Mato Grosso já contribui com 15% de participação no resultado de insumos
A 3tentos registrou receita operacional líquida de R$1,2 bilhão no primeiro trimestre de 2022. O crescimento da receita foi de 66% em relação ao mesmo período do ano passado, com expansão nos três segmentos da empresa (insumos, grãos e indústria), mesmo em um cenário desafiador de forte estiagem que atingiu a região Sul do país e início da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, que trouxe impactos ao suprimento global de grãos e fertilizantes. No período o lucro líquido ajustado da companhia foi de R$ 84,2 milhões, apresentando também forte crescimento, de 38,7%, em relação ao primeiro trimestre de 2021.
A venda de Insumos cresceu 28,2%, apesar da estiagem no Rio Grande do Sul e mesmo com menor aplicação de defensivos por parte dos produtores. Esse resultado reflete a expansão da 3tentos em novas regiões no estado do Rio Grande do Sul e entrada no Mato Grosso, ganho de market share nas áreas em que atuamos, além de pequena antecipação sazonal da compra de fertilizantes pelos produtores. Puxada especialmente pela comercialização de trigo, que apresentou safra muito positiva no Rio Grande do Sul em 2021, a receita líquida de Grãos saltou 237,2% entre janeiro e março. O volume de farelo e o preço de biodiesel, impulsionado pela alta na cotação das commodities, impactaram de forma positiva o resultado da Indústria, que avançou 50% o primeiro trimestre de 2021.
O plano de expansão da 3tentos segue acelerado. No Mato Grosso, do plano original de abrir 8 lojas na região da BR-163, três já foram inauguradas: em 2021, na cidade de Sinop, e, em 2022, nas cidades de Sorriso e Matupá, além da construção da nova fábrica de processamento de soja e produção de biodiesel em Vera (MT), que já se encontra com mais de 50% de conclusão da obra (previsão de entrada em operação no segundo semestre de 2023). Antes disso, em junho de 2022, a Unidade de Vera já passará a contar com capacidade de armazenamento e começará a realizar a originação de milho. No Rio Grande do Sul, foram abertas 7 novas lojas em 2021, uma unidade a mais do que o previsto, nas cidades de Alegrete, Erechim, Palmeira das Missões, Santiago, São Borja, Uruguaiana e Vacaria. Em 2022, serão abertas 5 novas lojas no Rio Grande do Sul, totalizando 52 unidades no estado.
Mato Grosso já contribui com 15% de participação no resultado de insumos