Companhia separou a posição de presidente e CEO
Em um novo passo na evolução de sua governança, as Empresas Randon anunciaram a separação da posição de Presidente e CEO, exercida atualmente por Daniel Randon. Na nova configuração, como presidente, o empresário reforça sua atuação institucional e estabelece como principal missão assegurar velocidade à internacionalização e às agendas ESG e de inovação, consideradas centrais na estratégia do grupo, frente às grandes mudanças no ambiente de negócios no Brasil e em seus mercados estratégicos. O atual vice-presidente executivo e COO, Sérgio Carvalho, assume como CEO das Empresas Randon, a partir de 1º de janeiro de 2022.
A mudança faz parte do plano de profissionalização da companhia e estava prevista desde 2019, quando Daniel sucedeu o irmão, David Randon, que na ocasião assumiu a presidência do conselho de administração. Mesmo com as novas demandas que surgiram em decorrência da pandemia de Covid-19, as Empresas Randon mantiveram o processo de preparação de lideranças e de fortalecimento das estruturas de governança, para promover as mudanças em sua estrutura organizacional, numa perspectiva de consolidação da liderança em seus mercados, expansão e perenidade do negócio.
Na nova estrutura (veja ilustração abaixo), Daniel reporta ao conselho de administração e segue apoiando o novo CEO e o comitê executivo do grupo, além de liderar os comitês operacionais internos dedicados à implementação da agenda ESG, às estratégias para fortalecimento de marca e reputação e às questões relacionadas a ética e compliance. As áreas de relações institucionais e comunicação corporativa seguem reportando diretamente ao presidente.
Na posição de CEO, Carvalho passa a liderar o comitê executivo das Empresas Randon e estará à frente das quatro divisões de negócio do grupo, incluindo a divisão de serviços financeiros e digitais, que não estava sob sua responsabilidade na posição anterior. Com isso, Carvalho passa a liderar a Divisão Montadora, que inclui todas as operações da Randon Implementos; a Divisão Fras-le, que inclui a empresa e as suas unidades controladas. Na Fras-le, Sérgio mantém a posição de presidente e CEO; a Divisão Autopeças, que inclui as unidades Castertech, Suspensys, Master e Jost Brasil; e a Divisão Serviços Financeiros e Digitais, que inclui as empresas de consórcio e seguros, o Banco Randon e R4 Digital, fintech criada com a 4all.
Além das áreas matriciais, as corporativas também passam a reportar para o novo CEO, reconhecido pelo profundo conhecimento do setor e pela bem-sucedida trajetória em posições de alta gestão, boa parte dela nos Estados Unidos. O mesmo acontece com as unidades dedicadas à inovação e tecnologia: Centro Tecnológico Randon (CTR), Nione, Randon Tech Solutions – RTS Industry, Randon Ventures e Conexo.
Quer saber mais sobre empresas do Sul?
Receba diariamente a newsletter do Grupo AMANHÃ. Faça seu cadastro aqui e, ainda, acesse o acervo de publicações do Grupo AMANHÃ.
Companhia separou a posição de presidente e CEO