrobras segue outros fornecedores de combustíveis no Brasil que já promoveram ajustes nos seus preços de venda acompanhando as variações de mercado. O último ajuste de preços aplicado pela estatal aconteceu no dia 11 de março e, naquele momento, refletia apenas parte da elevação observada nos preços de mercado. “Esta decisão observou tanto o desalinhamento nos preços quanto a elevada volatilidade no mercado. Desde aquela data, a Petrobras manteve os seus preços de diesel e gasolina inalterados e reduziu os preços de GLP, observando a dinâmica de mercado de cada produto”, observa a companhia, em nota.

De acordo com a Petrobras, nesse momento, no entanto, o balanço global de diesel está impactado por uma redução da oferta frente à demanda. “Os estoques globais estão reduzidos e abaixo das mínimas sazonais dos últimos cinco anos nas principais regiões supridoras. Esse desequilíbrio resultou na elevação dos preços de diesel no mundo inteiro, com a valorização deste combustível muito acima da valorização do petróleo. A diferença entre o preço do diesel e o preço do petróleo nunca esteve tão alta”, explica.

“Importante reforçar que nossas refinarias já estão operando próximo do seu nível máximo (fator de utilização de 93% no início de maio), considerando as condições adequadas de segurança e de rentabilidade, e que o refino nacional não tem capacidade para atender toda a demanda do país. Dessa forma, cerca de 30% do consumo brasileiro de diesel é atendido por outros refinadores ou importadores”, informa a Petrobras. “Isso significa que o equilíbrio de preços com o mercado é condição necessária para o adequado suprimento de toda a demanda, de forma natural, por muitos fornecedores que asseguram o abastecimento adequado”, afirma a companhia.

Estatal manterá os preços de gasolina e GLP