Práticas da Dell transformaram a Fundação Iberê Camargo em uma potência digital

Modelo de transformação foi apresentado durante webinar da Dell em parceria com o Grupo AMANHÃ nesta quarta-feira

Pablo Barão, Director of Product Management for Dell Services IT, contou a experiência que a multinacional teve com a Fundação Iberê Camargo

Há cerca de três anos, a Fundação Iberê Camargo aproximou-se da Dell com uma intenção clara: iniciar sua transformação digital. Na época, a fundação não possuía nem mesmo um sistema de controle de eventos, atividades e exposições. A empresa de tecnologia, que já havia desenvolvido um sistema próprio de design thinking para auxiliar instituições na missão de transformação digital, logo topou o desafio.

O case foi apresentado na edição de 2021 do webinar da Dell, em parceria com o Grupo AMANHÃ, que foi transmitido pelo canal do YouTube do Grupo AMANHÃ nesta quarta-feira (acompanhe o evento na íntegra aqui). O debate contou com a participação dos executivos Pablo Barão, Director of Product Management for Dell Services IT e Fabiano Griep, Product Enablement Director for Corporate and DFS IT. Kelvin Reinhardt, Sr. Manager Contact Center Applications, mediou o evento.

Barão contou que a Fundação e a Dell começaram a rodar um conjunto de práticas chamado internamente de Help-a-thon, uma espécie de hackathon interno para ajudar a comunidade. Mais de 50 funcionários da Dell abraçaram a causa da Fundação, tentando equilibrar as difíceis tarefas de introduzir um contexto de tecnologia numa instituição tão tradicional. O prazo para a transformação era de seis semanas: ao longo desse tempo, a equipe da Dell compreendeu as necessidades do Iberê, definiram as mudanças necessárias e começaram a testar e prototipar as ideias.

Daí, surgiram três soluções: o Totem App, tablet posicionado logo na entrada da fundação com um mapeamento da infraestrutura do local, onde é possível conferir as exposições disponíveis. O segundo é uma maneira de levar a Fundação para as pessoas mesmo que elas não estejam presentes fisicamente por lá – uma aplicação mobile com realidade aumentada para que o público possa “andar” pelos corredores do prédio conferindo informações sobre as obras com um simples clique. Por último, o Iberê for Kids é uma página web que permite que crianças interajam com obras de arte famosas, com o intuito de aproximá-las da cultura. Dentre as ações disponíveis, é possível colocar um sorriso na Monalisa, por exemplo.

As soluções pensadas para a Fundação são reflexo de uma transformação que, antes mesmo disso, já havia ocorrido internamente na Dell. O Matrix App foi uma solução pensada desde 2019 para conectar todos os funcionários num único app. Agora, seja presencialmente ou em home office, as equipes da empresa têm um lugar para conversar de maneira segura e criptografada, além de centralizar e-mails, eventos e serviços como datas de treinamentos e campanhas.

Modelo de transformação foi apresentado durante webinar da Dell em parceria com o Grupo AMANHÃ nesta quarta-feira

Author:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *