Empresa pretende desenvolver motores elétricos mais eficientes
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 118,8 milhões para o plano de inovação do Grupo Weg. O projeto contempla investimentos em digitalização e descarbonização, a serem realizadas pela companhia até 2025, incluindo pesquisa de novos materiais e desenvolvimento de motores elétricos. O plano de inovação da WEG será conduzido por sua equipe de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) localizada em Jaraguá do Sul (SC), contribuindo para reforçar a capacidade inovativa da empresa no país.
Entre as rotas tecnológicas previstas, estão o desenvolvimento de produtos mais eficientes, sustentáveis e digitais, com incorporação de tecnologias 4.0, conectividade entre máquinas e sistemas de monitoramento em tempo real; o desenvolvimento de novos materiais para motores elétricos, visando reduzir perdas de fabricação; e o desenvolvimento de novas topologias de motores elétricos, a exemplo de motores lineares para atender a novas soluções de mobilidade elétrica.
O plano de inovação da companhia catarinense será financiado por meio da linha BNDES Mais Inovação, lançada pelo Banco em setembro de 2023, que oferece custo atrelado à taxa referencial (TR) para iniciativas de inovação e digitalização. Para além de fortalecer as capacidades de inovação da empresa, o projeto está alinhado a metas de descarbonização assumidas pela Weg. Em 2022, a empresa lançou o Programa Weg de Carbono Neutro, com meta de reduzir em 52% suas emissões de gases de efeito estufa até 2030. A Weg é a quarta maior empresa da região e também a terceira maior de Santa Catarina, de acordo com o ranking 500 MAIORES DO SUL, publicado pelo Grupo AMANHÃ com o apoio técnico da PwC Brasil. Acesse o ranking completo clicando neste link e aqui você pode conferir o anuário impresso no formato digital mediante pequeno cadastro.
Empresa pretende desenvolver motores elétricos mais eficientes