Archives 2022

Mercado financeiro reduz novamente estimativa da inflação

Previsão para o PIB é de 2,71% em 2022

Em setembro, houve deflação de 0,29%, o terceiro mês seguido de queda no indicador. Com o resultado, o IPCA acumula alta de 4,09% no ano e 7,17% em 12 meses

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada a inflação oficial do país, caiu de 5,71% para 5,62% para este ano. É a 16ª redução consecutiva da projeção. A estimativa consta do Boletim Focus desta segunda-feira (17), pesquisa divulgada semanalmente, em Brasília, pelo Banco Central (BC) com a expectativa de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos.

A previsão para 2022 está acima do teto da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. A meta, definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), é de 3,5% para este ano, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 2% e o superior 5%. Em setembro, houve deflação de 0,29%, o terceiro mês seguido de queda no indicador. Com o resultado, o IPCA acumula alta de 4,09% no ano e 7,17% em 12 meses, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, definida em 13,75% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom). A taxa está no maior nível desde janeiro de 2017, quando também estava nesse patamar. Para o mercado financeiro, a expectativa é de que a Selic encerre o ano nos mesmos 13,75%. Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros, a finalidade é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Desse modo, taxas mais altas também podem dificultar a expansão da economia.

Além da Selic, os bancos consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas. Quando o Copom diminui a Selic, a tendência é de que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação e estimulando a atividade econômica. A projeção das instituições financeiras para o crescimento da economia brasileira neste ano variou de 2,7% para 2,71%. A expectativa para a cotação do dólar manteve-se em R$ 5,20 para o final deste ano.

Com Agência Brasil

Previsão para o PIB é de 2,71% em 2022

Vinho na lata, água na caixa

Embalagens, para que te quero?

Embalagens precisam funções que vão além de meramente acondicionar e proteger produtos. Devem, por exemplo, facilitar o manuseio de consumidores e repositores

Os puristas podem até ficar injuriados, mas aparentemente os vinhos vendidos em latas de alumínio vão bem, obrigado. Contra a tradição, apostam na dosagem individual (269 mil, em média) e na facilidade de transporte e armazenagem para atender a necessidades até então desassistidas dos consumidores. Decisão bem menos ousada, mas nem por isso menos interessante, foi a de lançar água mineral em lata e em caixas de papelão reciclado, sob o apelo da sustentabilidade: tanto um material como o outro substituem o plástico, polímero vilão dos nossos tempos.

Embalagens precisam funções que vão além de meramente acondicionar e proteger produtos. Devem, por exemplo, facilitar o manuseio de consumidores e repositores, como o frasco côncavo do xampu Sedas, que evita um efeito-dominó lateral ao ser retirado e recolocado na prateleira. E chamar a atenção do cliente em gôndolas superlotadas, caso do Activea, iogurte cujos potinhos e garrafinhas são verdes justamente porque esta era uma cor não adotada pelos concorrentes já estabelecidos.

Devem também estimular o uso do produto, sejam eles consumidores finais ou profissionais – anos atrás, frentistas boicotavam uma determinada marca de fluidos automotivos pela dificuldade em abrir e manejar o recipiente. E, por que não, adicionar uma dose de charme a categorias tão desprezadas do dia a dia doméstico, como detergentes e assemelhados, os quais fabricantes norte-americanas tentaram tirar da área de serviço e colocar diante dos olhos de moradores e visitas ao embelezar seus invólucros.

A teoria prescreve que deve haver um “conceito de embalagem”, ou seja, uma definição do que ela deve ser ou fazer pelo produto (Kotler e Armstrong, 1998). Mas será que é isso que tem acontecido?

Segundo o especialista em pontos-de-venda Paco Underhill, não: “[…] os gerentes da maioria das empresas não conseguem entender a importância de uma embalagem com um bom design”. O motivo talvez esteja no fato de que “[…] não há no mundo nenhuma escola de negócios importante que ensine a disciplina de artes gráficas no século XXI” (“Vamos às compras”, p. 89). O problema, porém, não se resume à falta de formação teórica e estende-se à prática dos profissionais do ramo, que “(…) não passam tempo suficiente nas lojas, visitando suas criações in loco” (p. 209).

Alguma surpresa? Não exatamente. Gaps nos currículos de cursos superiores e vícios profissionais volta e meia são superados pela originalidade daqueles que estabelecem novos referenciais ao, justamente, pensar fora da caixa – ou da garrafa, da lata e do que mais existir.

Embalagens, para que te quero?

Atividade econômica tem queda de 1,13% em agosto

No acumulado em 12 meses, o indicador ficou positivo em 2,08%

Desde o ano passado, os resultados do IBC-Br vêm oscilando. Em abril e maio teve queda, em junho e julho apresentou alta e, agora, mais uma redução

A atividade econômica brasileira registrou queda em agosto deste ano, de acordo com dados divulgados pelo Banco Central (BC). O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) apresentou redução de 1,13% em agosto de 2022 em relação ao mês anterior, segundo dados dessazonalizados (ajustados para o período). Desde o ano passado, os resultados do IBC-Br vêm oscilando. Em abril e maio teve queda, em junho e julho apresentou alta e, agora, mais uma redução.

Em agosto, o IBC-Br atingiu 143,97 pontos. Na comparação com agosto de 2021, houve crescimento de 4,86% (sem ajuste para o período, já que a comparação é entre meses iguais). No acumulado em 12 meses, o indicador também ficou positivo, em 2,08%. O índice é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e ajuda o BC a tomar decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic, definida atualmente em 13,75% ao ano. O índice incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia – a indústria, o comércio e os serviços e agropecuária –, além do volume de impostos.

O indicador foi criado pelo Banco Central para tentar antecipar a evolução da atividade econômica. Entretanto, o indicador oficial é o PIB, calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2021, o PIB do Brasil cresceu 4,6%, totalizando R$ 8,7 trilhões. No primeiro semestre de 2022, o indicador já avançou 2,5% e a atividade econômica do país ficou 3%, acima do patamar pré-pandemia, verificado no quarto trimestre de 2019.

Com Agência Brasil 

No acumulado em 12 meses, o indicador ficou positivo em 2,08%

Indústria nacional tem nova queda no ranking mundial de produção e exportação

País também caiu na lista dos exportadores de bens industriais

Em relação à participação do Brasil nas exportações mundiais da indústria de transformação, o aumento estimado pela CNI não deve ser suficiente para manter ou posicionar melhor o país no ranking mundial

O desempenho da indústria de transformação brasileira no mundo em 2021 refletiu a perda de competitividade do país nos últimos anos. Dados do estudo Desempenho da Indústria no Mundo, divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), apontam que o Brasil perdeu posição no ranking mundial tanto de produção como de exportações no último ano em comparação com o ano anterior. O estudo também analisou os 11 principais parceiros comerciais do país: Alemanha, Argentina, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Itália, Japão, México, Países Baixos e Reino Unido. Entre eles, a China registrou o melhor desempenho na produção e na exportação de bens industriais.

A produção brasileira registrou recuo na participação mundial de 1,31%, em 2020, para 1,28%, em 2021, segundo a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido). Consequentemente, o Brasil foi ultrapassado pela Turquia e caiu para a 15ª posição no ranking. Já no indicador referente às exportações mundiais de bens da indústria de transformação, a fatia de participação brasileira cresceu de 0,77%, em 2020, para 0,81%, em 2021, de acordo com a estimativa da CNI. O aumento, no entanto, não deve ser suficiente para subir ou manter a posição do país no ranking, o que deve levar o Brasil a perder uma posição e passar de 30º para 31º lugar, perdendo espaço para a Indonésia.

“Para reverter essa trajetória de perda de participação nas exportações de bens industriais, precisamos de uma estratégia nacional de comércio exterior, que enderece os velhos desafios de competitividade como a burocracia e os resíduos tributários nas exportações e, ao mesmo tempo, amplie e aprimore nossas redes de acordos comerciais para evitar dupla tributação com parceiros estratégicos”, afirma Constanza Negri, gerente de comércio e integração internacional da CNI.

Apesar de melhora no desempenho nas exportações, Brasil perdeu posição
Em relação à participação do Brasil nas exportações mundiais da indústria de transformação, o aumento estimado pela CNI não deve ser suficiente para manter ou posicionar melhor o país no ranking mundial. “Apesar do aumento, o percentual está abaixo do registrado antes da pandemia de Covid-19 e não nos permite afirmar que o país conseguirá reverter a tendência de queda iniciada em 2012”, explica Constanza.

De acordo com o estudo, as exportações mundiais caíram 5,3% em 2020, e a estimativa da CNI indica um aumento de 20,4% em 2021. No Brasil, a queda nas exportações em 2020 representa mais que o dobro da média mundial (12,6%) e, para 2021, a estimativa é de um crescimento de 26,3%, acima da média global. Considerando o desempenho brasileiro e de seus 11 principais parceiros comerciais, além do Brasil, a China, a Argentina e os Países Baixos devem registrar tímido aumento nas respectivas participações – ao contrário de todos os demais países, que devem ter queda. A estimativa é que a Coreia do Sul, a Alemanha e o Japão registrem as maiores perdas de participação entre 2020 e 2021, considerando os parceiros comerciais do Brasil avaliados. Mesmo assim, os dois últimos países devem se manter na segunda e na quarta posição no ranking dos maiores exportadores mundiais, respectivamente. Já para a Coreia do Sul, a previsão é que sejam perdidas duas posições no ranking, levando o país ao oitavo lugar.

Participação do Brasil na produção mundial é a menor desde 1990
Com a queda da participação brasileira na produção mundial da indústria de transformação, de 1,31% para 1,28%, o país ocupa a menor fatia desde 1990 e mantém a tendência de queda desde 1996. O Brasil se manteve entre os 10 maiores produtores industriais do mundo até 2014, mas com a recessão de 2014 a 2016 e a desvalorização do real, perdeu posições para o México e a Indonésia; em 2018, foi ultrapassado por Taiwan e Rússia; e no dado mais recente, em 2021, perdeu espaço para a Turquia.

Na análise do Brasil e dos principais parceiros comerciais, a China e os Estados Unidos registraram os melhores desempenhos. Entre 2020 e 2021, a participação dos EUA no valor adicionado da indústria de transformação mundial cresceu de 16,59% para 16,76%. Em relação à perda de participação entre 2020 e 2021, no caso do valor adicionado da indústria de transformação, o Japão e a Alemanha registraram os maiores índices. No entanto, ambos mantiveram, respectivamente, a terceira e a quarta posição no ranking mundial. O estudo revela, ainda, que a Coreia do Sul foi ultrapassada pela Índia no ranking mundial e caiu para a sexta colocação. Em 2021, a produção industrial na Coreia do Sul diminuiu 2,32%, enquanto a Índia registrou aumento de 1,51%, segundo estimativa da Unido. A participação indiana cresceu de 3,11%, em 2020, para 3,16%, em 2021.

Entre os parceiros comerciais analisados, China segue com o melhor desempenho
Entre os 11 principais parceiros comerciais do Brasil, a China teve o melhor desempenho tanto na produção como nas exportações mundiais da indústria de transformação em 2021. Em relação à participação nas exportações mundiais de bens da indústria de transformação, o país registrou aumento de 17,10%, em 2020, para 18,43%, em 2021, segundo estimativa da CNI, e lidera o ranking. Já na participação no valor adicionado da indústria de transformação mundial, entre 2020 e 2021 a China teve um aumento de 30,08% para 30,45%.

País também caiu na lista dos exportadores de bens industriais

Waze ganha modo ‘Dirigir com Zumbis’ para o Halloween

O Google está lançando um recurso temporário no Waze que permite “Dirigir com Zumbis” para celebrar o Halloween (“Dia do Dia das Bruxas”, como é conhecido no Brasil)..

“A partir de hoje, entre no mundo do Waze zumbificado na sua próxima viagem. Você pode optar por se juntar a um escapista especialista para evitar os zumbis, ou aproveitar a chance e conhecer um membro dos mortos-vivos com um zumbi”, publicou a empresa.

Além das novas vozes e humor “Sobrevivente” e “Zumbi”, os usuários podem personalizar o ícone do veículo para Zumbimóvel para uma experiência verdadeiramente completa.

O modo “Dirigir com Zumbis” está disponível globalmente com a navegação por voz nos idiomas inglês, francês, espanhol e português.

Por outro lado, o Waze deixará de oferecer suporte a amigos e eventos do Facebook nos próximos dias, bem como o compartilhamento de viagens “Carpool”.

O Google está lançando um recurso temporário no Waze que permite “Dirigir com Zumbis” para celebrar o Halloween…

Ao vivo: Assista ao Debate Presidencial da Band no YouTube

Google, YouTube e Band promovem hoje (16/10), a partir das 19h, o debate entre os candidatos à Presidência da República, Lula e Jair Bolsonaro, que disputam o segundo turno das eleições 2022.

No debate de segundo turno os candidatos à presidência do Brasil têm a chance de enfrentar suas propostas para os próximos quatro anos cara a cara.

O programa será dividido em três blocos onde os candidatos estarão em confronto direto e também vão responder a perguntas feitas por jornalistas.

Com as eleições a serem realizadas novamente no dia 30/10, os eleitores contam com mais duas semanas para escolher o presidente.

Debate Ao Vivo

No vídeo abaixo, você pode assistir o Debate Presidencial ao vivo.

Sala Digital do Google

Assim como aconteceu no primeiro turno, o debate presidencial da Band também contará com a sala digital que monitora as buscas feitas no Google durante a transmissão.

Os telespectadores que acompanharem o evento ao vivo terão acesso a painéis contendo dados em tempo real de buscas quentes durante as reuniões entre os candidatos.

“As pessoas vão poder acompanhar os dados de buscas em tempo real e como cada candidato está reagindo, procurando ou informações que estão sendo discutidas no evento”, diz Ticiani Aguiar Almeida, head de tecnologia e estratégia digital do Grupo Bandeirantes. 

Debate Presidencial Ao Vivo da Band será transmitido no YouTube.

Conhece todas as vozes oficiais do Waze?

O Waze vem adicionando novas vozes com certa frequência, indicando o interesse dos usuários do app em personalizar os comandos de voz.

A vozes diferentes também ajudam a trazer uma maior variedade de opções, desde lembranças de décadas passadas a sotaques locais.

Você conhece todas as vozes disponíveis em português?

Alessandra

Alessandra é a voz clássica feminina do Google Tradutor e do Waze. Por ser uma voz sintetizada, consegue orientar os condutores com os nomes de ruas.

João

João é uma voz masculina sintetizada. Assim como a Alessandra, consegue orientar os condutores com os nomes de ruas.

Mario

Mario é uma voz masculina que oferece instruções básicas, orientando os motoristas durante a condução sem falar o nome das ruas.

MC Fioti

MC Fioti utiliza a voz do cantor brasileiro de funk paulista. Foi lançada em 2021 e traz as rimas famosas do MC para a instruções de condução.

“O Waze é, acima de tudo, um app colaborativo. Com base na troca com a nossa comunidade, todo o ecossistema da plataforma vai se fortalecendo por meio da inovação que tem o usuário no centro desse processo”, explica Flavia Rosario, Head de Marketing para o Waze na América Latina e Europa.

“Essa campanha é especial para nós porque foi pensada e desenvolvida junto com o MC Fioti, um artista que vem dando visibilidade ao jovem da periferia e usando essas plataformas para falar com a comunidade. Para nós, no Waze, que temos como propósito melhorar a qualidade de vida em sociedade, essa parceria significa abraçar esses movimentos. Por isso quisemos que tudo, das frases aos detalhes do carro, tivesse a cara das milhares de pessoas no Brasil que se identificam com o espírito ousado, característico da cultura do funk. Trabalhamos para captar a essência do que ele representa e dar vida a experiências de direção divertidas”, complementa.

Master Chief

Em parceria com o Xbox, durante o ano de 2021, o Waze disponibilizou a voz do personagem Master Chief de Halo. Foi lançada durante uma ação especial “Halo Experience”.

Escharum

Escharum é inimigo de Master Chief em Halo. Foi disponibilizada em conjunto com o protagonista e permite que os condutores possam ser conduzidos líder dos Banished (“Banidos” em português”).

Headspace

Headspace é uma voz criada em parceria com a Mindspace com o objetivo de tornar o momento tenso na direção de carro em algo um pouco mais relaxante.

As instruções de rota são faladas pela professora e diretora de meditação Eve Lewis Prieto.

DJ Anos 70

DJ Anos 70 é uma voz inspirada nos anos 70 e relembra os tempos da brilhantina a partir da locução de um DJ.

Aeróbica Trainer Anos 80

Aeróbica Trainer Anos 80 é uma voz inspirada nos anos 80 traz a discoteca de volta com a voz de uma professora de aeróbica.

Diva Pop Anos 90

Diva Pop Anos 90 é uma voz inspirada nos anos 90 com a narração de uma diva pop, para quem sente saudades dos inesquecíveis hits.

Japãozin

Japãozin é uma voz de instrução que utiliza a voz do cantor paraibano Japãozin.

“(…) pensando no nosso país que possui dimensões continentais, decidimos – junto com a nossa comunidade de usuários e editores de mapa – lançar vozes regionais e tornar a experiência de dirigir ainda mais próxima do motorista com diferentes sotaques”, explicou Heloisa Pinho, gerente geral do Waze no Brasil. 

Rodrigo da Dingo

Assim como o Japãozin, Rodrigo da Dingo também é um cantor brasileiro. Vocalista da Dingo, uma banda brasileira de indie rock formada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Cristian Bell

Baiano, Cristian Bell é influenciador, humorista, ator, produtor, empresário e atleta de futebol profissional.

Rafa Xavier – Trancista

Rafa Trancista, nascida em Minas Gerais, é youtuber, influenciadora digital, TEDx Speaker, empresária, historiadora e criadora de conteúdo do Black Voices Fund em 2022.

Zumbi

Em comemoração ao Halloween, a voz Zumbi é recém-lançada ao Waze e oferece uma experiência de ser conduzido por um morto-vivo.

Sobrevivente

Para quem acha que ser conduzido por um morto-vivo é fora dos padrões, é possível chegar ao destino final por alguém que sabe os caminhos da sobrevivência durante um apocalipse.

Christina Aguilera

Disponível somente em espanhol e inglês, os usuários do Waze podem ser conduzidos pela cantora, compositora, atriz americana e “voz da geração” Christina Aguilera.

O Waze vem adicionando novas vozes com certa frequência, indicando o interesse dos usuários do app em personalizar…

Neco Argenta é escolhido como executivo de finanças do ano pelo IBEF-RS

Presidente da SIM Rede de Postos receberá o Troféu no dia 4 de novembro

Nascido na Serra Gaúcha, Neco é um apaixonado e profundo conhecedor das dificuldades e oportunidades do setor varejista de combustíveis e conveniências

Os associados do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF-RS) escolheram Neco Argenta, presidente da SIM Rede de Postos, como executivo de finanças do ano. Ele receberá o Troféu Equilibrista em um evento no dia 4 de novembro.

Argenta é presidente e fundador da SIM Rede de Postos, empresa com 37 anos de atuação. Está à frente de 4 mil funcionários, sendo a maior rede varejista de postos e conveniências do país com 155 unidades distribuídas nos três estados do sul do país. Recentemente, a SIM adquiriu a Querodiesel, Distribuidora Charrua e chegou a São Paulo com a SIM Lubrificantes. Nascido na Serra Gaúcha, terra de importantes empreendedores, Neco Argenta é um apaixonado e profundo conhecedor das dificuldades e oportunidades do setor varejista de combustíveis e conveniências. Já integrou o conselho de Revendedores da Petrobras, atuando em importantes projetos para fortalecimento de um mercado tão complexo e desafiador.

Serão também homenageados com diplomas de méritos os Destaques IBEF-RS de 2022: Ana Paula Grings, diretora financeira do grupo Piccadilly Company; Leonita dos Santos Boufet, diretora administrativa financeira da Docile Alimentos, e Rogério Martins, diretor financeiro e operações da Neugebauer.

O Troféu Equilibrista e os diplomas de méritos são reconhecidos pela comunidade de negócios como o “Oscar” do setor por homenagear executivos de finanças que se destacaram em meio a suas realizações, ao longo de suas carreiras e em atividades exercidas no ano. A homenagem avalia a postura de liderança, a forma como foram contornadas situações adversas, a conquista de objetivos traçados por meio de modernas técnicas de administração e a colaboração da empresa no setor que atua.

“O prêmio Equilibrista destaca o trabalho de profissionais que primeiro são impactados por mudanças vivenciadas na sociedade e cujo esforço e busca por melhores resultados para suas empresas contribui diretamente para o desenvolvimento local”, destaca o Presidente do IBEF-RS, Giancarlo Chiapinotto.

Presidente da SIM Rede de Postos receberá o Troféu no dia 4 de novembro

Neco Argenta é escolhido como executivo de finanças do ano pelo IBEF-RS

Presidente da SIM Rede de Postos receberá o Troféu no dia 4 de novembro

Nascido na Serra Gaúcha, Neco é um apaixonado e profundo conhecedor das dificuldades e oportunidades do setor varejista de combustíveis e conveniências

Os associados do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF-RS) escolheram Neco Argenta, presidente da SIM Rede de Postos, como executivo de finanças do ano. Ele receberá o Troféu Equilibrista em um evento no dia 4 de novembro.

Argenta é presidente e fundador da SIM Rede de Postos, empresa com 37 anos de atuação. Está à frente de 4 mil funcionários, sendo a maior rede varejista de postos e conveniências do país com 155 unidades distribuídas nos três estados do sul do país. Recentemente, a SIM adquiriu a Querodiesel, Distribuidora Charrua e chegou a São Paulo com a SIM Lubrificantes. Nascido na Serra Gaúcha, terra de importantes empreendedores, Neco Argenta é um apaixonado e profundo conhecedor das dificuldades e oportunidades do setor varejista de combustíveis e conveniências. Já integrou o conselho de Revendedores da Petrobras, atuando em importantes projetos para fortalecimento de um mercado tão complexo e desafiador.

Serão também homenageados com diplomas de méritos os Destaques IBEF-RS de 2022: Ana Paula Grings, diretora financeira do grupo Piccadilly Company; Leonita dos Santos Boufet, diretora administrativa financeira da Docile Alimentos, e Rogério Martins, diretor financeiro e operações da Neugebauer.

O Troféu Equilibrista e os diplomas de méritos são reconhecidos pela comunidade de negócios como o “Oscar” do setor por homenagear executivos de finanças que se destacaram em meio a suas realizações, ao longo de suas carreiras e em atividades exercidas no ano. A homenagem avalia a postura de liderança, a forma como foram contornadas situações adversas, a conquista de objetivos traçados por meio de modernas técnicas de administração e a colaboração da empresa no setor que atua.

“O prêmio Equilibrista destaca o trabalho de profissionais que primeiro são impactados por mudanças vivenciadas na sociedade e cujo esforço e busca por melhores resultados para suas empresas contribui diretamente para o desenvolvimento local”, destaca o Presidente do IBEF-RS, Giancarlo Chiapinotto.

Presidente da SIM Rede de Postos receberá o Troféu no dia 4 de novembro

Neco Argenta é escolhido como executivo de finanças do ano pelo IBEF-RS

Presidente da SIM Rede de Postos receberá o Troféu no dia 4 de novembro

Nascido na Serra Gaúcha, Neco é um apaixonado e profundo conhecedor das dificuldades e oportunidades do setor varejista de combustíveis e conveniências

Os associados do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF-RS) escolheram Neco Argenta, presidente da SIM Rede de Postos, como executivo de finanças do ano. Ele receberá o Troféu Equilibrista em um evento no dia 4 de novembro.

Argenta é presidente e fundador da SIM Rede de Postos, empresa com 37 anos de atuação. Está à frente de 4 mil funcionários, sendo a maior rede varejista de postos e conveniências do país com 155 unidades distribuídas nos três estados do sul do país. Recentemente, a SIM adquiriu a Querodiesel, Distribuidora Charrua e chegou a São Paulo com a SIM Lubrificantes. Nascido na Serra Gaúcha, terra de importantes empreendedores, Neco Argenta é um apaixonado e profundo conhecedor das dificuldades e oportunidades do setor varejista de combustíveis e conveniências. Já integrou o conselho de Revendedores da Petrobras, atuando em importantes projetos para fortalecimento de um mercado tão complexo e desafiador.

Serão também homenageados com diplomas de méritos os Destaques IBEF-RS de 2022: Ana Paula Grings, diretora financeira do grupo Piccadilly Company; Leonita dos Santos Boufet, diretora administrativa financeira da Docile Alimentos, e Rogério Martins, diretor financeiro e operações da Neugebauer.

O Troféu Equilibrista e os diplomas de méritos são reconhecidos pela comunidade de negócios como o “Oscar” do setor por homenagear executivos de finanças que se destacaram em meio a suas realizações, ao longo de suas carreiras e em atividades exercidas no ano. A homenagem avalia a postura de liderança, a forma como foram contornadas situações adversas, a conquista de objetivos traçados por meio de modernas técnicas de administração e a colaboração da empresa no setor que atua.

“O prêmio Equilibrista destaca o trabalho de profissionais que primeiro são impactados por mudanças vivenciadas na sociedade e cujo esforço e busca por melhores resultados para suas empresas contribui diretamente para o desenvolvimento local”, destaca o Presidente do IBEF-RS, Giancarlo Chiapinotto.

Presidente da SIM Rede de Postos receberá o Troféu no dia 4 de novembro

Neco Argenta é escolhido como executivo de finanças do ano pelo IBEF-RS

Presidente da SIM Rede de Postos receberá o Troféu no dia 4 de novembro

Nascido na Serra Gaúcha, Neco é um apaixonado e profundo conhecedor das dificuldades e oportunidades do setor varejista de combustíveis e conveniências

Os associados do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF-RS) escolheram Neco Argenta, presidente da SIM Rede de Postos, como executivo de finanças do ano. Ele receberá o Troféu Equilibrista em um evento no dia 4 de novembro.

Argenta é presidente e fundador da SIM Rede de Postos, empresa com 37 anos de atuação. Está à frente de 4 mil funcionários, sendo a maior rede varejista de postos e conveniências do país com 155 unidades distribuídas nos três estados do sul do país. Recentemente, a SIM adquiriu a Querodiesel, Distribuidora Charrua e chegou a São Paulo com a SIM Lubrificantes. Nascido na Serra Gaúcha, terra de importantes empreendedores, Neco Argenta é um apaixonado e profundo conhecedor das dificuldades e oportunidades do setor varejista de combustíveis e conveniências. Já integrou o conselho de Revendedores da Petrobras, atuando em importantes projetos para fortalecimento de um mercado tão complexo e desafiador.

Serão também homenageados com diplomas de méritos os Destaques IBEF-RS de 2022: Ana Paula Grings, diretora financeira do grupo Piccadilly Company; Leonita dos Santos Boufet, diretora administrativa financeira da Docile Alimentos, e Rogério Martins, diretor financeiro e operações da Neugebauer.

O Troféu Equilibrista e os diplomas de méritos são reconhecidos pela comunidade de negócios como o “Oscar” do setor por homenagear executivos de finanças que se destacaram em meio a suas realizações, ao longo de suas carreiras e em atividades exercidas no ano. A homenagem avalia a postura de liderança, a forma como foram contornadas situações adversas, a conquista de objetivos traçados por meio de modernas técnicas de administração e a colaboração da empresa no setor que atua.

“O prêmio Equilibrista destaca o trabalho de profissionais que primeiro são impactados por mudanças vivenciadas na sociedade e cujo esforço e busca por melhores resultados para suas empresas contribui diretamente para o desenvolvimento local”, destaca o Presidente do IBEF-RS, Giancarlo Chiapinotto.

Presidente da SIM Rede de Postos receberá o Troféu no dia 4 de novembro

PipeRun compra 5hub e incorpora atendimento em múltiplos canais

Juntas, as empresas de CRM e conversational commerce somarão 90 profissionais e faturamento anual recorrente de R$ 12,5 milhões

Fausto Reichert (à esq) e Cezar Augusto Gehm, CRO e CEO da PipeRun, e Sandro Wegner, CEO da 5hub. Na frente: Jonas Schen (à esq) e Matheus Rosa, CTO e CIO da 5Hub, e Osvaldo Gehm, CTO da PipeRun

Mais de 150 milhões de brasileiros usam todos os dias WhatsApp, Telegram, Messenger e Instagram. De olho nas grandes oportunidades de vendas que esses canais oferecem, a PipeRun anunciou, na quinta-feira (13), a compra da 5Hub, startup que atua no mercado de conversational commerce — que é a conversa em tempo real entre marcas e clientes através de diversas plataformas, com uso da tecnologia. Juntas, as companhias vão chegar a 90 profissionais e um faturamento recorrente anual de R$ 12,5 milhões.

Com essa aquisição, a plataforma de aceleração de vendas passa a incorporar a frente de atendimento omnichannel, atuando de ponta a ponta no processo. Com origem em Caxias do Sul (RS) e presença nacional, a 5hub atende mais de 100 grandes empresas, incluindo marcas como Marcopolo, Brinox, Martiplast, Santa Clara, QI Faculdade e Famiglia Valduga. Atua em toda a área de atendimento: da captura de leads e vendas até o pós-vendas com o controle de protocolos e tabulação de dados, contemplando ainda o módulo de pesquisa de satisfação (C-Sat).

CEO da PipeRun, Cezar Augusto Gehm Filho conta que as duas empresas são parceiras desde 2018 e cresceram juntas. “Foi algo natural, que decorreu da nossa proximidade. Unidos, vamos conseguir ter uma oferta mais completa ao mercado, que é gigantesco. Aceleração de vendas e atendimento omnichannel estão altamente relacionados”, destaca Cezar, que lidera a salestech ao lado dos sócios Osvaldo Gehm e Fausto Reichert. A startup registra expansão de 500% na receita recorrente mensal desde 2019 e deve dobrar, mais uma vez, de tamanho em 2022.

Complementaridade e sinergia
À frente da 5hub, o CEO Sandro Wegner ressalta que há uma identidade clara entre as duas startups. “Nós nos conhecemos há um bom tempo e temos uma sinergia grande de valores e de cultura. Nossa empresa lançou algo praticamente inédito há dois anos, respondendo a uma dor de muitas companhias: uma ferramenta que unifica o atendimento de vários canais. Deu certo, e logo conquistamos clientes importantes e conseguimos dobrar de tamanho a cada seis meses”, afirma, detalhando que a plataforma integra WhatsApp, Messenger, Instagram, e-mail, telefonia por voz, SMS, chatbot e Telegram. Recentemente, ficou no top 10 das melhores startups do Brasil do Sebrae Like a Boss, que contou com mais de quatro mil inscritos. Além disso, integra o programa de inovação do Instituto Hélice.

Segundo Wegner, a expansão dos negócios ocorre devido a uma questão de mercado que tem gerado preocupação às empresas. “O nicho de conversational commerce cresce em ritmo acelerado. Não estar disponível nos canais de comunicação que os leads e clientes preferem virou uma falha grave para as marcas brasileiras. Não é mais admissível”, analisa o CEO da 5hub, revelando que novas funcionalidades serão anunciadas em breve, a partir da realização de investimentos. Com o suporte da PipeRun, os upgrades nos produtos também serão mais rápidos.

Integração com independência
Os executivos deixam claro que, mesmo com a aquisição, cada startup seguirá trilhando um caminho de autonomia. “Os produtos da 5hub continuarão com vida própria e poderão ser comercializados independentemente do nosso CRM de Vendas. E vice-versa. Nada muda com a ampla rede de integrações que foi formada até aqui, que seguirá em expansão”, pontua Fausto Reichert, Chief Revenue Officer (CRO) da PipeRun, que totaliza mais de 500 parceiros homologados, inclusive outros players de conversational commerce.

O processo de integração entre os times já está em andamento e deve ser concluído até o final do ano. A equipe da 5hub será absorvida, e os sócios-fundadores Sandro Wegner, Matheus Rosa e Jonas Schen seguirão na operação. “Temos diversas vagas abertas na PipeRun e dificuldade de preenchê-las, um fenômeno que muitas operações de tecnologia estão enfrentando. Com a chegada do time da 5hub, contaremos com o reforço de 15 profissionais altamente especializados. Isso agrega muito”, diz Fausto Reichert, acrescentando que o escritório de Caxias do Sul da adquirida será ampliado, buscando atender os clientes de ambas as companhias na Serra Gaúcha. “Estamos construindo uma transição suave para todos. Muito mais do que empresas de software, somos empresas de gente”, complementa.

Essa é a primeira ação de M&A da PipeRun, que foi listada no ranking Exame Negócios em Expansão entre as empresas de pequeno e médio porte que mais cresceram em receita líquida no Brasil entre 2020 e 2021. Desde sua fundação, em 2017, a salestech optou pelo caminho do bootstrapping, contando apenas com recursos próprios. “Até aqui, nosso crescimento foi totalmente orgânico. Com essa aquisição, agregamos um novo componente à nossa trajetória de expansão. Vamos consolidar esse modelo. E já temos no nosso pipeline outras oportunidades de compra”, conclui o CEO Cezar Augusto Gehm Filho.

Juntas, as empresas de CRM e conversational commerce somarão 90 profissionais e faturamento anual recorrente de R$ 12,5 milhões

Sorrifácil planeja chegar a 20 clínicas em Santa Catarina até 2023

Rede própria de odontologia já tem nove unidades em operação no estado catarinense

Seguindo o movimento de expansão da companhia em todo o país, a empresa pretende ampliar as atividades em Criciúma, Jaraguá do Sul, Palhoça, Lages e Balneário Camboriú

A rede própria de odontologia Sorrifácil deve dobrar o número de clínicas em Santa Catarina até o próximo ano. A companhia vê o estado como estratégico para a expansão de seus negócios. Já são nove unidades em atividade em solo catarinense. “Santa Catarina é um estado diferenciado, que vem se desenvolvendo rapidamente. A Sorrifácil olha com muita atenção para cá. Nos últimos anos, crescendo com velocidade, principalmente com o modelo de franquias, gerando oportunidades e empregos nas comunidades onde estamos inseridos”, afirma o presidente Everson Baptista Martins.

As cidades de Chapecó e de Blumenau inauguraram, neste ano, clínicas com o que tem de mais moderno na odontologia — trazendo a chancela da rede que ganhou novamente o selo de Excelência em Franchising pela ABF, em 2022. Em Chapecó, a marca abriu em julho uma clínica com mais de 300 metros quadrados. Na cidade de Blumenau, onde a operação iniciou em fevereiro, o investimento chegou a R$ 1 milhão, gerando 10 empregos para a região. Além desses dois municípios, Concórdia, Florianópolis, Itajaí, Itapema, São José e Tubarão contam com a presença da Sorrifácil.

Seguindo o movimento de expansão da companhia em todo o país, a empresa pretende ampliar as atividades em Criciúma, Jaraguá do Sul, Palhoça, Lages e Balneário Camboriú. Uma unidade será inaugurada em Brusque ainda em 2022. E Joinville deve receber uma operação da marca em breve.

Rede própria de odontologia já tem nove unidades em operação no estado catarinense

Sorrifácil planeja chegar a 20 clínicas em Santa Catarina até 2023

Rede própria de odontologia já tem nove unidades em operação no estado catarinense

Seguindo o movimento de expansão da companhia em todo o país, a empresa pretende ampliar as atividades em Criciúma, Jaraguá do Sul, Palhoça, Lages e Balneário Camboriú

A rede própria de odontologia Sorrifácil deve dobrar o número de clínicas em Santa Catarina até o próximo ano. A companhia vê o estado como estratégico para a expansão de seus negócios. Já são nove unidades em atividade em solo catarinense. “Santa Catarina é um estado diferenciado, que vem se desenvolvendo rapidamente. A Sorrifácil olha com muita atenção para cá. Nos últimos anos, crescendo com velocidade, principalmente com o modelo de franquias, gerando oportunidades e empregos nas comunidades onde estamos inseridos”, afirma o presidente Everson Baptista Martins.

As cidades de Chapecó e de Blumenau inauguraram, neste ano, clínicas com o que tem de mais moderno na odontologia — trazendo a chancela da rede que ganhou novamente o selo de Excelência em Franchising pela ABF, em 2022. Em Chapecó, a marca abriu em julho uma clínica com mais de 300 metros quadrados. Na cidade de Blumenau, onde a operação iniciou em fevereiro, o investimento chegou a R$ 1 milhão, gerando 10 empregos para a região. Além desses dois municípios, Concórdia, Florianópolis, Itajaí, Itapema, São José e Tubarão contam com a presença da Sorrifácil.

Seguindo o movimento de expansão da companhia em todo o país, a empresa pretende ampliar as atividades em Criciúma, Jaraguá do Sul, Palhoça, Lages e Balneário Camboriú. Uma unidade será inaugurada em Brusque ainda em 2022. E Joinville deve receber uma operação da marca em breve.

Rede própria de odontologia já tem nove unidades em operação no estado catarinense

Sorrifácil planeja chegar a 20 clínicas em Santa Catarina até 2023

Rede própria de odontologia já tem nove unidades em operação no estado catarinense

Seguindo o movimento de expansão da companhia em todo o país, a empresa pretende ampliar as atividades em Criciúma, Jaraguá do Sul, Palhoça, Lages e Balneário Camboriú

A rede própria de odontologia Sorrifácil deve dobrar o número de clínicas em Santa Catarina até o próximo ano. A companhia vê o estado como estratégico para a expansão de seus negócios. Já são nove unidades em atividade em solo catarinense. “Santa Catarina é um estado diferenciado, que vem se desenvolvendo rapidamente. A Sorrifácil olha com muita atenção para cá. Nos últimos anos, crescendo com velocidade, principalmente com o modelo de franquias, gerando oportunidades e empregos nas comunidades onde estamos inseridos”, afirma o presidente Everson Baptista Martins.

As cidades de Chapecó e de Blumenau inauguraram, neste ano, clínicas com o que tem de mais moderno na odontologia — trazendo a chancela da rede que ganhou novamente o selo de Excelência em Franchising pela ABF, em 2022. Em Chapecó, a marca abriu em julho uma clínica com mais de 300 metros quadrados. Na cidade de Blumenau, onde a operação iniciou em fevereiro, o investimento chegou a R$ 1 milhão, gerando 10 empregos para a região. Além desses dois municípios, Concórdia, Florianópolis, Itajaí, Itapema, São José e Tubarão contam com a presença da Sorrifácil.

Seguindo o movimento de expansão da companhia em todo o país, a empresa pretende ampliar as atividades em Criciúma, Jaraguá do Sul, Palhoça, Lages e Balneário Camboriú. Uma unidade será inaugurada em Brusque ainda em 2022. E Joinville deve receber uma operação da marca em breve.

Rede própria de odontologia já tem nove unidades em operação no estado catarinense