Faturamento da indústria acumula alta de quase 18% no ano

O emprego também chegou ao 13º mês consecutivo sem queda

O crescimento significativo do faturamento real das empresas do setor em outubro foi mais do que suficiente para reverter a queda de 2,1% registrada no mês anterior

Depois de subir 3,1% em outubro, o faturamento da indústria de transformação acumula alta de 17,8% nos dez primeiros meses de 2024 ante igual período de 2023, mostram os Indicadores Industriais divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), nesta terça-feira (10). O crescimento significativo do faturamento real das empresas do setor em outubro foi mais do que suficiente para reverter a queda de 2,1% registrada no mês anterior.

Segundo o gerente de análise econômica da CNI, Marcelo Azevedo, o desempenho positivo desse indicador ao longo do ano se deve ao aumento da demanda por produtos industriais, o que traz efeitos benéficos para o setor e para a economia. “À medida em que a gente percebe esse aumento da demanda se traduzindo em maior faturamento, isso significa mais produção e, consequentemente, mais empregos, fazendo girar a economia com mais renda para as pessoas, mais investimentos e mais consumo”, explica.

Na passagem de setembro para outubro, o número de horas trabalhadas na produção cresceu 0,7%, aponta o levantamento. Até outubro, frente ao mesmo período de 2023, o indicador registra avanço de 4,3%. Por outro lado, a utilização da capacidade instalada do setor caiu 0,3 ponto percentual entre setembro e outubro, chegando a 79,4%. O emprego industrial ficou praticamente estável, ao aumentar 0,1% em outubro. Trata-se do 13º mês consecutivo sem recuo no índice que mede a criação de postos de trabalho pela indústria. Entre janeiro e outubro, o emprego no setor acumula alta de 2,1%, em relação ao mesmo recorte do ano passado.

O emprego também chegou ao 13º mês consecutivo sem queda

Author:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *