O pedido de cassação de Arthur do Val, conhecido como “Mamãe Falei”, foi aprovado por unanimidade pelo Conselho de Ética da Alesp após repercussão de áudio sobre mulheres ucranianas.
Sessão foi marcada por tumulto e processo é levado para votação no Plenário
O deputado perderá o mandato se a maioria dos 94 parlamentares votar a favor do projeto.
A Comissão de Ética da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) aprovou nesta terça-feira, o pedido de cassação do mandato do deputado Arthur do Val (União Brasil) por conta da quebra do decoro parlamentar.
Os membros do conselho acataram o parecer do relator, o Delegado Olim (PP). O processo movido contra o deputado foi aberto após a repercussão dos áudios com falas machistas sobre as refugiadas ucranianas terem vazado logo no início do mês passado, durante viagem para uma suposta ajuda humanitária ao país que enfrenta um conflito com a Rússia.
Após a decisão unânime, o processo segue para a votação em Plenário em forma de projeto de lei.
Mas, vale salientar que a perda do mandato só irá ocorrer, se a maioria dos 94 deputados estaduais votarem a favor do projeto.
A militância do MBL, movimento que Do Val faz parte, compareceu à Assembleia durante a votação e, com cartazes, gritavam na porta do local da reunião “Não à cassação”. Os policiais militares chegaram a lotar os corredores da Casa para impedir confusões.
Arthur do Val chegou a declarar um pedido de desculpas principalmente às mulheres ucranianas, mas ainda frisou que o processo não estava sendo sobre o que disse, mas sobre si mesmo. “Não é pelos meus defeitos, mas por minhas virtudes”.
Mulheres ucranianas que vivem no Brasil pedem punição do parlamentar
Na abertura da reunião ainda ocorreu uma discussão entre Maria Lúcia Amary (PSDB), presidente do Conselho, e a deputada Isa Penna(PSOL), que não faz parte do colegiado.
A presidente propôs a suspensão dos trabalhos por dez minutos para que fosse feita uma reunião privada apenas entre os membros do Conselho de Ética e de Arthur do Val, a pedido do parlamentar.
Entretanto, Isa Penna protestou contra a realização da conversa sem os demais deputados. Em votação, o pedido de Arthur do Val não foi atendido e os trabalhos continuaram.
Os discursos dos deputados foram marcados por falas inflamadas, pedindo com veemência a punição do parlamentar.
No início desta terça-feira, o relator afirmou em entrevista à GloboNews que a defesa de Arthur do Val solicitou que a Casa escutasse uma testemunha da Ucrânia, porém o caso será tratado com celeridade e reforçou que o povo exige rapidez e um veredicto imediato deste caso.
Mulheres ucranianas pedem punição do parlamentar por conta de áudio com falas machistas e sexistas.
Arthur do Val pede que os colegas decidam de acordo com os “fatos e não motivados pela vingança”
Em nota, Arthur do Val espera que os colegas decidam de acordo com os fatos e não sejam motivados por vingança. Afirmando, inclusive, ser um absurdo a situação atual já que a Alesp só cassou um mandato em toda sua história mediante a comprovada participação de um deputado em esquema de corrupção. Do Val afirma que o áudio não possui crime e está com os direitos afetados.
No início de Abril, o relator Deputado Olim(PP) entregou à Alesp o relatório sobre o caso. Segundo a avaliação do relator, o deputado Arthur do Val quebrou o decoro parlamentar ao dizer que as refugiadas ucranianas eram “fáceis porque eram pobres”. O que é uma conduta grave diante do decoro parlamentar e que o mesmo deve ter como medida disciplinar a perda do mandato. Arthur do Val solicitou perícia técnica para os áudios vazados, entretanto, a perícia foi negada pela Alesp.
The post Cassação de Arthur do Val é aprovado por unanimidade pelo Conselho de Ética first appeared on IEF Notícias.O pedido de cassação de Arthur do Val, conhecido como “Mamãe Falei”, foi aprovado por unanimidade pelo Conselho de Ética da Alesp após repercussão de áudio sobre mulheres ucranianas. Sessão foi marcada por tumulto e processo é levado para votação no Plenário O deputado perderá o mandato se a maioria dos 94 parlamentares votar a
The post Cassação de Arthur do Val é aprovado por unanimidade pelo Conselho de Ética first appeared on IEF Notícias.
O pedido de cassação de Arthur do Val, conhecido como “Mamãe Falei”, foi aprovado por unanimidade pelo Conselho de Ética da Alesp após repercussão de áudio sobre mulheres ucranianas. Sessão foi marcada por tumulto e processo é levado para votação no Plenário O deputado perderá o mandato se a maioria dos 94 parlamentares votar a… Continue a ler »Cassação de Arthur do Val é aprovado por unanimidade pelo Conselho de Ética