Empresa gaúcha teve sua poltrona Raya reconhecida como destaque em prêmio de design dos Estados Unidos, fruto do intenso investimento em inovação e aprimoramento de processos
A Cavaletti teve seu início em 1974, em um porão alugado com menos de 30 metros quadrados. A então denominada Estofaria Erechim começou de maneira simples e artesanal, dedicando-se principalmente a reformar sofás, poltronas e assentos de carros. Os irmãos fundadores, Mário e Gilmar, se uniram ao irmão mais novo, Jair Cavaletti, em 1979. Na época, eram sete colaboradores, e todas as atividades ainda eram realizadas manualmente. Os desafios aumentaram quando a empresa resolveu expandir para outros estados. A nova demanda fez com que investissem em um aumento da estrutura, que se redistribuiu para três pavilhões. A partir daí, a mudança para a atual área foi em 1986, e a denominação atual, Cavaletti, foi cunhada em 1994.
Hoje, a marca Cavaletti atua com uma grande rede de representantes e revendedores, tanto no Brasil quanto fora dele. Está instalada em um moderno parque fabril no Distrito Industrial em Erechim, no Rio Grande do Sul, com 108 mil metros quadrados; e conta com um Centro de Apoio Logístico em Itapevi, São Paulo, com 10 mil metros quadrados. Além disso, o espaço-conceito, o Worklab, na cidade de São Paulo, é de 500 metros quadrados. Toda essa estrutura abriga, em suas diversas áreas, aproximadamente 700 funcionários.
Mesmo com tantas mudanças, a essência da marca continua a mesma. “A Cavaletti não quer somente vender produtos para o mercado, e sim entregar produtividade na forma de itens para os ambientes profissionais”, explica Leonardo Cavaletti, diretor de marketing da empresa. Por isso, ela é reconhecida por gerar resultado aos clientes, com uma estratégia que se pauta em antecipar como será o escritório do futuro, sem deixar de lado a valorização de clientes e colaboradores.
Poltrona Raya: lado a lado com a inovação
A história da Cavaletti deve seu sucesso à ênfase que a empresa sempre dedicou à inovação. Do lançamento de designs arrojados até parcerias com parques tecnológicos e universidades, a empresa sempre deu o seu melhor para estar à frente do tempo. E os resultados são visíveis: recentemente, a Cavaletti foi premiada com o 2022 GOOD DESIGN® Award, em Chicago (EUA).
Por mais de sete décadas desde a sua criação, o The Chicago Athenaeum homenageia os produtos e os líderes da indústria em design e fabricação que traçaram novos rumos para a inovação e impulsionaram a competitividade de produtos no mercado mundial. A Cavaletti foi vencedora com o design da poltrona Raya (foto acima), uma poltrona leve e versátil projetada para ambientes colaborativos. Seu design ergonômico proporciona reuniões e conversas informais e descontraídas, enquanto as combinações de cores proporcionam uma estética alegre e elegante. O nome Raya, inclusive, faz referência ao peixe arraia, reconhecido no mundo marinho como símbolo da elegância.
Para a banca do prêmio, o destaque da poltrona Raya se deve ao tecido. Tricotado numa combinação de 3 cores, ele parece mudar de cor conforme o ângulo em que se olha para a cadeira. Esta poltrona é fruto de um projeto de dois anos focado na redução do desperdício de materiais por meio do uso da tecnologia. O resultado é uma cadeira com desperdício mínimo, pois o tecido é tricotado sob medida, todas as peças podem ser facilmente destacadas para fácil manutenção e reciclagem e não são usadas colas ou produtos tóxicos no processo.
Empresa gaúcha teve sua poltrona Raya reconhecida como destaque em prêmio de design dos Estados Unidos, fruto do intenso investimento em inovação e aprimoramento de processos