Cooperativa de Cafelândia espera conseguir aumento na receita
Em reunião conjunta na terça-feira (12), a Cooperativa Agroindustrial Consolata (Copacol) decidiu antecipar R$ 162 milhões para os 8 mil produtores integrados no Oeste e no Sudoeste do Paraná. Serão R$ 90 milhões repassados a partir desta quinta-feira (14) e o restante após a assembleia geral ordinária agendada para 2 de fevereiro. Para o diretor-presidente da Copacol, Valter Pitol, o setor como um todo teve bom desempenho a campo, no entanto, os desafios econômicos no mercado impactaram nos resultados. “Com grande influência em nossos negócios, a avicultura passou por um ano difícil. O mercado interno enfrentou alto abastecimento do produto, dividindo espaço com outras proteínas animais”, avalia.
As contas da cooperativa de Cafelândia só serão fechadas em janeiro, mas há expectativa de crescimento no faturamento. As sobras e complementações deste ano tiveram um aumento de 5% em comparação com o exercício anterior. “A diversificação tornou nosso negócio equilibrado, pois mesmo diante de um complexo em determinada atividade, conseguimos manter a ascensão dos resultados. Além disso, a cooperativa tem um planejamento seguro dos investimentos, proporcionando um crescimento ordenado”, destaca Pitol.
Atuando em uma região de alto potencial agrícola, a Copacol produz soja, milho e trigo em uma área de 295 mil hectares no Oeste e no Sudoeste do Paraná. São 201 milhões de aves industrializadas, 51,6 milhões de peixes processados, 352 mil suínos e 10,3 milhões de litros de leite entregues à Central Frimesa por ano. Com filiais de vendas em Curitiba (PR), Campo Grande (MS), São Paulo (SP), Brasília (DF), Bebedouro (SP) e Dubai (Oriente Médio), a cooperativa é marca presente em 80 países. A Copacol é a 32ª maior empresa da região e também a 11ª maior do Paraná, de acordo com o ranking 500 MAIORES DO SUL, publicado pelo Grupo AMANHÃ com o apoio técnico da PwC Brasil. No ranking exclusivo das cooperativas de produção, a Copacol ocupa a sexta colocação. Acesse o ranking completo clicando neste link e aqui você pode conferir o anuário impresso no formato digital mediante pequeno cadastro.
Cooperativa de Cafelândia espera conseguir aumento na receita