Jaiku, o microblog que o Google comprou e desligou

Com o Twitter crescendo em popularidade entre aqueles que queriam acompanhar os acontecimentos do mundo em tempo real, o Google inesperadamente adquiriu o Jaiku em outubro de 2007 e tudo indicava que o buscador embarcaria no formato de mensagens curtas.

Digo “inesperadamente” no parágrafo anterior, pois a expectativa na indústria era que o Google adquirisse o Twitter. Co-fundado por Evan Williams, criador do Blogger, ele já tinha a experiência de passar por uma aquisição de Larry Page e Sergey Brin.

O Jaiku foi um serviço de microblog fundado em fevereiro de 2006 (detalhe: um mês antes do Twitter ser aberto ao público) por Jyri Engeström e Petteri Koponen em Helsínquia, Finlândia.

Os jaikus, como eram conhecidos os “posts/tweets”, permitiam compartilhar pensamentos e opiniões sobre todos os tipos de assuntos. 

Opções de privacidade permitiam tornar as postagens privadas, compartilhando-as apenas com seus amigos, ou públicas com visibilidade para todos os usuários. 

Temas relacionados a um único fato poderiam ser postados dentro de canais como hashtags, o que permitia ao público obter timelines personalizadas de eventos sem misturar com a linha do tempo das postagens gerais.

Após a aquisição, todos esperavam que o Google buscasse integrar a ferramenta com seus outros serviços como Agenda, Gmail, Talk e o Blogger.

Entusiasmados, os desenvolvedores do Jaiku publicaram a seguinte nota:

Jaiku está se juntando ao Google. Embora seja muito cedo para comentar sobre planos específicos, estamos ansiosos para trabalhar com nossos novos amigos do Google nos próximos meses para expandir de maneiras que esperamos que sejam interessantes e úteis para você. Nossos engenheiros estão entusiasmados por trabalhar juntos e desenvolvedores entusiasmados levam a grandes inovações. Esperamos realizar grandes coisas juntos. Para focar na inovação em vez de escalar, decidimos encerrar as inscrições de novos usuários por enquanto.

No entanto, o Jaiku nunca recebeu qualquer integração e acabou sendo desligado em 2011.

Com o código do microblog liberado como um projeto open-source e o Google esperava que desenvolvedores externos trabalhassem em serviços de microblogging.

Devido a dificuldade técnica e o escalonamento exigido pelo formato, poucos se arriscaram.

Alternativa ao Twitter

Com o Twitter envolvido num imbróglio após a aquisição pelo CEO da Tesla e SpaceX, Elon Musk, o aplicativo indiano Koo ganhou as atenções nesta sexta (18/11)

Koo é uma plataforma de microblogging como o Twitter. Está disponível como um site e no iOS e Google Play. Você pode postar opiniões no Koo publicamente e seguir outros usuários também.

Se o Jaiku ainda estivesse ativo, teria sido uma ótima alternativa aos usuários que procuravam por uma plataforma segura e estável. Infelizmente o Google encerrou precocemente sem esperar que o formato fosse ser tão funcional mesmo no futuro.

Com o Twitter crescendo em popularidade entre aqueles que queriam acompanhar os acontecimentos do mundo em tempo real,…

Author:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *