A capital paranaense lidera no país na categoria Cidade Inteligente da premiação Score Award
Curitiba venceu o prêmio nacional Score Award, que reconhece cidades que usam tecnologias avançadas e dados para criar ambiente urbanos mais sustentáveis, eficientes e habitáveis. O prêmio foi entregue no Seminário Score Summit, em São Paulo (SP), maior evento do Brasil sobre uso de dados. Curitiba ficou em primeiro lugar no país na categoria Cidade Inteligente. As outras categorias do Score Award são: Inovação de Mercado, Inovação Acadêmica e Personalidade. O troféu foi recebido pelo diretor técnico da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Paulo Krauss.
A gestão de dados na prefeitura de Curitiba se destaca pela integração de diversos aplicativos que facilitam a vida dos cidadãos. Entre os principais, está o Curitiba APP, que oferece mais de 700 serviços integrados para os cidadãos. Entre eles está a Central 156, aplicativo é essencial para a comunicação entre os moradores e a administração pública, responsável por mais de 13 milhões de chamados abertos anualmente. O Aplicativo Saúde Já, lançado em 2017, tem 2 milhões de pessoas cadastradas e levou os serviços do SUS Curitibano para a palma da mão do cidadão, e realiza atendimentos nas Unidades de Saúde, carrega a carteira vacinal atualizada e realiza consultas com enfermeiros e médicos por teleconsulta.
Curitiba é pioneira na digitalização dos serviços, com a criação de bases de dados como o prontuário eletrônico dos pacientes da Saúde, nos anos 1990. No urbanismo, a criação de bancos de dados digitais sobre os imóveis e terrenos da cidade, que começou a ser feita na mesma década, possibilitou ao Instituto de Planejamento e Pesquisa de Curitiba (Ippuc) avance rapidamente na alimentação de um banco ainda maior, o Hipervisor Urbano, lançado em fevereiro deste ano, e, com dados atualizados de diversas áreas, é uma de monitoramento e planejamento urbanos que reúne dados em tempo real sobre a cidade. “É notável o trabalho da prefeitura no desenvolvimento de políticas públicas, ações e programas de planejamento urbano inteligente com uso de dados voltados ao crescimento socioeconômico e à sustentabilidade ambiental”, disse Melissa Penteado, CEO da proScore, organizadora do Score Summit.
A capital paranaense lidera no país na categoria Cidade Inteligente da premiação Score Award