Quem não gostaria de produzir mais em menos tempo?

O Scrum poderá transformar sua empresa

O Scrum reúne uma série de ferramentas que auxiliam na organização das tarefas operacionais de uma equipe de trabalho

Quem não gostaria de focar as energias e conseguir alcançar os melhores resultados com sua equipe de trabalho em pouco tempo? Pois saiba que o método Scrum pode ajudar times a atingir esses objetivos. O Scrum reúne uma série de ferramentas que auxiliam na organização das tarefas operacionais de uma equipe de trabalho para que pequenas metas sejam alcançadas e, ao final do processo, tudo o que foi proposto realmente saia do papel dentro do cronograma esperado. Sua primeira utilização foi em projetos de desenvolvimento de softwares, que por serem produtos complexos, possuem muitos passos, às vezes também muito grandes, para a sua conclusão. Além disso, o mercado de softwares é especialmente dinâmico, o que faz com que sejam necessárias sempre mudanças repentinas e ágeis em seus projetos de desenvolvimento. Para solucionar essas demandas, o Scrum traz como proposta dividir as execuções dos grandes passos em tarefas menores de períodos pré-determinados, de semanas ou quinzenas, por exemplo, para facilitar o seu controle, monitoramento e adaptação. Na metodologia esses períodos são chamados de sprints.

Para conseguir organizar de forma eficaz os sprints de uma forma que faça sentido para o projeto, o primeiro passo é fazer o chamado backlog, que é a lista de todas as tarefas necessárias para a conclusão do projeto. É a partir dessa lista que são selecionados os sprints que entrarão no próximo ciclo de entrega da equipe. Feita essa organização, é chegada a hora de colocar a metodologia em prática. É nesse momento que o diferencial do Scrum pode ajudar. O ciclo de entrega de um sprint consiste na realização de quatro “cerimônias”: o planejamento de sprint, o daily scrum, a revisão de sprint e a retrospectiva de sprint. Resumidamente, o planejamento de sprint é o passo inicial, onde é definido o que será executado ao longo do sprint. O daily scrum é uma série de reuniões diárias de acompanhamento, com duração de cerca de 15 minutos, nas quais a equipe se atualiza sobre os avanços e dificuldades no processo até aquele momento. A revisão de sprint acontece no final e é realizada para que as entregas sejam apresentadas. Já a retrospectiva de sprint tem como objetivo discutir como se deu o processo, identificar falhas e possíveis melhorias para os próximos ciclos.

O modelo clássico da metodologia Scrum abrange três integrantes: o product owner (PO) ou gerente de produto, o scrum master e a equipe, cada um com seu papel dentro do processo. O PO é o responsável pela entrega, pelo produto daquele ciclo ou mesmo de todo o projeto, dependendo da característica do ambiente. Essa é a pessoa que melhor domina o mercado e possui o melhor entendimento sobre o negócio em questão. O scrum master é o especialista na metodologia, possuindo a atribuição de ensinar a aplicação dela e estar à disposição para eventuais consultas sobre a execução. A equipe, por sua vez, irá executar o projeto, se responsabilizando pelas entregas e também por contribuir para melhorias dos processos para os próximos ciclos. Em contextos que demandam agilidade e adaptabilidade, a metodologia Scrum pode ser uma ótima ferramenta para auxiliar a aumentar a produtividade de sua empresa.

O Scrum poderá transformar sua empresa

Author:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *