Rota ligaria a capital catarinense a Portugal e teria dois voos semanais
O prefeito de Florianópolis, Topazio Neto, apresentou nesta sexta-feira (29) à diretoria da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), um modelo de negócio que visa estabelecer uma rota de voo direto entre a capital e Portugal. O objetivo é atrair novos turistas para Santa Catarina, reduzir tempo de voo para a Europa e conexões, além de diminuir custo e tempo de embarque e desembarque de cargas.
Juliano Richter Pires, secretário de turismo, tecnologia e desenvolvimento econômico, detalhou o projeto e informou que a demanda já foi identificada. “Buscamos parcerias com o setor produtivo para viabilizar voos de Florianópolis até Lisboa, que é um hub de ligação com a Europa”, explicou. Ele explicou ainda que o objetivo é que a proposta possa ser apresentada à companhia aérea TAP antes de novembro, quando geralmente se definem novas rotas. A empresa portuguesa já tem uma frequência de três voos semanais ligando Porto Alegre e Lisboa.
“Santa Catarina pode embarcar sua carga por meio dessa rota. Isso deve passar por estudo de valores, mas a indústria sempre busca as melhores alternativas de ligação com a Europa. Como temos uma corrente internacional de comércio muito forte, uma parte desses embarques poderá adotar essa rota que também potencializa o estado como destino dos europeus”, afirmou Mario Cezar de Aguiar, presidente da Fiesc.
Rota ligaria a capital catarinense a Portugal e teria dois voos semanais