O Google anunciou que vem usando sua tecnologia de inteligência artificial para desenvolver um sistema capaz de detectar inundações e incêndios florestais.
A empresa diz que vai ativar a ferramenta para gerar previsões de inundações para bacias hidrográficas em outros 18 países, incluindo o Brasil.
Outros países monitorados são Colômbia, Sri Lanka, Burkina Faso, Camarões, Chade, República Democrática do Congo, Costa do Marfim, Gana, Guiné, Malawi, Nigéria, Serra Leoa, Angola, Sudão do Sul, Namíbia, Libéria e África do Sul.
A empresa atualmente oferece avisos de inundação para usuários na Índia e Bangaldesh com alertas em dispositivos Android e telefones que possuem o aplicativo Google Search instalado.
O Google também está disponibilizando uma ferramenta chamada FloodHub disponível em todo o mundo. Ela usa dados de previsão do tempo, oferecendo avisos de inundação com até uma semana de antecedência.
O FloodHub mostra previsões de enchentes em um mapa e mostra quando e onde elas podem ocorrer com pinos codificados por cores e ajuda organizações e governos a mobilizar suas respostas.
“Esta expansão na cobertura geográfica é possível graças aos nossos recentes avanços em modelos de previsão de inundações baseados em IA, e estamos comprometidos em expandir para mais países”, postou Yossi Matias, vice-presidente de engenharia e líder de resposta a crises do Google.
Incêndios florestais
Em relação aos incêndios florestais, o Google tem uma tecnologia que detecta “incêndios florestais usando novos modelos de IA baseados em imagens de satélite e [mostra] sua localização em tempo real na Pesquisa e no Mapas”.
Por enquanto, as ferramentas de rastreamento estão restritas aos EUA, México, Canadá e áreas da Austrália, e utiliza dados da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica e dos satélites da NASA para rastreamento de incêndios florestais.
Matias também lembrou outros trabalhos que o Google e a Alphabet estão fazendo para mitigar as mudanças climáticas, como tornar os semáforos mais eficientes e reduzir a poluição dos carros parados e tornar o sistema alimentar global mais sustentável.
O Google anunciou que vem usando sua tecnologia de inteligência artificial para desenvolver um sistema capaz de detectar…