Archives 2024

O fim da atualização de conteúdo útil do Google

Com o lançamento da atualização do Google de março de 2024, a antiga atualização de conteúdo útil do Google não existe mais. O Google incorporou sinais de utilidade à atualização principal geral, mas a antiga atualização de conteúdo útil não está mais em vigor. Embora alguns especulem que o Google ainda usa elementos da antiga […]Com o lançamento da atualização do Google de março de 2024, a antiga atualização de conteúdo útil do Google não existe mais. O Google incorporou sinais de utilidade à atualização principal geral, mas a antiga atualização de conteúdo útil não está mais em vigor. Embora alguns especulem que o Google ainda usa elementos da antiga […]

Google esclarece o impacto dos anúncios nas classificações de pesquisa

A atualização principal do Google de março continua, e há incerteza sobre o impacto dos anúncios nas classificações de pesquisa. O Search Liaison do Google, Danny Sullivan, esclareceu no Twitter que sites com anúncios ainda podem ter uma boa classificação nos resultados de pesquisa do Google. Sites com anúncios podem ter uma boa classificação O […]A atualização principal do Google de março continua, e há incerteza sobre o impacto dos anúncios nas classificações de pesquisa. O Search Liaison do Google, Danny Sullivan, esclareceu no Twitter que sites com anúncios ainda podem ter uma boa classificação nos resultados de pesquisa do Google. Sites com anúncios podem ter uma boa classificação O […]

Pacto Alegre e IXL Center realizam mentorias a empreendedores do Morro da Cruz

Estudantes entregaram um plano de ação aos negócios escolhidos para participar do projeto-piloto

Na avaliação do diretor executivo da IXL Center Brasil, Alexandre Chang (ao centro, diante do quadro), o programa iniciado durante a pandemia, em 2020, nos EUA já “extremamente vencedor”

Treinamento bem-sucedido em países como Estados Unidos, Espanha, Japão e Colômbia, o programa de aceleração do empreendedorismo chegou ao Brasil por meio do projeto Territórios Inovadores, do Pacto Alegre. A parceria com o IXL Center proporcionou aprendizado a jovens universitários e, na esteira, mentorias gratuitas a empreendedores do Morro da Cruz, em Porto Alegre. Na segunda-feira (8), em cerimônia realizada no Hub Formô, estudantes que receberam três meses de treinamento entregaram um plano de ação aos negócios escolhidos para participar do projeto-piloto. Localmente, a atividade partiu da escolha de quatro estudantes (dois da PUCRS e dois da Unisinos). Selecionadas por seus professores, as duplas passaram a receber instruções para a elaboração de projetos de desenvolvimento voltados a dois negócios locais escolhidos pela Formô: a confeitaria Só Sabor e a Pizzaria Na Medida do Sabor.

Um dos empreendimentos pertence à Sandra Miranda, de 49 anos. Há três décadas ela faz doces, bolos e salgadinhos para festa em casa, e recentemente ela decidiu profissionalizar o negócio. “Após comprar uma cozinha industrial e uma melhor estrutura, eu estava tendo dificuldades para expandir. Essa consultoria tem me ajudado muito nesse sentido”, relata. Entre as propostas dos alunos de graduação da PUCRS, Laura Santoro (administração) e Douglas Campelo (economia), estava a contratação de uma ajudante, que já foi seguida, e o incremento do cardápio com comida natural, voltada ao público fitness da capital, que chega a 200 mil pessoas, segundo levantamento deles.

Na avaliação do diretor executivo da IXL Center Brasil, Alexandre Chang, o programa iniciado durante a pandemia, em 2020, nos EUA já “extremamente vencedor”. Segundo ele, a ação conseguiu se sair muito bem em Porto Alegre. “A nossa definição de vitória é realmente engajar os diferentes participantes do ecossistema de inovação. Temos hoje aqui as lideranças da comunidade, trouxemos também empreendedores de alto gabarito e integrantes das universidades”, comemora. Para o coordenador do Pacto, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, o programa vem ao encontro da proposta do Territórios Inovadores, “que é justamente encontrar os atores sociais que possam ser os conectores para as políticas públicas, para as ações de inovação”. Por essa razão, ele acredita que “a semente de inovação e empreendedorismo começou a ser plantada no Formô, que já tinha conexões, capilaridade, e capacidade de dialogar com a comunidade”.

A área acadêmica da atividade esteve representada pelo superintendente de inovação e desenvolvimento da PUCRS e do Tecnopuc, Jorge Audy. Essa primeira experiência, na sua opinião, serviu para “testar, verificar e ajustar os processos” para depois replicar nos outros seis territórios. “Temos hoje um momento de encerramento desse ciclo, para fazer um balanço do que foi feito pelos alunos e saber como as duas empresas receberam estes insights”, destaca o professor, que também é articulador do projeto Territórios Inovadores. A partir de maio, Audy antecipa que haverá um novo ciclo no Morro da Cruz e um inicial na Bom Jesus, com mais empresas e um número maior de alunos (três da PUCRS, três da UFRGS e três da Unisinos): “E logo na sequência, isso vai ser maio e junho, a gente começa a aplicação, com os quatro que já foram capacitados aqui, mais os outros nove. Aí nós vamos ter mais velocidade e vai ser possível aplicar também nos outros cinco territórios: Vila Planetário, Ilhas, Restinga, Cruzeiro e Mário Quintana”, antecipa.

Estudantes entregaram um plano de ação aos negócios escolhidos para participar do projeto-piloto

Truecaller lança cliente web para usuários Android

A Truecaller lançou uma versão web de seu popular aplicativo de identificação de chamadas, oferecendo uma gama de recursos aprimorados para usuários de desktop. Inicialmente disponível apenas para usuários Android na Índia, a versão web, chamada Truecaller for Web, será expandida para outras regiões no futuro. Os usuários podem vincular seus dispositivos Android à versão […]A Truecaller lançou uma versão web de seu popular aplicativo de identificação de chamadas, oferecendo uma gama de recursos aprimorados para usuários de desktop. Inicialmente disponível apenas para usuários Android na Índia, a versão web, chamada Truecaller for Web, será expandida para outras regiões no futuro. Os usuários podem vincular seus dispositivos Android à versão […]

NZN anuncia Wagner Tirapani como novo gerente comercial

Ele tem 12 anos de experiência em atendimento comercial no mercado publicitário

O executivo passou por grandes grupos como Rádio Mix, Grupo Dial Brasil, Vírgula.com, BTN e UOL, onde atuou por quase seis anos

A NZN, empresa que oferece soluções de publicidade e comunicação online, anuncia a chegada de Wagner Tirapani como novo gerente comercial. Com vasta experiência no mercado publicitário, Tirapani terá a missão de impulsionar as vendas da empresa neste ano. Ele tem 12 anos de experiência em atendimento comercial no mercado publicitário, tendo passado por grandes grupos como Rádio Mix, Grupo Dial Brasil, Vírgula.com, BTN e UOL, onde atuou por quase seis anos. Reconhecido por seu perfil arrojado e estratégico, ele é especialista em alcançar resultados através de um planejamento sólido e da definição de metas claras.

“Acredito que para alcançarmos uma meta, precisamos planejar e definir os caminhos para chegar lá. Desenvolvi durante minha carreira um perfil, além de “hunter”, também estratégico, para que tenhamos mais sucesso na trajetória”, analisa Tirapani. O foco principal do profissional será o reposicionamento da NZN no mercado, destacando a amplitude de produtos, serviços e conteúdo relevante que a empresa oferece. “Acredito que eu possa contribuir bastante com uma visão de mercado ampla e 360, trazendo novas soluções e oportunidades baseadas em meu know-how para amplificar ainda mais nossos negócios existentes’, diz Tirapani, que destaca que a estratégia passa pela ampliação do alcance da marca para além do nicho já costumeiro, atraindo novos clientes e gerando mais valor para os anunciantes. A NZN foi fundada em Curitiba e mantém equipes na capital paranaense e em São Paulo.

Ele tem 12 anos de experiência em atendimento comercial no mercado publicitário

Programa da PwC Brasil que capacita jovens está com inscrições abertas

As vagas são para todo o país e o prazo para participar do processo seletivo vai até o dia 10 de abril

“Nosso programa é um vetor de transformação para estes jovens”, destaca Leandro Ardito, sócio da PwC Brasil e líder de sustentabilidade corporativa e NetZero

A PwC Brasil está com as inscrições abertas para o programa Access Your Potential (AYP), iniciativa que contribui com o desenvolvimento de habilidades e competências de jovens que são necessárias para o mercado de trabalho, a partir de mentorias individualizadas, conteúdos de formação em tecnologia, hackathon e possibilidades de cursos profissionalizantes. Para participar é preciso ter de 18 a 26 anos e comprovar renda total familiar de até R$ 3 mil, com base na classificação IBGE para determinar as classes D e E. As atividades contam com metodologia focada em três pilares de desenvolvimento: autoestima, autoconhecimento e desenvolvimento de talentos. Durante seis semanas, os participantes passam por mentorias com profissionais da PwC, nas quais são abordados temas como inteligência financeira, educação, carreiras e profissões do futuro.

“Nosso programa é um vetor de transformação para estes jovens. Nos últimos três anos, pudemos observar o surgimento de novas perspectivas nas vidas dos participantes do programa. Sabemos que ainda existem muitos desafios, mas temos a missão de ajudar a diversificar o mercado de trabalho, promovendo inclusão de novos perfis profissionais no ambiente corporativo”, comenta Leandro Ardito, sócio da PwC Brasil e líder de sustentabilidade corporativa e NetZero. Além das mentorias com os profissionais da PwC, os jovens selecionados para participar do AYP também vivem outras experiências, como a participação em webinars e um hackathon para aplicar os conhecimentos adquiridos. Ao final do programa, os participantes podem ter a oportunidade de acesso a cursos profissionalizantes e idiomas com instituições parceiras, entre elas EF English, Trevisan e FIAP. O Bettha, com o apoio do Instituto Ser+, que desenvolve o potencial de talentos em busca de oportunidades, fará a parte de seleção e acompanhamento de mentoria dos participantes. As inscrições estão abertas até 10 de abril e podem ser feitas neste link.

As vagas são para todo o país e o prazo para participar do processo seletivo vai até o dia 10 de abril

Oferta: Moto G54 5G com menor preço histórico na Amazon

O Moto G54 5G, um dos celulares mais vendidos da Amazon, está disponível por um valor incrível de apenas R$883,15 à vista, ou em até 12x de R$86,62 sem juros. Este é o menor valor já registrado! Com uma tela imersiva FHD+, câmera de 50 MP + OIS, velocidade 5G, superbateria e carregamento TurboPower, este […]O Moto G54 5G, um dos celulares mais vendidos da Amazon, está disponível por um valor incrível de apenas R$883,15 à vista, ou em até 12x de R$86,62 sem juros. Este é o menor valor já registrado! Com uma tela imersiva FHD+, câmera de 50 MP + OIS, velocidade 5G, superbateria e carregamento TurboPower, este […]

Google Cloud anuncia novidades na IA generativa para impulsionar os negócios

No evento Google Cloud Next ’24, uma enxurrada de inovações em inteligência artificial foi revelada, prometendo capacitar empresas e indivíduos a alcançarem novos patamares de sucesso. Entre os destaques estão melhorias na infraestrutura de IA, o aguardado lançamento do Gemini 1.5 Pro e recursos de machine learning na Vertex AI. Essas novidades prometem não apenas […]No evento Google Cloud Next ’24, uma enxurrada de inovações em inteligência artificial foi revelada, prometendo capacitar empresas e indivíduos a alcançarem novos patamares de sucesso. Entre os destaques estão melhorias na infraestrutura de IA, o aguardado lançamento do Gemini 1.5 Pro e recursos de machine learning na Vertex AI. Essas novidades prometem não apenas […]

Empresas anunciam investimentos de R$ 420 milhões no Polo Carboquímico de Candiota

Foco é a fabricação de liga metálica para desoxidar aço nas siderúrgicas

A expectativa de faturamento do primeiro projeto é de R$ 300 milhões anuais e entrega de R$ 40 milhões em impostos por ano

A empresa brasileira Vamtec e a gestora do grupo alemão ICMD investirão R$ 420 milhões na construção de uma indústria no Polo Carboquímico de Candiota. O aporte é para o projeto Ferroligas Candiota, que fabricará a liga metálica FeSIAI (Ferro Silício Alumínio) a partir do carvão de alta cinza – produto já usado na desoxidação do aço pelo setor siderúrgico. O anúncio ocorreu nesta terça-feira (9), no Palácio Piratini, na presença do governador Eduardo Leite e do secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ernani Polo. O projeto Ferroliga FeSIAI – Ferro, Silício e Alumínio utiliza a redução do carvão com alto teor de cinzas (uma característica do minério encontrado em Candiota) para criar um produto alternativo, mais barato e com melhor rendimento que o tradicional, para a desoxidação de aço. O grupo ICMD detém a licença global deste processo, que utiliza uma tecnologia original desenvolvida no Cazaquistão. A produção estimada é de 36 mil toneladas por ano, com um mercado potencial para 170 mil toneladas. O investimento também contempla oportunidades para programas de desenvolvimento social, educacional e de saúde, além de troca de experiências nacionais com a China.

O prazo para início das atividades é até o fim de 2027. A expectativa de faturamento do primeiro projeto é de R$ 300 milhões anuais e entrega de R$ 40 milhões em impostos por ano. A geração de empregos também está no planejamento, com projeção de 1 mil postos de trabalho diretos na etapa de construção da planta e de 330 vagas diretas na fase de operação. O impacto positivo do investimento, principalmente em relação à criação de empregos e ao incentivo à competitividade estadual, foi ressaltado pelo titular da Sedec. “Vemos este anúncio como uma oportunidade de abertura de mais vagas de trabalho e renda, a partir de uma operação que usará um ativo disponível na região. Isso será feito de forma sustentável, com todo o cuidado que a avaliação exige, em especial nas questões ambientais”, destacou Polo. O Vamtec é um grupo industrial de 43 anos de atividades, com várias plantas nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. Atua especialmente no setor siderúrgico e de ferroligas. A empresa está envolvida no desenvolvimento da região da Campanha e no aproveitamento sustentável do carvão de Candiota, com projeto de gaseificação do carvão e produção de metanol, ideia que deve ser implementada em 2025.

Foco é a fabricação de liga metálica para desoxidar aço nas siderúrgicas

Votorantim Cimentos inaugura nova fábrica no Paraná

Com investimento de R$ 145 milhões, unidade vai gerar cerca de 100 empregos diretos

A empresa já tem um novo plano de investimento de R$ 5 bilhões para o país, dos quais R$ 800 milhões serão aplicados diretamente no Paraná

O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta terça-feira (9) da inauguração da nova fábrica da Votorantim Cimentos em Itaperuçu, na Região Metropolitana de Curitiba. Com um investimento de R$ 145 milhões, a estrutura contempla as primeiras unidades da empresa no Brasil voltadas exclusivamente à produção de insumos agrícolas e à economia circular, com destinação correta e sustentável dos resíduos da produção. A Votorantim desenvolveu um ramo especializado na gestão e coprocessamento de resíduos, chamada Verdera. A nova unidade em Itaperuçu vai ampliar a oferta de serviços para clientes na região. O local tem capacidade de triturar 48 mil toneladas de resíduos por ano, quase o triplo da atual instalada. Com área de 4,4 mil metros quadrados, o galpão é equipado com triturador de resíduos de última geração e um laboratório de análise e controle de produtos. 

Os resíduos tratados nesta planta serão transformados em energia limpa, com menor emissão de CO2, para produção de cimento na fábrica da Votorantim em Rio Branco do Sul. Em 2016, a empresa ampliou o seu portfólio com o acréscimo de insumos agrícolas a partir da marca Viter, braço produtivo focado no calcário agrícola e outros produtos para preparo de solo para a agricultura. Atualmente, é a única com abrangência nacional neste segmento. De acordo com o CEO global da Votorantim Cimentos, Osvaldo Ayres, a empresa vai continuar investindo forte no Paraná. “É um dia importante para nós com esse investimento de R$ 145 milhões aqui no Estado para o desenvolvimento de novos negócios. Com a Viter e a Verdera, estamos orgulhosos em prover soluções sustentáveis e valor compartilhado aqui no Estado, criando por volta de 100 empregos diretos e indiretos e com mais investimentos por vir”, afirmou. 

Ayres adiantou que a empresa já tem um novo plano de investimento de R$ 5 bilhões para o país, dos quais R$ 800 milhões serão aplicados diretamente no Paraná. “Temos uma das maiores fábricas da América Latina aqui no Paraná e vamos continuar investindo na competitividade das nossas fábricas, em logística, em serviços aos clientes e na evolução dos nossos novos negócios”, afirmou. Fundada em 1936, a Votorantim Cimentos conta atualmente com mais de 13 mil empregados no Brasil e em outros 10 países, com operações nos segmentos de construção civil e soluções sustentáveis na América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia e África.

Com investimento de R$ 145 milhões, unidade vai gerar cerca de 100 empregos diretos

Mercado estima PIB de 1,9% este ano

Expectativa de expansão da economia sobe pela oitava semana

Segundo o boletim Focus, é esperada uma inflação de 3,76% no ano

Pela oitava semana seguida, o mercado financeiro aumentou as expectativas de crescimento da economia brasileira. De acordo com o boletim Focus, divulgado nesta terça-feira (9), em Brasília, pelo Banco Central, espera-se um crescimento de 1,9% do PIB neste ano. Há uma semana, a expectativa era de um crescimento de 1,89% e há quatro semanas era de 1,78%. A previsão se mantém estável também para o câmbio e para a taxa básica de juros (Selic). Há três semanas seguidas, o mercado financeiro prevê que o dólar fechará o ano cotado a R$ 4,95; e há 15 semanas projeta uma Selic a 9% ao final do ano. As expectativas do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – considerada a inflação oficial do país – em 2024 apresentaram uma alta de 0,01 ponto percentual na comparação com a semana passada, mas elas estão acima da previsão registrada há quatro semanas. Segundo o boletim Focus, é esperada uma inflação de 3,76% no ano.

Com Agência Brasil

Expectativa de expansão da economia sobe pela oitava semana

Kepler Weber elege Bernardo Nogueira como CEO

Executivo está na empresa desde 2021, período no qual liderou a equipe comercial

Novo presidente assume com desafio de liderar implantação de um plano estratégico 2030

A fabricante de silos Kepler Weber anunciou a promoção de Bernardo Nogueira para o posto de CEO da companhia. Nogueira está na empresa desde 2021, período no qual liderou a equipe comercial. “A Kepler Weber é uma empresa incrível, um patrimônio do agronegócio brasileiro, referência em excelência, credibilidade e proximidade com o cliente”, destacou Nogueira, por meio de nota. O plano de sucessão foi iniciado em 2022 e a indicação do nome do novo CEO já havia sido aprovado pelo conselho de administração no ano passado. No lugar de Nogueira, na diretoria comercial, assume Jean Felizardo, que já atua como gerente-executivo na área.

“Bernardo foi o grande responsável pelo crescimento da carteira de clientes da Kepler Weber, permitindo, mesmo em um ano desafiador, como foi 2023, atingirmos o segundo melhor resultado financeiro da história da empresa”, afirma Piero Abbondi, que renunciou ao cargo. Apesar de deixar o posto de CEO, Abbondi segue no conselho de administração da Kepler Weber e da Procer, para o qual foi eleito, em abril de 2023, para um mandato de dois anos. No conselho, Abbondi também vai coordenar os comitês de estratégia, investimentos e finanças e de pessoas, compliance e sustentabilidade. A Kepler Weber é a 133ª maior empresa da região e também a 53ª maior do Rio Grande do Sul, de acordo com o ranking 500 MAIORES DO SUL, publicado pelo Grupo AMANHÃ com o apoio técnico da PwC Brasil.

Executivo está na empresa desde 2021, período no qual liderou a equipe comercial

Aeroporto de Porto Alegre lança frequência de baixo custo para Buenos Aires

É a primeira vez que a JetSMART atuará na capital gaúcha

As passagens estarão à venda a partir de 4 de abril, e o início da operação desta rota está previsto para a segunda semana de julho, com três frequências semanais

O aeroporto de Porto Alegre lança frequência de baixo custo para Buenos Aires. Operada pela JetSMART, é a primeira vez que a companhia aérea low cost e low fare (passagens mais baratas) irá atuar no aeroporto de Porto Alegre. As passagens estarão à venda a partir de 4 de abril, e o início da operação desta rota está previsto para a segunda semana de julho, com três frequências semanais (quarta-feira, sexta-feira e domingo). A justificativa para os preços significativamente mais baixos, em comparação ao mercado, é de que a empresa aérea oferece um modelo de operação simplificado, fazendo com que alguns serviços que são oferecidos pelas companhias tradicionais se tornem opcionais ao passageiro.

“Operar mais voos no Brasil é uma grande conquista para nós. O mercado brasileiro é o maior do continente sul-americano, tem enorme potencial de expansão e será essencial em nossa meta de atingir a marca de 100 milhões de passageiros até 2028”, afirma Verónica Marambio Álvarez, gerente comercial de mercados internacionais da JetSMART. “A nossa parceria com a JetSMART é mais uma conquista para o aeroporto de Porto Alegre. Uma empresa aérea que traz um conceito de low cost e low fare e, assim, incentivará ainda mais essa rota internacional direta”, cita Edgar Nogueira, COO da Fraport Brasil.

É a primeira vez que a JetSMART atuará na capital gaúcha

Pix bate recorde e supera 200 milhões de transações em um dia

Na última sexta foram feitas mais de 201 milhões de transferências

Diferentemente dos recordes recentes, dessa vez a alta demanda comprometeu o funcionamento do Pix

Sistema de transferências instantâneas do Banco Central (BC), o Pix bateu novo recorde na última sexta-feira (5). Pela primeira vez, a modalidade superou a marca de 200 milhões de transações em 24 horas. Somente no último dia 5, foram feitas 201,6 milhões de transferências via Pix para usuários finais. Diferentemente dos recordes recentes, dessa vez a alta demanda comprometeu o funcionamento do Pix. Segundo o BC, os sistemas do órgão funcionaram com estabilidade, mas diversas instituições financeiras registraram instabilidade na ferramenta Pix ao longo de toda a sexta-feira.

No sábado (6), foram feitas 171,4 milhões de transações. Segundo o BC, o volume é recorde para esse dia da semana. O recorde diário anterior tinha sido registrado em 7 de março, com 178,686 milhões de transações num único dia. Criado em novembro de 2020, o Pix acumulou, no fim de março, 161,9 milhões de usuários, conforme as estatísticas mensais mais recentes.Desse total, 147,9 milhões eram pessoas físicas. Em fevereiro, segundo os dados consolidados mais recentes, o sistema superou a marca de R$ 1,7 trilhão movimentados.

Com Agência Brasil

Na última sexta foram feitas mais de 201 milhões de transferências

2025: o ano que marcará o adeus ao dinheiro físico?

Brasileiros opinam que cédulas deveriam terminar no próximo ano

A pesquisa da Adyen, realizada em parceria com o Centro de Pesquisa Econômicas e de Negócios (Cebr), também identificou que 31% dos consumidores já não carregam a carteira física no momento da compra

As tecnologias avançam, novos meios de pagamento aparecem e o comportamento dos consumidores muda. Prova disso é uma pesquisa realizada pela Adyen. O levantamento revelou que 26% das pessoas pensam que a sociedade deveria eliminar o uso de dinheiro físico já em 2025.Esse pensamento vem junto com a redução do uso de cédulas como meios de pagamento, e com cartões, PIX e outros pagamentos digitais tomando espaço. Meios esses que cresceram 10,1% no último ano e a expectativa é que avance entre 8,5% e 10,5% neste ano, conforme estimativas da Associação Brasileira de Meios de Pagamentos Eletrônicos (Abecs). A pesquisa da Adyen, realizada em parceria com o Centro de Pesquisa Econômicas e de Negócios (Cebr), também identificou que 31% dos consumidores já não carregam a carteira física no momento da compra.

A jornada de pagamentos é a etapa final do processo de compras e se mostra essencial para conquistar e fidelizar clientes. Ela também é a parte mais sensível e demanda maior atenção dos vendedores e consumidores. O questionário identificou que 59% dos brasileiros saem das lojas físicas sem comprar se não puderem pagar como desejam, número maior que a média global, que está em 55%. Já no universo do e-commerce, 46% responderam que desistem da compra se não puderem pagar da forma que desejam, abaixo do número mundial, que está em 56,8%.

Fraudes preocupam varejistas e consumidores
Outro ponto sensível na etapa de pagamentos é a possibilidade de fraudes. Com a transformação digital do varejo, as formas de compras estão ficando mais avançadas, ao mesmo tempo em que aumenta a sofisticação das tentativas de fraude online. No último ano, 43% dos brasileiros foram vítimas de fraude. Globalmente, as vítimas correspondem a 35% dos entrevistados. Os varejistas também encontram desafios com ataques fraudulentos e vazamento de dados. No mundo todo, o setor varejista perdeu US$ 429 bilhões com ataques fraudulentos em 2023. No ano passado, 66% dos varejistas brasileiros enfrentaram aumento nas tentativas de fraude à organização, mais de 20 pontos percentuais acima da média global de 41%. Por isso, a pesquisa mostra que apesar de 18% dos consumidores brasileiros terem vontade de concluir a transação em poucos cliques, 23% aceitam quando a empresa solicita comprovação de identificação para concluir o pagamento.

Com Redação da B3

Brasileiros opinam que cédulas deveriam terminar no próximo ano