Archives 2022

Economia reduz estimativa oficial de inflação

Projeção de crescimento do PIB foi mantida em 2,7%

No ano, o IPCA já acumula alta de 4,7% e, em 12 meses, o índice total está em 6,47%

A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia manteve a projeção para o crescimento da economia este ano e reduziu a estimativa oficial para a inflação. As projeções estão no Boletim Macrofiscal. A projeção de inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) recuou de 6,3% para 5,85%. Mas ainda está acima da meta de inflação para o ano, definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em 3,5%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 2% e o superior é 5%. No ano, o IPCA já acumula alta de 4,7% e, em 12 meses, o índice total está em 6,47%.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), utilizado para estabelecer o valor do salário mínimo, deverá encerrar este ano com variação de 6%, segundo a previsão da SPE, queda de 0,54 ponto percentual em relação ao boletim anterior. A projeção para o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), que inclui também o setor atacadista e o custo da construção civil, além do consumidor final, é de 6,11%, abaixo da estimativa anterior de 9,44% e inferior à taxa registrada em 2021, de 17,74%.

A estimativa para o aumento do PIB ficou em 2,7%, mesmo número divulgado no boletim anterior, em setembro. Segundo a SPE, o desempenho do emprego, do setor de serviços e da taxa de investimento justificaram a manutenção. “Conforme salientado nos boletins anteriores, já era esperada desaceleração da atividade econômica no segundo semestre deste ano, resultado dos efeitos defasados do ciclo de ajuste da política monetária [aumento de juros pelo Banco Central]. No entanto, projeta-se que os impactos advindos da elevação da taxa de juros se reduzam ao longo do próximo ano”, informou a SPE.

Em 2021, o PIB do Brasil cresceu 4,6%, totalizando R$ 8,7 trilhões. Apesar de manter a estimativa para 2022, a SPE reduziu a previsão de crescimento em 2023 de 2,5% para 2,1%. Segundo o órgão, o cenário externo mais adverso, com a alta dos juros da economia norte-americana e a guerra na Ucrânia, afeta a expansão econômica no resto do mundo. A projeção para 2024 foi mantida em 2,5%. De acordo com o Ministério da Economia, houve expansão no mercado de trabalho, com a taxa de desocupação caindo para 8,7% no terceiro trimestre, conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o IBGE, os indicadores do setor de serviços tiveram expansão anualizada de 3,2% de julho a setembro.

Perspectivas
Apesar de reconhecer a desaceleração da economia no terceiro trimestre, a SPE espera que a recuperação econômica se mantenha no quarto trimestre, puxada pelos serviços e pela estabilidade na agropecuária. Segundo o órgão, os efeitos do aumento da taxa Selic (juros básicos da economia) pelo Banco Central são os principais responsáveis pela queda no ritmo de crescimento. “Após a forte recuperação até o 2T22 [segundo trimestre], a atividade econômica desacelerou ao longo do terceiro trimestre de 2022, decorrente sobretudo do desempenho da indústria e do comércio. Dados mensais dos indicadores antecedentes e coincidentes sinalizam a continuidade da recuperação da economia no quarto trimestre, embora em ritmo menos intenso, devido, em grande medida, aos efeitos defasados da política monetária, conforme sinalizado nos boletins anteriores”, destaca o boletim.

Quer saber mais sobre empreendedorismo?
Receba diariamente a newsletter do Grupo AMANHÃ. Faça seu cadastro aqui e, ainda, acesse o acervo de publicações do Grupo AMANHÃ.

Com Agência Brasil

Projeção de crescimento do PIB foi mantida em 2,7%

Preocupação com meio ambiente se reflete em hábitos de consumo

Maioria dos brasileiros se dizem “consumidores ambientalmente conscientes”

Marcas que se associam a práticas sustentáveis costumam ser bem avaliadas pelos consumidores

Levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que 74% dos brasileiros se dizem “consumidores ambientalmente conscientes”. Das pouco mais de 2 mil pessoas ouvidas, 30% dizem que sempre adotam esse hábito e 44% afirmam que às vezes o fazem. A pesquisa Retratos da Sociedade: Hábitos Sustentáveis e Consumo Consciente, divulgada nesta sexta-feira (18) pela CNI, mostra também uma percepção diferenciada dos entrevistados com relação às pessoas que residem em seu estado. Para eles, apenas 32% da população do estado adotam hábitos ambientalmente sustentáveis, sendo que 7% adotariam esse hábito sempre.

Marcas que se associam a práticas sustentáveis costumam ser bem avaliadas pelos consumidores. O levantamento observa crescente preocupação das pessoas com o meio ambiente quando vão às compras. “A forma como são produzidos os bens que consomem tem influenciado a escolha por marcas que adotam práticas mais sustentáveis”, detalha a pesquisa, tendo por base o fato de que “metade dos consumidores verifica se o produto foi produzido de forma ambientalmente sustentável, sendo 24% sempre e 26% na maioria das vezes”. Em 2019, levantamento similar indicava que apenas 19% diziam verificar sempre essa informação, enquanto 19% o faziam às vezes.

Produtos orgânicos
O consumo de produtos orgânicos (sem agrotóxicos ou fertilizantes químicos) é mais percebido entre as pessoas de maior renda. Segundo a pesquisa, 38% dos entrevistados estão dispostos a pagar mais por produtos desse tipo. Em 2019, o percentual era de 36%. “Entre aqueles com renda acima de cinco salários mínimos, 53% compram esse tipo de alimento mesmo custando mais, enquanto na faixa que ganha até um salário mínimo o percentual cai para 28%”, diz a pesquisa. As faixas de maior renda também consomem produtos que adotam procedimentos que causam menos sofrimento a animais. Segundo a CNI, 38% dos entrevistados disseram estar dispostos a gastar mais em relação a produtos similares que não adotam práticas nocivas aos animais. Em 2019, eram 37% dos entrevistados. A pesquisa revela, no entanto, dificuldades para encontrar produtos ambientalmente sustentáveis nas prateleiras, mesmo com a crescente procura pelos produtos. Essa é a percepção de dois terços dos entrevistados, enquanto 26% dizem ter acesso com facilidade a eles.

Reciclagem
De acordo com a pesquisa, é crescente a parcela da população que recicla materiais. “Praticamente sete em cada dez brasileiros (69%) costumam separar materiais para reciclagem – 31% afirmam que não o fazem”. A parcela de entrevistados que destinam materiais para reciclagem é maior do que a registrada em pesquisas anteriores (55% dos entrevistados em 2019; 47% em 2013). O material que é mais separado para reprocessamento é o plástico (garrafas pet, por exemplo), citado por 76% dos entrevistados. Em segundo lugar está o alumínio, com 56%, seguido de papel/papelão/jornal (53%) e vidro (47%). “Em relação às edições anteriores, houve queda sensível na parcela da população que mistura o lixo eletrônico com o restante dos resíduos. Em 2013, 21% das pessoas ouvidas disseram que não faziam essa separação, caindo para 12% em 2019 e para 9% em 2022”.

A pesquisa identificou também os motivos que dificultam a cultura da reciclagem. Em primeiro lugar, citados por 32% dos entrevistados, estão a falta de costume e o esquecimento de separar. Em segundo, lembrado por 18%, está a falta de coleta seletiva na rua, bairro ou cidade.

Desperdício
Sete em cada dez brasileiros dizem “sempre evitar” desperdício de água, enquanto 20% afirmam fazer isso “a maioria das vezes”. O levantamento indica ainda que 53% dizem que reaproveitar água é “hábito frequente”. Para 20%, essa prática é adotada “às vezes”. Entre os ouvidos pela pesquisa, 73% afirmam “sempre evitar o desperdício de alimentos”, enquanto 16% adotam a prática “na maioria das vezes”. Com relação a gastos desnecessários de energia, 65% dizem sempre adotar medidas para evitar o desperdício e 21% afirmam ser essa uma prática à qual recorrem na maioria das vezes. A reutilização de embalagens de produtos é outra prática comum: 46% dizem sempre reaproveitar, enquanto 22% fazem às vezes.

A pesquisa Retratos da Sociedade: Hábitos Sustentáveis e Consumo Consciente entrevistou, entre 8 e 12 de outubro, 2.019 pessoas com idade a partir de 16 anos nas 27 unidades federativas. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.

Quer saber mais sobre sustentabilidade?
Receba diariamente a newsletter do Grupo AMANHÃ. Faça seu cadastro aqui e, ainda, acesse o acervo de publicações do Grupo AMANHÃ.

Com Agência Brasil

Maioria dos brasileiros se dizem “consumidores ambientalmente conscientes”

Grupo Panvel tem forte crescimento de vendas no terceiro trimestre

Desempenho sustenta previsão otimista para o fechamento do ano

No Sul, a Panvel atingiu 12% de market share, um recorde de crescimento – 0,9 ponto percentual sobre o mesmo período do ano anterior

A Panvel fechou o terceiro trimestre de 2022 com forte crescimento: aumento de 26,5% nas vendas do grupo e de 26,3% nas vendas do varejo, e um crescimento de 39,1% no Ebitda ajustado em relação ao mesmo período do ano passado, números que sustentam o otimismo da companhia para o fechamento do ano e destacam o grupo em relação aos seus concorrentes. Além disso, mais uma vez a companhia apresentou ganho de market share em todos os estados onde tem operações. “Mesmo num contexto econômico desafiador, com pressões inflacionárias e na renda média da população brasileira, tivemos um forte desempenho nas vendas. Os investimentos em pessoas, em lojas, no nível dos nossos estoques e em tecnologia mais uma vez fizeram a diferença”, afirma o CEO do Grupo Panvel, Julio Mottin Neto, por meio de nota.

De acordo como diretor financeiro e de RI do Grupo Panvel, Antônio Napp, um investimento significativo antes do reajuste anual de preço dos medicamentos e a implementação de projetos estratégicos voltados aos medicamentos, como genéricos, permitiram que o varejo atingisse uma margem bruta de 30,5% no trimestre – crescimento de 0,9 ponto percentual em relação ao ano anterior. “Esses dois resultados, de venda e de margem bruta, compensaram os efeitos inflacionários em nossas despesas com vendas, restando a pressão natural nas despesas do forte ritmo de expansão”, ressalta.

No Sul, a Panvel atingiu 12% de market share, um recorde de crescimento – 0,9 ponto percentual sobre o mesmo período do ano anterior. Para o diretor financeiro e de RI da companhia, esses avanços se deram tanto pelo forte crescimento da base madura de lojas quanto pela qualidade de execução da expansão da Panvel Farmácias. “Vemos muitas oportunidades, em especial no interior dos três estados que compõem a região”, reforça Napp. O ritmo de aberturas de novas lojas segue consistente: 68 nos últimos 12 meses. Hoje são 548 lojas, no total – 384 no Rio Grande do Sul, 66 em Santa Catarina, 92 no Paraná e seis em São Paulo.

Desempenho sustenta previsão otimista para o fechamento do ano

Equipe responsável pelo Twitter para Android teria pedido demissão

Uma enorme crise se instaurou no Twitter após notícias de que nova onda de demissões poderia chegar a mais de 1.000 funcionários atingindo áreas críticas da plataforma.

As informações relatam demissões importantes em área de infraestrutura, design (já comprometendo o novo Twitter Blue) e engenharia que poderão vir a interromper os serviços e até desenvolvimento de aplicativos móveis para Android e iOS.

I don’t think Twitter will last through the weekend. Twitter is restricting employee access to all its buildings through the weekend with no reason given. The entire android team resigned. The world cup,the largest sporting event in the world, starts this weekend.

— Alejandra Caraballo (@Esqueer_) November 18, 2022

No caso do Twitter para Android, relatos postados no próprio Twitter afirmam que a equipe inteira foi desligada nesta quinta-feira (17/11).

“Eu não acho que o Twitter vai durar até o fim de semana. O Twitter está restringindo o acesso dos funcionários a todos os seus prédios durante o fim de semana sem nenhum motivo. Toda a equipe Android se demitiu. A copa do mundo, maior evento esportivo do mundo, começa neste final de semana”, diz a usuária Alejandra Caraballo.

Se verídico, o aplicativo do Twitter para Android pode começar a apresentar falhas e vulnerabilidades de segurança nos próximos dias.

História em desenvolvimento…

Uma enorme crise se instaurou no Twitter após notícias de que nova onda de demissões poderia chegar a…

Twitter pode quebrar sem funcionários em áreas críticas

Se uma eventual falência do Twitter pode ser prejudicial para a história humana, uma interrupção total do serviço pode levar ao fim o microblog que conhecemos e amamos ao longo de tantos anos.

O The Verge reportou há pouco que muitos funcionários (aqueles que sobreviveram a primeira onda de demissões) se mostraram contrários ao “Twitter Hardcore” pretendido por Elon Musk nos últimos dias.

Musk havia estabelecido um prazo até esta quinta para que todos os funcionários que quisessem fazer parte do “Twitter 2.0” deveriam responder “sim” em um formulário; caso contrário, seria o último dia de trabalho. 

Após o prazo final, segundo a publicação americana, centenas de funcionários começaram a postar mensagens de despedida e saudar com emojis em plataformas internas do Twitter, anunciando que preferiam a demissão.

O editor do The Verge, Alex Heath, diz que número de demissões do Twitter pode chegar a 1.000, embora algumas pessoas ainda não tenham postado suas decisões.

Há também relatos de funcionários de que equipes de infra-engenharia “críticas” no Twitter renunciaram completamente, o que pode levar a uma interrupção total da plataforma.

“Ouvi de vários funcionários que as chances de o Twitter quebrar em um futuro próximo são muito altas”, diz Heath.

História em desenvolvimento…

Se uma eventual falência do Twitter pode ser prejudicial para a história humana, uma interrupção total do serviço…

Meta cancela projeto de smartwatch

A empresa de Mark Zuckerberg não está passando por um bom momento.

Além de estar perdendo a competição para o TikTok, os últimos dias foram marcados por massivas demissões que reduziram o quadro de colaboradores em 13%.

De acordo com a Reuters, durante uma reunião de funcionários sobre o futuro da Meta, as equipes foram informadas sobre uma reorganização de partes da empresa.

O diretor de tecnologia Andrew Bosworth disse aos funcionários que a Meta encerraria seu trabalho em dispositivos de display inteligente “Portal” e em seus smartwatches.

Embora nenhum dispositivo tenha sido lançado até o momento, Bosworth disse que a unidade de smartwatch se concentraria em óculos de realidade aumentada a partir daquela data.

O smartwatch da Meta estava sendo construído com o objetivo que os usuários pudessem acessar as plataformas sociais da empresa sem que a Apple ou o Google atuassem como intermediários.

Além disso, contava com duas câmeras: uma frontal de 5MP e outra na traseira de 12MP que poderia ser utilizada com o relógio em mãos.

É difícil imaginar que, mesmo se os ventos estivessem a favor da Meta, o smartwatch tivesse algum sucesso.

A empresa de Mark Zuckerberg não está passando por um bom momento. Além de estar perdendo a competição…

Seara inaugura o segundo centro de distribuição no Rio Grande do Sul

A nova unidade em Nova Santa Rita visa aumentar a capacidade de armazenagem de produtos do estado

A localização e estrutura ampliam as vantagens do novo centro para a companhia e os consumidores das regiões

A Seara, empresa da JBS, inaugurou o seu segundo centro de distribuição no Rio Grande do Sul. Situado em Nova Santa Rita, a apenas 20 quilômetros de Porto Alegre, a nova unidade possui localização estratégica e vai fortalecer a operação e atendimento das demandas em todo estado junto ao centro de Montenegro. O novo centro de Nova Santa Rita amplia capacidade de armazenagem e é destinado para todo o portfólio de produtos congelados ou resfriados das diversas categorias que a empresa atua: aves, suínos, pescados, alimentos preparados e margarinas.

Segundo Ricardo Berwanger, gerente do centro de distribuição da Seara em Nova Santa Rita, a localização e estrutura ampliam as vantagens do novo centro para a companhia e os consumidores das regiões. “Vamos reduzir cerca de 65 mil quilômetros rodados, diminuindo emissão de poluentes e obteremos ganhos em produtividade nas entregas, devido rodar duas horas a menos por veículo no trânsito para toda a frota que abastece Porto Alegre e Região Metropolitana. Inclusive, adaptamos o local com tomadas para abastecer a nossa nova frota de caminhões elétricos”, assinala.

Em julho deste ano, a Seara anunciou a ampliação de 19 para 200 caminhões 100% elétricos refrigerados até janeiro de 2023. Esse avanço da eletrificação da frota de transporte faz parte dos esforços da JBS para se tornar Net Zero em 2040, ou seja, reduzir as emissões de escopo 1 (diretas), 2 (indiretas em energia elétrica) e 3 (indiretas) e compensar toda a emissão residual.

A nova unidade em Nova Santa Rita visa aumentar a capacidade de armazenagem de produtos do estado

Seara inaugura o segundo centro de distribuição no Rio Grande do Sul

A nova unidade em Nova Santa Rita visa aumentar a capacidade de armazenagem de produtos do estado

A localização e estrutura ampliam as vantagens do novo centro para a companhia e os consumidores das regiões

A Seara, empresa da JBS, inaugurou o seu segundo centro de distribuição no Rio Grande do Sul. Situado em Nova Santa Rita, a apenas 20 quilômetros de Porto Alegre, a nova unidade possui localização estratégica e vai fortalecer a operação e atendimento das demandas em todo estado junto ao centro de Montenegro. O novo centro de Nova Santa Rita amplia capacidade de armazenagem e é destinado para todo o portfólio de produtos congelados ou resfriados das diversas categorias que a empresa atua: aves, suínos, pescados, alimentos preparados e margarinas.

Segundo Ricardo Berwanger, gerente do centro de distribuição da Seara em Nova Santa Rita, a localização e estrutura ampliam as vantagens do novo centro para a companhia e os consumidores das regiões. “Vamos reduzir cerca de 65 mil quilômetros rodados, diminuindo emissão de poluentes e obteremos ganhos em produtividade nas entregas, devido rodar duas horas a menos por veículo no trânsito para toda a frota que abastece Porto Alegre e Região Metropolitana. Inclusive, adaptamos o local com tomadas para abastecer a nossa nova frota de caminhões elétricos”, assinala.

Em julho deste ano, a Seara anunciou a ampliação de 19 para 200 caminhões 100% elétricos refrigerados até janeiro de 2023. Esse avanço da eletrificação da frota de transporte faz parte dos esforços da JBS para se tornar Net Zero em 2040, ou seja, reduzir as emissões de escopo 1 (diretas), 2 (indiretas em energia elétrica) e 3 (indiretas) e compensar toda a emissão residual.

A nova unidade em Nova Santa Rita visa aumentar a capacidade de armazenagem de produtos do estado

Power Rangers ganha nova temporada no YouTube

A Hasbro tem disponibilizado a versão em português da série de TV Power Rangers gratuitamente no YouTube. A última boa notícia para os fãs é a estreia da terceira temporada. 

Com o contrato com a Netflix expirado e os episódios antigos não sendo mais exibidos, a Hasbro revelou que as temporadas legadas da série seriam lançadas no YouTube.

“Embora algumas de nossas temporadas mais populares e recentes de Power Rangers tenham permanecido na Netflix para os fãs aproveitarem, incluindo Mighty Morphin , Beast Morphers e agora Power Rangers Dino Fury , planejamos continuar lançando novas temporadas com nosso (assinatura de vídeo em demanda) e/ou parceiros de transmissão, ao mesmo tempo em que disponibiliza temporadas herdadas da série para fãs e novos públicos em todo o mundo por meio de nosso canal oficial do YouTube”, disse a Hasbro quando procurada para comentar sobre as decisões de streaming da marca. 

“Acreditamos que as opções de conteúdo em ambos os canais permitem que o público de fãs e crianças veja o conteúdo atual e relevante de Power Rangers e forneça uma conexão adicional entre o entretenimento e os mundos dos brinquedos”.

“O canal do YouTube permite que mais audiências tenham acesso [gratuito] ao conteúdo de Power Rangers para fãs antigos em busca de nostalgia e novos fãs descobrindo Power Rangers pela primeira vez. Além disso, temporadas e episódios legados continuarão sendo apresentados semanalmente em nosso canal oficial de Power Rangers.”

Corra lá no YouTube para maratonar e relembrar as primeiras temporadas de Power Rangers.

A Hasbro tem disponibilizado a versão em português da série de TV Power Rangers gratuitamente no YouTube. A…

DuckDuckGo lança proteção contra rastreamento de apps no Android

O DuckDuckGo lançou uma nova proteção que impede o rastreamento de dados pessoais pelos aplicativos e a funcionalidade já pode ser utilizada por todos os usuários do Android. 

Disponibilizado em versão beta no app DuckDuckGo para Android, a empresa afirma que consegue bloquear os rastreadores de terceiros, mesmo quando você não os está usando.

“Quando a proteção contra rastreamento de aplicativos está ativada, ela detecta quando outros aplicativos em seu telefone estão prestes a enviar dados para qualquer uma das empresas de rastreamento de terceiros em nosso conjunto de dados de rastreador de aplicativos e bloqueia a maioria dessas solicitações”, dizem os desenvolvedores.

“Você pode continuar usando seus aplicativos normalmente, e a Proteção contra rastreamento de aplicativos funciona em segundo plano para bloquear rastreadores sempre que os encontra, mesmo enquanto você dorme”.

Mais do que apenas bloquear, o DuckDuckGo oferece um painel em tempo real dos resultados da proteção contra rastreamento de aplicativos, incluindo o que estão rastreando em cada aplicativo e quais dados coletam. 

Para ter acesso a nova proteção, atualize ou instale a versão mais recente do aplicativo DuckDuckGo para Android, abra Configurações e selecione “Proteção contra rastreamento de aplicativos” (na seção “Mais”) e siga as instruções na tela.

O DuckDuckGo lançou uma nova proteção que impede o rastreamento de dados pessoais pelos aplicativos e a funcionalidade…

Desemprego fica estável em 21 estados no terceiro trimestre

O Sul obteve a menor taxa de desocupação de todo o Brasil

A taxa de informalidade apresentou queda para o total nacional, mas entre as maiores reduções nesse indicador se destacam Santa Catarina e Rio Grande do Sul

Apenas seis unidades da federação acompanharam a redução registrada na taxa de desocupação no país no terceiro trimestre frente aos três meses anteriores. Enquanto o índice nacional recuou de 9,3% para 8,7% no período, 21 estados permaneceram estáveis. Já na comparação interanual, com o mesmo trimestre do ano anterior, houve queda significativa da taxa de desocupação em todas as unidades da federação. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua Trimestral, divulgada pelo IBGE. “No segundo trimestre, a taxa de ocupação havia caído 1,8 ponto percentual, com disseminação da queda por 22 unidades da federação. Já no terceiro trimestre, a queda foi menos intensa, de 0,6 ponto percentual e isso repercutiu nos resultados locais, por estado”, explica a coordenadora de trabalho e rendimento do IBGE, Adriana Beringuy.

As reduções na taxa na comparação com o trimestre anterior foram registradas por Paraná (-0,8 ponto percentual), Minas Gerais, Maranhão, Acre, Ceará e Rondônia. Nessa mesma comparação, houve queda no indicador em todas as grandes regiões e o Nordeste se manteve com a maior taxa (12%). Entre os dez estados com maior taxa de desocupação, seis são dessa região. Já as menores taxas de desocupação, no terceiro trimestre, ficaram com Rondônia (3,9%), Mato Grosso (3,8%) e Santa Catarina (3,8%). O Sul foi a região com a menor taxa (5,2%) e os seus três estados registraram percentuais abaixo da média nacional.

A taxa de informalidade registrada no país foi de 39,4% no terceiro trimestre. Os maiores percentuais estavam no Pará (60,5%), Maranhão (59,1%) e Amazonas (57,1%), estados onde a maioria dos ocupados estava em trabalhos informais. Já Santa Catarina (25,9%), Distrito Federal (29,8%) e São Paulo (30,6%) tinham as menores proporções. “A taxa de informalidade apresentou queda para o total nacional, mas entre as maiores reduções nesse indicador se destacam Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Pernambuco e Rio Grande do Norte”, afirma Adriana. Entre a população considerada informal estão os empregados domésticos e do setor privado sem carteira assinada, os empregadores e trabalhadores por conta própria sem CNPJ e trabalhadores familiares auxiliares.

Sobre a PNAD Contínua
A PNAD Contínua é o principal instrumento para monitoramento da força de trabalho no país. A amostra da pesquisa por trimestre no Brasil corresponde a 211 mil domicílios pesquisados. Cerca de dois mil entrevistadores trabalham na pesquisa, em 26 estados e Distrito Federal, integrados à rede de coleta de mais de 500 agências do IBGE. Em função da pandemia de Covid-19, o IBGE implementou a coleta de informações da pesquisa por telefone a partir de 17 de março de 2020. Em julho de 2021, houve a volta da coleta de forma presencial.

O Sul obteve a menor taxa de desocupação de todo o Brasil

Inflação da Copa do Mundo: “kit torcedor” chega a custar até o dobro

Alta dos preços de itens como carnes, cerveja, televisores e a camisa da seleção é de até 100%

O brasileiro vai desembolsar em média 80% mais para comprar a carne, 18% para cerveja e 24% para o refrigerante e a água

O torcedor brasileiro não vai sofrer só na hora de torcer pela seleção nessa Copa do Mundo, mas também na hora de pagar a conta. Em levantamento feito, os itens mais consumidos durante o torneio chegaram a registrar altas de até 100% desde a última edição há quatro anos. Itens como cerveja, carnes e televisores, que têm elevação da demanda devido ao evento esportivo, registram inflação de dois dígitos desde 2018.

Para assistir ao jogo, como a grande maioria dos torcedores não irá até o Catar em novembro, a televisão é quase indispensável – são poucos aqueles que ainda acompanham pelo rádio ou assistem na tela pequena do celular. E se o brasileiro quiser trocar a TV por um modelo maior ou melhor, deve desembolsar em média 17% mais que em 2018. Curioso é que esse é o único item a registrar quedas consistentes de preço desde 2006, por conta dos ganhos de produtividade e mudança rápida da tecnologia. Com os efeitos da pandemia, porém, o aumento da demanda e o setor severamente impactado pela disrupção da cadeia global de suprimentos, os preços passaram a subir.

E se a ideia é fazer um churrasco para acompanhar o jogo, o brasileiro vai desembolsar em média 80% mais para comprar a carne, 18% para cerveja e 24% para o refrigerante e a água. “A alta do primeiro item está associada à maior demanda global, elevação dos custos de grãos e queda da área de pastagens com a crise hídrica de 2020/21. Cerveja e refrigerante, em paralelo, tiveram alta relevante de custos, especialmente de embalagens, com cotação em dólares”, afirma Rafael Carmo, líder regional da XP Rio Grande do Sul. Além dos torcedores caseiros, existem também aqueles que preferem acompanhar os jogos fora de casa, num bar, por exemplo. Se esse é o seu caso, você vai gastar cerca de 15% a mais para comprar a cerveja e mais 20% para água e refrigerante. “A inflação é levemente menor em comparação à compra no supermercado, mas vale lembrar que, na média, consumir fora do domicílio é 15% mais caro”, ressalta o executivo.

Se você não deixa de se uniformizar para assistir aos jogos, se prepare: para adquirir uma camisa oficial da Seleção Brasileira você vai desembolsar R$ 349,99 (site oficial da Nike), superando em 40% o valor pago em 2018, e bem acima da inflação acumulada no período (26,8%). Em relação a isso, é importante lembrar que o setor de vestuário vem batendo seus recordes para variação em 12 meses – a maior desde 1995, em meio ao Plano Real – e chegou a alcançar 16,6% em julho em decorrência de dois fatores: desajustes nas cadeias que fornecem matéria prima para o setor, forçando o repasse do aumento de custos para os consumidores, e a retomada do consumo com a reabertura da economia em meio ao motivo anterior. Por fim, o aumento e volatilidade do câmbio tem parte nisso, dado que o produto é tabelado (tem o mesmo valor em dólares para todo o mundo). Se além de comemorar você quiser participar da tradição de trocar figurinhas com os amigos em busca de completar o álbum, os preços podem assustar: o álbum oficial (versão tradicional) subiu 16,5%, enquanto o pacote com cinco figurinhas dobrou de preço (variação observada também em relação à última Copa).

Como foi nos outros anos?

Alta dos preços de itens como carnes, cerveja, televisores e a camisa da seleção é de até 100%

Empresas Randon alcançam melhor receita líquida trimestral da história

Receita líquida consolidada foi de R$ 3,1 bilhões entre julho e setembro

O avanço é impulsionado pela demanda aquecida dos mercados de atuação da companhia, aliada às receitas de novos negócios

As Empresas Randon alcançaram, no terceiro trimestre de 2022, a maior receita líquida consolidada trimestral de sua história: R$ 3,1 bilhões. O número representa crescimento de 22,9% na comparação com o mesmo período do ano passado e de 10,2% em relação ao segundo trimestre deste ano.

O avanço é impulsionado pela demanda aquecida dos mercados de atuação da companhia, aliada às receitas de novos negócios. Todas as verticais das Empresas Randon apresentaram resultados consistentes. A vertical de controle de movimentos, que reúne a Fras-le e suas empresas controladas, registrou mais um trimestre com recorde de receita líquida, atingindo R$ 823,9 milhões. As empresas de autopeças para veículos comerciais ganharam relevância, com receita de R$ 1,1 bilhão, impulsionada pelo aumento da demanda de OEM’s e pela expansão de capacidade, principalmente de fundição e usinagem.

A vertical montadora registrou mais um trimestre de crescimento de receitas, chegando a R$ 1,3 bilhão, devido ao lançamento de novas linhas de produtos com o conceito New R, condições comerciais diferenciadas e competitivas e boa performance do mercado externo. Já as unidades de Serviços Financeiros e Digitais aumentaram a participação na receita total da companhia, impulsionadas por volumes recordes de operações contratadas por clientes do Banco Randon e aumento do volume de cotas de consórcios comercializadas.

“Apesar do cenário complexo deste ano, podemos afirmar que estamos em um dos melhores momentos vividos pela Companhia. A cada trimestre damos mais um passo na consolidação da estratégia que estamos adotando, com uma diversificação contínua dos negócios, em novos mercados, geografias, segmentos e produtos”, destaca o CFO das Empresas Randon, Paulo Prignolato.

As receitas do mercado externo, que reúnem as exportações a partir das unidades brasileiras e as vendas das empresas controladas situadas no exterior, atingiram US$ 121,5 milhões no terceiro trimestre de 2022, crescimento de 40,4% no comparativo com o mesmo período do ano passado. Esse indicador tem evoluído consistentemente ao longo dos últimos trimestres, resultado da estratégia das Empresas Randon de ampliar a atuação internacional. Um marco relevante do período foi o início das exportações de implementos rodoviários para o mercado norte-americano.

Foram anunciados no terceiro trimestre dois movimentos importantes para a Companhia: a aquisição da fabricante de semirreboques norte-americana Hercules, concluída em 1º de novembro, e a entrada em um novo negócio, com a criação da Addiante, joint venture focada na oferta de serviços de locação de veículos pesados e equipamentos em parceria com a Gerdau, cuja conclusão ocorreu em 3 de novembro. “São ações que potencializam nossa estratégia de atuação como um ecossistema completo de soluções para o transporte, com presença global. Trimestre após trimestre temos apresentado uma série de iniciativas em inovação, internacionalização, ampliação de nossa diversificação e melhorias em nossas práticas de governança, que têm impulsionado nosso crescimento sustentável, com receitas recordes e margens consistentes”, salienta o CEO das Empresas Randon, Sérgio Carvalho.

Receita líquida consolidada foi de R$ 3,1 bilhões entre julho e setembro

As armadilhas no desenvolvimento das novas versões de antigos produtos digitais — Parte 2

Sua empresa está pensando em refazer seu antigo sistema digital? Conheça duas outras armadilhas muito comuns para que possa evitá-las e construir uma estratégia de sucesso

Hoje, todos os ERPs se parecem, é quase como uma commodity

A inovação tecnológica corre a passos largos. A cada dia surgem novos entrantes transformando segmentos inteiros de mercado. O que me motivou a escrever essa sequência de artigos (veja a primeira parte da minha reflexão clicando aqui) foi justamente a vivência consultiva. Como consultores, temos o privilégio de estar dentro das organizações e conhecer com profundidade suas forças e fraquezas. Entendo que o nosso papel é auxiliar os clientes nesta transformação, mesmo que isso signifique apontar problemas, causar alguns desconfortos, mas fazer a diferença para construir algo novo e melhor. Compartilho a seguir outras duas armadilhas que considero relevantes.

Armadilha 3 — Copiar “benchmarks”
Outra situação recorrente que costumo acompanhar com alguma frequência: “Vamos renovar seguindo os passos de outros players que fizeram esse movimento antes de nós”. A intenção é boa, sempre temos o que aprender com os chamados “benchmarks”, ou referências em português. Já trilharam um caminho que pode ser abreviado ou até mesmo evitado (sim, existe também benchmark do que não fazer). Uma estratégia de renovação de sistemas legados de sucesso precisa ser multidisciplinar. Ou seja, ter um olhar de 360 graus para o negócio, tendo a renovação da tecnologia com uma das bases, mas sem esquecer de outros aspectos fundamentais como experiência do cliente, tendências de mercado, objetivos comerciais, entre outros. Faz parte dessa multidisciplinaridade analisar mercado, concorrentes e referências. O ponto que quero destacar é da diversidade entre organizações. Os cenários de micro e macro ambientes são complexos e únicos. O que pode funcionar bem para uma empresa, pode ser desastroso em outra. Se tivesse uma receita simples, só teríamos empresas de sucesso no mercado. Bastava seguir a mesma cartilha. Também costumo me perguntar: como é que podemos saber se aquela empresa que estamos adotando como referência não está, no mesmo momento, refletindo sobre o seu próprio modelo? Nesse caso, estaríamos correndo o risco de apostar em uma estratégia fracassada sem saber. A mensagem é: vamos usar sim benchmarks, mas com parcimônia. É mais um elemento a ser colocado em nosso mix. Mas não é o único.

Armadilha 4 — Prender-se às metodologias
Essa é uma situação menos comum, mas que já presenciei algumas vezes. Após a tomada de decisão da mudança vem também uma tomada de consciência. A empresa percebe o quanto está defasada tecnologicamente e o quanto ainda precisa ser feito. Nesse momento nasce uma grande angústia e ansiedade para a renovação. Se antes estava acomodada e tranquila em sua posição, a empresa agora está totalmente inquieta atrás de tudo o que há de novidade. É como se de repente passasse a achar que nada sabe e passa a estudar para adotar todas as metodologias mais atuais do mercado. Sou totalmente a favor da adoção de metodologias. Elas ajudam a sistematizar processos de forma eficaz. Normalmente são criadas por pessoas que entendem bastante de determinado assunto e resolveram criar modelos a serem seguidos para facilitar certas ações. Mas importante lembrar que a grande maioria delas foi projetada para um ambiente totalmente diferente do nosso (predominantemente o mercado norte-americano), no qual as estrutura das organizações, o mindset, os prazos e os budgets costumam ser muito diferentes da nossa realidade nacional. Além disso, também são produtos a serem vendidos, alguns inclusive com bastante hype envolvida, modismos passageiros. Existe toda uma indústria que sobrevive através da implantação de metodologias. Trata-se de um mercado legítimo, mas é importante levarmos isso em conta quando formos colocá-las em prática. A armadilha nesse caso é ficar prisioneiro da metodologia. Usa-se para tudo e ao pé da letra, sem flexibilidades e adaptações. A preocupação com ela é tamanha, que perde-se às vezes mais tempo em sua gestão do que na finalidade que a justificou. Metodologias são facilitadores. Se ela está engessando o processo tornando-o mais burocrático e lento, elas deixaram de ajudar para tornarem-se um gargalo. Pense nisso.

Muitos percebem a renovação do legado como uma grande dor de cabeça. Já eu tenho a crença de que é uma grande oportunidade. Inicie agora seu processo de mudança criando uma estratégia de escala em um ambiente multidisciplinar, adotando novos paradigmas, analisando as oportunidades, forças e fraquezas de seu mercado e negócio, apoiando-se em referências e metodologias de forma crítica. É um conselho que pode ser dado para qualquer perfil de organização. A ênfase que estou dando para as empresas de ERP é por perceber que estão em uma espécie de encruzilhada que, dependendo da decisão, pode levá-las em direções opostas. Vivemos a chamada era da experiência, na qual a tecnologia é utilizada como uma (poderosa) ferramenta, um meio para um fim calcado na necessidade do usuário. Uma abordagem quase oposta à que era adotada há cerca de 20, 30 anos atrás, quando tecnologia era diferencial competitivo. Hoje, todos os ERPs se parecem, é quase como uma commodity. Queremos permanecer relevantes pela pertinência da nossa entrega. Fidelizar através da inércia do cliente final é uma estratégia que não se sustenta por muito tempo. O pior dos custos é a evasão silenciosa de usuários pela insatisfação com nosso produto. Com o ritmo acelerado das evoluções tecnológicas, é preciso fazer algo pro-ativamente. Está pensando em renovar o seu legado? A hora de começar é agora.

Você se identificou com as armadilhas citadas ou já viu acontecer em outras empresas? Sabe de mais armadilhas e quer nos contar? Compartilhe conosco a sua experiência!

Sua empresa está pensando em refazer seu antigo sistema digital? Conheça duas outras armadilhas muito comuns para que possa evitá-las e construir uma estratégia de sucesso

Twitter para Android revela evidências de criptografia ponta a ponta para DMs

A compra do Twitter pelo executivo Elon Musk está dando o que falar e contribui para manter a mídia social nos holofotes da indústria de tecnologia.

Em um novo avanço capitaneado por Musk está a implementação de criptografia de ponta a ponta para as DMs (mensagens privadas) do Twitter.

Revelado pela pesquisadora Jane Manchun Wong, o aplicativo Android do Twitter ganhou um código indicando que a criptografia está a caminho das DMs. 

— Elon Musk (@elonmusk) November 16, 2022

Musk, então, parece ter confirmado respondendo ao tweet de Wong com um emoji piscando (veja acima).

Em Abril, o CEO da Tesla e SpaceX já havia mostrado interesse que o Twitter seguisse os passos do Signal na implementação de E2EE.

“As DMs do Twitter deveriam ter criptografia de ponta a ponta como o Signal, para que ninguém pudesse espionar ou hackear suas mensagens”.

A compra do Twitter pelo executivo Elon Musk está dando o que falar e contribui para manter a…