Sul recebe primeiro polo do Innovation Grid

Plataforma de conexão com ecossistema de inovação foi implantado em Florianópolis

O Polo Sul do Innovation Grid surge como um facilitador para conectar startups e atores do ecossistema catarinense aos especialistas dos centros de excelência, de pesquisa, desenvolvimento e inovação e de todas as áreas de negócio da Eletrobras

A Eletrobras lançou na quinta-feira (21) o Polo Sul do Innovation Grid, plataforma de conexão da empresa com os maiores ecossistemas de inovação do Brasil. O primeiro polo foi implantado em Florianópolis (SC), onde está localizada a sede da subsidiária Eletrobras CGT Eletrosul. Outros três polos serão ainda instalados em diferentes regiões da área de atuação da Eletrobras. No evento, realizado no Centro de Inovação da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), foi apresentado o Innovation Grid, iniciativa que convida startups, empreendedores, estudantes, universidades e centros de pesquisa para que se conectem à Eletrobras. Durante a solenidade, foi inaugurada a Sala Eletrobras no LinkLab, programa de inovação e desenvolvimento de empresas e startups da Acate. Além dessa infraestrutura, em 2024, o edifício-sede da Eletrobras CGT Eletrosul também se transformará em hub do Innovation Grid para receber as instalações de startups parceiras da iniciativa.

O Polo Sul do Innovation Grid surge como um facilitador para conectar startups e atores do ecossistema catarinense aos especialistas dos centros de excelência, de pesquisa, desenvolvimento e inovação e de todas as áreas de negócio da Eletrobras. Especialidades e demandas de inteligência artificial, ciência de dados, industrial iot, robotização e automação e tecnologias deeptech aplicadas ao setor elétrico estarão ao alcance das startups selecionadas, acelerando entregas de valor criadas em conjunto. Um levantamento da Associação Brasileira de Startups (ABStartups) e Accenture aponta Santa Catarina como o estado com a maior concentração de startups do país, considerando o número de habitantes.

Entre as capitais, Florianópolis tem a maior densidade de empresas por mil habitantes. A capital catarinense ocupa ainda a 1ª posição entre as cidades mais inovadoras do país, conforme o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) de 2023, que analisou e comparou ecossistemas empreendedores de todo o Brasil. O ranking da Endeavor e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) listou Florianópolis na 1ª posição no segmento de Inovação e Capital Humano e na 2ª posição como Cidade Empreendedora, ficando atrás apenas de São Paulo (SP). “Queremos conectar esse ecossistema local para nossos desafios globais. Nos polos do nosso grid de inovação, vamos acelerar o engajamento local para escalar soluções em todo o País, oferecendo a demanda da Eletrobras como uma plataforma de crescimento para produtos/serviços inovadores. No polo, vamos somar, dividir nossos desafios e ouvir sugestões para os negócios de hoje e do futuro”, explica o vice-presidente de Inovação, P&D, Digital e TI, Juliano Dantas.

“O Innovation Grid tem um papel fundamental nesta nova fase da Eletrobras, a partir do lançamento de um conjunto de iniciativas voltadas para a aceleração tecnológica por meio da conexão com o ecossistema de inovação. Na região Sul, fortalecemos a presença da Eletrobras no cenário de inovação, estabelecendo parcerias estratégicas com a Acate, a Fundação Certi, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e as startups, que viabilizarão uma gama de soluções focadas nas necessidades do setor elétrico. A implantação do primeiro polo do Innovation Grid Eletrobras em Santa Catarina reafirma a posição de destaque do estado nos segmentos de inovação e de tecnologia. E não para por aí. Estamos preparando a sede da empresa para receber as startups, promovendo o compartilhamento de conhecimento e soluções inovadoras com os nossos profissionais”, destaca o presidente da subsidiária Eletrobras CGT Eletrosul, Cleicio Poleto Martins.

A plataforma Innovation Grid conta com três módulos que fortalecem a interação da maior empresa de energia elétrica da América Latina com startups, empresas de base tecnológica, institutos de pesquisa, universidade e hubs de inovação. O PowerUp é o módulo que busca solucionar desafios internos através de soluções maduras disponíveis no ecossistema de inovação. Já o Spark estimula que estudantes de graduação e pós-graduação de instituições de ensino proponham e desenvolvam novas soluções. O Tech Partnerships, por sua vez, estabelece parcerias técnico-científicas para o desenvolvimento de tecnologias de alto impacto. Criado no segundo semestre de 2023, o Innovation Grid já recebeu 262 inscrições de 174 parceiros para sete desafios apenas em seu primeiro ciclo. Até aqui, já foram 12 desafios publicados.

Plataforma de conexão com ecossistema de inovação foi implantado em Florianópolis

Author:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *