Objetivo é desenvolver estrutura de logística e armazenagem no Arco Norte do país
A Três Tentos Agroindustrial anunciou que, por meio de sua controlada Tentos Participações Ltda, celebrou acordo visando à constituição de uma joint venture com a Caramuru Alimentos, com participação igualitária, que tem por objetivo desenvolver a estrutura de logística e armazenagem no Arco Norte do país. A operação entre as empresas ainda depende do cumprimento de condições precedentes e aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Uma vez constituída, a sede da nova companhia será na cidade de Itaituba no Pará, distrito de Miritituba, em área com estruturas para armazenagem de grãos e farelos, além de transbordo para carregamento de barcaças fluviais. Inicialmente, os investimentos estimados são de aproximadamente R$ 400 milhões até 2028, divididos igualmente entre as partes. Esta operação, uma vez consumada, terá capacidade inicial de movimentação em torno de 2 milhões de toneladas de grãos e farelos ao ano, chegando a 5 milhões de toneladas a partir de 2028. A preferência desta operação, com início previsto em 2026, será da Três Tentos e da Caramuru conforme planejamento anual acordado entre as partes.
O CEO da Três Tentos, Luiz Osório Dumoncel, acredita que a parceira irá contribuir para o desenvolvimento das operações da companhia no Mato Grosso. A empresa gaúcha está presente no Mato Grosso desde 2021 atendendo o produtor na venda de insumos (sementes, fertilizantes e defensivos) e originação de grãos (soja e milho), além da indústria de processamento de soja e biodiesel localizada na cidade de Vera. “Com a operação, vamos conseguir escoar nossos produtos de forma mais eficiente trazendo ganhos operacionais logísticos e de armazenagem. O Arco Norte vai se tornar um eixo importante de escoamento de grãos e farelo para 3tentos, um passo importante nos avanços logísticos da companhia”, declarou.
O CEO da Caramuru Alimentos, Júlio Cesar da Costa, reforçou que a parceria é mais um avanço da empresa na exploração de alternativas logísticas no Brasil, visando aumentar a eficiência do escoamento dos seus produtos de maior valor agregado, principalmente originados da região do Mato Grosso, local que a empresa produz o farelo SPC NGMO [sigla de Proteína Concentrada de Soja não Transgênica], com destino ao mercado Europeu. “Mais um importante passo no Arco Norte, onde a empresa venceu o leilão na B3, em 2021, para operar por mais 25 anos no Porto de Santana no Amapá”, afirmou. A Três Tentos é a 37ª maior empresa da região e também a 13ª maior do Rio Grande do Sul, de acordo com o ranking 500 MAIORES DO SUL, publicado pelo Grupo AMANHÃ com o apoio técnico da PwC Brasil. Acesse o ranking completo clicando neste link e aqui você pode conferir o anuário impresso no formato digital mediante pequeno cadastro.
Objetivo é desenvolver estrutura de logística e armazenagem no Arco Norte do país