Palestrante Dado Schneider dá dicas sobre o “basicão” para empresários e lojistas que estão se preparando para a retomada do comércio
Nada de perder tempo com as fórmulas mágicas ou as teorias milagrosas anunciadas pelos gurus da internet. Para vender melhor neste fim de ano, o professor e palestrante Dado Schneider, mestre em Comunicação e Marketing, aposta na simplicidade, ou, como ele mesmo diz, no “basicão”. “O mais importante, neste momento de retomada e de incerteza, não é nos concentrarmos no ‘como’ ou no ‘o que’, mas nos ‘porquês’.É buscar entender o comportamento do consumidor. Por que ele está mais exigente? Por que ele está pedindo desconto se não pedia antes?”
Mesmo antes de o mundo ser atingido pela pandemia de Covid-19, Dado já alertava em suas palestras: não é possível fazer as coisas como fazíamos antes. No encontro que teve nesta quarta-feira com lojistas do ParkShoppingBarigüi, em Curitiba, com o objetivo de preparar e motivá-los para as vendas de Natal, ele insistiu nessa afirmação.
“O século 20 era vertical, tudo vinha de cima para baixo, a base de contato com os clientes era menor, pois a concorrência também era menor. O século 21 é horizontal, tem outra dinâmica. É necessário ampliar a base de contato com os clientes, com o uso da internet, das redes sociais e tantos outros artifícios, porque hoje a concorrência é muito maior. Já estamos há 20 anos no século 21, mas muitos ainda estão com a cabeça lá no passado. A pandemia acelerou muitas mudanças, especialmente no comércio. Quem ainda não se deu conta disso precisa correr, ou terá prejuízos”, completa.
Cinco dicas para melhorar as vendas no Natal
Para empresários e vendedores que estão apreensivos com o período de vendas que está se aproximando, Dado Schneider dá cinco dicas para permanecer motivado, focado e melhorar os seus resultados, independentemente da função que desempenha:
1 – Mantenha-se bem informado, mas não se deixe intoxicar pela avalanche de notícias que recebemos todos os dias. “É importante acompanhar as notícias relacionadas à economia e comportamento, mas não se atenha às notícias mais pessimistas. Você precisa estar animado e motivado para atender bem e fazer bons negócios”, explica.
2 – Durante os próximos meses, use as redes sociais de maneira sábia e objetiva. “Não perca tempo nas redes sociais, pois você não tem tempo a perder. Use as como ferramentas de propaganda e vendas. Domine todas as técnicas necessárias, mas não use as redes como fonte de informação.”
3 – Preste e dê atenção ao seu cliente. Com olhos e ouvidos atentos, busque entender os seus “por quês”. “O consumidor é outra pessoa hoje, pois está melhor informado, mais exigente e com mais poder. Ele vai negociar melhor, tem mais informações sobre os produtos que quer comprar. Ou seja, não dá para tratá-lo como se tratava antes”, alerta o professor.
4 – Sorriso no rosto sempre. Não importa o que esteja acontecendo na sua vida ou nos seus negócios. A época é de também vender otimismo e esperança. “É inadmissível um vendedor que se apresente de maneira desanimada, desleixada e desatenta. Tudo que o consumidor quer é um bom atendimento, um vendedor que esteja realmente atento às suas necessidades.
5 – Resolva os seus problemas depois do Natal. Agora é hora de vender. “Deixe as conversas com namorado(a), familiares e agregados para depois. O momento é de retomada e foco. Não está fácil para ninguém, mas o Natal é um momento único que precisa ser bem aproveitado”, lembra.
Dica bônus: o principal concorrente das lojas físicas é a internet. O e-commerce ganhou espaço com o isolamento causado pela pandemia. “Valorize o tempo do seu cliente. Não o faça perder minutos preciosos com o preenchimento de cadastros intermináveis, por exemplo. Se ele se irritar, vai preferir voltar para casa, pois pode comprar o mesmo produto em muito menos tempo”.
Palestrante Dado Schneider dá dicas sobre o “basicão” para empresários e lojistas que estão se preparando para a retomada do comércio