BSBIOS e Cotribá estabelecem parceria para desenvolver a cultura do trigo visando à produção de etanol

Termo de Cooperação Técnico foi assinado durante o Fórum Nacional do Trigo, em Cruz Alta (RS)

A Cooperação Técnico Comercial visa estabelecer ações de forma conjunta para a multiplicação de sementes e para fomento da cultura do trigo

Nesta sexta-feira (07/10), durante a realização do 8º Fórum Nacional do Trigo, que está inserido na programação da Fenatrigo 2022, em Cruz Alta (RS), a BSBIOS e a Cooperativa Cotribá formalizaram documento buscando estabelecer ações que contribuirão diretamente com a cadeia produtiva do trigo como fornecedora de matérias-primas para projeto de produção de etanol a partir de cereais de inverno. A Cooperação Técnico Comercial visa estabelecer ações de forma conjunta para a multiplicação de sementes, na Safra de 2023, e para fomento da cultura do trigo a partir de variedades comerciais da BSBIOS, a partir da Safra de 2024.

O presidente da BSBIOS, Erasmo Carlos Battistella, destaca a importância de parcerias para o desenvolvimento deste novo mercado que está sendo aberto aos produtores de trigo e triticale. “É uma oportunidade viável de renda para a cultura de cereais de inverno e os resultados desta parceria trarão benefícios diretos a cadeia produtiva do trigo, permitindo agregação de valor aos cereais de inverno para fins de produção de biocombustíveis, bem como para fortalecer o mercado tritícola e subprodutos destes,” salientou o empresário. A Cotribá é parceira da BSBIOS em fornecimento de matéria-prima desde o início do projeto da empresa.

“Sempre estivemos ao lado das entidades e de nossos produtores no movimento de incentivar o trigo”, destacou Celso Krug, presidente da Cotribá, a mais antiga cooperativa de produtores do cereal. “Nos meus 46 anos a frente da cooperativa sempre compramos toda a produção de trigo do produtor e queremos continuar e crescer nessa jornada. Nossos profissionais técnicos já estão conscientizados de que esta é mais uma opção e um caminho importante para a triticultura de nosso Estado.” O Rio Grande Sul tem, durante o período do inverno, uma área significativa de lavouras que permanecem em pousio, sem cultivos comerciais. Estas áreas compõem uma ótima oportunidade para o desenvolvimento de culturas, como o trigo e a triticale, gerando renda, diluindo custos fixos e permitindo a rotação de culturas nestas áreas.

Desenvolvimento de culturas 

A BSBIOS, em parceria com a Biotrigo Genética, licenciou duas variedades para a produção de etanol e DDGS, denominadas BS Etanol e BS Etanol 8. As variedades, por possuírem elevados níveis de amido, são ideais para a produção do biocombustível. As cultivares entrarão no mercado a partir de 2024. De acordo com o gerente comercial da Biotrigo para a América Latina, Fernando Michel Wagner, a cultura do trigo entra para o centro das discussões, pois oferece diversas vantagens aos agricultores. “Além de benefícios agronômicos e ao sistema de produção, o trigo ainda oferece uma melhor sustentabilidade e rentabilidade da propriedade por ampliar a produção em mais um período do ano”.

Termo de Cooperação Técnico foi assinado durante o Fórum Nacional do Trigo, em Cruz Alta (RS)

Author:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *