Salton lança seu primeiro vinho com selo IP Campanha Gaúcha

A novidade é apresentada de forma emblemática em meio à celebração dos tradicionais festejos da Semana Farroupilha

O Salton IP Campanha Gaúcha Cabernet Sauvignon tem edição limitada, com apenas 13.470 garrafas

A Salton lança em meio aos festejos da Semana Farroupilha seu primeiro vinho que levará o selo da Indicação de Procedência (IP) Campanha Gaúcha. O Salton IP Campanha Gaúcha Cabernet Sauvignon é um vinho da safra de 2022, elaborado com uvas provenientes de um único vinhedo – o Vinhedo da Lebre – localizado na Azienda Domenico, em Santana do Livramento, no sul do Rio Grande do Sul, onde a vinícola possui seus vinhedos próprios.

Este rótulo expressa a essência do seu local de origem, em uma combinação perfeita entre natureza e arte, viticultura e enologia. O Salton IP Campanha Gaúcha Cabernet Sauvignon é amadurecido por nove meses em barricas de carvalho francês e americano, e integra a categoria Gran Família de rótulos premium da Salton. Além disso, ele tem edição limitada, com apenas 13.470 garrafas.

A cada safra, a expressão da Campanha vem sendo reforçada e percebida através de seus espumantes e vinhos. Por isso, para conquistar o selo “Indicação de Procedência Campanha Gaúcha”, é necessário que o produtor cumpra uma série de especificações técnicas que vão desde o cultivo das variedades estabelecidas na região delimitada até o acompanhamento sensorial do produto.

“Nosso trabalho na região da Campanha se iniciou na década de 1990, com produtores parceiros. Desde 2010, com a experiência somada até então, decidimos plantar e cultivar ali nossos próprios vinhedos. Buscamos aplicar as mais modernas práticas vitícolas aprimorando sempre o manejo”, explica Gregório Salton, enólogo e diretor técnico da vinícola.

Foi a partir do mapeamento de solo e relevo da propriedade que foram divididas as quadras que guiam, desde então, ano a ano, o plantio dos vinhedos da Salton na Azienda Domenico.

“A região da Campanha se destaca, safra a safra, com espumantes e vinhos que expressam características únicas no nosso país. Hoje, contamos com diversos rótulos elaborados com as uvas da região, porém este é o primeiro vinho em que utilizamos exclusivamente uvas dos nossos vinhedos e, ainda, a partir da seleção de parcelas de um único vinhedo. Este tinto vem coroar o trabalho de muitos anos e de muitas mãos!”, completa Gregório.

Vinhedo da lebre: fruto da sustentabilidade no campo
Com 10,6 hectares, o chamado “Vinhedo da Lebre”, que ilustra o primeiro rótulo da Salton com o selo da “IP Campanha Gaúcha”, fica localizado nas quadras 16 e 17 da Azienda Domenico. Seu nome surgiu no dia a dia, durante as atividades em meio aos vinhedos. “O vinhedo acabou sendo chamado assim pela própria equipe. Durante as atividades de poda, entre junho e setembro, e durante o verão, na safra, são avistadas muitas lebres correndo em meio a essas quadras”, afirma Junior Marques, administrador da Azienda Domenico.

E não são apenas lebres que são vistas nessas terras do Pampa Gaúcho. Em um levantamento pedagógico recente, uma equipe de biologia registrou fotograficamente 15 espécies de animais típicos do Bioma Pampa que habitam ou transitam livremente por toda a extensão de 636 hectares da Azienda Domenico, reforçando a preocupação da Salton com biodiversidade, através das práticas sustentáveis aplicadas em seus vinhedos próprios.

A novidade é apresentada de forma emblemática em meio à celebração dos tradicionais festejos da Semana Farroupilha

Author:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *