O mercado de trabalho não é fácil, mas isso não significa que você deva desistir de procurar emprego. Na verdade, estamos passando por outra crise, mas você ainda pode dar alguns passos para mudar sua situação profissional. Confira as dicas a seguir de Daniele Riera, Diretora de Recrutamento da Stato, comece a pesquisar agora e continue tentando até encontrar o emprego que se adapta a você.
Como conseguir vagas?
Para ganhar o emprego imediatamente, você precisa de disciplina, flexibilidade e humildade. Você pode não conseguir manter seu salário antes da pandemia. Também é possível que você tenha de aceitar posições inferiores às que ocupou no passado. Se isso acontecer, você não deve se sentir frustrado. Você precisa considerar as mudanças que ocorreram durante este período – para todos, não apenas para você. Também é importante continuar estudando e manter contato com outros profissionais. Claro, mantenha seu currículo atualizado e bem escrito. pode vir?
1. Seja disciplinado
Antes de procurar um novo emprego, não espere até que tudo isso acabe e a economia melhore. “Se você já está transformando sua carreira, agora é a hora de começar a procurar, não precisa esperar”, disse Daniele. Isto também se aplica aos desempregados de longa duração. Pode não ser fácil encontrar alternativas agora, mas você deve tentar.
2. Considere as mudanças
Vale a pena analisar todas as sugestões feitas, e até considerar a possibilidade de mudança de cidades, departamentos, níveis salariais e benefícios. Às vezes, precisamos deixar algo de lado para seguir em frente, especialmente quando as oportunidades estão ficando mais apertadas e muitas empresas estão com dificuldades financeiras.
3. Flexível
Você também pode avaliar de forma flexível as oportunidades para empresas de diferentes portes, independentemente da nacionalidade, seja um membro da família ou uma empresa start-up. Quanto mais amplos forem seus horizontes, maior será a probabilidade de você encontrar um emprego nessa situação.
4. Modéstia
Neste ponto, você pode estar competindo por uma posição com concorrentes inexperientes e qualificados, mas isso não é motivo para arrogância. Quando a economia não está aquecida, muitas pessoas precisam aceitar cargos e salários mais baixos para se mudarem. Se for esse o caso, tente enfrentá-lo sem ficar frustrado. O mercado está em crise e o problema definitivamente não é com você. # Vai passar.
5. Invista em seu treinamento
Se você tem tempo, vale a pena continuar investindo na sua formação profissional. Por exemplo, se já obteve um diploma, procure os cursos complementares, nomeadamente os cursos de pós-graduação. Também vale a pena conferir as diversas opções de cursos online gratuitos disponíveis. Avalie quem pode atualizar o curso e aproveite esta oportunidade.
6. Busque o autoconhecimento
Também vale a pena buscar o autoconhecimento. Avalie em que você é bom e o que precisa melhorar. Peça ajuda às pessoas que trabalham com você. Se você achar interessante, tente o tratamento. “Alguns profissionais repetiram os mesmos erros de comportamento, fazendo com que fossem demitidos ou ignorados em outras oportunidades”, disse o especialista.
Atualmente, existem até organizações não governamentais que oferecem apoio psicológico online gratuito para os desempregados. Cruzando Histórias é um deles, saiba mais aqui.
7. Mantenha seu currículo atualizado
Outro ponto importante é cuidar bem do seu currículo e garantir que as informações estejam sempre atualizadas e organizadas. Reserve um tempo para fazer isso, preencha todos os campos da melhor maneira, use as palavras corretas e, por fim, certifique-se de que seu currículo esteja bem escrito. O curso mais recente e completo pode ajudá-lo na fase de triagem inicial do processo de seleção.
8. Ative a rede
Sempre mantenha sua rede ativa – isso significa no momento de transição de carreira e no momento de um bom emprego. O importante é conversar com as pessoas e estar genuinamente interessado em entender seu comportamento. Manter um apego sincero o fará lembrar.
9. Acompanhe o mercado
Acompanhe e acompanhe as previsões do mercado de trabalho para encontrar oportunidades. Mesmo que haja uma crise, algumas empresas ainda estão contratando. Itaú e Pepsi são alguns deles. Leia as notícias, acompanhe os setores que ainda estão aquecidos, as competências que a empresa mais valoriza e tente se adaptar da melhor forma.
10. Não desista
Mesmo que seja difícil, não desista de procurar emprego. Desenvolva uma rotina para ela passar algumas horas por dia nessa atividade. Embora não seja fácil, você pode encontrar um emprego durante a pandemia. Mas, observe: para que sua pesquisa seja bem-sucedida, você não pode parar de tentar. Boa?
O mercado de trabalho não é fácil, mas isso não significa que você deva desistir de procurar emprego. Na verdade, estamos passando por outra crise, mas você ainda pode dar alguns passos para mudar sua situação profissional. Confira as dicas a seguir de Daniele Riera, Diretora de Recrutamento da Stato, comece a pesquisar agora e continue …
O mercado de trabalho não é fácil, mas isso não significa que você deva desistir de procurar emprego. Na verdade, estamos passando por outra crise, mas você ainda pode dar alguns passos para mudar sua situação profissional. Confira as dicas a seguir de Daniele Riera, Diretora de Recrutamento da Stato, comece a pesquisar agora e continue… Continue a ler »Como conquistar o emprego dos sonhos? Siga estes passos a passo