Veja os resultados dos cinco maiores colégios eleitorais do PR, de SC e do RS
Duas capitais da região Sul terão segundo turno, enquanto em Florianópolis o prefeito Topázio Neto (PSD) foi reeleito (veja o número de votos válidos dos mais votados nos infográficos abaixo, todos baseados em dados do Tribunal Superior Eleitoral, o TSE). Topázio nasceu em Florianópolis, é casado, tem 62 anos, é empresário e formado em administração de empresas. Esta foi a primeira eleição que ele disputou como cabeça de chapa. Em 2020, à época filiado ao Republicanos, ele foi candidato a vice de Gean Loureiro. Topázio só assumiu a prefeitura em 31 de março de 2022 quando Gean Loureiro, que estava no segundo mandato, renunciou para se habilitar a disputar a eleição para governador de Santa Catarina. Loureiro terminou na quarta posição. O prefeito reeleito neste domingo (6) fez carreira como empresário no segmento de gestão de relacionamentos desde 1998. Foi sócio e executivo de empresas nacionais e multinacionais, chegando a presidir a Associação Brasileira de Telesserviço, desde quando era chamada Associação Brasileira de Telemarketing.
Em Curitiba, Eduardo Pimentel e Cristina Graeml disputarão o segundo turno. O candidato do PSD, Eduardo Pimentel, 40 anos, disputa a eleição com apoio da coligação Curitiba Amor e Inovação, formada pelos partidos PSD, Podemos, Republicanos, PL, MDB, Novo, Avante e PRTB. Pimentel já foi vice-prefeito de Curitiba em 2016 e 2020, na chapa de Rafael Greca. Também já ocupou o cargo de secretário municipal de Obras Públicas. A candidata Cristina Graeml, 54 anos, filiada ao Partido da Mulher Brasileira (PMB), disputou o primeiro turno sem alianças. Natural de Curitiba, é formada em Jornalismo na década de 1990, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atua na Gazeta do Povo como produtora, editora e comentarista desde 2018.
A eleição em Porto Alegre terá segundo turno entre Sebastião Melo (MDB) e Maria do Rosário (PT). Melo concorre à reeleição para a prefeitura de Porto Alegre. Melo já foi vice-prefeito da capital gaúcha de 2013 a 2016, durante a gestão de José Fortunati. Em 2018, foi eleito deputado estadual no Rio Grande do Sul. Em 2020, foi eleito prefeito de Porto Alegre. Maria do Rosário é deputada federal pelo Rio Grande do Sul, reconhecida pela atuação em defesa dos direitos humanos. Foi ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, entre 1º de janeiro de 2011 a 1º de abril de 2014.
Acompanhe, a seguir, além dos números das capitais do Sul, também dos demais quatro maiores colégios eleitorais do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
Veja os resultados dos cinco maiores colégios eleitorais do PR, de SC e do RS