O Google anunciou um “ajuste” em sua Busca e no Google Notícias para reduzir a disseminação de desinformação.
A novidade acontece por meio da aplicação de rótulos aos resultados sobre “tópicos em rápida evolução”, que podem ser coisas como notícias de última hora e vídeos virais que estão se espalhando rapidamente.
Eles ainda podem sugerir para voltar mais tarde para obter mais detalhes à medida que eles se tornarem mais claros. A partir de hoje nos EUA (em inglês), os rótulos incluirão algumas dicas e alertas.
A ideia é ajudar as pessoas a avaliar se as informações que veem sobre um tópico em rápida evolução são legítimas e confiáveis.
No Google Notícias, haverá um novo rótulo em Top Stories para indicar fontes que foram amplamente citadas por outras organizações de notícias.
Pode ser aplicado a coisas como uma notícia de jornais locais, uma entrevista, uma reportagem investigativa, um anúncio ou até mesmo um comunicado de imprensa ao qual outros editores tenham vinculado.
O Google diz que está interessado em usar o rótulo para destacar também as reportagens originais.
O Google anunciou um “ajuste” em sua Busca e no Google Notícias para reduzir a disseminação de desinformação. A novidade acontece por meio da aplicação de rótulos aos resultados sobre “tópicos em rápida evolução”, que podem ser coisas como notícias de última hora e vídeos …