Archives Novembro 2022

YouTube ganha vinheta de abertura para TV

Embarcando na ideia do “Tudum” da Netflix, aquela vinheta que surge ao abrir conteúdos do streaming, o YouTube agora tem uma para dizer que é sua.

Diferente da Netflix, a abertura do YouTube é mais simples e menos ousada, mas funciona como forma de atrair a atenção do expectador para o conteúdo a ser apresentado.

“Se você abriu o YouTube na TV da sua sala recentemente, provavelmente notou o novo som e a animação que são reproduzidos logo antes de seu aplicativo iniciar”, diz o YouTube.

“A ideia inicial por trás do som era ter algo vibrante, envolvente e facilmente reconhecível, para que assim que você o ouvisse – mesmo que estivesse longe de sua TV ou dispositivo – soubesse que algo estava prestes a aparecer no YouTube.”

O portal de vídeos afirma ainda que o som, produzido em conjunto com a Antfood, um estúdio de “marca sônica”, tem alguma características:

Humano. Um som que transmite a emoção, a textura e a imperfeição orgânica da humanidade.

Conectado. Um som com gestos musicais como melodia, harmonia e modulação que refletem a ideia de conectar interesses, pessoas e culturas.

Expressivo. Um som com texturas dinâmicas e melodias brilhantes, variando de pequeno a grande, próximo a distante e íntimo a ousado.

Baseado em histórias. Um som que, embora curto, dá a sensação de um arco narrativo, com começo e fim claros.

Além disso, diz que cada parte da mixagem reflete um “mergulho profundo”, “floreio ascendente”, “assinatura melódica”, “movimento tátil” e “harmonia sentimental”.

Para um áudio de poucos segundo, é bem difícil interpretar tantas sensações. Mas o time do YouTube acredita que cada espectador tenha uma experiência diferente.

Apesar da tentativa do YouTube, a vinheta não parece tão icônica como o “Tudum” da Netflix. Talvez precisamos dar um tempo para ver o que acontece.

Embarcando na ideia do “Tudum” da Netflix, aquela vinheta que surge ao abrir conteúdos do streaming, o YouTube…

Copa do Mundo aquece o mercado de cervejas no país

Setor projeta crescimento de 8% nas vendas, atingindo 15,4 bilhões de litros em 2022

Ineditismo da Copa do Mundo ser realizada em um mês mais quente impulsionará venda de cerveja

Com o início da Copa do Mundo do Catar que começa neste domingo (20), a indústria da cerveja se prepara para o evento que é considerado o maior do setor, pois reúne duas paixões dos brasileiros: a cerveja e o futebol. Após as restrições impostas pela pandemia da Covid-19, será um momento de celebrar, de encontrar a família e os amigos para assistir aos jogos, com o ineditismo de ser realizada em um mês mais quente. De acordo com um levantamento realizado pela empresa de pesquisa de mercado Euromonitor International para o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv) em 2021, o volume de vendas do setor foi de 14,3 bilhões de litros, um crescimento de 7,7% ante a 2020.

Para este ano, as projeções apontam para um incremento de aproximadamente 8% em relação ao mesmo período do ano anterior, atingindo um volume de vendas em mais de 15,4 bilhões de litros, consolidando o país como o terceiro maior fabricante, atrás de China e Estados Unidos. “A volta dos grandes eventos como a Copa do Mundo, festivais e a chegada do verão vai aquecer ainda mais a indústria da cerveja. Após a flexibilização imposta pela pandemia da Covid-19, a expectativa é que o consumo retorne com mais força em bares e restaurantes, local favorito os brasileiros para consumo de cerveja”, explica o superintendente do Sindicerv, Luiz Nicolaewsky.

Antes da pandemia esse segmento, conhecido com on-trade, totalizava 62% do consumo da bebida, enquanto o off-trade (pontos de venda como supermercados, hipermercados, mercearias, dentre outros que não são especializados em consumo de cerveja no próprio ambiente) girava em torno de 38%, segundo dados da empresa de pesquisa de mercado Euromonitor International, encomendada pelo sindicato. Durante a pandemia, em 2021, com as restrições de funcionamento de bares, o consumo migrou para dentro de casa e o off-trade subiu para 41,6%, totalizando 5,9 bilhões de litros de cerveja comercializadas, enquanto o desempenho do consumo de cerveja fora do lar passou a registrar 58,4%, índice que representa 8,4 bilhões de litros.

