O mercado tem mostrado sinais de aquecimento
Em maio, o Porto Itapoá bateu seu recorde histórico de movimentos em um único mês, chegando a 98.113 TEUs (Twenty-feet Equivalent Unit – uma unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) movimentados. Essa é a segunda vez no ano que o terminal catarinense supera sua marca histórica: em março foram 92.662 TEUs. Para o presidente do Porto Itapoá, Cássio Schreiner, o mercado tem mostrado sinais de aquecimento. “Embora essa seja uma análise preliminar, nos mostra que precisamos estar preparados para uma demanda maior”, reflete. Tanto é assim que as movimentações no Gate, porta de entrada e saída de caminhões, também foi recorde no mês de maio. Foram registrados 44.159 movimentos, contra 42.921 registrados em março deste ano.
Outra importante marca registrada em maio foi a movimentação de cargas LCL (Less Container Load, ou quando o contêiner contém cargas compartilhadas por mais de um cliente), a maior dos últimos quatro anos. Em maio foram movimentados 28 contêineres LCL, somando 147 diferentes transações. O terminal catarinense tem feito grandes investimentos em sua infraestrutura. No ano passado passou a operar mais 50 mil metros quadrados em seu pátio, totalizando uma capacidade estática para até 22 mil contêineres. O projeto de expansão prevê ainda mais 150mil metros quadrados de pátio, totalizando 450 mil metros quadrados em sua fase final. O aporte total foi de R$ 750 milhões. O porto também tem investido em tecnologia: adquiriu dez novos RTGs (guindastes sobre pneus) e será o primeiro a operar esses equipamentos por controle remoto, híbridos, em toda a América do Sul. O investimento é de mais de R$ 120 milhões.
“Temos um grande desafio no âmbito estrutural, sobretudo no que se refere ao canal de acesso da Baía da Babitonga, bem como a duplicação das rodovias SC 416 e SC 417”, avalia o presidente do Porto Itapoá. “Estamos dialogando em diversas esferas para tornar a dragagem do canal de acesso à Baía da Babitonga e a adequação dos acessos rodoviários uma realidade”, emenda. Itapoá é a 229ª maior empresa da região e também a 48ª maior de Santa Catarina, de acordo com o ranking 500 MAIORES DO SUL, publicado pelo Grupo AMANHÃ com o apoio técnico da PwC. Leia o anuário completo clicando aqui, mediante pequeno cadastro.
O mercado tem mostrado sinais de aquecimento