Construção contou com apoio do BRDE e do BNDES
Fortalecendo ainda mais seu cluster de empresas, o Feevale Techpark conta com mais um importante empreendimento. A Bhio Supply Indústria e Comércio de Equipamentos Médicos inaugurou, nesta quarta-feira (9) sua nova unidade industrial na unidade de Campo Bom do parque tecnológico da Universidade Feevale. Localizada no lote 8 do Feevale Techpark, a obra contou com investimentos de cerca de R$ 3 milhões. No empreendimento, está instalado o novo Laboratório de Implantáveis – dispositivos médicos que são inseridos no corpo ou sob a pele.
O prédio, de dois andares, abriga uma sala limpa com ISO Classe 7 – classificação para ambientes com diferentes graus de assepsia, necessária para indústrias dos ramos farmacêutico, veterinário, microeletrônico, entre outras – para a produção de clips hemostáticos e de stents de vias aéreas e outros produtos que necessitam desse ambiente limpo para sua manufatura. No local, também funcionará uma unidade de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (Bhio PDI). De acordo com o diretor geral da Bhio Supply, Marcelo Saraiva, a Bhio Supply tem, hoje, a maior participação no mercado brasileiro de materiais para laparoscopia, alcançando 30%, e é a maior empresa em materiais cirúrgicos da América Latina.
“Nesta unidade, passará a operar, por exemplo, o Roboclip, tecnologia desenvolvida pela Bhio Supply que tem capacidade de produzir com oito vezes mais rapidez que as grandes indústrias do ramo (o equipamento pode produzir, em cinco dias, o que máquinas convencionais fabricam em um mês). Temos o objetivo de desenvolver tecnologias nacionais para que o país tenha seus próprios fornecedores. Não posso deixar de agradecer a todos os sócios, funcionários, parceiros, prefeitura de Campo Bom e à Universidade Feevale. O dia de hoje, para nós, é um grande passo”, afirmou.
Conforme o reitor da Feevale, Cleber Prodanov, a instalação da Bhio Supply inspira a universidade a alavancar, ainda mais, o projeto de um grande cluster de saúde no Feevale Techpark. “Não é à toa que temos, aqui, um dos maiores hospitais veterinários do Brasil. Essa região vai se transformar em um grande hub de pesquisa e desenvolvimento na área da saúde humana e animal e, hoje, toda a Bhio Supply está de parabéns”, declarou.
A construção da nova unidade produtiva da empresa contou com apoio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), e é a parte inicial do Projeto Bhio2, que em médio prazo abrigará uma grande área de produção de equipamentos médico-hospitalares.
Construção contou com apoio do BRDE e do BNDES