Comprometida com a constante evolução, a Unimed Porto Alegre investe na cocriação de soluções inovadoras para melhorar a experiência dos clientes
A história de pioneirismo da Unimed Porto Alegre na inovação da saúde é longa. Em 1998, a cooperativa foi responsável por implementar a identificação de consultas médicas por código de barras, popularmente conhecido na época por “selinho”. Anos depois, em 2012, foi novamente disruptiva ao disponibilizar aos médicos cooperados a possibilidade de solicitar exames online – uma prova de sua flexibilidade e constante adaptação às necessidades dos pacientes. Já em 2015, inaugurou o mais moderno centro de processamento de exames laboratoriais do Sul do país, com tecnologia de ponta embarcada, distribuição e processo automatizado de amostras, oferecendo ainda mais agilidade na entrega de resultados. Também utiliza a tecnologia de óculos de realidade virtual para coleta de exames e vacinas em crianças.
Independentemente do nível da inovação, o fio condutor de cada avanço da cooperativa manteve-se o mesmo ao longo dos anos: a missão de construir uma trajetória comprometida com a constante evolução e a cocriação de soluções inovadoras para melhorar a experiência dos clientes, desenvolver os negócios e aumentar a eficiência operacional. “Somos uma referência aspiracional no setor de saúde, e a inovação está intrínseca nesse posicionamento”, avalia Gerson Luis da Silva, gerente executivo de relações institucionais da Unimed Porto Alegre.
Inspirada por isso, em 2017 a empresa passou a atuar com inovação aberta, desenvolvendo um hackathon para pensar “a saúde do amanhã”, que resultou em 211 ideias para o futuro da cooperativa. Essa iniciativa reflete a estratégia da Unimed de desafiar as lideranças e colaboradores a participarem do processo de inovação, sempre na busca da excelência, tanto para os médicos cooperados quanto para os clientes. A empresa promove diversas ações para impulsionar o chamado Índice de Velocidade de Inovação (IVR). “Para nós, a inovação está a serviço da estratégia, o que se reflete em nossos principais projetos”, resume Diana Jardim, gerente de inovação da Unimed Porto Alegre.
Um deles é a Entrega de Valor ao Cliente, que traz uma mudança no modelo assistencial em que o cuidado com a saúde está em primeiro lugar. Um exemplo de projeto de inovação nesta vertical é o desenvolvimento pela área de Business Analytics de algoritmos preditivos que identificam beneficiários com propensão a desenvolver determinadas patologias, o que permite apoiá-los em um tratamento precoce e maiores chances de cura. Outro projeto interessante é o dos chatbots de comunicação com os clientes, que utiliza IA.
Também são destaques a interoperabilidade de sistemas e dados em saúde, que a Unimed Porto Alegre está construindo em parceria com outros três hospitais; a adoção da biometria facial para validação de atendimentos; e a leitura de documentos de contas hospitalares através da tecnologia de reconhecimento óptico de caracteres (OCR), embarcada de inteligência artificial e automatizada com robôs.
Mesmo com tantos avanços já feitos, o universo de oportunidades a serem exploradas pela Unimed Porto Alegre ainda é vasto. “Inovar e se manter relevante neste complexo segmento da saúde são premissas estratégicas cultivadas diariamente por nós, sempre com o cuidar da saúde das pessoas como propósito”, reforça Leandro Firme, CEO da Unimed Porto Alegre.
“É impossível ignorar o uso de IA, machine learning e automação de documentos, por exemplo. Vamos entregar uma jornada cada vez mais phigital, em que a interação com nossos beneficiários é tanto física quanto digital”, antecipa Firme. Assim, a estratégia de inovação da Unimed Porto Alegre segue refletindo o compromisso contínuo com a excelência, sempre focada em entregar valor e cuidado aos clientes e médicos cooperados.
Comprometida com a constante evolução, a Unimed Porto Alegre investe na cocriação de soluções inovadoras para melhorar a experiência dos clientes