Objetivo é transformar o Paraná no estado brasileiro da cerveja artesanal
Amantes da boa cerveja artesanal de todo o Brasil agora terão um motivo a mais para visitar a capital paranaense: a cidade ganhou esta semana a Rota Cervejeira de Curitiba, um mapa com 20 microcervejarias artesanais que são abertos à visitação ou promovem degustações (você pode baixar o mapa ao final deste post). A iniciativa é da Associação das Microcervejarias do Paraná (Procerva), com apoio da Secretaria do Turismo e do Viaje Paraná, órgão de promoção comercial do turismo no estado. A ideia de criar a rota surgiu da percepção de que um número cada vez maior de visitantes de outros estados têm vindo a Curitiba para visitar as microcervejarias, muitas delas premiadas e já com renome nacional.
Curitiba também é sempre indicada pelos especialistas como um dos principais polos cervejeiros do país, apresentando um crescimento consistente no segmento nos últimos cinco anos, diferente do consumo geral de bebidas alcoólicas, que teve uma queda de 9% no mesmo período. Mas é recomendada, especialmente, pela qualidade da bebida produzida no estado. “Esse setor da economia representa uma grande movimentação cultural e popular do Paraná, basta ver a quantidade de cervejarias e microcervejarias que temos por aqui. Por isso a importância de divulgar a nova rota, que irá fomentar também o turismo como um todo”, destaca Everton Delfino, diretor-presidente da Procerva. Fazem parte da rota as microcervejarias Alright Brewing Co, DUM Cervejaria, Gauden Bier, Moondri, Bencke Bier, Bastards Brewery, GastBier Brewpub, Old Car Brewpub, Hops Brew, Fumaçônica, Bier Hoff, Gruit Beers, FrohenFeld, EH Brewing, Cervejaria Bonato, Joy Project, Xamã, Swamp, Bodebrown e Yule Brevery – todas localizadas em território curitibano.
A rota cervejeira de Curitiba foi lançada no último domingo, durante a sexta edição do Festival da Cultura Cervejeira (foto), realizada na Praça Afonso Botelho, na capital paranaense. Mais de seis mil pessoas passaram pela feira, onde puderam degustar mais de 200 rótulos. Na ocasião, o governo paranaense anunciou também a realização do festival em mais três municípios ainda este ano: Foz do Iguaçu, Guarapuava e Maringá. “Nosso sonho é, junto com o apoio do governo, transformar o Paraná no estado brasileiro da cerveja artesanal. E estamos no rumo certo e a passos largos”, comemora Delfino. Nos últimos anos, o Paraná viu o segmento crescer e o estado se posicionou como um dos maiores detentores de empresas do nicho. Em 2024, são mais de 170 cervejarias registradas e uma produção estimada em 7,8 milhões de litros por ano.
Seu navegador não oferece suporte ao visualizador de PDF
Baixe o arquivo PDF aqui
Objetivo é transformar o Paraná no estado brasileiro da cerveja artesanal