Zero álcool em alta
Apesar de ainda representar uma parcela discreta do consumo total do mercado, a categoria de cerveja sem teor alcoólico foi considerada uma das mais bem-sucedidas nas vendas ao varejo em 2021. Segundo levantamento da empresa de pesquisa de mercado Euromonitor International, esse segmento registrou volume de 284,6 milhões de litros, um aumento em 44% em relação ao ano anterior. “Na Copa esse segmento poderá ganhar ainda mais força, pois é uma excelente opção para quem deseja acompanhar os jogos e consumir uma bebida bem gelada de uma forma mais responsável”, enfatiza o superintendente. A busca do consumidor por um estilo de vida mais leve, saboroso e equilibrado e os investimentos do setor em inovação impulsionaram a categoria que espera crescer 37,6%, chegando a quase 400 milhões de litros no mercado.

Setor projeta crescimento de 8% nas vendas, atingindo 15,4 bilhões de litros em 2022

Pix se consolida como meio de pagamento mais usado

Transações continuam em ascensão no país

Desde 16 de novembro de 2020 até o último mês de setembro, foram feitas 26 bilhões de transações pelos brasileiros pela ferramenta de pagamento instantâneo

Ao longo de dois anos de funcionamento, o Pix se consolidou como o meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros, revelando a eficiência e grande aceitação popular da ferramenta, que trouxe conveniência e facilidades para os clientes em suas transações financeiras do dia a dia. De 16 de novembro de 2020, data em que começou a funcionar no país, até o último dia 30 de setembro foram 26 bilhões de transações feitas no sistema financeiro nacional, com valores transacionados atingindo R$ 12,9 trilhões.

Levantamento feito pela Febraban com base em números do Banco Central mostram que em seu primeiro mês de funcionamento, o Pix já ultrapassou as transações feitas com DOC (Documento de Crédito). Em janeiro de 2021, superou as transações com TED (Transferência Eletrônica Disponível). Em março do mesmo ano passou na frente em número de transações feitas com boletos. Já no mês seguinte (maio), o Pix ultrapassou a soma de todos eles. Já em relação aos cartões, o Pix ultrapassou as operações de débito em janeiro deste ano, e no mês de fevereiro foi a vez de passar na frente das transações com cartões de crédito, quando se tornou o meio de pagamento mais utilizado no Brasil.

“As transações feitas com o Pix continuam em ascensão, revelando a grande aceitação popular do novo meio de pagamento, que trouxe conveniência e facilidades para os clientes em suas transações financeiras do cotidiano. Nos últimos 12 meses, registramos um aumento de 94% das operações com a ferramenta”, afirma Isaac Sidney, presidente da Febraban. “Também destaco que o Pix foi e continua sendo uma ferramenta fundamental para impulsionar a bancarização e a inclusão financeira no país e, desde o seu lançamento, tem se mostrado uma importante oportunidade para o Brasil reduzir a necessidade do uso de dinheiro em espécie em transações comerciais e os altos custos de transporte e logística de cédulas, que totalizam cerca de R$ 10 bilhões ao ano”, acrescenta.

Transações continuam em ascensão no país

Indústria teve desempenho negativo em outubro

Estoques avançaram para patamar bem acima do planejado

É a primeira queda na produção industrial para um mês de outubro desde 2016

O desempenho da indústria foi negativo na passagem de setembro para outubro, de acordo com os dados da Sondagem Industrial, da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Diante disso, todas as expectativas do setor industrial no mês de novembro recuaram fortemente. É a primeira vez em mais de dois anos, que há expectativa de queda no emprego industrial e nas exportações para os próximos seis meses. A CNI consultou 1.757 empresas, sendo 703 pequenas, 615 médias e 439 grandes, entre 1º e 10 de novembro.

Há ainda menos otimismo em relação à compra de matérias-primas e ao nível de demanda. A produção industrial registrou a segunda queda consecutiva no mês de outubro de 2022. O índice de evolução da produção manteve-se abaixo dos 50 pontos, ao cair de 49 para 48,5 pontos. Valores acima da linha divisória de 50 pontos indicam aumento da produção industrial e abaixo da linha de corte, queda. É a primeira queda na produção industrial para um mês de outubro desde 2016.

O emprego do setor industrial também recuou e interrompeu um ciclo de cinco meses seguidos de crescimento. O índice de evolução do emprego passou de 51,4 para 49,6 pontos, número abaixo dos 50 pontos. É a primeira queda do emprego industrial para um mês de outubro desde 2019. A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) registou a segunda queda consecutiva e encerrou outubro em 71%. Nos últimos dois meses, a UCI acumula queda de dois pontos percentuais. 

Estoques acima do previsto
O índice de evolução do nível de estoques aumentou para 51,5 pontos em outubro. Acima da linha divisória de 50 pontos, o índice aponta aumento dos estoques em relação a setembro. O índice de estoque efetivo em relação ao planejado se afastou da linha divisória dos 50 pontos, subindo de 50,9 para 52,4 pontos entre setembro e outubro. O resultado coloca os estoques do setor industrial no maior nível acima do planejado desde julho de 2019. “Essa evolução dos estoques, de acúmulo bem acima do planejado pelos empresários, acende um sinal de atenção. A demanda ficou inferior à produção, mesmo com a queda da atividade, sugerindo frustração dos empresários com a demanda, o que já contaminou as expectativas”, explica o gerente de análise econômica da CNI, Marcelo Azevedo.

Estoques avançaram para patamar bem acima do planejado

Alimentando a inovação

A paranaense Apetit vem priorizando a inovação na área tecnológica e nos processos que envolvem a cadeia de abastecimento

Com a oferta de serviços de alimentação para empresas se tornando um grande desafio em meio à pandemia, a empresa adaptou seus processos de modo a manter o funcionamento dos negócios

A Apetit considera o capital humano como seu principal fator de transformação e desenvolvimento. “A busca pela inovação deve ser constante em uma empresa, pois ela é essencial para a construção do sucesso e destaque em um cenário cada vez mais competitivo e globalizado”, defende a diretora de desenvolvimento Pamela Manfrin.

A inovação está presente não apenas nos processos e ferramentas da empresa, mas também nas atitudes e modo de pensar. “Dentro da nossa companhia, as pessoas são ouvidas de verdade”, garante. Ao adotar como premissa a melhoria contínua, a Apetit investe e incentiva que todas as áreas proponham ideias voltadas ao desenvolvimento do negócio. Esta é uma forma de escutar os colaboradores e oferecer suporte para que as ideias saiam do papel. “São eles que conhecem a fundo e de forma detalhada os nossos processos”, destaca. Nessa cultura, qualquer colaborador pode desenvolver um projeto que contribua para a melhoria de algum aspecto dentro da operação. Todas as propostas são acompanhadas pelo gestor do Project Management Office (PMO), que oferece metodologia, auxílio no gerenciamento de recursos e acompanhamento em todas as etapas do projeto.

Nos últimos anos, a Apetit vem priorizando a inovação na área tecnológica e nos processos que envolvem a cadeia de abastecimento, investindo fortemente na revisão de processos e implantação de sistemas que permitam acompanhamento dos indicadores com confiabilidade e em tempo real. Com a oferta de serviços de alimentação para empresas se tornando um grande desafio em meio à pandemia, a empresa adaptou seus processos de modo a manter o funcionamento dos negócios. A indústria de congelados foi uma das apostas da Apetit e se mostrou uma solução bem-sucedida para o momento de pandemia.

“Percebemos que havia uma lacuna no mercado em relação ao abastecimento de pratos prontos com alto valor nutricional e criamos a Izzi”, relata Pamela, convicta de que a marca oferece refeições congeladas saudáveis ao mercado. Outra marca que surgiu recentemente da parceria com pesquisadores sobre a prática de exercícios físicos é a Nauka, que tem foco em levar alimentação prática e de qualidade para os atletas profissionais e amadores. A marca, que eu russo significa “ciência” é uma parceria entre a Dela Foods e a Sport Training, consultoria mundial em esporte. A Nauka tem como diferencial a preocupação em ser uma solução em alimentação esportiva. Cada prato possui um cálculo de macronutrientes para atender cada especificidade do usuário.

Esse conteúdo integra a edição 340 da revista AMANHÃ, publicação do Grupo AMANHÃ, que trouxe os resultados da 18ª edição do ranking Campeãs da Inovação. Clique aqui para acessar a publicação online, mediante pequeno cadastro.

A paranaense Apetit vem priorizando a inovação na área tecnológica e nos processos que envolvem a cadeia de abastecimento

Curitiba é a cidade mais inteligente e conectada do Brasil

Florianópolis é a segunda colocada do ranking Connected Smart Cities

Curitiba também ficou em primeiro lugar no recorte de empreendedorismo

Curitiba é a cidade mais inteligente e conectada do Brasil, de acordo com o ranking Connected Smart Cities 2022. A capital paranaense já havia liderado o ranking em 2018, passando para o terceiro lugar nas três últimas edições. Neste ano, Curitiba mais uma vez é a primeira colocada, superando Florianópolis (SC) e São Paulo (SP).

Curitiba e Florianópolis, líder e vice-líder no estudo, fazem parte da Tech Road, programa de atração de investimentos em tecnologia e inovação para as cidades do Sul. Também fazem parte da iniciativa Porto Alegre (19º lugar no ranking) e Caxias do Sul (91ª posição). Também aparecem no ranking outras cidades do Paraná, como Maringá (20º), Londrina (24º), Foz do Iguaçu (35°), Cascavel (50º), Apucarana (51º), Ponta Grossa (60º), Pinhais (62º), Pato Branco (77º) e Guarapuava (84º). As cidades catarinenses presentes no ranking são Blumenau (21), Jaraguá do Sul (28), Itajaí (34), Joinville (40), Criciúma (52) e Chapecó (66). Além da capital gaúcha e Caxias do Sul, aparecem também Lajeado (75), Canoas (76) e Bento Gonçalves (92).Veja o ranking completo ao final desta reportagem.

O estudo do Connected Smart Cities 2022 avalia os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes, abrangendo 680 cidades. O objetivo é mapear aquelas com maior potencial de desenvolvimento no Brasil. O ranking é composto por 75 indicadores, divididos em 11 eixos: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança. Dezoito estados brasileiros e o Distrito Federal possuem cidades na lista.

Curitiba
Além de estar na liderança como a cidade mais inteligente e conectada do Brasil, posição que já tinha ocupado em 2018, Curitiba também ficou em primeiro lugar no recorte de empreendedorismo, em segundo em tecnologia e inovação, terceiro em urbanismo, na oitava posição em meio ambiente e na nona em governança. Segundo a avaliação, a capital paranaense colhe os frutos dos investimentos em empreendedorismo, tecnologia e inovação. Com quatro polos tecnológicos e 12 incubadoras de empresas, a cidade registrou, no período analisado, crescimento de 2,44% no número de empresas de tecnologia e de 17,3% entre as microempresas individuais.

Em urbanismo, o estudo destaca as revisões do plano diretor e da lei de uso e ocupação do solo da cidade, além do investimento de R$ 578 por habitante em infraestrutura e mobilidade e a disponibilização ao cidadão do cadastro imobiliário. Os índices de saneamento na capital paranaense, que contam com participação da Sanepar, foram os destaques no eixo de meio ambiente. O ranking salienta que Curitiba atingiu a universalização dos domicílios urbanos do abastecimento de água, do atendimento de esgoto sanitário e da coleta de resíduos residenciais. A cidade conta ainda com monitoramento eletrônico de áreas de risco e índice de recuperação de materiais recicláveis de 2,49%, com aumento em relação ao ano anterior.

Já na área de inovação e tecnologia, os destaques incluem a cobertura de 100% da tecnologia 4G, densidade de 36,05 acessos de banda larga para cada 100 habitantes, sistema de agendamento de consulta da rede pública de saúde e nota 9,6 na Escala Brasil de Transparência. Além disso, Curitiba foi a primeira cidade do mundo a testar luminária inteligente com antena 5G integrada, que transforma as lâmpadas de iluminação pública em antenas de celular que espalham como Wi-Fi o sinal do 5G.

Seu navegador não oferece suporte ao visualizador de PDF
Baixe o arquivo PDF aqui

Florianópolis é a segunda colocada do ranking Connected Smart Cities

Economia reduz estimativa oficial de inflação

Projeção de crescimento do PIB foi mantida em 2,7%

No ano, o IPCA já acumula alta de 4,7% e, em 12 meses, o índice total está em 6,47%

A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia manteve a projeção para o crescimento da economia este ano e reduziu a estimativa oficial para a inflação. As projeções estão no Boletim Macrofiscal. A projeção de inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) recuou de 6,3% para 5,85%. Mas ainda está acima da meta de inflação para o ano, definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em 3,5%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 2% e o superior é 5%. No ano, o IPCA já acumula alta de 4,7% e, em 12 meses, o índice total está em 6,47%.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), utilizado para estabelecer o valor do salário mínimo, deverá encerrar este ano com variação de 6%, segundo a previsão da SPE, queda de 0,54 ponto percentual em relação ao boletim anterior. A projeção para o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), que inclui também o setor atacadista e o custo da construção civil, além do consumidor final, é de 6,11%, abaixo da estimativa anterior de 9,44% e inferior à taxa registrada em 2021, de 17,74%.

A estimativa para o aumento do PIB ficou em 2,7%, mesmo número divulgado no boletim anterior, em setembro. Segundo a SPE, o desempenho do emprego, do setor de serviços e da taxa de investimento justificaram a manutenção. “Conforme salientado nos boletins anteriores, já era esperada desaceleração da atividade econômica no segundo semestre deste ano, resultado dos efeitos defasados do ciclo de ajuste da política monetária [aumento de juros pelo Banco Central]. No entanto, projeta-se que os impactos advindos da elevação da taxa de juros se reduzam ao longo do próximo ano”, informou a SPE.

Em 2021, o PIB do Brasil cresceu 4,6%, totalizando R$ 8,7 trilhões. Apesar de manter a estimativa para 2022, a SPE reduziu a previsão de crescimento em 2023 de 2,5% para 2,1%. Segundo o órgão, o cenário externo mais adverso, com a alta dos juros da economia norte-americana e a guerra na Ucrânia, afeta a expansão econômica no resto do mundo. A projeção para 2024 foi mantida em 2,5%. De acordo com o Ministério da Economia, houve expansão no mercado de trabalho, com a taxa de desocupação caindo para 8,7% no terceiro trimestre, conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o IBGE, os indicadores do setor de serviços tiveram expansão anualizada de 3,2% de julho a setembro.

Perspectivas
Apesar de reconhecer a desaceleração da economia no terceiro trimestre, a SPE espera que a recuperação econômica se mantenha no quarto trimestre, puxada pelos serviços e pela estabilidade na agropecuária. Segundo o órgão, os efeitos do aumento da taxa Selic (juros básicos da economia) pelo Banco Central são os principais responsáveis pela queda no ritmo de crescimento. “Após a forte recuperação até o 2T22 [segundo trimestre], a atividade econômica desacelerou ao longo do terceiro trimestre de 2022, decorrente sobretudo do desempenho da indústria e do comércio. Dados mensais dos indicadores antecedentes e coincidentes sinalizam a continuidade da recuperação da economia no quarto trimestre, embora em ritmo menos intenso, devido, em grande medida, aos efeitos defasados da política monetária, conforme sinalizado nos boletins anteriores”, destaca o boletim.

Quer saber mais sobre empreendedorismo?
Receba diariamente a newsletter do Grupo AMANHÃ. Faça seu cadastro aqui e, ainda, acesse o acervo de publicações do Grupo AMANHÃ.

Com Agência Brasil

Projeção de crescimento do PIB foi mantida em 2,7%

Preocupação com meio ambiente se reflete em hábitos de consumo

Maioria dos brasileiros se dizem “consumidores ambientalmente conscientes”

Marcas que se associam a práticas sustentáveis costumam ser bem avaliadas pelos consumidores

Levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que 74% dos brasileiros se dizem “consumidores ambientalmente conscientes”. Das pouco mais de 2 mil pessoas ouvidas, 30% dizem que sempre adotam esse hábito e 44% afirmam que às vezes o fazem. A pesquisa Retratos da Sociedade: Hábitos Sustentáveis e Consumo Consciente, divulgada nesta sexta-feira (18) pela CNI, mostra também uma percepção diferenciada dos entrevistados com relação às pessoas que residem em seu estado. Para eles, apenas 32% da população do estado adotam hábitos ambientalmente sustentáveis, sendo que 7% adotariam esse hábito sempre.

Marcas que se associam a práticas sustentáveis costumam ser bem avaliadas pelos consumidores. O levantamento observa crescente preocupação das pessoas com o meio ambiente quando vão às compras. “A forma como são produzidos os bens que consomem tem influenciado a escolha por marcas que adotam práticas mais sustentáveis”, detalha a pesquisa, tendo por base o fato de que “metade dos consumidores verifica se o produto foi produzido de forma ambientalmente sustentável, sendo 24% sempre e 26% na maioria das vezes”. Em 2019, levantamento similar indicava que apenas 19% diziam verificar sempre essa informação, enquanto 19% o faziam às vezes.

Produtos orgânicos
O consumo de produtos orgânicos (sem agrotóxicos ou fertilizantes químicos) é mais percebido entre as pessoas de maior renda. Segundo a pesquisa, 38% dos entrevistados estão dispostos a pagar mais por produtos desse tipo. Em 2019, o percentual era de 36%. “Entre aqueles com renda acima de cinco salários mínimos, 53% compram esse tipo de alimento mesmo custando mais, enquanto na faixa que ganha até um salário mínimo o percentual cai para 28%”, diz a pesquisa. As faixas de maior renda também consomem produtos que adotam procedimentos que causam menos sofrimento a animais. Segundo a CNI, 38% dos entrevistados disseram estar dispostos a gastar mais em relação a produtos similares que não adotam práticas nocivas aos animais. Em 2019, eram 37% dos entrevistados. A pesquisa revela, no entanto, dificuldades para encontrar produtos ambientalmente sustentáveis nas prateleiras, mesmo com a crescente procura pelos produtos. Essa é a percepção de dois terços dos entrevistados, enquanto 26% dizem ter acesso com facilidade a eles.

Reciclagem
De acordo com a pesquisa, é crescente a parcela da população que recicla materiais. “Praticamente sete em cada dez brasileiros (69%) costumam separar materiais para reciclagem – 31% afirmam que não o fazem”. A parcela de entrevistados que destinam materiais para reciclagem é maior do que a registrada em pesquisas anteriores (55% dos entrevistados em 2019; 47% em 2013). O material que é mais separado para reprocessamento é o plástico (garrafas pet, por exemplo), citado por 76% dos entrevistados. Em segundo lugar está o alumínio, com 56%, seguido de papel/papelão/jornal (53%) e vidro (47%). “Em relação às edições anteriores, houve queda sensível na parcela da população que mistura o lixo eletrônico com o restante dos resíduos. Em 2013, 21% das pessoas ouvidas disseram que não faziam essa separação, caindo para 12% em 2019 e para 9% em 2022”.

A pesquisa identificou também os motivos que dificultam a cultura da reciclagem. Em primeiro lugar, citados por 32% dos entrevistados, estão a falta de costume e o esquecimento de separar. Em segundo, lembrado por 18%, está a falta de coleta seletiva na rua, bairro ou cidade.

Desperdício
Sete em cada dez brasileiros dizem “sempre evitar” desperdício de água, enquanto 20% afirmam fazer isso “a maioria das vezes”. O levantamento indica ainda que 53% dizem que reaproveitar água é “hábito frequente”. Para 20%, essa prática é adotada “às vezes”. Entre os ouvidos pela pesquisa, 73% afirmam “sempre evitar o desperdício de alimentos”, enquanto 16% adotam a prática “na maioria das vezes”. Com relação a gastos desnecessários de energia, 65% dizem sempre adotar medidas para evitar o desperdício e 21% afirmam ser essa uma prática à qual recorrem na maioria das vezes. A reutilização de embalagens de produtos é outra prática comum: 46% dizem sempre reaproveitar, enquanto 22% fazem às vezes.

A pesquisa Retratos da Sociedade: Hábitos Sustentáveis e Consumo Consciente entrevistou, entre 8 e 12 de outubro, 2.019 pessoas com idade a partir de 16 anos nas 27 unidades federativas. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.

Quer saber mais sobre sustentabilidade?
Receba diariamente a newsletter do Grupo AMANHÃ. Faça seu cadastro aqui e, ainda, acesse o acervo de publicações do Grupo AMANHÃ.

Com Agência Brasil

Maioria dos brasileiros se dizem “consumidores ambientalmente conscientes”

Grupo Panvel tem forte crescimento de vendas no terceiro trimestre

Desempenho sustenta previsão otimista para o fechamento do ano

No Sul, a Panvel atingiu 12% de market share, um recorde de crescimento – 0,9 ponto percentual sobre o mesmo período do ano anterior

A Panvel fechou o terceiro trimestre de 2022 com forte crescimento: aumento de 26,5% nas vendas do grupo e de 26,3% nas vendas do varejo, e um crescimento de 39,1% no Ebitda ajustado em relação ao mesmo período do ano passado, números que sustentam o otimismo da companhia para o fechamento do ano e destacam o grupo em relação aos seus concorrentes. Além disso, mais uma vez a companhia apresentou ganho de market share em todos os estados onde tem operações. “Mesmo num contexto econômico desafiador, com pressões inflacionárias e na renda média da população brasileira, tivemos um forte desempenho nas vendas. Os investimentos em pessoas, em lojas, no nível dos nossos estoques e em tecnologia mais uma vez fizeram a diferença”, afirma o CEO do Grupo Panvel, Julio Mottin Neto, por meio de nota.

De acordo como diretor financeiro e de RI do Grupo Panvel, Antônio Napp, um investimento significativo antes do reajuste anual de preço dos medicamentos e a implementação de projetos estratégicos voltados aos medicamentos, como genéricos, permitiram que o varejo atingisse uma margem bruta de 30,5% no trimestre – crescimento de 0,9 ponto percentual em relação ao ano anterior. “Esses dois resultados, de venda e de margem bruta, compensaram os efeitos inflacionários em nossas despesas com vendas, restando a pressão natural nas despesas do forte ritmo de expansão”, ressalta.

No Sul, a Panvel atingiu 12% de market share, um recorde de crescimento – 0,9 ponto percentual sobre o mesmo período do ano anterior. Para o diretor financeiro e de RI da companhia, esses avanços se deram tanto pelo forte crescimento da base madura de lojas quanto pela qualidade de execução da expansão da Panvel Farmácias. “Vemos muitas oportunidades, em especial no interior dos três estados que compõem a região”, reforça Napp. O ritmo de aberturas de novas lojas segue consistente: 68 nos últimos 12 meses. Hoje são 548 lojas, no total – 384 no Rio Grande do Sul, 66 em Santa Catarina, 92 no Paraná e seis em São Paulo.

Desempenho sustenta previsão otimista para o fechamento do ano

Equipe responsável pelo Twitter para Android teria pedido demissão

Uma enorme crise se instaurou no Twitter após notícias de que nova onda de demissões poderia chegar a mais de 1.000 funcionários atingindo áreas críticas da plataforma.

As informações relatam demissões importantes em área de infraestrutura, design (já comprometendo o novo Twitter Blue) e engenharia que poderão vir a interromper os serviços e até desenvolvimento de aplicativos móveis para Android e iOS.

I don’t think Twitter will last through the weekend. Twitter is restricting employee access to all its buildings through the weekend with no reason given. The entire android team resigned. The world cup,the largest sporting event in the world, starts this weekend.

— Alejandra Caraballo (@Esqueer_) November 18, 2022

No caso do Twitter para Android, relatos postados no próprio Twitter afirmam que a equipe inteira foi desligada nesta quinta-feira (17/11).

“Eu não acho que o Twitter vai durar até o fim de semana. O Twitter está restringindo o acesso dos funcionários a todos os seus prédios durante o fim de semana sem nenhum motivo. Toda a equipe Android se demitiu. A copa do mundo, maior evento esportivo do mundo, começa neste final de semana”, diz a usuária Alejandra Caraballo.

Se verídico, o aplicativo do Twitter para Android pode começar a apresentar falhas e vulnerabilidades de segurança nos próximos dias.

História em desenvolvimento…

Uma enorme crise se instaurou no Twitter após notícias de que nova onda de demissões poderia chegar a…

Twitter pode quebrar sem funcionários em áreas críticas

Se uma eventual falência do Twitter pode ser prejudicial para a história humana, uma interrupção total do serviço pode levar ao fim o microblog que conhecemos e amamos ao longo de tantos anos.

O The Verge reportou há pouco que muitos funcionários (aqueles que sobreviveram a primeira onda de demissões) se mostraram contrários ao “Twitter Hardcore” pretendido por Elon Musk nos últimos dias.

Musk havia estabelecido um prazo até esta quinta para que todos os funcionários que quisessem fazer parte do “Twitter 2.0” deveriam responder “sim” em um formulário; caso contrário, seria o último dia de trabalho. 

Após o prazo final, segundo a publicação americana, centenas de funcionários começaram a postar mensagens de despedida e saudar com emojis em plataformas internas do Twitter, anunciando que preferiam a demissão.

O editor do The Verge, Alex Heath, diz que número de demissões do Twitter pode chegar a 1.000, embora algumas pessoas ainda não tenham postado suas decisões.

Há também relatos de funcionários de que equipes de infra-engenharia “críticas” no Twitter renunciaram completamente, o que pode levar a uma interrupção total da plataforma.

“Ouvi de vários funcionários que as chances de o Twitter quebrar em um futuro próximo são muito altas”, diz Heath.

História em desenvolvimento…

Se uma eventual falência do Twitter pode ser prejudicial para a história humana, uma interrupção total do serviço…

Meta cancela projeto de smartwatch

A empresa de Mark Zuckerberg não está passando por um bom momento.

Além de estar perdendo a competição para o TikTok, os últimos dias foram marcados por massivas demissões que reduziram o quadro de colaboradores em 13%.

De acordo com a Reuters, durante uma reunião de funcionários sobre o futuro da Meta, as equipes foram informadas sobre uma reorganização de partes da empresa.

O diretor de tecnologia Andrew Bosworth disse aos funcionários que a Meta encerraria seu trabalho em dispositivos de display inteligente “Portal” e em seus smartwatches.

Embora nenhum dispositivo tenha sido lançado até o momento, Bosworth disse que a unidade de smartwatch se concentraria em óculos de realidade aumentada a partir daquela data.

O smartwatch da Meta estava sendo construído com o objetivo que os usuários pudessem acessar as plataformas sociais da empresa sem que a Apple ou o Google atuassem como intermediários.

Além disso, contava com duas câmeras: uma frontal de 5MP e outra na traseira de 12MP que poderia ser utilizada com o relógio em mãos.

É difícil imaginar que, mesmo se os ventos estivessem a favor da Meta, o smartwatch tivesse algum sucesso.

A empresa de Mark Zuckerberg não está passando por um bom momento. Além de estar perdendo a competição…

Seara inaugura o segundo centro de distribuição no Rio Grande do Sul

A nova unidade em Nova Santa Rita visa aumentar a capacidade de armazenagem de produtos do estado

A localização e estrutura ampliam as vantagens do novo centro para a companhia e os consumidores das regiões

A Seara, empresa da JBS, inaugurou o seu segundo centro de distribuição no Rio Grande do Sul. Situado em Nova Santa Rita, a apenas 20 quilômetros de Porto Alegre, a nova unidade possui localização estratégica e vai fortalecer a operação e atendimento das demandas em todo estado junto ao centro de Montenegro. O novo centro de Nova Santa Rita amplia capacidade de armazenagem e é destinado para todo o portfólio de produtos congelados ou resfriados das diversas categorias que a empresa atua: aves, suínos, pescados, alimentos preparados e margarinas.

Segundo Ricardo Berwanger, gerente do centro de distribuição da Seara em Nova Santa Rita, a localização e estrutura ampliam as vantagens do novo centro para a companhia e os consumidores das regiões. “Vamos reduzir cerca de 65 mil quilômetros rodados, diminuindo emissão de poluentes e obteremos ganhos em produtividade nas entregas, devido rodar duas horas a menos por veículo no trânsito para toda a frota que abastece Porto Alegre e Região Metropolitana. Inclusive, adaptamos o local com tomadas para abastecer a nossa nova frota de caminhões elétricos”, assinala.

Em julho deste ano, a Seara anunciou a ampliação de 19 para 200 caminhões 100% elétricos refrigerados até janeiro de 2023. Esse avanço da eletrificação da frota de transporte faz parte dos esforços da JBS para se tornar Net Zero em 2040, ou seja, reduzir as emissões de escopo 1 (diretas), 2 (indiretas em energia elétrica) e 3 (indiretas) e compensar toda a emissão residual.

A nova unidade em Nova Santa Rita visa aumentar a capacidade de armazenagem de produtos do estado

Seara inaugura o segundo centro de distribuição no Rio Grande do Sul

A nova unidade em Nova Santa Rita visa aumentar a capacidade de armazenagem de produtos do estado

A localização e estrutura ampliam as vantagens do novo centro para a companhia e os consumidores das regiões

A Seara, empresa da JBS, inaugurou o seu segundo centro de distribuição no Rio Grande do Sul. Situado em Nova Santa Rita, a apenas 20 quilômetros de Porto Alegre, a nova unidade possui localização estratégica e vai fortalecer a operação e atendimento das demandas em todo estado junto ao centro de Montenegro. O novo centro de Nova Santa Rita amplia capacidade de armazenagem e é destinado para todo o portfólio de produtos congelados ou resfriados das diversas categorias que a empresa atua: aves, suínos, pescados, alimentos preparados e margarinas.

Segundo Ricardo Berwanger, gerente do centro de distribuição da Seara em Nova Santa Rita, a localização e estrutura ampliam as vantagens do novo centro para a companhia e os consumidores das regiões. “Vamos reduzir cerca de 65 mil quilômetros rodados, diminuindo emissão de poluentes e obteremos ganhos em produtividade nas entregas, devido rodar duas horas a menos por veículo no trânsito para toda a frota que abastece Porto Alegre e Região Metropolitana. Inclusive, adaptamos o local com tomadas para abastecer a nossa nova frota de caminhões elétricos”, assinala.

Em julho deste ano, a Seara anunciou a ampliação de 19 para 200 caminhões 100% elétricos refrigerados até janeiro de 2023. Esse avanço da eletrificação da frota de transporte faz parte dos esforços da JBS para se tornar Net Zero em 2040, ou seja, reduzir as emissões de escopo 1 (diretas), 2 (indiretas em energia elétrica) e 3 (indiretas) e compensar toda a emissão residual.

A nova unidade em Nova Santa Rita visa aumentar a capacidade de armazenagem de produtos do estado

Power Rangers ganha nova temporada no YouTube

A Hasbro tem disponibilizado a versão em português da série de TV Power Rangers gratuitamente no YouTube. A última boa notícia para os fãs é a estreia da terceira temporada. 

Com o contrato com a Netflix expirado e os episódios antigos não sendo mais exibidos, a Hasbro revelou que as temporadas legadas da série seriam lançadas no YouTube.

“Embora algumas de nossas temporadas mais populares e recentes de Power Rangers tenham permanecido na Netflix para os fãs aproveitarem, incluindo Mighty Morphin , Beast Morphers e agora Power Rangers Dino Fury , planejamos continuar lançando novas temporadas com nosso (assinatura de vídeo em demanda) e/ou parceiros de transmissão, ao mesmo tempo em que disponibiliza temporadas herdadas da série para fãs e novos públicos em todo o mundo por meio de nosso canal oficial do YouTube”, disse a Hasbro quando procurada para comentar sobre as decisões de streaming da marca. 

“Acreditamos que as opções de conteúdo em ambos os canais permitem que o público de fãs e crianças veja o conteúdo atual e relevante de Power Rangers e forneça uma conexão adicional entre o entretenimento e os mundos dos brinquedos”.

“O canal do YouTube permite que mais audiências tenham acesso [gratuito] ao conteúdo de Power Rangers para fãs antigos em busca de nostalgia e novos fãs descobrindo Power Rangers pela primeira vez. Além disso, temporadas e episódios legados continuarão sendo apresentados semanalmente em nosso canal oficial de Power Rangers.”

Corra lá no YouTube para maratonar e relembrar as primeiras temporadas de Power Rangers.

A Hasbro tem disponibilizado a versão em português da série de TV Power Rangers gratuitamente no YouTube. A…