“Experiência hiperfísica?” Eis o futuro na ótica da Fiep

Federação das Indústrias do Paraná exibe 12 tendências que vão reverberar nos próximos anos

O Aprendizado Intencional é uma das tendências de comportamento. Pode ser descrito como uma atitude proativa de buscar informações e renovar conhecimentos

Contratar nativos digitais autodidatas e multitarefas ou colaboradores sêniores com experiência e fidelidade corporativa? Aproveitar o amplo acesso ao conhecimento para manter-se sempre atualizado ou criar mecanismos para evitar a sobrecarga de informações que pode afetar a produtividade e dificultar a tomada de decisão? A lista de paradoxos parece não ter fim. É por isso que o Observatório Sistema Fiep lança a quarta edição do seu e-book Tendências Sistema Fiep 2022, com objetivo de contribuir com a reflexão sobre fenômenos emergentes que vem transformando negócios, sociedade e meio ambiente.

A publicação anual elaborada pela equipe de pesquisadores do Observatório é feita a partir da coleta de informações de fontes variadas, como provedores de tecnologia, empresas inovadoras, entidades globais de referência, universidades e mídia especializada. A pesquisa reúne 12 novas tendências com potencial de reverberação nos próximos três a cinco anos. Nas pautas sobre tecnologia, as Experiências Hiperfísicas despontam como oportunidade tanto para organizações preocupadas com a retenção de talentos, quanto para lojas e salas de evento que buscam restabelecer conexão com clientes. O distanciamento social acentuou sintomas e doenças que já preocupavam no período pré-pandêmico, como o esgotamento associado ao excesso de reuniões virtuais (fadiga do Zoom) e a sobrecarga de informação (overload information).

Um novo capítulo surge na batalha pandêmica: a Covid Longa. Multifacetada e multifatorial, a doença pode afetar de crianças a idosos, apresentando alto potencial debilitante e resultando em graves consequências físicas, mentais e cognitivas aos contaminados. O Aprendizado Intencional é outra tendência de comportamento. Pode ser descrito como uma atitude proativa de buscar informações e renovar conhecimentos. O aprendiz intencional converte experiências, projetos e reuniões em oportunidades de desenvolvimento e crescimento. Ganham evidência as Power Skills – equilíbrio entre competências técnicas e interpessoais. No mercado de trabalho, expectativas surgem do encontro de tradicionalistas, baby boomers e integrantes das gerações X, Y e Z.

Esse conteúdo integra a edição 341 da revista AMANHÃ, publicação do Grupo AMANHÃ. Clique aqui para acessar a publicação on-line, mediante pequeno cadastro.

Federação das Indústrias do Paraná exibe 12 tendências que vão reverberar nos próximos anos

Author:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *