Como se proteger de um ataque DDOS?

Servidor congestiona por milhares de acessos que inviabilizam o tráfego dos dados

Em maior ou menor grau todas as organizações estão ameaçadas por esse tipo de ataque

Um ataque DDOS, sigla da expressão em inglês Distributed Denial-of-Service que na tradução significa negação de serviço distribuída, é um ataque em escala, orquestrado, por um número grande de dispositivos infectados que tem como consequência prática a inutilização dos serviços oferecidos no ambiente digital pela organização. Durante um ataque DDOS bem-sucedido não é possível atender clientes ou vender produtos pois o servidor da empresa está congestionado por milhares de acessos de dispositivos que só tem o intuito de inviabilizar o tráfego dos dados.

As ações contra um ataque DDOS serão, via de regra, responsivas, sendo medidas tomadas apenas a partir da detecção do tráfego indesejado. Investir na prevenção a ataques DDOS é investir em sistemas que consigam mitigar esses efeitos desde o primeiro momento dessa detecção, de preferência no “segundo zero” do ataque, para que suas consequências não sejam sentidas pelos clientes e demais usuários do sistema. Para atingir esse objetivo, os serviços anti-DDOS traçam algumas linhas estratégicas elencadas a seguir.


Servidor robusto
Tendo em vista que um ataque DDOS se baseia em inutilizar um sistema por meio de um tráfego de larga escala, a depender do tamanho desse fluxo, a capacidade do servidor pode ser um ponto de suporte para diminuir os efeitos da agressão. Se o servidor for capaz de suportar o tráfego indesejado, os usuários legítimos podem não ser afetados.

Assistência e monitoramento
São serviços que permitem, de um lado a rápida identificação de um ataque DDOS e, por outro, conseguem diminuir ou eliminar o seu impacto para os usuários finais. O monitoramento eficaz diminui o tempo de resposta de medidas de defesa que trazem como principais pontos backup em redes seguras, usualmente na própria nuvem, que permitem o direcionamento dos usuários legítimos para os serviços respectivos. Em maior ou menor grau todas as organizações estão ameaçadas por esse tipo de ataque, já que eles possuem objetivos diversos e podem ter como motivação, inclusive questões pessoais, alheias ao mercado ou benefícios econômicos, até mesmo a diversão.

Por isso é importante manter um sistema de monitoramento eficiente, medidas de segurança relativamente simples, como as elencadas até aqui podem prevenir a sua empresa de perder um tempo precioso sem atividade, e consequentemente sem vendas, na rede. Para decidir se vale ou não a pena investir em serviços anti-DDOS o primeiro passo é avaliar esses possíveis prejuízos e comparar com os custos de sua implementação.

Servidor congestiona por milhares de acessos que inviabilizam o tráfego dos dados

Author:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.