O valor do negócio não foi revelado pelas empresas
A GDM anunciou nesta segunda-feira (18) um acordo firmado para adquirir a integralidade da Biotrigo Genética, companhia especializada em melhoramento genético de trigo na América do Sul. Criada em 2008 pelos irmãos André Cunha Rosa e Ottoni Rosa Filho, a Biotrigo possui sede em Passo Fundo (RS) e filial em Campo Mourão (PR). Os fundadores continuarão participando ativamente do negócio como membros do Conselho Consultivo da empresa. A empresa conta também com quatro programas de melhoramento, localizados no Rio Grande do Sul, Paraná, Cerrado e Argentina.
O negócio, que depende da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), no Brasil, e da Comissão Nacional de Defesa da Concorrência da Argentina, não teve o valor revelado. “Biotrigo e GDM têm muito em comum, o que garante a continuidade e complementaridade de suas operações. Ambas têm origem e legado valioso como empresas familiares. Também coincidem em seus valores e foco no melhoramento da genética vegetal. Estamos confiantes que essa integração será feita de forma natural e bastante proveitosa”, afirma Ignacio Bartolomé, CEO da GDM, por meio de nota.
A incorporação da Biotrigo a GDM amplia o portfólio e soluções para os agricultores. Esse movimento também permitirá que a GDM expanda sua presença a outros mercados importantes para a cultura do trigo, como os Estados Unidos, Canadá e Europa. Por meio dessa aquisição, o grupo prevê um maior nível de investimento nos programas de pesquisa e desenvolvimento em genética vegetal utilizando as novas ferramentas tecnológicas, como genômica, data analytics ou edição gênica, com foco no trigo, e resultando em mais e melhores produtos para os agricultores e para a cadeia tritícola.
O valor do negócio não foi revelado pelas empresas