Estrutura operacional é a maior já construída pela cooperativa
Com previsão de receber 150 mil toneladas de soja na safra 2024/25 em andamento, a Cocamar Cooperativa Agroindustrial inaugura hoje (20), em Água Boa, na região norte do Mato Grosso, sua unidade de recebimento e armazenamento de grãos, após um ano de obras. A estrutura operacional, a primeira da Cocamar no Mato Grosso, é a maior já construída pela cooperativa, que já conta com uma rede de 115 unidades distribuídas em regiões do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás. Desde abril de 2023, a companhia mantém em Água Boa uma loja para a comercialização de insumos agropecuários.
No terreno, de 20 hectares, foi construída uma unidade totalmente automatizada, dotada de quatro moegas e dois tombadores, dois secadores, quatro conjuntos de pré e pós limpeza de grãos; um armazém graneleiro para 110 mil toneladas, cinco silos de 9 mil toneladas, três balanças, sistema de classificação para quatro raias com dois caladores pneumáticos, um armazém de insumos de 4 mil metros quadrados, com espaço climatizado para sementes, além de loja e área administrativa. Além de soja e milho, a Cocamar vai atender aos produtores locais, também, no recebimento e comercialização de gergelim, um produto cultivado em escala no município e imediações. Para isso, foram construídas duas moegas, um tombador, uma máquina de pré-limpeza, três silos para 5,4 mil toneladas e caixa de expedição com balança de fluxo.
De acordo com o gerente Claudemir Menegon, o Claudinho, as lavouras de soja têm sido servidas por chuvas regulares, com seu ciclo dentro da normalidade. A expectativa é de uma boa produtividade, em um cenário bem diferente do observado na temporada anterior, quando a região foi bastante afetada pela estiagem. “Estamos com uma expectativa muito grande para o início da nossa operação aqui em Água Boa”, afirma Claudinho, lembrando que uma característica do município é a presença de pequenos e médios agricultores, muitos dos quais provenientes do Paraná, onde participavam de cooperativas. E foi por esse histórico cooperativista que eles se mobilizaram, em 2022, com o apoio da prefeitura e do governo do estado, para reivindicar a instalação de uma unidade da Cocamar.
Estrutura operacional é a maior já construída pela cooperativa