Composição inclui representantes dos setores público, privado, e instituições de ensino
Os integrantes do Conselho de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação de Caxias do Sul tomaram posse em solenidade realizada nesta semana. O órgão tem o objetivo de incentivar o ecossistema de inovação e apoiar a gestão da administração pública municipal em temas sobre desenvolvimento, ciência, tecnologia e inovação. Sua composição inclui representantes dos setores público, privado e instituições de ensino.
O prefeito Adiló Didomenico destacou o trabalho feito pela administração para tornar o município referência em tecnologia e inovação e trazer maior desenvolvimento à região, como a Lei da Inovação e a Tech Road. “Temos muito a nos orgulhar. Caxias é um município jovem, próspero, porque a sua gente tem garra, tem fé e acredita no trabalho e crescimento. Vamos continuar nessa rota para atrair muitos investimentos, para gerar oportunidades de trabalho, para que Caxias realmente seja conhecida como uma cidade inovadora”, pontuou.
O secretário do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (Sdete), Élvio Gianni, enfatizou o trabalho conjunto e a importância de o poder público criar ações e projetos que possibilitem o crescimento do ecossistema de inovação. “Esse tema precisa estar cada vez mais no centro da estratégia da administração pública para o desenvolvimento econômico. A inovação tem por finalidade melhorar a qualidade de vida das pessoas e isso só é possível com o esforço coletivo”, ressaltou.
Após a posse, os conselheiros participaram da primeira reunião ordinária. Gianni definiu o conselho como uma importante etapa da construção por um ambiente regulatório favorável à inovação no Município e que formaliza a colaboração da iniciativa privada, do setor do conhecimento e da sociedade civil organizada com a área pública, quer no planejamento quanto na execução do Plano Anual de Inovação. O plano está estruturado em três frentes: ambiente regulatório, desenvolvimento econômico inovador e modernização da administração pública. Destacou que, além do Inova Caxias, programa de incentivo fiscal que reduz em 50% o ISSQN para startups e empresas de base tecnológica, os conselheiros foram informados de outras iniciativas da administração pública que estão sendo criadas a partir da lei 8.752/2021, como um programa de governo digital e outro de desenvolvimento e aceleração de startups.
Caxias do Sul, Curitiba, Florianópolis, Joinville e Porto Alegre firmaram um memorando para estabelecer as bases para uma cooperação mútua entre as partes em temas relacionados a valorização, fortalecimento e atração de novos negócios para o Sul do Brasil, bem como a atração de talentos e de investimentos privados e públicos para as cidades pertencentes a esta região. A assinatura simbólica do Tech Road, foi feita durante um painel durante o South Summit Brasil, evento de inovação internacional que aconteceu em Porto Alegre no começo de maio.
Composição inclui representantes dos setores público, privado, e instituições de ensino