Empresa paranaense prevê fechar o ano com 800 toneladas de novos materiais
Com a indústria da construção civil muito aquecida, a Versátil Andaimes e Escoramentos, empresa que atua no mercado na locação de equipamentos para o setor no Paraná e em Santa Catarina, antecipou os investimentos previstos para o ano que vem e ampliou em 400 toneladas a meta de fabricação de andaimes convencionais e escoras metálicas em 2022. Todo o material é fabricado na unidade da empresa em Colombo, Região Metropolitana de Curitiba (RMC), e em seguida distribuído para as cinco unidades de atendimento. Até junho, foram produzidas 400 toneladas de equipamentos e, com a antecipação de recursos de 2023, a empresa vai fechar este ano com 800 toneladas de novos produtos, que estão escassos pela alta demanda do setor.
O investimento na fabricação de equipamentos para a construção civil deve-se à alta taxa de ocupação do andaime convencional e da escora metálica, que está em torno de 85% em 2022, bem acima da média histórica de 60%. Os dados sinalizam a escassez destes produtos. O cenário exige que incorporadoras e construtoras planejem de forma mais cuidadosa o cronograma das obras e antecipem o contrato de aluguel, para evitar paralisar a construção por falta dos equipamentos necessários. A Versátil investirá também neste semestre na criação de um segundo turno na linha de pintura. Com isso, a empresa dobra a capacidade de manutenção e pretende dar mais agilidade à revisão de andaimes e escoras metálicas.
“Queremos dar mais rotatividade aos equipamentos e garantir ao construtor a disponibilidade de material no momento em que a obra precisar. Por isso, resolvemos antecipar os investimentos previstos para 2023. Desde 2021, temos feito investimentos para automatizar os processos de revisão e manutenção para ter produtos por menos tempo no estoque e à disposição dos clientes. Aumentamos em 30% nosso pessoal para acelerar a logística. Queremos nos manter ao lado dos construtores neste bom momento da construção civil no país”, diz Adriano Greca, diretor de operações da Versátil.
Cenário econômico de crescimento
A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) projeta crescimento para a indústria da construção civil de 3,5% em 2022, apesar do cenário de inflação e alta de juros. Se os dados forem confirmados, o desempenho marcará o segundo ano consecutivo de crescimento do setor, algo que não acontecia desde 2013. A alta é sobre o desempenho de 2021, em que o PIB setorial teve alta de 9,7% no ano.
O bom momento da construção civil se reflete na oferta de emprego nos estados do Paraná e de Santa Catarina, localidades em que a Versátil atua. A economia paranaense, principalmente nos municípios mais industrializados e com o setor de serviços mais diversificado, sustenta a ampliação de áreas residenciais. Estudo da Brain, consultoria especializada no mercado imobiliário, indica que a venda de imóveis no estado cresceu 15% nos primeiros três meses de 2022 em comparação ao ano anterior. Ao todo, o setor gerou 4.764 novas vagas de trabalho, cerca de 7% do total de novos empregos criados no Paraná de janeiro a maio.
Já Santa Catarina lidera no país a geração de postos de trabalho na construção civil em proporção à população. Até maio deste ano foram criados 11.623 empregos no setor, acima de estados economicamente mais fortes como Rio Grande do Sul (4.749) e Paraná (4.764), por exemplo. Os dados estão no mesmo patamar de estados bem mais populosos como Bahia (12.840) e Rio de Janeiro (13.564). Em Santa Catarina, o setor é puxado principalmente pela construção de torres residenciais em municípios industriais – como Blumenau, Joinville e Brusque – e em cidades litorâneas, como Balneário Camboriú, Itapema, Piçarras, Barra Velha e Penha.
Empresa paranaense prevê fechar o ano com 800 toneladas de novos materiais