Na condição de acionista única de uma S/A, que poderá controlar empresas subsidiárias, cooperativa médica abre caminho para o investimento em novos negócios
Uma decisão histórica dará início a uma fase inédita na trajetória de 51 anos da Unimed Nordeste-RS. Em assembleia geral extraordinária realizada nesta semana os médicos cooperados aprovaram a criação de uma Sociedade Anônima, tendo a cooperativa médica como subsidiária integral (acionista única). A finalidade da nova companhia será o controle de uma holding e a participação, como acionista majoritária, em empresas subsidiárias – que podem ser outras Sociedades Anônimas (S/As), Sociedades Limitadas (Ltdas) ou Sociedades de Propósito Específico (SPEs).
“Este modelo abre a possibilidade de prospecção de novos negócios, transformando parcerias em empreendimentos e gerando outras fontes de receita”, explica o presidente da Unimed Nordeste-RS, André Germano Leite – também eleito diretor-presidente da S/A. A gestão será completada pelo vice-presidente da cooperativa, Lisandro Pavan, como diretor vice-presidente. A instituição da nova personalidade jurídica, detalha Leite, é necessária para a expansão de negócios porque a Unimed Nordeste-RS, enquanto operadora de saúde, é regulada por legislação própria, o que limita sua atuação empresarial. “A diversificação do portfólio de produtos e serviços é o principal incremento dessa configuração, além agilidade de gestão da controladora e das subsidiárias”, aponta o presidente.
Embora os recursos para a constituição do capital social inicial da holding provenham da rubrica de investimentos da Unimed Nordeste-RS, como acionista única, o funcionamento e a estrutura da cooperativa médica em nada se alteram com a criação da S/A. “Trata-se de uma outra empresa, com regime jurídico próprio, pertencente à cooperativa, mas diferente dela”, frisa. Com mais de 432 mil vidas sob sua proteção e abrangência em 17 municípios, a Unimed Nordeste-RS é a maior operadora de saúde da região, respondendo por cerca de 55% do mercado. A Unimed Nordeste – RS é a 211ª maior empresa da região e também a 89ª maior do Rio Grande do Sul, de acordo com o ranking 500 MAIORES DO SUL, publicado pelo Grupo AMANHÃ com o apoio técnico da PwC, com base nos balanços publicados em 2021. Leia o anuário completo clicando aqui, mediante pequeno cadastro.
Na condição de acionista única de uma S/A, que poderá controlar empresas subsidiárias, cooperativa médica abre caminho para o investimento em novos negócios