Archives 2025

Alibaba lança Qwen3: nova família de IAs promete bater de frente com Google e OpenAI

A gigante chinesa Alibaba revelou sua mais nova geração de modelos de inteligência artificial: a linha Qwen3. Com foco em competir diretamente com os sistemas mais avançados do mercado, como o Gemini, do Google, e o ChatGPT, da OpenAI, os novos modelos impressionam tanto pelo tamanho quanto pela capacidade técnica. Os modelos Qwen3 variam de […]A gigante chinesa Alibaba revelou sua mais nova geração de modelos de inteligência artificial: a linha Qwen3. Com foco em competir diretamente com os sistemas mais avançados do mercado, como o Gemini, do Google, e o ChatGPT, da OpenAI, os novos modelos impressionam tanto pelo tamanho quanto pela capacidade técnica. Os modelos Qwen3 variam de […]

Yahoo quer comprar o Google Chrome e desenvolver seu próprio navegador

O Yahoo surpreendeu o mercado ao revelar interesse na compra do navegador Google Chrome — o mais usado do mundo atualmente. A informação veio logo após a OpenAI, criadora do ChatGPT, também manifestar desejo de adquirir o navegador da gigante de buscas. Mas o que está por trás dessa movimentação e por que o futuro […]O Yahoo surpreendeu o mercado ao revelar interesse na compra do navegador Google Chrome — o mais usado do mundo atualmente. A informação veio logo após a OpenAI, criadora do ChatGPT, também manifestar desejo de adquirir o navegador da gigante de buscas. Mas o que está por trás dessa movimentação e por que o futuro […]

CEO do DuckDuckGo afirma que Chrome pode valer até US$ 50 bilhões em caso de venda forçada

Durante o julgamento antitruste que envolve o Google nos Estados Unidos, uma declaração chamou a atenção: Gabriel Weinberg, CEO do DuckDuckGo — um dos principais concorrentes do Google em busca e navegador — afirmou que o navegador Chrome poderia ser vendido por até US$ 50 bilhões, caso o tribunal obrigasse a empresa a se desfazer […]Durante o julgamento antitruste que envolve o Google nos Estados Unidos, uma declaração chamou a atenção: Gabriel Weinberg, CEO do DuckDuckGo — um dos principais concorrentes do Google em busca e navegador — afirmou que o navegador Chrome poderia ser vendido por até US$ 50 bilhões, caso o tribunal obrigasse a empresa a se desfazer […]

Uniprime do Iguaçu inaugura agência em Joinville

Singular passa a ter 18 pontos de atendimento no PR e em SC

Somente no ano passado, a cooperativa passou a contar com oito novas agências

A Uniprime do Iguaçu inaugurou, na semana passada, a sua agência em Joinville (SC). Até então, a cooperativa contava com um escritório de negócios no município. Com a inauguração, a singular passa a contar com 18 pontos de atendimento, entre agências e escritórios de negócios, distribuídos nos estados do Paraná e Santa Catarina. Somente no ano passado, a cooperativa passou a contar com oito novas agências.

Para o diretor financeiro da Uniprime do Iguaçu, Adir Jorge Domingos, Joinville é uma cidade estratégica para o processo de expansão da cooperativa, intensificado nos últimos dois anos. “Estamos em uma das principais cidades do estado de Santa Catarina e do Brasil, o que justifica a expansão da nossa capacidade de atendimento na comunidade local. Temos expertise na área da saúde, mas estamos abertos a adesão de pessoas e empresas de todas as atividades econômicas”, disse na ocasião.

Singular passa a ter 18 pontos de atendimento no PR e em SC

TI deve contratar 100 mil profissionais em SC até 2027

Maior parte das vagas deve ser em regime remoto ou híbrido

A demanda por profissionais reflete o crescimento do setor, que deve, nos próximos anos, ampliar números que colocam o estado entre os destaques nacionais no segmento

Quase 100 mil contratações devem ser feitas no setor de tecnologia de Santa Catarina entre 2025 e 2027. É o que mostra a 4ª edição do Mapeamento de Demanda e Perfil de Talentos para o Setor de Tecnologia de SC, realizado pela Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) em parceria com o Sebrae Startups e com apoio da Rede de Inovação Florianópolis. A maior parte (45%) das contratações deve ser para cargos de desenvolvedor. Os dados foram revelados pelas entidades em uma transmissão online na terça-feira (18) e o estudo completo está disponível neste link. A demanda por profissionais reflete o crescimento do setor, que deve, nos próximos anos, ampliar números que colocam o estado entre os destaques nacionais no segmento, com o sexto maior faturamento do país — R$38,3 bilhões — e mais de 27 mil empresas, que juntas somam 7,5% do PIB catarinense. Esses resultados representam também um reflexo importante para a sociedade, com geração de empregos e renda.

A pesquisa ouviu 401 empresas catarinenses entre outubro de 2024 e fevereiro de 2025, e as respostas foram expandidas para abranger o universo do segmento em toda Santa Catarina, levando em consideração o porte de cada uma das empresas. Os dados do mapeamento vão subsidiar informações tanto para a criação e aprimoramento de programas de formação quanto para identificar as principais carências de profissionais. O estudo também vai servir como uma fonte confiável para a atração de investimentos, promoção da competitividade e crescimento sustentável do setor de tecnologia. Os dados mostram que os cargos de desenvolvedor (full stack, front end e back end) são os mais requisitados, seguidos pela função de analista de serviços/suporte de TI e desenvolvedor com foco em Inteligência Artificial — uma profissão que deve crescer exponencialmente nos próximos anos. Estão em alta também cargos de especialista em marketing digital, analista de dados, desenvolvedor mobile e product manager.

Para os desenvolvedores, a pesquisa também mapeou as linguagens de programação mais procuradas pelos empregadores. Javascript, Python, React e Node.js são as mais frequentes, com exceção para os desenvolvedores mobile, em que Flutter é a tecnologia mais demandada. Vice-presidente de talentos da Acate, Moacir Marafon destaca que a pesquisa traz também dados sobre as soft skills mais buscadas pelas empresas, o que ajuda no entendimento da formação além do conhecimento técnico. “A capacidade de resolver problemas é a soft skill mais demandada, seguida pelo trabalho em equipe e a proatividade. Esse dado ajuda para que a grade dos cursos contemple as necessidades do mercado, além do conhecimento de tecnologia”, ressalta Marafon, sinalizando a necessidade de esforço conjunto de empresas, entidades e poder público na formação de talentos.

A maior parte das contratações deve ocorrer em startups e pequenas empresas, com faturamento de até R$4,8 milhões por ano. Esse número comprova a importância das ações direcionadas também aos negócios em etapas iniciais, para estarem prontas para ampliar seu quadro de colaboradores. “Quando fortalecemos as startups e pequenas empresas, estamos criando condições para que mais talentos sejam absorvidos pelo mercado e impulsionando o desenvolvimento econômico. Essa é uma aposta estratégica para um Brasil mais inovador e competitivo”, enfatiza Alexandre de Souza, gerente de inovação do Sebrae SC.

A pesquisa também traz resultados sobre o regime de trabalho adotado nas contratações e no atual quadro de colaboradores das empresas. De forma geral, 35,8% das vagas preenchidas no setor nos próximos anos devem ser em formato híbrido, com revezamento entre dias de atuação presencial e remota. O modelo 100% remoto vem logo na sequência, com 21,7%, à frente do trabalho 100% presencial, que representa 17,9% das vagas. O trabalho presencial é ainda menos comum nas startups, nas quais apenas 10% adotam o modelo totalmente. Entre todos os portes de empresas há uma predominância do regime híbrido, com alguns casos de companhias que alteram o modelo de acordo com cada setor — setores operacionais no presencial, enquanto a TI atua remotamente.

Maior parte das vagas deve ser em regime remoto ou híbrido

Firefox ganha novo visual no Windows 11 e ferramenta para separar perfis de navegação

A Mozilla liberou a versão 138 do navegador Firefox com novidades importantes que prometem melhorar tanto a aparência quanto a organização da experiência online dos usuários. Entre os destaques estão um novo gerenciador de perfis e uma interface mais integrada ao design do Windows 11. A principal novidade da atualização é o Profile Manager, um […]A Mozilla liberou a versão 138 do navegador Firefox com novidades importantes que prometem melhorar tanto a aparência quanto a organização da experiência online dos usuários. Entre os destaques estão um novo gerenciador de perfis e uma interface mais integrada ao design do Windows 11. A principal novidade da atualização é o Profile Manager, um […]

Planta no Paraná sustentará expansão latino-americana da Dechra

Fábrica em Londrina torna-se peça-chave na estratégia da farmacêutica veterinária, que transforma o Brasil em seu hub para a América Latina

Unidade no Paraná recebeu investimento de R$ 21 milhões

O complexo industrial da Dechra em Londrina (PR) acaba de ganhar um novo papel estratégico: será a base de sustentação da operação latino-americana da farmacêutica veterinária, que integrou as unidades do México e da América Central à sua gestão no Brasil. A planta paranaense é a única da Dechra na América Latina e uma das sete em todo o mundo — as demais estão nos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Croácia e Holanda. A decisão acompanha a ampliação do site de produção, que recebeu neste ano um investimento de R$ 21 milhões. A estrutura passou de 10,3 mil metros quadrados para 12 mil metros quadrados, ampliando a capacidade de testes internos e reforçando a eficiência operacional. Atualmente, 80% dos medicamentos comercializados pela Dechra no Brasil são fabricados localmente. “Com essa estrutura, esperamos aprimorar a eficiência operacional e o processo produtivo, estimulando o desenvolvimento de medicamentos inovadores e até mesmo o intercâmbio com os demais hubs operacionais da Dechra”, afirma André Paleari, diretor da farmacêutica para a região.

A ampliação da unidade no Paraná acompanha um movimento mais amplo: o Brasil passou a abrigar o novo hub estratégico da Dechra para a América Latina, que agora engloba também os países da América Central e do Caribe, além dos vizinhos sul-americanos. Essas operações antes estavam sob a gestão da América do Norte. O objetivo é reforçar a participação da região no faturamento global e consolidá-la como polo exportador e de inovação. Hoje, a América Latina responde por 4,7% da receita total da Dechra. “Essa decisão atende à proposta de capturar mais sinergias comerciais, de marketing e P&D entre esses países, muito similares não apenas em relação ao idioma e à cultura, mas também às dinâmicas de mercado e aos requisitos regulatórios”, explica Paleari.

A integração regional também fortalece a atuação da companhia em duas categorias consideradas promissoras: animais de companhia e equinos. Juntos, esses segmentos representam 80% do market share global da empresa e 53% no Brasil. A linha pet da Dechra inclui vacinas contra raiva e múltiplas enfermidades, soros hiperimunes, kits de diagnóstico e medicamentos voltados a áreas como cardiologia, dermatologia e endocrinologia. Nesta última, a empresa é responsável pelo líder de mercado Vetoryl. Outros destaques do portfólio são o Osurnia (otite), o antipulgas Invicto e o recém-lançado Cardisure, para insuficiência cardíaca canina. Ao todo, são 79 itens disponíveis na América Latina.

Fábrica em Londrina torna-se peça-chave na estratégia da farmacêutica veterinária, que transforma o Brasil em seu hub para a América Latina

Ainda usa Android 12 ou versão anterior? Seu app bancário pode parar de funcionar

Se você ainda usa um smartphone com Android 12 ou versões anteriores, é hora de considerar uma atualização urgente — ou até a troca do aparelho. O Google anunciou uma mudança importante: a partir de agora, celulares rodando Android 13 ou superior precisarão obrigatoriamente ter recebido uma atualização de segurança nos últimos 12 meses para […]Se você ainda usa um smartphone com Android 12 ou versões anteriores, é hora de considerar uma atualização urgente — ou até a troca do aparelho. O Google anunciou uma mudança importante: a partir de agora, celulares rodando Android 13 ou superior precisarão obrigatoriamente ter recebido uma atualização de segurança nos últimos 12 meses para […]

Google explica por que o Chrome não pode ser separado da empresa

Em um depoimento recente no tribunal, a executiva do Google responsável pelo Chrome, Parisa Tabriz, defendeu que o navegador não pode ser simplesmente “separado” da empresa. Segundo ela, o Chrome é o resultado de quase duas décadas de integração com outros serviços do Google, como segurança, sincronização de contas e proteção contra senhas vazadas. “O […]Em um depoimento recente no tribunal, a executiva do Google responsável pelo Chrome, Parisa Tabriz, defendeu que o navegador não pode ser simplesmente “separado” da empresa. Segundo ela, o Chrome é o resultado de quase duas décadas de integração com outros serviços do Google, como segurança, sincronização de contas e proteção contra senhas vazadas. “O […]

Google Brasil abre vagas de estágio e aprendizagem com início em 2025

O Google Brasil abriu nesta semana as inscrições para seus programas de estágio e aprendizagem em gerenciamento de projetos, com início previsto para agosto de 2025. As oportunidades são voltadas para estudantes de graduação e jovens em início de carreira que desejam dar os primeiros passos no mercado de trabalho dentro de uma das maiores […]O Google Brasil abriu nesta semana as inscrições para seus programas de estágio e aprendizagem em gerenciamento de projetos, com início previsto para agosto de 2025. As oportunidades são voltadas para estudantes de graduação e jovens em início de carreira que desejam dar os primeiros passos no mercado de trabalho dentro de uma das maiores […]

The Android Show: novidades do Android serão reveladas antes do Google I/O 2025

Todo ano, o Google I/O reúne milhares de desenvolvedores e fãs de tecnologia para conhecer as principais novidades da empresa, incluindo as evoluções do Android. Para a edição de 2025, o Google já confirmou as datas do evento e divulgou um resumo do que podemos esperar. Mas, desta vez, uma surpresa foi anunciada: algumas atualizações […]Todo ano, o Google I/O reúne milhares de desenvolvedores e fãs de tecnologia para conhecer as principais novidades da empresa, incluindo as evoluções do Android. Para a edição de 2025, o Google já confirmou as datas do evento e divulgou um resumo do que podemos esperar. Mas, desta vez, uma surpresa foi anunciada: algumas atualizações […]

Conta de luz terá bandeira amarela em maio

Redução de chuvas deve elevar uso de termelétricas

Os consumidores terão custo extra de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora consumidos

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu implementar a bandeira tarifária amarela nas contas de energia no mês de maio. Com isso, os consumidores terão custo extra de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Desde dezembro de 2024, a bandeira tarifária permanecia verde, por causa das condições favoráveis de geração de energia no país. Segundo a Agência, a mudança ocorreu devido à redução das chuvas, com a transição do período chuvoso para o período seco do ano. “Com o fim do período chuvoso, a previsão de geração de energia proveniente de hidrelétrica piorou, o que nos próximos meses poderá demandar maior acionamento de usinas termelétricas, que possuem energia mais cara”, explicou a Aneel.

Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional (SIN) gerar a energia usada nas residências, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias. Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, não há nenhum acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta sofre acréscimos a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Com ABR

Redução de chuvas deve elevar uso de termelétricas

Paraná lidera o crescimento da atividade econômica do país

Aumento paranaense foi de 8,1%, o dobro do índice registrado pelo Brasil

Paraná também obteve a segunda maior alta da indústria no país

Com crescimento de 8,1%, o Paraná foi o estado que registrou o maior crescimento da atividade econômica do Brasil em fevereiro de 2025, em relação ao mês anterior. Os dados são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), divulgados pelo Banco Central, e levantados pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). No período, o estado registrou o dobro do crescimento da média nacional, que foi de 4,1%. Na sequência do Paraná ficaram Goiás (6,6%), Santa Catarina (5,8%) e Pará (4,2%). O crescimento paranaense também mais do que o dobro do que foi registrado por São Paulo (3,5%) e o triplo do alcançado por Minas Gerais (2,7%). Registraram queda os estados do Rio de Janeiro (-0,1%), Rio Grande do Sul (-1%) e Pernambuco (-1,1%).

O Índice de Atividade Econômica Regional é uma das ferramentas utilizadas pelo Banco Central para medir, mensalmente, o ritmo da economia de 12 estados. Ele antecipa tendências do Produto Interno Bruto (PIB) antes da divulgação oficial do IBGE e considera dados como produção industrial, comércio, setor de serviços e agropecuária, gerando um retrato dinâmico do desempenho econômico local. Em fevereiro, o Paraná também registrou a maior criação de empregos da série histórica, com quase 40 mil novas vagas criadas ao longo do mês. Neste mesmo período, o Paraná também registrou o maior crescimento nacional do turismo e a segunda maior alta da indústria, por exemplo.

Aumento paranaense foi de 8,1%, o dobro do índice registrado pelo Brasil

Seleme lidera chapa única para sucessão de Aguiar na Fiesc

Eleição está agendada para junho e nova diretoria assume em agosto

Aguiar e Seleme: consenso fortalece indústria catarinense

O prazo para inscrições de chapas para a eleição da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) se encerrou nesta sexta-feira (25) com chapa única, liderada pelo industrial Gilberto Seleme, de Caçador, atual 1º vice-presidente da instituição. O 1º vice-presidente será o empresário André Odebrecht, de Rio do Sul. A eleição vai ocorrer no dia 27 de junho e a posse no mês de agosto. Seleme vai suceder a Mario Cezar de Aguiar, que está à frente da entidade desde 2018.

“A chapa de consenso é fundamental, pois mostra que a indústria catarinense segue unida. Daremos continuidade à exitosa gestão de Mario Aguiar, valorizando a indústria e os sindicatos, para que o setor possa seguir impulsionando o desenvolvimento do estado e a qualidade de vida dos catarinenses”, disse Seleme, após a inscrição da chapa. “Seleme está preparado e participou ativamente desta gestão. Está na diretoria da Fiesc desde a presidência de Milton Fett, em 1986. O grupo que arregimentou para conduzir a federação nos próximos três anos nos dá a certeza de que esta instituição, que é um grande patrimônio do nosso estado, estará em ótimas mãos”, afirmou Aguiar.

Engenheiro civil, formado na PUC do Paraná e bacharel em Administração pela UnC-Caçador, Seleme é empresário dos setores de madeira, couro, construção civil e do agronegócio. É o 1º vice-presidente da Fiesc e tem destacada atuação na área social, empresarial e educacional. Também é diretor e delegado da Confederação Nacional da Indústria (CNI), membro do Conselho Estratégico da Fiesc; integrante da diretoria da Associação Empresarial de Caçador (Acic); membro do Sindicato da Indústria da Madeira de Caçador, do qual foi fundador e primeiro presidente; além de integrar o conselho consultivo do Hospital Maicé, de Caçador. Ao longo de sua trajetória, também foi membro da diretoria da Associação de Serviços Sociais Voluntários de Caçador (Bombeiros Voluntários); vice-presidente para a região Centro-Norte da Fiesc; integrante da diretoria da UnC-Caçador; e presidente da Fundação Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – Funiarp, além de presidir seu conselho consultivo e ser membro do conselho curador da instituição.

Eleição está agendada para junho e nova diretoria assume em agosto